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Medicina Intensiva - Redentor/AMIB

Pós-Graduação Carga Horária: 360 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Medicina

Apresentação:
Pós-Graduação LATO SENSU
Aulas mensais

A P√≥s-Gradua√ß√£o em Medicina Intensiva, criada em 2004 e reconhecida pela AMIB √© realizada pela Faculdade Redentor, onde apresenta ao m√©dico plantonista, residente ou titulado em v√°rias √°reas, o conte√ļdo mais atualizado da Terapia Intensiva contempor√Ęnea.

Reconhecido como de excel√™ncia, o curso Redentor/AMIB j√° formou mais de 60 turmas, contemplando um n√ļmero aproximado de 6.500 alunos, estando presente em 23 Estados e no Distrito Federal.

Na nova vers√£o do curso, se destaca:

- Novas ferramentas did√°ticas, din√Ęmicas e colaborativas;
- Conte√ļdo cient√≠fico online de ponta;
- Inclus√£o de mais dois cursos de imers√£o AMIB;


Em cada cidade onde o curso acontece, as turmas s√£o coordenadas por um Intensivista experiente e de refer√™ncia da regi√£o, que acompanha os alunos, indo al√©m da transmiss√£o de conte√ļdo, transformando os alunos em protagonistas da experi√™ncia, inspirando novas descobertas e provocando reflex√Ķes sobre o modo de trabalho.

Mensalmente durante os m√≥dulos, o aluno ter√° seu encontro com instrutores intensivistas de renome nacional e internacional, apresentando as mais modernas tend√™ncias de tratamento e discuss√£o de casos cl√≠nicos selecionados. Nos m√≥dulos pr√°ticos, atividades com manequins vivos e de simula√ß√£o de procedimentos e equipamentos cl√≠nicos, com os quais os alunos experimentam situa√ß√Ķes da rotina do tratamento em UTI's.

A Faculdade Redentor reserva-se no direito de encerrar as inscri√ß√Ķes, completadas as vagas, de n√£o realizar o curso no caso de forma√ß√£o incompleta de turmas (m√≠nino 30 alunos).

Objetivo:
- Promover atividades científicas e propiciar o aperfeiçoamento em Terapia Intensiva.
- Capacitar ao médico a identificar e solucionar os problemas do paciente gravemente enfermo.
- Desenvolver no médico, em seus aspectos conceituais e práticos, a liderança necessária para o trabalho em equipe, próprios da multiprofissionalidade e transdisciplinaridade assistencial do paciente grave.
- Fomentar o conhecimento e a prática dos preceitos éticos e humanitários da Medicina Intensiva.
- Desenvolver um espírito profissional observador e crítico capaz de desenvolver estudos de realidade,pesquisa e educação continuada em Medicina Intensiva,bem como formar novos intensivistas.
- Formar profissionais capazes de liderar projetos associativos identificados com as necessidades sociais da comunidade onde se insere.

Disciplinas:
A ESPECIALIZA√á√ÉO MEDICINA INTENSIVA. AVALIA√á√ÉO CLINICA DO PACIENTE GRAVEMENTE ENFERMO (10 H/A)
Ementa:

  • Hist√≥rico da especialidade Medicina Intensiva no mundo e no Brasil. A AMIB. Abordagem inicial ao paciente cr√≠tico: semiologia, semiot√©cnica, imagenologia e rotina laboratorial. Estabelecimento de rela√ß√Ķes entre a estrutura alterada e a resposta cl√≠nica observada no paciente em terapia intensiva. A prescri√ß√£o do paciente grave. Crit√©rios de interna√ß√£o e alta na UTI. Escores de avalia√ß√£o de progn√≥stico. O prontu√°rio m√©dico. Protocolos em terapia intensiva.

VIA A√ČREA E REANIMA√á√ÉO CARDIOPULMONAR E CEREBRAL (10 H/A)

Ementa:
  • Anatomia e fisiologia da via a√©rea. Indica√ß√Ķes de acesso √† via a√©rea. Intuba√ß√£o traqueal: avalia√ß√£o cl√≠nica, preparo do material, metodologia. Via a√©rea dif√≠cil e abordagens alternativas. Cricotireostomia e traqueostomia: indica√ß√Ķes, t√©cnica e complica√ß√Ķes. Crico e traqueostomia percut√Ęnea. Demonstra√ß√£o pr√°tica. Reanima√ß√£o cardiopulmonar e cerebral: conceito, epidemiologia, algoritmo universal: ABCD prim√°rio e secund√°rio, f√°rmacos utilizados, algoritmo universal e perspectivas futuras. 

