facebook pixel code

É científico: a prática regular de atividade física é eficaz para a saúde do corpo e estimula imaginação e criatividade

Você já ouviu falar que a prática regular de exercícios – especialmente os aeróbicos – estimula o aumento do Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (BDNF), aquele que incentiva o crescimento de novas células cerebrais no hipocampo, certo?

É científico: a prática regular de atividade física é eficaz para a saúde do corpo e estimula imaginação e criatividade

09

OUT

Não sabia?

Pois agora sabe. 

Estamos falando de um membro da família de proteínas homólogas conhecidas como neurotrofinas, que tem papel central no desenvolvimento, fisiologia e patologia do sistema nervoso.

Pois é, pesquisas realizadas nas Universidades de Hertfordshire e Stanford mostraram que a prática de exercícios pode aumentar a criatividade.

Oi?

Isso mesmo que você leu! 

Voluntários foram colocados para realizar exercícios simples (como caminhadas e corridas leves) em ambientes diferentes e observados durante todo o processo.

A conclusão foi a de que a imaginação e a criatividade foram estimulada.

Interessante, não?  

É, muitos são os que desejam tocar um instrumento (ou, quem sabe, desenhar) a fim de estimular o fluxo criativo, mas, a gente sabe, não são tarefas fáceis para todo mundo. No entanto, como já te contamos, de acordo com pesquisadores, mudanças cerebrais induzidas pelo exercício também podem – efetivamente – melhorar a memória e a imaginação.

Ainda está reticente?

Então te apresentamos mais uma prova...

Estudo realizado – em 2014 – por cientistas da Universidade de Stanford revelou que caminhar melhora, significativamente, alguns tipos de esforços cognitivos envolvidos na criatividade, especificamente o pensamento convergente (como a capacidade de encontrar soluções para um problema) e o pensamento divergente (que envolve a concepção de ideias originais abertas).

Isto posto...que ficar mais criativo (a)?

Trate de ir praticar atividade física!

Sua saúde – como um todo – vai agradecer!  

[Fonte: Portal da Educação Física