facebook pixel code

Data de Início

15/01/2018 - A partir da entrega da documentação e pagamento, o acesso será liberado em até 72 horas após o início do curso.

Carga Horária: 490 h

O curso possui carga horária total de 490h, subdivididas em 10 disciplinas específicas e 3 disciplinas dedicadas a pesquisa, estudos individuais e/ou coletivos e produção do TCC. As disciplinas específicas são concluídas em 14 meses somados a 2 meses para as disciplinas dedicadas a elaboração do TCC, totalizando 16 meses de curso. Os encontros acontecem nos dias das provas presenciais (em dois momentos do curso) e na apresentação do artigo científico, para a conclusão de curso.

Pré-requisitos

Portadores de Diplomas de Graduação em Educação Física

Público-alvo

Educadores Fisicos

Objetivos

Objetivo geral:

 Abordar os principais temas em educação física adaptada com a fundamentação fisiológica, avaliação, prescrição de atividades e elaboração de programas específicos, dentro dos princípios fundamentais do conhecimento científico da atividade física como adjuvante indispensável ao tratamento de doenças crônicas

Objetivos específicos

Apresentação e análise de aspectos relacionados ao domínio psicomotor de pessoas que apresentam necessidades especiais (deficiência visual, deficiência auditiva, deficiência mental, deficiência física, gravidez e distúrbios de saúde), com ênfase em desenvolvimento motor, aprendizagem motora e controle motor. Contextos em que as atividades físicas adaptadas podem ser desenvolvidas e formas de participação, integrada ou não. Objetivos, metas, tipos de atividades, ambientes e materiais apropriados, relacionados com o desenvolvimento de programas de atividades físicas adaptadas.

Investimento

Inscrição: R$ 180,00

Mensalidades:
  • 18 x R$ 320,00

INSCREVA-SE

Educação a Distância - Início do curso: 2° Semestre de 2017

* Forma de pagamento:




APRESENTAÇÃO


É grande a diversidade das atividades físicas adaptadas e é necessário apontar que elas apresentam numerosas opções, dependendo do marco que se coloque. Esse fato aponta para a necessidade de formar, com maior profundidade de conhecimentos, os profissionais para atuar nessa área. A inter-relação de circunstâncias que acompanham a atividade física determina em grande parte o seu propósito. Nesse sentido, as atividades físicas adaptadas constituem um termo amplo e geral, que pretende abranger todas as áreas de intervenção não atendidas pelos programas de atividades físicas formais. Os diferentes objetivos das atividades físicas tem como referencia a idade, o rendimento motor, o lazer e a recreação. As atividades físicas adaptadas tem o mesmo objetivo, que se concretiza e se faz, no entanto, de diferentes formas, ao ser dirigido a pessoas com determinadas particularidades. Saímos de um modelo no qual a preocupação principal era o alívio dos distúrbios físicos para um modelo educacional e de inclusão social, que enfatiza o desenvolvimento do domínio motor através da aprendizagem de habilidades motoras. A atual ênfase está nas diferenças e interações individuais e interações com o meio ambiente, que são manifestadas como físicas, mentais, sociais ou problemas emocionais que afetam a aquisição de um estilo de vida saudável, ativo e com lazer, integração e inclusão. Mais do que isso, Atividade Física Adaptada não é somente um termo usado para descrever um corpo de conhecimento multidisciplinar mas também uma base teórica para pesquisa e programação estratégica, para promover atividades físicas para indivíduos com necessidades particulares. Acompanhando o dinamismo da área da Educação Física Adaptada, na busca de integração de conhecimentos e de criação de interfaces com outras áreas, apresenta-se esse curso como mais uma contribuição para compreender e gerar conhecimentos de procedimentos necessários na formação dos profissionais para atuar nessa área.

DISCIPLINAS



ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA PARA PESSOAS COM DOENÇAS DO SISTEMA RESPIRATÓRIO – ASMA - 35H
Ementa:
  • Apresentação, análise e fundamentação teórica sobre a fisiopatologia das doenças alergo-respiratórias e os aspectos relacionados com as atividades físicas como parte integrante no tratamento global assim como prevenção de crises e de alterações físicas/fisiológicas. Importância da avaliação da função pulmonar e do pico de fluxo expiratório na prescrição de atividades físicas e as alterações que ocorrem com a atividade motora programada.

