facebook pixel code

Você sabe, exatamente, o que significa o feriado que celebra a Proclamação da República?

Ah, feriado!

Você sabe, exatamente, o que significa o feriado que celebra a Proclamação da República?

15

NOV

Um dia para descansar da correria do dia a dia....bem no meio da semana!

Uma pausa para relaxar um pouquinho.

Mas, vem cá, você sabe o porquê de hoje ser feriado?

Ok, ok...tá aí, na ponta da língua, que hoje celebramos a Proclamação da República, mas....o que você sabe além disso?

Seu dia, em 2017, pode até estar sendo de puro relaxamento, poréémm, lá em 15 de novembro de 1889, as coisas estavam um pouco diferentes, viu? Vamos dizer que, ligeiramente, tensas.

É que na data – que depois se tornaria feriado nacional – um grupo de militares, liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca, deu um golpe de estado no Império.

Foi o momento em que o regime republicano foi instalado no Brasil, fato que derrubou a monarquia constitucional parlamentarista do Império e acabou com a soberania de Dom Pedro II, Imperador do Brasil na época.

Acontecida no Rio de Janeiro (antiga capital do país), a Proclamação da República – como já te adiantamos – instituiu uma república provisória, o que fez com que seu arauto, o Marechal Deodoro, se tornasse o primeiro presidente do Brasil.

A partir do feito, a população brasileira adquiriu um direito até então desconhecido, mas sagrado: o de eleger seus governantes por meio do voto direto.E passado aquele 15 de novembro de 1889, o Brasil deixou de ser o único país do continente americano que, apesar de já independente, ainda era dirigido por um soberano.

Bom, agora que você já soube mais detalhes sobre a história que justificou o feriado de hoje, pode voltar a relaxar aí, vai...A gente deixa!

[Fonte: www.calendarr.com]