facebook pixel code

Data de Início

1¬ļ Semestre de 2017

Carga Horária: 490 h

O curso possui carga horária total de 490h, subdivididas em 10 disciplinas específicas e 3 disciplinas dedicadas a pesquisa, estudos individuais e/ou coletivos e produção do TCC. As disciplinas específicas são concluídas em 14 meses somados a 2 meses para as disciplinas dedicadas a elaboração do TCC, totalizando 16 meses de curso. Os encontros acontecem nos dias das provas presenciais (em dois momentos do curso) e na apresentação do artigo científico, para a conclusão de curso.

Pré-requisitos

Curso Superior Completo

Público-alvo

Graduados em Engenharia, Geologia, Arquitetura, Biologia, Tecnólogos ou cursos afins que estejam buscando aperfeiçoar conhecimentos ou ingressar no mercado através de um programa de Engenharia Ambiental especialmente elaborado para esta finalidade.

Objetivos

O curso de P√≥s-gradua√ß√£o em Engenharia Ambiental tem como objetivo principal capacitar alunos de diversas forma√ß√Ķes para que possam atuar em v√°rias frentes de servi√ßo no segmento ambiental. Profissionais e estudantes graduados ser√£o instrumentalizados para desenvolverem atividades de conserva√ß√£o, preserva√ß√£o, educa√ß√£o e manejo dos recursos naturais minimizando e evitando os preju√≠zos e impactos ambientais gerados pela atividade humana.
Um dos principais diferenciais deste curso √© sua abrang√™ncia "lato sensu" que possibilitar√° os seus participantes conhecerem os seguintes t√≥picos: as principais tecnologias de prote√ß√£o e recupera√ß√£o ambiental; as legisla√ß√Ķes ambientais e seus licenciamentos; as principais t√©cnicas de engenharia aplicadas ao meio ambiente; as normas ISO 14.001 e ISO 19.011 e sua implementa√ß√£o nas empresas; a responsabilidade socioambiental e normas relacionadas; a produ√ß√£o de energia renov√°vel; os t√≥picos da qu√≠mica ambiental.

Investimento

Inscrição: R$ 120,00

Mensalidades:
  • 18 x R$ 280,00


INSCREVA-SE

Educa√ß√£o a Dist√Ęncia / Campus Virtual

* Forma de pagamento





APRESENTAÇÃO


Para fazer frente a demanda da sociedade atual h√° necessidade da forma√ß√£o de um novo profissional com compet√™ncias espec√≠ficas neste segmento. Estes desenvolver√£o m√©todos e t√©cnicas para a implanta√ß√£o de solu√ß√Ķes efetivas aos problemas ambientais existentes e a realiza√ß√£o de a√ß√Ķes preventivas a fim de se evitar ou mitigar futuros impactos ambientais.

O Coordenador está a disposição para conversar sobre o curso.
Caso tenha alguma d√ļvida, curiosidade ou sugest√£o, fique a vontade par entrar em contato.
Whatsapp - 021 965745215

DISCIPLINAS


SISTEMA DE GESTÃO EM QSMS - QUALIDADE, SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE - 35 H
Ementa:
Sistema de Gest√£o de QSMS e Documenta√ß√£o do Sistema de QSMS: Conceitos e interdisciplinaridade. 
Instala√ß√Ķes, empreendimentos e atividades. Regulamenta√ß√£o nacional e internacional. Integra√ß√£o do Sistema de Gest√£o.

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL - 35 H
Ementa:
Responsabilidade Socioambiental: Conceitos, estratégias e tendências. Identificação e análise dos Stakeholders. Políticas, programas e ferramentas de gestão socioambiental.

SISTEMA DE GESTÃO E AUDITORIA AMBIENTAL PELAS NBR - ISO 14001 E 19011 - 35 H
Ementa:
Sistema de Gestão Ambiental - Interpretação da NBR ISO 14.001. Introdução, História das normas de gestão ambiental, a organização ISO e o Sistema Brasileiro de Certificação. Processo de certificação. Conceitos de aspectos e impactos ambientais. Auditorias Ambientais pela NBR ISO 19.011.