Conteúdo programático:
Asma, bronquite, asma brônquica, bronquite asmática ou bronquite alérgica: definições, diferenças e semelhanças, causas, conseqüências (morfológicas, psicológicas e sociais). Reação alérgica: mecanismo, fatores genéticos, alérgenos desencadeantes.  Alterações pulmonares e de estrutura corporal típicas de asmáticos. Broncoespasmo induzido pelo exercício: respostas ao exercício, exercícios mais e menos asmagênicos (provocadores de crises), terapêutica farmacológica e não farmacológica, Aspectos preventivos. Implicações das alterações respiratórias na elaboração do programa de atividades motoras. Pico de fluxo espiratório: o monitor peak-flow, a utilização das tabelas com valores previstos, a medida do pico de fluxo espiratório (PFE), significado da medida para prescrição de atividades físicas, verificação do broncoespasmo induzido pelo exercício através do PFE. Natação e asma: benefícios e riscos, fatores agravantes, prevenção de alterações posturais, torácicas e pulmonares, principais vantagens. Indicação de estilos versus alterações.

ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA PARA PESSOAS COM DOENÇAS DO SISTEMA RESPIRATÓRIO – DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC) - 35H
Ementa:
  • Apresentação, análise e fundamentação teórica sobre a fisiopatologia da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), e os aspectos relacionados com as atividades físicas como parte integrante no tratamento global. Importância da avaliação da função pulmonar, através da espirometria na prescrição de atividades físicas.

Conteúdo programático:
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC): definição, fisiopatologia e fatores de risco, alterações não pulmonares da DPOC, objetivos do exercício físico, medidas e avaliação na DPOC, função pulmonar e espirometria

ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS MOTORAS E INTELECTUAL - 35H
Ementa:
  • Apresentação e análise do escopo de educação física adaptada, que envolve a participação de pessoas com deficiências em programas de atividades motoras. Definição de população que apresenta deficiências. Terminologia e classificação dos diferentes tipos de deficiências e/ou limitações. Conceituação e características anátomo-fisio-psico-neurológicas de deficiência motora e deficiência intelectual.

Conteúdo programático:
Definição, Etimologia, Classificação. Características do crescimento físico, desenvolvimento motor e comportamento motor. Implicações para o desenvolvimento cognitivo e afetivo-social. O professor de educação física e o processo de inclusão na escola. Implicações para sessões de atividade motora: elaboração de objetivos, conteúdos, estratégias. Esporte adaptado – histórico, classificação, modalidades.

ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS E AUDITIVAS - 35H 
Ementa:
  • Apresentação e análise do escopo de educação física adaptada, que envolve a participação de pessoas com deficiências em programas de atividades motoras. Definição de população que apresenta deficiências. Terminologia e classificação dos diferentes tipos de deficiências e/ou limitações. Conceituação e características anátomo-fisio-psico-neurológicas de deficiência visual e deficiência auditiva.

Conteúdo programático:
Definição, Etimologia, Classificação. Características do crescimento físico, desenvolvimento motor e comportamento motor. Implicações para o desenvolvimento cognitivo e afetivo-social. O professor de educação física e o processo de inclusão na escola. Implicações para sessões de atividade motora: elaboração de objetivos, conteúdos, estratégias. Esporte adaptado – histórico, classificação, modalidades.

ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA PARA PESSOAS COM DOENÇAS MÚSCULO-ESQUELÉTICAS  DO ESQUELETO AXIAL (COLUNA VERTEBRAL) - 35H 
Ementa:
  • A postura corporal e suas relações entre a prática de exercícios físicos  e a profilaxia e diminuição das alterações posturais. Aspectos epidemiológicos. Anatomia funcional e fisiologia músculo-esquelética aplicadas ao entendimento da etiologia, tratamentos, reabilitação e atividade física para as principais lesões articulares da coluna vertebral.