M√ďDULO PR√ĀTICO - NEFROINTENSIVISMO E EQUIL√ćBRIO HIDRO-ELETROL√ćTICO (20 H/A)

Ementa:
  • Dist√ļrbios hidro-eletrol√≠ticos (avalia√ß√£o da volemia e eletr√≥litos mais importantes: Na, Ca, K, Mg e P). Diagn√≥stico e tratamento dos dist√ļrbios √°cido-base. √ānion-gap; gap osmolar. An√°lise Stewart. Rabdomi√≥lise. Diabetes insipidus. S√≠ndrome da secre√ß√£o inapropriada do ADH e SIAD. S√≠ndrome perdedora sal. Abordagem ao paciente olig√ļrico. Insufici√™ncia renal aguda: epidemiologia, fisiopatologia, preven√ß√£o e tratamento, m√©todos dial√≠ticos. Intercorr√™ncias comuns durante a terapia dial√≠tica.

CARDIOINTENSIVISMO (20 H/A)

Ementa:
  • Anatomia e fisiologia do cora√ß√£o. Emerg√™ncias hipertensivas. Dissec√ß√£o a√≥rtica. Abordagem ao paciente com dor tor√°cica (diagn√≥stico diferencial e abordagem diagn√≥stico-terap√™utica inicial). S√≠ndromes coronarianas agudas: epidemiologia, reconhecimento pr√©-hospitalar e tratamento. Arritmias card√≠acas. P√≥s-operat√≥rio de cirurgia card√≠aca. Insufici√™ncia card√≠aca (esquerda e direita). Pericardite. Endocardite. Tamponamento card√≠aco. M√©todos diagn√≥sticos no paciente cr√≠tico. Utiliza√ß√£o de ecocardiografia na avalia√ß√£o da volemia. Marca-passo transcut√Ęneo e transvenoso: indica√ß√Ķes, procedimento e monitoriza√ß√£o.

EPIDEMIOLOGIA CL√ćNICA. METODOLOGIA CIENT√ćFICA. BIOESTAT√ćSTICA (20 H/A)
Ementa:
  • Metodologia cientifica b√°sica: defini√ß√£o, m√©todos de pesquisa, planejamento de pesquisa cient√≠fica, defini√ß√£o de monografia. Introdu√ß√£o a epidemiologia cl√≠nica e Bioestat√≠stica para m√©dicos (Revis√£o sistem√°tica e meta-an√°lise. Estat√≠stica descritiva e anal√≠tica. C√°lculo de tamanho da amostra. M√©todos qualitativos e quantitativos. Estudos descritivos. Estudos anal√≠ticos. Crit√©rios de causalidade de Bradford Hill. Fase de experimenta√ß√£o em seres humanos. Valida√ß√£o e testes diagn√≥sticos etc.). Como montar e programar uma monografia e um artigo para publica√ß√£o. Conceitos de bases de dados e estrat√©gias de busca. An√°lise cr√≠tica de artigos cient√≠ficos: a pergunta cient√≠fica do estudo, material e m√©todos, crit√©rios de inclus√£o e exclus√£o, validade interna e externa, vieses, erros aleat√≥rios e sistem√°ticos. Grau de recomenda√ß√£o das evid√™ncias. Vis√£o cr√≠tica: da MI baseada em evid√™ncias √† tomada de decis√Ķes.

CHOQUE E MONITORIZA√á√ÉO HEMODIN√āMICA - CURSO HEMODIN√āMICA (CURSO AMIB, 20 H/A)
Ementa:
  • Conceitos. Diagn√≥stico. Mecanismos fisiopatol√≥gicos. Transporte de oxig√™nio; metabolismo do oxig√™nio em condi√ß√Ķes normais patol√≥gicas. Classifica√ß√£o. Reposi√ß√£o vol√™mica. Drogas vasoativas. Monitoriza√ß√£o invasiva e n√£o invasiva. Objetivos terap√™uticos. Choque hipovol√™mico; choque cardiog√™nico; choque obstrutivo; choque s√©ptico; choque anafil√°tico. Bal√£o intra-a√≥rtico. M√≥dulo pr√°tico (casos cl√≠nicos e monitoriza√ß√£o).

