facebook pixel code

Cisto no ovário: exames periódicos podem revelar o problema no início e evitar complicações

Ano "estalando de novo" e vamos aproveitar para fazer uma pergunta a você, mulher, que começou a ler estas linhas: no ano passado, você cumpriu - direitinho - com as obrigações em relação à sua saúde?

02

JAN

Fez o check-up periódico tão necessário para atestar se está tudo bem com você?

Não?

Bom, a primeira coisa que temos a dizer é que - vale lembrar - 10 entre 10 médicos concordam que o melhor tratamento, sempre, é a prevenção. Dá muito menos trabalho do que, como alude o famoso ditado, ter de remediar.  

Isto dito, vamos conversar sobre cisto no útero, um problema recorrente enfrentado pelas mulheres. 

A bolsa repleta de líquido que se forma dentro do ovário pode se tornar, sim, uma ameaça importante para a saúde porque - em geral - não apresenta sintomas. Porém, há casos em que dor e atraso na menstruação sinalizam que algo não vai bem com a saúde.

Por isso é tão importante visitar o(a) ginecologista com regularidade e realizar exames periódicos. 

Uma vez diagnosticado o cisto no útero, o procedimento - normalmente - é entrar com tratamento que faz com que muitas dessas formações desapareçam depois de 8 a 12 semanas. Alguns médicos prescrevem pílulas anticoncepcionais para serem usadas em um período de 4 a 6 semanas. O referido medicamento é útil para impedir o surgimento de novos cistos

Mas existem também os casos em que revela-se necessária a realização de cirurgia para retirada apenas do cisto ou do ovário (a fim de que se exclua a chance da presença de células cancerígenas).

Tanto para os casos em que medicamentos já sejam suficientes ou para aqueles que requeiram intervenção cirúrgica, é fundamental que o problema seja detectado o mais rápido possível.

E para isso - como já dissemos acima - é essencial manter a saúde sob constante supervisão médica.

Então? Vamos aproveitar este 2017 para cuidar do próprio bem-estar?

Feliz - e saudável - ano novo para você! 

[Fonte: Guia Feminina]