facebook pixel code

Histórico

imagem pós redentor
O surgimento da Sociedade Universitária Redentor ocorreu no final da década de 90, quando um grupo de educadores constatou uma grande emigração de jovens para outras cidades, especialmente para os grandes centros, devido a escassez de cursos superiores diferenciados na região noroeste fluminense.

Percebeu-se que muitos jovens da região, dificilmente, retornavam às suas origens, caracterizando um êxodo das potencialidades culturais, cognitivas e profissionais, que são a  esperança de desenvolvimento social, econômico e cultural em quaisquer cidades, especialmente as cidades interioranas. Como resultado, a região Noroeste Fluminense estava sendo privada dessas potencialidades.

Alguns anos mais tarde, em dezembro de 1999, a Sociedade Universitária Redentor foi consultada quanto à possibilidade de instalar, em Itaperuna, uma Instituição Superior de Ensino (IES), de modo que atendesse não somente à localidade, como, também, à região, oferecendo cursos de áreas diferenciadas e inexistentes na cidade. Desse modo, os cursos atenderiam às necessidades de desenvolvimento da região.

Em 07 de março de 2002, a Faculdade Redentor de Itaperuna foi credenciada pelo MEC, com notas máximas de autorização, graças a dedicação e profissionalismo de todos os envolvidos.

A Faculdade Redentor destaca-se na cidade e região por sua eficiência nos ensinos de graduação e pós-graduação diferenciados, e obteve já em 2008, a sua consolidação com todas as suas instalações centralizadas na nova sede, à Rodovia Federal BR-356, número 25.

A partir de então a Instituição passou a ter o mais completo Campus Universitário do interior do estado do Rio de Janeiro. Ao ter expandido para 12 Cursos em 2009, a Faculdade Redentor modificou completamente o conceito de formação superior na região Noroeste Fluminense.

O Grupo Redentor de Ensino, abrange à Faculdade Redentor de Itaperuna, atualmente com 13 cursos de graduação: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Serviço Social e Sistemas de Informação; o campus da Faculdade Redentor de Campos com 07 cursos: Administração, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Nutrição, Serviço Social e Tecnólogo em Marketing; o Colégio Redentor com Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º anos), médio e, recentemente, autorizado para 11 cursos técnicos: Controle Ambiental, Desenho de Construção Civil, Edificações, Enfermagem, Logística, Mecânica, Manutenção e Suporte em Informática, Radiologia, Recursos Humanos, Refrigeração e Climatização e Técnico em Segurança do Trabalho; o Centro de Atendimento Clínico de Itaperuna - CACI (Clínica Escola); o LabLínguas com seus diversos cursos de idiomas; o Departamento Nacional de Pós-graduação, com representatividade em todo território nacional, oferecendo cursos lato senso em parceria com as principais associações médicas do Brasil; e o Departamento Nacional de Educação a Distância (EaD), também presente em todo país. Destaca-se também, a área de Terapia Intensiva, que tem hoje a Redentor como principal qualificadora de profissionais da saúde para atuar em UTIs no Brasil.

Hoje, a Sociedade Universitária Redentor, que é uma das maiores IES do estado do Rio de Janeiro, educa, prepara e forma os melhores profissionais para atuar em todo o território nacional, além de ser instrumento de vital importância para o desenvolvimento não só do estado do Rio de Janeiro, mas também do Sul do Espírito Santo e da Zona da Mata Mineira. Com certeza, o Grupo Redentor de Ensino superou-se, indo além do que inicialmente foi imaginado : conter o êxodo das potencialidades culturais da região.