Conteúdo programático:
Alterações posturais, métodos em avaliação postural, biomecânica, prática de avaliação, prática de exercícios. Conceituar e classificar as alterações posturais. Identificar alterações posturais passíveis de melhora através do exercício físico. Elaborar programas de treinamento individualizados e para grupos com alterações posturais específicas. Reconhecer métodos de avaliação postural qualitativos e quantitativos.

ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA PARA PESSOAS COM DOENÇAS MÚSCULO-ESQUELÉTICAS  DO ESQUELETO APENDICULAR (MEMBROS SUPERIORES E INFERIORES) - 35H 
Ementa:
  • A fundamentação teórico-prática e instrumentos para a elaboração de programas de atividades físicas adaptadas para pessoas com lesões e disfunções músculo-esqueléticas dos membros inferiores e superiores.

Conteúdo programático:
Conceitos de anatomia funcional e fisiologia musculoesquelética aplicados ao entendimento da etiologia, tratamentos e atividade física.  Epidemiologia, etiologia, reabilitação e atividades físicas adaptadas as pessoas com fibromialgia, osteoporose e osteoartrite. Avanços científicos na área. 
Conceitos e classificações das patologias de joelho, quadril e ombro. Fisiopatologia e tratamento das principais lesões articulares. Exercícios, programas de atividades profiláticas e reabilitação individualizada para cada desordem articular. Indicações, contra indicações de atividade física específica.  Cuidados especiais em casos pós cirúrgicos: Artroplastias (prótese de joelho e de quadril).

ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA PARA GRUPOS ESPECIAIS – HIPERTENSÃO E CARDIOPATIAS - 35H 
Ementa: 
  • Apresentação, análise e fundamentação teórica sobre os aspectos científicos e atuais relacionados à fisiologia, fisiopatologia, caracterização e avaliação das doenças cardiovasculares e da hipertensão. Benefícios, riscos e cuidados na prescrição e adaptação de exercícios aeróbios, resistidos e de alongamento para pessoas com necessidades particulares. Formas de prevenção e tratamento dos distúrbios da saúde.

Conteúdo programático:
Sistema Cardiovascular: fisiologia, definição e conceitos de cardiopatias e hipertensão. Genética e resposta cardiovascular. Exercício físico na prevenção primária e no tratamento de doenças cardiovasculares. Bases moleculares do exercício físico. Exercício físico associado ao tratamento farmacológico. Perspectivas futuras para o tratamento das doenças cardiovasculares: papel do exercício físico.

ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA PARA GRUPOS ESPECIAIS – OBESIDADE E DIABETES - 35H
Ementa:
  • Apresentação, análise e fundamentação teórica sobre os aspectos científicos e atuais relacionados à fisiologia, fisiopatologia, caracterização e avaliação da obesidade e do diabetes. Benefícios, riscos e cuidados na prescrição e adaptação de exercícios aeróbios, resistidos e de alongamento para pessoas com necessidades particulares. Formas de prevenção e tratamento dos distúrbios da saúde.

Conteúdo programático:
Conceituação da obesidade. Classificação e composição corporal. Síndrome metabólica.  Prevenção e tratamento da obesidade. Exercícios físicos pré e pós cirurgia bariátrica.
Epidemiologia e principais fatores de risco associados ao diabetes. Classificação, critérios para diagnóstico e fisiopatologia. Características do Diabetes Mellitus tipo 1 e 2 e insulinoterapia. Riscos do exercício físico para população diabética. Exercício físico e as complicações crônicas do Diabetes. Diabetes e Obesidade. Diabetes Gestacional e Exercício. Exercício físico na prevenção do Diabetes tipo 2. Benefícios do exercício físico no tratamento da doença e mecanismos de ação.  A criança diabética nas aulas de Educação Física.

ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA PARA GRUPOS ESPECIAIS – ENVELHECIMENTO - 35H 
Ementa:
  • Apresentação, análise e fundamentação teórica sobre os aspectos científicos e atuais relacionados à fisiologia, fisiopatologia, caracterização e avaliação do envelhecimento. Benefícios, riscos e cuidados na prescrição e adaptação de exercícios aeróbios, resistidos e de alongamento para pessoas idosas. Formas de prevenção e tratamento dos distúrbios da saúde no envelhecimento.

Conteúdo programático:
Teorias do envelhecimento. Alterações fisiológicas com o avanço da idade. Doenças crônico-degenerativas e envelhecimento. Avaliação física e funcional do idoso. Recursos psicológicos. Recreação para o idoso. Elaboração e prescrição do exercício em longo prazo.


ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA PARA GRUPOS ESPECIAIS – GRAVIDEZ - 35H
Ementa:
  • Apresentação, análise e fundamentação teórica sobre os aspectos científicos e atuais relacionados à fisiologia, caracterização e avaliação da , gravidez. Benefícios, riscos e cuidados na prescrição e adaptação de exercícios na gestação. Formas de prevenção e tratamento dos distúrbios da saúde que podem ocorrer durante a gravidez.

Conteúdo programático:
A fecundação. Fases da gestação. Mudanças e adaptações fisiológicas. o hormônio relaxina, a pressão arterial, a termorregulação da mãe e do bebê, aumento do peso corporal, alterações posturais típicas da gestação. Diástase abdominal: o que é, porque ocorre, como fazer o teste diagnóstico, como prescrever exercícios abdominais após o resultado do teste. Recomendações do American College of Obstetricians and Gynecologists – ACOG. Quando começar  e quando interromper a prática de atividades físicas na gestação. A intensidade do treinamento para gestantes. Atividades aquáticas: bases em halliwick e bad hagaz.


METODOLOGIA CIENTÍFICA - 35H
Ementa:
  • Introdução aos conceitos básicos da metodologia científica.  A ciência e a produção de conhecimento. Os tipos de pesquisa e os instrumentos de coleta de dados. O projeto de pesquisa. Estilo da redação técnico-científica. Fundamentação teórica na construção do texto. Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Citações: conceito, características e tipologia.
 
ORIENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - 35H
Ementa:
  • Elaboração, orientação e entrega do Trabalho de Conclusão do Curso - TCC (artigo científico), que envolve o levantamento, a análise e a difusão dos resultados obtidos na pesquisa realizada pelo discente, obedecendo às normas e regulamentos metodológicos. Defesa do respectivo trabalho perante a Banca Avaliadora.

TEMPO DE ESTUDO INDIVIDUAL OU EM GRUPO - 70H
Ementa:
  • Estudo individual ou em grupo, visando o aperfeiçoamento de questões teórico metodológicas relacionadas ao currículo. 

COORDENADOR

Luzimar Raimundo Teixeira

Coordenador

Possui graduação em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Adaptada, atuando principalmente nos seguintes temas: asma, doenças alergo-respiratórias, educação física adaptada, obesidade, envelhecimento e alterações posturais.

PROFESSOR

Maria Esther de Araujo

Graduação:Fonoaudiologia

Mestrado em Gestão Ambiental

Celso Ricardo Fernandes de Carvalho

Graduado em Fisioterapia (UFSCar) e Educação Física (FEFIS), com mestrado e doutorado (bolsas CNPq e CAPES) pelo ICB-USP e Livre-docências I e III em Fisioterapia pela Faculdade de Medicina da USP. Fez estágio Sandwich (bolsa CAPES) de 2 anos na University of Sherbrooke (Canadá) e em 2013 fez estágio de 2 meses na University of Toronto (Canadá) (suporte FAPESP).

Carolina Ventura Fernandes

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Paulista (2001), pós graduação pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professora no curso de graduação da Universidade Paulista e de pós graduação da Universidade Gama Filho. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Para Pessoas de Deficiência, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiência, atividade física e esporte adaptados, inclusão, educação física infantil e natação adaptada.

Luiz Augusto Riani Costa

Médico com especialização em Fisiologia do Exercício atualmente trabalhando como pesquisador na Escola de Educação Física e Esporte da USP, como fisiologista do laboratório Delboni-Auriemo e da academia Bio Ritmo, onde realiza avaliações de atletas e de pacientes para diagnóstico, tratamento e programação de atividade física personalizada.

