facebook pixel code

Dia Internacional da Luta contra a Aids: registro tem por objetivos informar a população sobre a doença e combater o preconceito

1º de dezembro, o mês do Natal começando.

Dia Internacional da Luta contra a Aids: registro tem por objetivos informar a população sobre a doença e combater o preconceito

01

DEZ

Época em que todos começam a desacelerar da correria do ano, prontos para os festejos de fim de ano.

Pois é, você pode até não saber, mas o início do último mês do ano guarda um registro importantíssimo e a nível mundial.

É que hoje celebramos o Dia Internacional da Luta contra a AIDS

A sigla vem do inglês Acquired immunodefiecience syndrome, ou, em português, “Síndrome da Imunodeficiência Adquirida”.

A doença – ainda sem cura conhecida – pode ser transmitida através do contato de fluídos corporais de um infectado com o sangue de uma pessoa saudável (por meio de relações sexuais sem preservativo, transfusões de sangue ou compartilhamento de seringas e agulhas).

O vírus destrói as células brancas do organismo, responsáveis por proteger o corpo humano e combater eventuais doenças. 

Com as defesas comprometidas, o organismo humano torna-se vulnerável e desprotegido frente a doenças como pneumonia, diversas infecções, herpes e até mesmo alguns tipos de câncer.

A data tem por objetivo esclarecer o maior número de pessoas (informando sobre os sintomas, perigos e formas de se prevenir da doença) a respeito de um dos males que mais mata no mundo.

Outro intuito – importantíssimo também – é o combater o preconceito sofrido pelos portadores do HIV.

Não custa deixar registrado aqui – para que todos se lembrem, sempre – que beijos de língua, abraços ou contatos com a pele da pessoa portadora de HIV NÃO são transmissores da doença!

O Dia Mundial da Luta contra a AIDS foi inserido no calendário mundial – em outubro de 1987 – por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU).

No Brasil, o Ministério da Saúde promove campanhas de apoio relativas à data em questão desde 1988.

 

[Fonte: www.calendarr.com]