facebook pixel code

Estamos em pleno período de surto de conjuntivite, sabia? Cuidar da higiene protege seus olhos e ajuda a evitar epidemia da doença

Todo mundo falando em surto de febre amarela por aí, mas você sabia que estamos no período mais propício do ano para ocorrência de conjuntivite?

Estamos em pleno período de surto de conjuntivite, sabia? Cuidar da higiene protege seus olhos e ajuda a evitar epidemia da doença

10

MAR

Isso mesmo! A informação é da Sociedade Brasileira de Oftalmologia que alerta para o fato de que a doença (inflamação da conjuntiva, membrana fina e transparente que reveste o branco dos olhos e o lado de dentro das pálpebras) pode ocorrer em qualquer época do ano, mas os surtos são mais comuns nos meses da primavera e do verão.

Tá, aí você pensa alto “Verão? Mas o Verão já acabou!”.

Acabou nada! A estação mais quente do ano só se despede no próximo dia 20. E calor aliado à umidade e a tempo seco favorecem – muito! – a disseminação de agentes infecciosos.

Especialistas elencam as alergias e as infecções (por vírus ou bactérias) como as possíveis causas da conjuntivite. A transmissão se dá por meio do contato direto com o doente ou, indiretamente, pelo contato com objetos contaminados pelo agente infeccioso.

De fácil contágio, a conjuntivite pode estender-se por uma semana – até 15 dias – e começar por um dos olhos para depois afetar o outro.

Ok, mas como – exatamente – acontece a propagação?

Simples, a pessoa com conjuntivite coça os olhos e depois cumprimenta alguém com um aperto de mãos, ou mexe na maçaneta das portas, nos botões do elevador, no controle-remoto, no teclado do computador, no corrimão das escadas, nos apoios dos ônibus ou do metrô, e deixa ali o micro-organismo.

Pronto! Deu-se o contágio!

Ué, mas e se a pessoa infectada passou por determinado local muito antes de outra, que está sã? A contaminação pode ocorrer mesmo assim?

Pode! Saiba você que, dependendo do tipo, o micro-organismo pode sobreviver fora do corpo por horas.

Para evitar o problema só há uma solução: higiene!!

Lavar as mãos com água e sabão – qualquer sabão – várias vezes ao longo do dia é recurso importantíssimo para evitar a conjuntivite.

Cuide, também, da saúde dos seus olhos!

[Fonte: https://drauziovarella.com.br]