LEGISLA√á√ēES AMBIENTAIS - 35 H
Ementa:
Política Nacional do Meio Ambiente. Aspectos jurídicos dos principais instrumentos da gestão ambiental. Responsabilidade ambiental: administrativa, civil e penal. O licenciamento ambiental e a avaliação de impactos ambientais (AIA) como instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente. Sistema de Licenciamento das Atividades Poluidoras (SLAP). Etapas das licenças ambientais. Estudos ambientais e termos de referência.

SISTEMA DE TRATAMENTO DE RES√ćDUOS S√ďLIDOS - 35 H
Ementa:
Reconhecimento das fontes. Triagem. Classificação acondicionamento. Transporte. Aproveitamento e reciclagem. Processamento. Disposição final. Analise de Aspecto e Impactos Ambientais Urbanos e Industriais.

SISTEMA DE TRATAMENTO DA √ĀGUA E EFLUENTES - 35 H
Ementa:
Qualidade de √°gua e polui√ß√£o. Sistemas de distribui√ß√£o d'√°gua. Tratamento d'√°gua. Opera√ß√Ķes de sistemas de abastecimento d'√°gua. Vaz√Ķes e caracter√≠sticas dos esgotos. Sistemas coletores de esgotos. Tratamento de esgotos. Reuso d'√°gua e disposi√ß√£o no solo. Tratamento de Efluentes Urbanos e Industriais.

GEOTECNOLOGIAS APLICADAS AO MEIO AMBIENTE - 35 H
Ementa:
Sistema de Informação Geográficas - SIG. Sensoriamento Remoto Ambiental. Global Position System - GPS. Banco de Dados e Monitoramento Ambiental.

T√ČCNICAS DE ENGENHARIA APLICADAS AO MEIO AMBIENTE - 35 H
Ementa:
Introdução. Evolução do pensamento geológico. Conceitos de geologia e geofísica ambiental. Papel da geofísica na solução dos problemas ambientais e aplicação dos métodos geofísicos na investigação ambiental

QU√ćMICA AMBIENTAL - 35 H
Ementa:
Qu√≠mica Aplicada a Engenharia Ambiental: A Qu√≠mica na Sociedade, a Qu√≠mica do solo, do ar e da √°gua e aplica√ß√Ķes ambientais.

T√ďPICOS ESPECIAIS - 35 H
Ementa:
No√ß√Ķes b√°sicas sobre Gerenciamento de Risco. Apresentar as principais t√©cnicas empregadas para an√°lise de riscos de processos. An√°lise de Acidentes e Incidentes. Elabora√ß√£o de um Plano de Emerg√™ncia e Conting√™ncia.

METODOLOGIA DA PESQUISA - 35 H
Ementa:
Introdu√ß√£o aos conceitos b√°sicos da metodologia cient√≠fica. A ci√™ncia e a produ√ß√£o de conhecimento. Os tipos de pesquisa e os instrumentos de coleta de dados. O projeto de pesquisa. Estilo da reda√ß√£o t√©cnico-cient√≠fica. Fundamenta√ß√£o te√≥rica na constru√ß√£o do texto. Elementos pr√©-textuais, textuais e p√≥s-textuais. Cita√ß√Ķes: conceito, caracter√≠sticas e tipologia.

ORIENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - 35 H
Ementa:
Elaboração, orientação e entrega do Trabalho de Conclusão do Curso - TCC (artigo científico), que envolve o levantamento, a análise e a difusão dos resultados obtidos na pesquisa realizada pelo discente, obedecendo às normas e regulamentos metodológicos. Defesa do respectivo trabalho perante a Banca Avaliadora.

TEMPO DE ESTUDO INDIVIDUAL OU EM GRUPO - 70 H
Ementa:
Estudo individual ou em grupo, visando o aperfei√ßoamento de quest√Ķes te√≥rico metodol√≥gicas relacionadas ao curr√≠culo.

COORDENADOR

Prof. Luiz Carlos da Silva

Coordenador

Engenheiro Qu√≠mico e Ph.D em Ci√™ncias Empresariais. Experi√™ncia de mais de 30 anos atuando nos setores de Petr√≥leo e G√°s e Qu√≠mica Industrial em √°reas ligadas aos processos industriais, seguran√ßa do trabalho e meio ambiente. Atuou como Coordenador do CENPES/RJ - Centro de Pesquisa da Petrobras e foi Supervisor de Opera√ß√Ķes no TECAB/RJ - Terminal de Cabi√ļnas de Maca√©/RJ. Atualmente √© Diretor do Instituto Brasileiro de Constru√ß√£o e Montagem Industrial Off Shore.