TERAPIA INTENSIVA DO APARELHO DIGESTIVO (10 H/A)
Ementa:
  • O tubo gastrintestinal no paciente grave. Infarto √™ntero-mesent√©rico. Hemorragia digestiva alta e baixa. Bal√£o esof√°gico. Diagn√≥stico e terap√™utica (bal√£o, endoscopia, colonoscopia, cintilografia, arteriografia, uso de octreot√≠deo em varizes de es√īfago). Insufici√™ncia hep√°tica; coma hep√°tico (di√°lise hep√°tica); abd√īmen agudo no paciente cr√≠tico - como decidir o momento cir√ļrgico. Colangite aguda. Pancreatite aguda grave. P√≥s-operat√≥rio de cirurgia abdominal. P√≥s-operat√≥rio de transplante hep√°tico. Avalia√ß√£o do paciente com diarreia na UTI.

DISFUN√á√ēES HEMATOL√ďGICAS E COAGULOPATIAS (10 H/A)
Ementa:
  • Fisiologia e altera√ß√Ķes da coagula√ß√£o. Avalia√ß√£o da coagula√ß√£o. Coagula√ß√£o intravascular disseminada; fibrin√≥lise; coagulopatia de consumo; tromb√≥lise, anticoagula√ß√£o e antiagrega√ß√£o plaquet√°ria no paciente grave (indica√ß√Ķes e complica√ß√Ķes). Uso de hemoderivados e substitutos do plasma (indica√ß√Ķes, dose, monitora√ß√£o do resultado, reconhecer principais complica√ß√Ķes). Avalia√ß√£o de risco de TVP e tromboprofilaxia na UTI.

SEPSE (CURSO AMIB, 20 H/A)
Ementa:
  • Defini√ß√Ķes em Sepse: SIRS, sepse, sepse severa e choque s√©ptico. PIRO. Epidemiologia. Sepse e choque s√©ptico: mecanismos fisiopatol√≥gicos, monitoriza√ß√£o e tratamento. Monitoriza√ß√£o e suporte hemodin√Ęmico (volemia e drogas vasoativas). Disfun√ß√£o de m√ļltiplos √≥rg√£os e sistemas; SOFA. Antibioticoterapia racional. Perspectivas futuras. Casos cl√≠nicos.

DIST√öRBIOS METAB√ďLICOS. ALTERA√á√ēES END√ďCRINAS (10 H/A)
Ementa:
  • Crise tireot√≥xica. Coma mixedematoso. Interpretando provas tireoidianas no paciente critico. CAD. CHHNC. Coma hipoglic√™mico. Controle glic√™mico na UTI. Emerg√™ncias no diab√©tico: casos cl√≠nicos. Insufici√™ncia adrenal aguda no paciente cr√≠tico. Manejo do paciente obeso na UTI.

INFEC√á√ÉO NO PACIENTE CR√ćTICO (10 H/A)
Ementa:
  • Febre na UTI. Infec√ß√Ķes comunit√°rias graves, comunit√°rias modificadas e hospitalares. Infec√ß√Ķes relacionadas a cateteres. Solicita√ß√£o e interpreta√ß√£o de exames microbiol√≥gicos. Antibioticoterapia racional. Meningites. Infec√ß√£o em pacientes imunodeprimidos. T√©tano, mal√°ria, leptospirose, dengue (individualizar conforme regi√£o do pa√≠s). Colite pseudomembranosa. Transloca√ß√£o Bacteriana e Descontamina√ß√£o seletiva. Infec√ß√Ķes f√ļngicas e antif√ļngicos na UTI. Medicina hiperb√°rica (opcional). Papel da CCIH.

