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Data de Início

29/05/2017

Carga Horária: 700 h

Pré-requisitos

Portadores de Diplomas de Graduação

Público-alvo

Graduados em qualquer área do conhecimento que tenham interesse em adquirir ou ampliar saberes pedagógicos, que desejam atuar, ou que já atuam no ensino superior.

Objetivos

Qualificar e habilitar profissionais (tecnólogos, licenciados ou bacharéis) das diversas áreas do conhecimento, que estejam em exercício ou pretendam exercer funções relacionadas a docência no ensino superior.

Investimento

Inscrição: R$ 90,00

Mensalidades:
  • 15 x R$ 210,00


INSCREVA-SE

Educação a Distância / Campus Virtual

* Forma de pagamento





APRESENTAÇÃO


O curso de pós-graduação em Didática do Ensino Superior tem em sua concepção, voltada para a prática docente, um de seus grandes diferenciais. Apresenta uma proposta que trabalhará as várias dimensões do processo de “tornar-se professor”.
Todas as áreas de educação necessitam de um sistema aprimorado de formação de seus professores que permita a atualização dos conhecimentos, desenvolva as competências pedagógicas próprias para o nível de ensino e leve em conta os meandros e peculiaridades do setor em suas proposições educacionais. Nesse sentido, faz-se necessária a formação de docentes para atuação no nível superior com competências pedagógicas que lhe sustentem a prática.

DISCIPLINAS



HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO – 80h 
Ementa:
  • Introdução à História da Educação. Bases epistemológicas, metodológicas e teóricas da História e História da Educação. Fundamentos da História da Educação e da Pedagogia: na antiguidade, na modernidade e na contemporaneidade. As bases da educação e da escola no Brasil no período colonial e no Império. Filosofia e Educação: diferentes abordagens. A filosofia grega e a formação do ser humano. Educação e política. Análise filosófico-pedagógica da educação na modernidade e na contemporaneidade. Filosofia da Educação na formação e na prática do cidadão. Educação e Cultura. Educação e o mundo do trabalho.

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 80h 
Ementa:
  • Surgimento da sociologia e suas principais teorias. A educação como processo social. As origens socializadoras e reprodução social: família, escola. O processo socializador na sociedade contemporânea. Mídia e indústria cultural. Educação e reprodução das relações sociais: educação, poder, disciplina, conflito e classes sociais. Educação e instituições políticas e do estado. Educação e Sociedade no Brasil Atual. Problemas e Perspectivas. Psicologia e ciência. Psicologia da educação e seu papel na formação do professor. Psicologia da educação: correntes teóricas. As contribuições das teorias do desenvolvimento para o processo de ensino-aprendizagem. 

POLÍTICAS DE GESTÃO E LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO - 80h 
Ementa:
  • Análise da educação superior brasileira, presencial e a distância, nos aspectos histórico e político. Estudo da organização da educação superior, no âmbito nacional e institucional. Marcos legais. Documentos institucionais: Estatuto e Regimento, Projeto Pedagógico Institucional, Plano de Desenvolvimento Institucional. Discussão das políticas de ensino, pesquisa e extensão. Avaliação institucional interna e externa. Responsabilidade social.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA I E  II - 80h 
Ementa:
  • Trajetória da Educação Especial à Educação Inclusiva: modelos de atendimento, paradigmas. Educação especializada, integração, inclusão. Políticas públicas para Educação Inclusiva – Legislação Brasileira: o contexto atual. Panorama geral do atendimento ao aluno com necessidades educativas especiais. Acessibilidade à escola e ao currículo. Adaptações curriculares. Tecnologia Assistiva. Caracterização das Dificuldades, Transtornos e Distúrbios da Aprendizagem e Especificidades do Atendimento a Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais. Acompanhamento Multidisciplinar à Família e o Apoio à Escola. A Construção do Perfil Profissional do (a) Acompanhante Terapêutico (a). Construção da Lecto Escrita e da Matemática e os Desvios dessas Linguagens. Mediação e Adaptação de Atividades para o Estudante em Processo Inclusivo: O Lugar da Clínica e o Lugar da Escola. 