Alexandre Lopes Evangelista

Graduado em Educação Física pela Universidade Sao Judas Tadeu (2001), especialização em Treinamento Desportivo pela UniFMU (2003) e especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho (2004). É Mestre (2007) e Doutor (2012) em Ciências pela Fundação Antônio Prudente . Concluiu o Pós Doutorado em Atividade Física e Promoção da Saúde em 2014 pela Universidade São Judas Tadeu. É professor do curso de Educação Física na Universidade Nove de Julho (Uninove) onde ministra as disciplinas de Musculação e Treinamento Personalizado .É membro do Grupo de Estudos em Atividade Física e Promoção da Saúde e Biodinâmica do exercício aplicado ao esporte, saúde e desempenho humano, ambos pela Universidade São Judas Tadeu. É autor de 6 livros que abordam Treinamento Funcional e Corrida de rua, todos pela Phorte editora. Ministra palestras por todo o Brasil sobre Controle de Carga de treino, emagrecimento e saúde.

Bianca Trovello Ramallo

Possui graduação, Licenciatura e Bacharelado, em Educação Física pela Universidade Metodista de São Paulo (2006). Pós Graduação em Fisiologia do Exercício e Nutrição pela UNIFESP, Escola Paulista de Medicina (2008). Mestrado em Biodinâmica do Movimento Humano pela UNICSUL (2009). Doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina, (Cirurgia Cardiovascular), Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina (2012). Pós-Doutorado na Universidade São Judas Tadeu (2015).Professora da Universidade Federal do Maranhão (2013 e 2014). Professora da graduação em Nutrição e Enfermagem da FMU. Professora dos cursos de pós-graduação da Universidade Estácio e FMU. Linha de pesquisa: Câncer, Exercício e Mulher.

Milena Carrijo Dutra

Fisioterapeuta formada pela Universidade Paulista (2005), especialista em Fisioterapia Músculo Esquelética pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2006), com aprimoramento em Coluna e Traumatologia pela mesma instituição e RPG pelo Centro de Reeducação Postural e Fisioterapia (2007). Apresenta experiência na área de fisioterapia ortopédica e traumatológica, neurológica, desportiva e laboral. Atualmente é professora convidada dos cursos de pós graduação de Atividade Física Adaptada e Saúde e Pilates da Universidade Estácio de Sá e FMU presencial e à distância. Mestre em Endocrinologia Clínica e Doenças Osteometabólicas pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.

Cristiano Bertoldo

Possui Licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), mestrado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (2006) e Doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atuou como Coordenador de Pós Graduação em Fisiologia Humana e do Exercício do Centro Universitário Módulo/ UNICSUL, como docente da Universidade Gama Filho nos cursos de Fisiologia do Exercício - Prescrição do Exercício e Reabilitação Cardíaca, docente Faculdade Integração Tiete - FIT nos cursos de Educação Física, Enfermagem e Biomedicina, docente da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP nas disciplinas de Personal Trainer e Atividades Motoras em Academia. Atuou também como docente da Faculdade Politec - FAP da disciplina de Anatomia Humana nos cursos de Educação Física e Estética e Cosmética. Personal Trainer atuando com ênfase no Treinamento de Força e Fitness. Tem experiência na área de Fisiologia Humana, Fisiologia do Esforço, atuando principalmente nos seguintes temas: treinamento de força, treinamento aeróbio, hipertensos, diabéticos, idosos, esteroide anabolizante, recursos ergogênicos, dopping, bioquímica do exercício, alimentação e obesidade, adaptações agudas e crônicas do sistema endócrino ao exercício, limiar anaeróbio, frequência cardíaca de deflexão, fase estável de lactato.

Duvidas Frequentes

1. Como é a Pós-Graduação EaD da UniRedentor?

Um curso de excelência, desenvolvido e coordenado por profissionais de destaque, ensinando a você o que realmente importa para destacar-se no mercado de trabalho.
É assim a Pós-graduação da UniRedentor.

