facebook pixel code

Estudo comprova eficiência de vegetais na alimentação para o controle do diabetes

Novidades na área dos estudos sobre o diabetes!

Estudo comprova eficiência de vegetais na alimentação para o controle do diabetes

14

Pesquisadores da Universidade de Gothenburg, na Suécia, revelaram que brócolis, couve, repolho – e demais alimentos da mesma família – contém um poderoso composto antioxidante que pode ser bastante eficiente para o tratamento do diabetes tipo 2.

É esta a informação que o estudo realizado por eles – publicado no periódico científico “Science Translation Medicine” – trouxe: diminuir o açúcar e a gordura não devem ser os únicos ajustes na dieta de um diabético.

A recomendação encontra justificativa na glucorofanina que, presente nesses alimentos, ao ser ingerida se transforma em sulforafano, substância que controla a produção de glicose de forma bastante parecida com a metformina, um dos medicamentos mais utilizados no tratamento do diabetes.

Além de brócolis, couve e repolho, a substância pode ser encontrada em outros vegetais crucíferos como folhas de mostarda, couve-flor e couve-de-bruxelas.

Ao longo do estudo, a equipe de especialistas observou que participantes obesos que receberam – diariamente, por 12 semanas – a cápsula de extrato de broto de brócolis concentrado apresentaram uma redução de 10% nos níveis de açúcar no sangue enquanto estavam em jejum (em comparação com os controles).

Mas por que esta descoberta é tão importante?

Porque, em pessoas com a doença, os níveis de glicose no sangue costumam permanecer altos mesmo em jejum.

Além do mais, a redução em questão seria suficiente para evitar que as pessoas terminem por desenvolver complicações de saúde associadas ao diabetes

[Fonte: Veja.com]