DIDÁTICA I E II - 80h 
Ementa:
  • A Função social do ensino e a concepção sobre os processos de aprendizagem. Instrumentos de análise. Os Objetivos da educação. Conteúdos escolares: a quem compete a seleção e a organização. Métodos de ensino para a aprendizagem e a dinamização das aulas. Funções e tipos de Avaliação (Qualitativa, Dialógica, Classificatória). Planejamento e questões curriculares. Planejamento Participativo e seus elementos. Planejamento Dialógico e seus elementos. Planejamento escolar. Projetos: Do significado as vantagens. Etapas e elementos do Plano de Disciplina ou de Ensino: conhecimento da realidade. Objetivos. Conteúdos. Procedimentos metodológicos. Recursos pedagógicos. Avaliação da aprendizagem. Conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. A importância da organização didática da aula como elemento essencial à qualidade do ensino: atividades permanentes, sequências didáticas e projetos didáticos. Planejamento de Rotina Semanal. Estruturas de Planos e Projetos Escolares.

AVALIAÇÃO I E II - 80h 
Ementa:
  • Perspectivas teóricas da avaliação da aprendizagem. Avaliação diagnóstica, mediadora, formativa, permanente e participativa, reguladora. Contextualização da avaliação na atualidade. Tipos, métodos e instrumentos de avaliação. Avaliação escolar e institucional no contexto do sistema educacional brasileiro (SAEB, ENEM, ENADE, PROVA BRASIL, PISA).

LIBRAS - 80h 
Ementa:
  • Vocabulário básico da LIBRAS. Dicionário da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Expressão Corporal e facial. Alfabeto manual. Sinais. Convenções da LIBRAS. Parâmetros da Língua Brasileira de Sinais. Estrutura Gramatical da LIBRAS. Princípios linguísticos. Diálogos e narrativa na LIBRAS.

METODOLOGIA CIENTÍFICA - 35h 
Ementa:
  • Introdução aos conceitos básicos da metodologia científica.  A ciência e a produção de conhecimento. Os tipos de pesquisa e os instrumentos de coleta de dados. O projeto de pesquisa. Estilo da redação técnico-científica. Fundamentação teórica na construção do texto. Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Citações: conceito, características e tipologia. 

ORIENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - 35h 
Ementa:
  • Elaboração, orientação e entrega do Trabalho de Conclusão do Curso - TCC (artigo científico), que envolve o levantamento, a análise e a difusão dos resultados obtidos na pesquisa realizada pelo discente, obedecendo às normas e regulamentos metodológicos. Defesa do respectivo trabalho perante a Banca Avaliadora.

ESTUDO INDIVIDUAL OU EM GRUPO - 70h 
Ementa:
  • Estudo individual ou em grupo, visando o aperfeiçoamento de questões teórico metodológicas relacionadas ao currículo.

COORDENADOR

Profª Fabiana Pereira Costa Ramos

Coordenador

Mestre em Literatura Brasileira

PROFESSOR

Prof. André Raeli Gomes

Mestre em Engenharia de Produção

Prof. Josélio Gomes de Souza

Doutor em Teoria Psicanalítica

Profª Carolina de Freitas do Carmo

Mestrado em Ciências da Saúde

Profª Denise Ribeiro Barreto Mello

Mestrado em Educação

Profª Gilmara Moreno Furtado

Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional

Profª Helena Fagundes Gueiros

Especialização em Psicomotricidade-Educação e Clínica

Profª Maria Esther de Araújo

Mestrado em Gestão Ambiental

Profª Miriam Lucia Vieira

Mestrado em Políticas Sociais

Profª Stephanie Almeida Petrilo Machado

Especialista em Libras

Profª Vania de Jesus Souza Arruda

Especialização em Educação

Dúvidas Frequentes

Não temos perguntas cadastradas no momento.

Como Funciona a Pós-Graduação EaD Fac Redentor?

Profissionais de destaque ensinando a você o que realmente importa para trabalhar com excelência e manter-se atualizado.

Como é o aprendizado?

Os coordenadores de cursos criaram 10 (dez) disciplinas abordando os temas mais relevantes da área, de forma direta e aplicada.