NEUROINTENSIVISMO - CITIN (CURSO AMIB, 20 H/A)
Ementa:
  • Anatomia do sistema nervoso. Metabolismo cerebral. M√©todos de monitoriza√ß√£o do paciente neurocr√≠tico. M√©todos de imagem. Estados alterados da consci√™ncia: diagn√≥stico e conduta; acidentes vasculares encef√°licos isqu√™micos e hemorr√°gicos; tratamento fibrinol√≠tico no AVE isqu√™mico; hipertens√£o intracraniana; traumatismo craniencef√°lico e raquimedular; infec√ß√Ķes do sistema nervoso central; doen√ßas neuromusculares; estado de mal epil√©ptico; morte cerebral e conduta na manuten√ß√£o do doador de √≥rg√£os.

PNEUMOINTENSIVISMO (20 H/A)
Ementa:
  • Fisiologia respirat√≥ria. Insufici√™ncia respirat√≥ria aguda e cr√īnica agudizada (defini√ß√£o, epidemiologia, diagn√≥stico, abordagem inicial, tratamento). Pneumonia adquirida na comunidade. Pneumonia nosocomial (adquirida no hospital e associada √† ventila√ß√£o mec√Ęnica). Gasometria arterial (defini√ß√£o, como coletar, aplica√ß√£o cl√≠nica, indica√ß√£o, interpreta√ß√£o). Disfagias orofar√≠ngeas e s√≠ndromes aspirativas agudas e cr√īnicas. Interpreta√ß√£o de radiografia e tomografia de t√≥rax em UTI. Tromboembolismo pulmonar, TVP e embolia maci√ßa. Asma br√īnquica (enfoque na doen√ßa e tratamento, menos em ventila√ß√£o mec√Ęnica). Doen√ßa pulmonar obstrutiva cr√īnica (enfoque na doen√ßa e tratamento, menos em ventila√ß√£o mec√Ęnica). Broncoscopia em UTI - aspectos do exame e cuidados no paciente cr√≠tico. Traqueostomia em UTI (breve revis√£o t√©cnicas, foco em indica√ß√£o e complica√ß√Ķes). Ventila√ß√£o mec√Ęnica no paciente cr√≠tico cr√īnico. Cor pulmonale agudo: cuidados com o cora√ß√£o e a hemodin√Ęmica na ventila√ß√£o mec√Ęnica. Introdu√ß√£o √† ventila√ß√£o mec√Ęnica b√°sica (visando deixar o assunto iniciado para ser retomado no VENUTI).

VENUTI (CURSO AMIB, 20 H/A)
Ementa:
  • Conte√ļdo te√≥rico: fisiologia respirat√≥ria aplicada a ventila√ß√£o mec√Ęnica. Modos e ciclagens b√°sicos de ventila√ß√£o mec√Ęnica. Monitor. Respirat√≥ria I ? trocas gasosas. Monitor. Respirat√≥ria II ? mec√Ęnica pulmonar. Intera√ß√£o cardiopulmonar. Modos e ciclagens especiais em ventila√ß√£o mec√Ęnica. PAV. Ventila√ß√£o mec√Ęnica nas doen√ßas obstrutivas (asma e DPOC). VILI. Ventila√ß√£o mec√Ęnica na SARA. Ventila√ß√£o mec√Ęnica em situa√ß√Ķes especiais. Assincronia paciente-ventilador. Ventila√ß√£o mec√Ęnica n√£o invasiva. Retirada da ventila√ß√£o mec√Ęnica ? conte√ļdo pr√°tico (aulas com ventiladores e simuladores mec√Ęnicos com a turma dividida): - conhecendo o ventilador, modos e curvas (VCV). PCV e PSV. Monitoriza√ß√£o da mec√Ęnica ventilat√≥ria. Alarmes. Ventila√ß√£o n√£o-invasiva. Casos cl√≠nicos.

TERAPIA INTENSIVA CIR√öRGICA E TRAUMA (20 H/A)
Ementa:
  • Avalia√ß√£o do risco cir√ļrgico. Altera√ß√Ķes neuroend√≥crinas no per, no p√≥s-operat√≥rio e no trauma. Conduta inicial no traumatizado de t√≥rax, TCE e TRM. P√≥s-operat√≥rio do paciente com transplante de √≥rg√£os e grandes cirurgias: cirurgia abdominal, tor√°cica, card√≠aca, de aneurisma de aorta abdominal, de transplantado de f√≠gado, de transplante pulmonar, de transplante renal, de transplante card√≠aco. Cirurgia no paciente oncol√≥gico. Abdome agudo cl√≠nico e cir√ļrgico. Sepse abdominal: diagn√≥stico e conduta. O paciente grande queimado. S√≠ndrome compartimental. Embolia gordurosa.