2. Como o curso é organizado?

O curso conta com 10 (dez) disciplinas específicas, abordando os temas mais relevantes da área, de forma direta e aplicada, e 03 (três) de estudo e produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Cada disciplina tem carga horária de 35 (trinta e cinco) horas, com duração de 05 (cinco) semanas, que deverão ser concluídas em 15 meses. Entre uma disciplina e outra você terá um intervalo de 01(uma) semana para concluir as atividades pendentes ou relaxar, se estiver tudo em dia. Este calendário estará disponível no início do curso.

3. Como é a plataforma de ensino?

Nossa plataforma de estudos e uma das mais avançadas do mundo, chamada Black Board (Bb). Esta plataforma é utilizada por importantes instituições de ensino, empresas e até mesmo pelas Academias Militares Americanas e Europeias. Dessa forma, oferecemos o que há de mais moderno e atual aos nossos alunos, que poderão estudar acessando o ambiente do seu computador, tablet e até mesmo no seu smartphone. Na plataforma todos os vídeos, textos e exercícios estarão disponíveis até a conclusão do curso.

4. Como acontece a disciplina?

As disciplinas contam com videoaulas dinâmicas, gravadas em sequência, para serem assistidas de acordo coma sua disponibilidade, seguindo o calendário estabelecido pela disciplina. Além disso, você terá acesso a artigos científicos e bibliotecas digitais que fornecem material de estudo completar à sua formação.

Em cada disciplina você terá exercícios avaliativos e vai interagir com os mesmos professores que gravaram as videoaulas. Eles estarão disponíveis para atender as suas dúvidas e participar de fóruns de discussão sobre temas do dia a dia profissional.

5. Como serão as Avaliações?

As avaliações são divididas em 02 (dois) grupos. As atividades online, feitas na plataforma, valendo 4,0 (quatro) pontos e a avaliação presencial, valendo 6,0 (seis) pontos, totalizando 10,0(dez) pontos por disciplina. Para ser aprovado você deve alcançar um total de 7,0 (sete) pontos por disciplina.

As avaliações presenciais podem ocorrer em 02 momentos (datas diferentes) do curso ou em 01 momento (única data), fica a sua escolha, ou seja, 02 avaliações presenciais (a primeira na conclusão da 5ª disciplina específica e a segunda na conclusão da 10ª disciplina específica) ou (a primeira e a segunda na conclusão da 10ª disciplina específica), além da apresentação do TCC. Ambas deverão ser agendadas com nossa secretaria e devem ser realizadas no polo mais perto de você.

Nos casos de reprovação em alguma disciplina, a prova final será online.

Conforme as regras do MEC, além da prova escrita, você apresentará um artigo científico (TCC). Para a produção do mesmo, você receberá a orientação de professores do curso que lhe conduzirão na escrita de um material no padrão solicitado para publicação em revistas científicas da sua área.

Após o fim da orientação de TCC, você terá até 04 (quatro) meses para concluir o seu trabalho final.

6. Onde são os polos?

Abaixo segue uma lista de cidades que você poderá escolher para fazer as provas e a apresentação do trabalho de conclusão. 

Estado / Cidade

- Amazonas - Manaus
- Bahia - Salvador / Paulo Afonso
- Ceará - Fortaleza
- Distrito Federal- Brasília
- Espirito Santo - Vitória / Vila Velha
- Goiás - Goiânia
- Mato Grosso do Sul - Dourados
- Minas Gerais - Belo Horizonte / Juiz de Fora / Uberlândia
- Pará - Belém
- Paraná - Curitiba
- Pernambuco - Recife
- Piauí - Teresina
- Rio de Janeiro - Campos dos Goytacazes / Itaperuna / Paraíba do Sul / Rio de Janeiro / Queimados
- Rio Grande do Sul - Porto Alegre
- São Paulo - São Paulo

O local, dia e horário disponível nestas cidades será informado na confirmação do agendamento das avaliações.

CURTA NOSSA PÁGINA