PROFESSOR

Prof. Felipe Augusto Dias

Engenheiro e Mestre em Química com experiência de mais de 13 anos em companhias de grande e médio portes, das mais diversas tipologias (farmacêutica, alimentícia, petróleo e gás, consultoria ambiental e educação), vem atuando nas áreas de Gestão Integrada (SGI), Meio Ambiente, Qualidade, Processos Industriais, Melhoria de Processos e Treinamento de Equipes. Implementou um Sistema de Gestão Integrado (SGI) em uma Termelétrica da Petrobras, onde foi profissional da Diretoria de Gás e Energia por 6 anos. Atualmente é Coordenador de Projetos no segmento de Consultoria Ambiental.

Prof. José Alci Alves da Silva

Mestrado em QSMS na Universidade Federal Fluminense ? UFF e realizou Curso de Engenharia de Produ√ß√£o UFRJ / INT. Sua experi√™ncia de 43 anos √© baseada em diversos mercados como os de: mec√Ęnico el√©trica, civil, gases, off shore, naval, qu√≠mico e de petr√≥leo e g√°s. Trabalhou como Coordenador de QSMS nas empresas: Castrol, Estaleiro Mau√°, etc. Atuou como gerente de produ√ß√£o em ind√ļstria qu√≠mica e implantou e certificou sistemas de gest√£o em diversas empresas baseado nas normas NBR-ISO 9000, NBR-ISO 14.000, OHSAS 18.000, e ISM CODE. √Č ?leader assessor? NBR-ISO 19.011 para atuar como auditor nas normas NBR-ISO 9000, NBR-ISO 14.000, OHSAS 18.000. Atualmente, √© Consultor S√™nior de QSMS (Gest√£o Qualidade, Gest√£o Sa√ļde & Seguran√ßa e Gest√£o Ambiental) em ind√ļstrias e docente em institui√ß√Ķes de Ensino Superior/t√©cnico.

Prof. Karlos Ribas

Engenheiro Agr√īnomo e de Seguran√ßa do Trabalho. Mestrando em Gest√£o de Auditorias em Tecnologia e Engenharia Ambiental. Consultor T√©cnico e Auditor com vasta experi√™ncia na √°rea de Meio Ambiente. Realiza servi√ßos em Projetos referentes a Processos Industriais, Gerenciamento de Riscos etc, em empresas por todo o pa√≠s. Especialista na √°rea de QSMS On Off Shore, onde atua na √°rea de Gerenciamento de Projetos Industriais e Ambientais. Auditor L√≠der em Meio Ambiente e Auditor Interno nas ISO 9001, 14001, OHSAS 18001, ISO 26000 e SGI atuando em empresas de diversos setores da economia. Atualmente √© Professor em Institui√ß√Ķes Polit√©cnicas e Superiores, onde atua nas √°reas de Meio Ambiente, Seguran√ßa do Trabalho, QSMS ? RS e Projetos Industriais. Diretor T√©cnico em Projetos Educacionais e Consultor e Auditor em QSMS.

Prof. Marcio Rocha Rangel

Engenheiro Qu√≠mico e de Seguran√ßa do Trabalho atuando na Chevron Brasil com experi√™ncia de mais de 13 anos nas √°reas de gerenciamento de riscos, normas e procedimentos de seguran√ßa, levantamento ambiental, treinamento e monitoramento de √°reas de riscos. Implementa√ß√£o e gerenciamento de PPRA (NR-9), Plano de Atendimento √† Emerg√™ncia (PAE) e Sistemas de Prote√ß√£o contra Inc√™ndios. P√≥s-graduado em: MBA em Neg√≥cios Sustent√°veis, MBA em Gerenciamento de Projetos, Mestrado em Sistemas de Gest√£o Ambiental. Professor em diversas Institui√ß√Ķes de Ensino Superior nas cadeiras relacionadas a sua expertise.