INTOXICA√á√ēES EX√ďGENAS E ACIDENTES POR ANIMAIS PE√áONHENTOS, AGENTES F√ćSICOS E QU√ćMICOS (10 H/A)
Ementa:
  • Abordagem diagnostica e terap√™utica inicial do paciente intoxicado. Hist√≥ria cl√≠nica, exame f√≠sico e exames complementares. S√≠ndromes Toxicol√≥gicas (simpaticomim√©tica, parassimpaticomim√©tica, colin√©rgica, anticolin√©rgica, serotonin√©rgica etc.). Intoxica√ß√Ķes ex√≥genas mais comuns. Diagn√≥stico dos dist√ļrbios metab√≥licos, cardiocirculat√≥rios, respirat√≥rios, hematol√≥gicos, neurol√≥gicos, hidroeletrol√≠ticos e √°cido-base do paciente. Prever e reconhecer a toxicocin√©tica e a toxicodin√Ęmica dos agentes envolvidos para determinar o acompanhamento intensivo ou semi-intensivo. Conhecer as estrat√©gias de redu√ß√£o da exposi√ß√£o ao t√≥xico, de aumento da excre√ß√£o e remo√ß√£o do t√≥xico. Remo√ß√£o de toxinas por processo extracorp√≥reo. Desintoxica√ß√£o por oxigenioterapia hiperb√°rica. Uso de ant√≠dotos e antagonistas. Tratamento sintom√°tico e de suporte. Reconhecer poss√≠veis diagn√≥sticos diferenciais. Acidentes por animais pe√ßonhentos: serpentes, aranhas, escorpi√Ķes, abelhas, taturanas, peixes, sapos e lacraias. Les√Ķes por Agentes F√≠sicos (Acidentes por raios, Choque el√©trico, Insola√ß√£o (heat stroke), Afogamento, Hipotermia. Metais Pesados. Botulismo.

ANALGESIA, SEDA√á√ÉO E BLOQUEIO NEUROMUSCULAR EM UTI (10 H/A)
Ementa:
  • Conceitos b√°sicos de farmacocin√©tica e farmacodin√Ęmica. Farmacologia cl√≠nica dos f√°rmacos sedativos, analg√©sicos e bloqueadores neuromusculares (BMN) utilizados em UTI. Promo√ß√£o n√£o farmacol√≥gica do conforto aos pacientes gravemente enfermos. Analgosseda√ß√£o em curto prazo do paciente cr√≠tico. Analgosseda√ß√£o prolongada do paciente cr√≠tico. Analgosseda√ß√£o do paciente grave em situa√ß√Ķes espec√≠ficas. Especificidades da prescri√ß√£o de bloqueadores neuromusculares em pacientes graves. Sedo analgesia e bloqueio neuromuscular do paciente grave: como monitorar? Toler√Ęncia e abstin√™ncia aos f√°rmacos sedo-analg√©sicos: como evitar e como tratar. Del√≠rio em UTI : como evitar e como tratar. Discuss√£o de casos cl√≠nicos. Protocolos.

TERAPIA NUTRICIONAL NO PACIENTE GRAVE - TENUTI (20 H/A)
Ementa:
  • Fisiologia dos alimentos. Avalia√ß√£o nutricional. Calorimetria indireta. Indica√ß√Ķes de terapia nutricional (tipos e vias de acesso). Nutri√ß√£o parenteral e enteral. Monitoriza√ß√£o da terapia nutricional. Suporte nutricional em situa√ß√Ķes especiais.

