facebook pixel code

Sabe aquele mundo que você aprendeu a identificar no mapa, na época da escola? Ele tinha – e continua tendo – graves problemas de proporção territorial

Você está aí se preparando para prestar o vestibular?

Sabe aquele mundo que você aprendeu a identificar no mapa, na época da escola? Ele tinha – e continua tendo – graves problemas de proporção territorial

03

DEZ

Ah, já enverga o honroso título de universitário (a)? Ou ainda já se graduou e atua – com sucesso – no mercado de trabalho? Que bom!

Independente da fase da vida em que você se encontra, chega mais e conta para a gente: o que lembra das suas aulas de Geografia na escola?

Se você respondeu “mapas”, se prepare, a seguir vai levar um susto daqueles!

É que tudo o que você conhece a respeito do tamanho dos países do mundo constitui informação altamente defasada em relação à realidade.

E é tudo culpa de um cara chamado Gerardo Mercator.

O cartógrafo belga apresentou ao mundo, em 1569, uma escala de projeção – que ainda hoje é referência para a maioria dos mapas (inclusive os que são usados na educação escolar da maior parte dos países) – que não corresponde à realidade do mundo. Nem de perto nem de longe.

A alteração do globo terrestre (esférico e em três dimensões) para um mapa plano (com duas dimensões) distorce o tamanho dos territórios de tal forma que muitas das ideias construídas se desfazem se olharmos para o mapa-múndi com atenção. 

Exemplos?

Se te perguntarmos quem é maior, Islândia ou Portugal, apelando para seus conhecimentos adquiridos lááá na escola, qual a sua opinião? 

Se respondeu Islândia, acertou, mas apostamos que você nem tem ideia de que o primeiro território não é tãããoo maior assim que o segundo. A Islândia tem 103 mil km2 de extensão, Portugal conta com área total (Madeira e Açores incluídos) de 92,1 mil km2.

Viu? Nem é tão maior assim.

Quer ver outro susto? Quem é maior, Canadá ou China?

Antes que você comece a pensar que, ok, a China conta com superpopulação, porém, de acordo com o que se vê no mapa, o país da América do Norte sai em grande vantagem....

PÉIM!

Fique sabendo que, respectivamente, o segundo e o terceiro maiores países do mundo têm – praticamente – a mesma extensão territorial. Duvida? Então aí vão os números: Canadá => 9,98 milhões de km2 ; China => 9,59 milhões de km2.

E o Brasil, hein? Comparado à Austrália...é maior ou menor?

Quinto maior país do mundo, este que já foi cantado como sendo abençoado por Deus e bonito por natureza, conta com uma extensão total de 8,51 milhões de km2. A terra dos cangurus vem logo atrás, com com 7,69 milhões de km2.

Se você errou esta ou todas as respostas, não se preocupe. A culpa é todinha das aulas de Geografia.

E nem dá para dizer – brincando – que você andou faltando a muitas delas.

 

[Fonte: http://visao.sapo.pt]