Prof. Sérgio Vieira Anversa

Auditor ambiental possuindo mais de 100 auditorias ambientais realizadas no Brasil para empresas de diferentes setores. Auditor L√≠der Ambiental ISO 14001:2004, acreditado pela RABQSA; CRB ? 24706/02-D. Possui mais de 15 anos de experi√™ncia na √°rea de meio ambiente e doc√™ncia. Consultoria, Elabora√ß√£o e Coordena√ß√£o de projetos na √°rea ambiental e de Educa√ß√£o Ambiental. P√≥s-graduado em: Educa√ß√£o Ambiental, An√°lise Ambiental; Qu√≠mica Ambiental; Licenciatura em Ci√™ncias e Biologia e Mestrado em Ensino de Ci√™ncias da Sa√ļde e do Meio Ambiente. Professor e Coordenador em Institui√ß√Ķes de Ensino Superior dentro da sua √°rea de atua√ß√£o.

Prof. Vitor Agostinho Oliveira

Auditor e Consultor no Grupo Bureau Veritas Certification com mais de 10 anos de Experi√™ncia, sendo atualmente Coordenador de Compliance em Multinacional de Grande Porte. Atua√ß√£o em processos de Licenciamento Ambiental, Auditorias Ambientais (DZ-056, Conama 306 e NBR ISO 14001) e Consultorias em Sistemas de Gest√£o e Conformidade Legal para empresas com atua√ß√£o no Brasil e no exterior. Advogado P√≥s-Graduado em: Direito Ambiental com √™nfase em Licenciamento Ambiental, Sistemas de Gest√£o de Qualidade, Seguran√ßa, Meio Ambiente e Sa√ļde (QSMS). Auditor L√≠der Ambiental NBR ISO 14001:2004, acreditado pela IRCA, Auditor Ambiental DZ-056 e Auditor Conama 306 acreditado pelo RAC. Atua√ß√£o como docente em n√≠vel de P√≥s-Gradua√ß√£o e professor de cursos de gest√£o desde 2009 em v√°rias Institui√ß√Ķes de Ensino.

Profª Bianca Amorim

Coach, Especialista em Qualidade, Gest√£o de Pessoas e Sustentabilidade Corporativa. Mestranda em Sistemas de Gest√£o. Consultora e Instrutora de Sistemas de Gest√£o do Bureau Veritas (desde 2006). Professora em diversas Institui√ß√Ķes de Ensino Superior e Empresas nas √°reas relacionadas a sua experi√™ncia. Auditora de Gest√£o da Qualidade, Meio Ambiente, Seguran√ßa e Sa√ļde e Responsabilidade Social, atrav√©s das Normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, ISO 19011, NBR 16001, SA 8000 e ISO 26000.

Dúvidas Frequentes

Não temos perguntas cadastradas no momento.

Não sou Engenheiro(a). Posso realizar a Pós-Graduação em Engenharia Ambiental?

Sim. O nosso curso é aberto a todos os graduados que atuam ou desejam atuar no segmento ambiental.

A Pós-graduação em Engenharia Ambiental me fornecerá o título de Engenheiro (a)?

Não. A formação do Engenheiro é possível somente através da graduação em Engenharia. Apenas são registrados no CREA os graduados de cursos que estejam dentro da área de atuação do conselho.

Como Funciona a Pós-Graduação EaD Fac Redentor?

Profissionais de destaque ensinando a voc√™ o que realmente importa para trabalhar com excel√™ncia e manter-se atualizado. √Č assim a P√≥s-gradua√ß√£o da Redentor

Como é o aprendizado?