O curso contém 1(uma) disciplina de metodologia da pesquisa que auxiliará você na utilização da ciência como aliada a sua vida profissional, entendendo que a participação em congressos e a apresentação de trabalhos faz parte da sua rotina.

Cada disciplina tem carga horária de 35 (trinta e cinco) horas, com duração de 5 (cinco) semanas, que deverão ser concluídas em 15 meses. Entre uma disciplina e outra você terá um intervalo de 1(uma) ou 2(duas) semanas para concluir as atividades pendentes ou mesmo descansar se estiver tudo certo. Este calendário estará disponível no início do curso.

As disciplinas contam com vídeo aulas e artigos científicos atualizados?

As vídeo aulas são dinâmicas e foram gravadas em sequência, atendendo os objetivos do curso, para serem assistidas de acordo com a sua disponibilidade, pois sabemos que o seu dia a dia é muito corrido. Você pode inclusive acessar a sala de aula virtual pelo seu smartphone.

Em cada disciplina você vai interagir com os mesmos professores que gravaram as vídeo aula. Eles estarão disponíveis para atender as suas dúvidas e participar de fóruns de discussão sobre temas do dia a dia profissional.

Como serão as avaliações?

As avaliações são divididas em 2 (dois) grupos. As online, feitas na plataforma, valendo 4 (valendo) pontos e a presencial, valendo 6 (seis) pontos. Para ser aprovado você deve alcançar um total de 7 (sete) pontos por disciplina.
As avaliações presenciais ocorrerão em 02 momentos do curso, ou seja, 02 avaliações presenciais (a primeira na conclusão da 5ª disciplina e a segunda na conclusão da 10ª disciplina) além da apresentação do TCC. Ambas deverão ser agendas com nossa secretaria e devem ser realizadas no polo mais perto de você.
Nos casos de reprovação em alguma disciplina, a prova final poderá ser realizada no mesmo dia da apresentação do TCC.
Conforme as regras do MEC, além da prova escrita, você apresentará um artigo científico. Para a produção do mesmo, você receberá a orientação de professores do curso que lhe conduzirão na escrita de um material no padrão solicitado para publicação em revistas científicas da sua área.
Após os 18 meses de aula, você terá até 6 (seis) meses para concluir o seu trabalho final.

Como é a plataforma de ensino?

Nossa plataforma é uma das mais avançadas do mundo, chamada Black Board, utilizada por importantes instituições de ensino, empresas e militares Americanas e Europeias.
Você poderá estudar no computador, tablet e ou mesmo em seu smartphone.
Na plataforma todos os vídeos, textos e exercícios estarão disponíveis até a conclusão do curso.

Quais documentos para a matrícula?

Após a inscrição no site, o aluno fará upload dos documentos pela plataforma de matrícula:

- Cópia do diploma de graduação em Nutrição;
- Cópia do documento de Identidade;
- Cópia do CPF;
- Cópia do comprovante de Residência;
- Uma foto 3X4;
- Comprovante de pagamento da Taxa de Matrícula;

Onde são os polos?
Abaixo segue uma lista de cidades que você poderá escolher para fazer as provas e a apresentação do trabalho de conclusão.

Estado / Cidade

- Amazonas - Manaus
- Bahia - Salvador / Paulo Afonso
- Ceará - Fortaleza
- Distrito Federal- Brasília
- Espirito Santo - Vitória / Vila Velha
- Goiás - Goiânia
- Mato Grosso do Sul - Dourados
- Minas Gerais - Belo Horizonte / Juiz de Fora / Uberlândia
- Pará - Belém
- Paraná - Curitiba
- Pernambuco - Recife
- Piauí - Teresina
- Rio de Janeiro - Campos dos Goytacazes / Itaperuna / Nova Iguaçu / Paraíba do Sul / Rio de Janeiro
- Rio Grande do Sul - Porto Alegre
- São Paulo - São Paulo

Lembre-se, todas as nossas aulas são on-line para facilitar a sua corrida agenda do dia a dia.

O local e o calendário disponível nestas cidades será informado no ato do agendamento das avaliações.

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