GEST√ÉO EM TERAPIA INTENSIVA (20 H/A)
Ementa:
  • Normas m√≠nimas para funcionamento das unidades de terapia intensiva: proposta de regulamento (ANVISA/MS/AMIB) e legisla√ß√£o atual. Legisla√ß√£o sanit√°ria. Gest√£o e qualidade: o que s√£o. Conceitos, filosofia e racionais. Indicadores de desempenho para uma UTI: indicadores de qualidade. Escores progn√≥sticos. As duas ferramentas principais da gest√£o: o ciclo PDCA e 5W2H. Aspectos organizacionais e administrativos da assist√™ncia em cuidados intensivos. Miss√£o, vis√£o e planejamento estrat√©gico. Gest√£o financeira: an√°lises, custos e financiamento. Planos de sa√ļde. Gera√ß√£o de receitas. Aplica√ß√£o e remunera√ß√£o profissional. Gest√£o dos recursos humanos, dos v√≠nculos de trabalho e das rela√ß√Ķes com terceiros. Gest√£o dos recursos f√≠sicos: infraestrutura f√≠sica, materiais e tecnologia. Gest√£o para seguran√ßa. Gest√£o de dados m√©dicos: ferramentas e protocolos cl√≠nicos. Gest√£o da comunica√ß√£o: interprofissional e intersetorial. Informatiza√ß√£o da UTI. Gest√£o da motiva√ß√£o, de educa√ß√£o continuada e de conflitos.

CONTE√öDO OPTATIVO (60 H/A)
PALIO (CURSO AMIB, OPCIONAL) (20 H/A)
Ementa:
  • Princ√≠pios bio√©ticos pertinentes √† pr√°tica da Medicina Intensiva. Direitos e deveres do paciente em tratamento intensivo. Distan√°sia e eutan√°sia. N√£o reanimar em tratamento intensivo. A terminalidade. A humaniza√ß√£o em ambientes intensivos. A √©tica das rela√ß√Ķes no gerenciamento de conflitos em UTI. Futilidade e obstina√ß√£o terap√™utica. Doa√ß√£o de √≥rg√£os e transplanta√ß√£o. C√≥digo de √©tica m√©dica e resolu√ß√Ķes dos conselhos e AMIB. Trabalho interdisciplinar. O luto, a morte e o morrer ? tanatologia. Normas de √©tica em pesquisa. A equipe multidisciplinar da UTI. O ato m√©dico.

ECOTIN (CURSO AMIB, 20 h/a)
Ementa:
  • Conte√ļdo te√≥rico: Import√Ęncia da ecografia na UTI. Conceitos b√°sicos. Cortes anat√īmicos da ecocardiografia transtor√°cica. Av global da fun√ß√£o sist√≥lica ventricular esquerda. Avalia√ß√£o das cavidades direitas. Acesso vascular Guiado por ecografia. ultrassom pleuropulmonar. VTI e medidas de DC. Avalia√ß√£o da volemia e responsividade a fluidos. Diagn√≥stico de tamponamento card√≠aco e t√©cnica de pericardiocentese. Ecografia na perirresuscita√ß√£o ? protocolo FAT e FEEL. Conte√ļdo pr√°tico: Acesso vascular. Janelas ecocardiogr√°ficas e manuseio do transdutor. Cortes paraesternais e apicais. Corte subcostal. Ultrassom de pulm√£o. Casos cl√≠nicos.

TERAPIA INTENSIVA NA GRAVIDEZ (10 H/A)
Ementa:
  • Fisiologia cardiovascular e respirat√≥ria da paciente gr√°vida. Insufici√™ncia respirat√≥ria na gestante: diagn√≥stico diferencial e conduta. Emerg√™ncia hipertensiva na gestante. Pr√©-ecl√Ęmpsia e ecl√Ęmpsia. EAP e ICC na gesta√ß√£o: diagn√≥stico diferencial e conduta. Coagulopatias na gesta√ß√£o. S√≠ndrome HELLP. Infec√ß√Ķes e sepse puerperal. PCR na gestante. Choque na gestante.

PACIENTE QUEIMADO (10 H/A)
Ementa:
  • Atendimento inicial/epidemiologia/tipos de les√£o; Crit√©rios de interna√ß√£o hospitalar; Resposta inflamat√≥ria √† les√£o t√©rmica; Reposi√ß√£o vol√™mica no grande queimado; Caso cl√≠nico n.¬ļ 1 - atendimento inicial; Trauma el√©trico e rabdomi√≥lise; Suporte nutricional; Les√£o inalat√≥ria; Caso cl√≠nico n.¬ļ 2; Analgesia no paciente queimado; Infec√ß√£o no paciente queimado; Caso cl√≠nico n.¬ļ3.

Pré-requisitos:
Médicos

Público Alvo:
Médicos

PROFESSOR