Os coordenadores de cursos criaram 10 (dez) disciplinas específicas que abordam os temas mais relevantes da área, de forma direta e aplicada e 3 disciplinas dedicadas a pesquisa, estudos individuais e/ou coletivos e produção do TCC.
O curso contém 1 (uma) disciplina de metodologia da pesquisa que auxiliará você na utilização da ciência como aliada a sua vida profissional, entendendo que a participação em congressos e a apresentação de trabalhos faz parte da sua rotina.
Cada disciplina tem carga horária de 35 (trinta e cinco) horas, com duração de 5 (cinco) semanas, de modo que o curso seja concluído em 15 meses. Entre uma disciplina e outra você terá um intervalo de 1(uma) ou 2(duas) semanas para concluir as atividades pendentes ou mesmo descansar se estiver tudo certo. Este calendário estará disponível no início do curso.
As disciplinas contam com vídeo aulas e artigos científicos atualizados.
As videoaulas s√£o din√Ęmicas e foram gravadas em sequ√™ncia, atendendo os objetivos do curso, para serem assistidas de acordo com a sua disponibilidade, pois sabemos que o seu dia a dia √© muito corrido. Voc√™ pode inclusive acessar a sala de aula virtual pelo seu smartphone.
Em cada disciplina voc√™ vai interagir com os mesmos professores que gravaram as videoaulas. Eles estar√£o dispon√≠veis para atender as suas d√ļvidas e participar de f√≥runs de discuss√£o sobre temas do dia a dia profissional.

Como ser√£o as avalia√ß√Ķes?

As avalia√ß√Ķes s√£o divididas em 2 (dois) grupos. As online, feitas na plataforma, valendo 4 (valendo) pontos e a presencial, valendo 6 (seis) pontos. Para ser aprovado voc√™ deve alcan√ßar um total de 7 (sete) pontos por disciplina.
As avalia√ß√Ķes presenciais ocorrer√£o em 02 momentos do curso, ou seja, 02 avalia√ß√Ķes presenciais (a primeira na conclus√£o da 5¬™ disciplina e a segunda na conclus√£o da 10¬™ disciplina) al√©m da apresenta√ß√£o do TCC. Ambas dever√£o ser agendas com nossa secretaria e devem ser realizadas no polo mais perto de voc√™.
Nos casos de reprovação em alguma disciplina, a prova final poderá ser realizada no mesmo dia da apresentação do TCC.
Conforme as regras do MEC, além da prova escrita, você apresentará um artigo científico. Para a produção do mesmo, você receberá a orientação de professores do curso que lhe conduzirão na escrita de um material no padrão solicitado para publicação em revistas científicas da sua área.
Após os 18 meses de aula, você terá até 6 (seis) meses para concluir o seu trabalho final.

Quais s√£o as Normas do TCC:

Apresentação presencial de artigo científico dentro das normas da Revista Científica da área do curso.

Como é a plataforma de ensino?

Nossa plataforma √© uma das mais avan√ßadas do mundo, chamada Black Board, utilizada por importantes institui√ß√Ķes de ensino, empresas e militares Americanas e Europeias.
Você poderá estudar no computador, tablet e ou mesmo em seu smartphone.
Na plataforma todos os vídeos, textos e exercícios estarão disponíveis até a conclusão do curso.

Quais documentos para a matrícula?

Após a inscrição no site, o aluno fará upload dos documentos pela plataforma de matrícula:
- Cópia do diploma de graduação;
- Cópia do documento de Identidade;
- Cópia do CPF;
- Uma foto 3X4;
- Comprovante de pagamento da Taxa de Matrícula.

Onde são os polos para realização das provas escritas?

Abaixo segue uma lista de cidades que você poderá escolher para fazer as provas.
Lembre-se, todas as nossas aulas s√£o online para facilitar a sua corrida agenda do dia a dia.
O local e o calend√°rio dispon√≠vel nestas cidades ser√° informado no ato do agendamento das avalia√ß√Ķes.
Estado / Cidade
- Amazonas - Manaus
- Bahia - Salvador / Paulo Afonso
- Cear√° - Fortaleza
- Distrito Federal - Brasília
- Espírito Santo - Vitória / Vila Velha
- Goi√°s - Goi√Ęnia
- Mato Grosso do Sul - Dourados
- Minas Gerais - Belo Horizonte / Juiz de Fora / Uberl√Ęndia
- Pará - Belém
- Paran√° - Curitiba
- Pernambuco - Recife
- Piauí - Teresina
- Rio de Janeiro - Campos dos Goytacazes / Itaperuna / Nova Iguaçu / Paraíba do Sul / Rio de Janeiro
- Rio Grande do Sul - Porto Alegre
- S√£o Paulo - S√£o Paulo

CURTA NOSSA PÁGINA