facebook pixel code

Data de Início

20/02/2017

Carga Horária: 490 h

O curso possui carga horária total de 490h, subdivididas em 10 disciplinas específicas e 3 disciplinas dedicadas a pesquisa, estudos individuais e/ou coletivos e produção do TCC. As disciplinas específicas são concluídas em 14 meses somados a 2 meses para as disciplinas dedicadas a elaboração do TCC, totalizando 16 meses de curso. Os encontros acontecem nos dias das provas presenciais (em dois momentos do curso) e na apresentação do artigo científico, para a conclusão de curso.

Pré-requisitos

Portadores de Diplomas de Graduação em Fisioterapia.

Público-alvo

Portadores de Diplomas de Graduação em Fisioterapia.

Objetivos

- Capacitar, atualizar e aperfeiçoar fisioterapeutas nos aspectos teóricos e práticos da UTI Neopediátrica;
- Rever e aprofundar os conhecimentos anátomo-fisiológicos e fisiopatológicos do sistema cardiorrespiratório, neurológico e osteomioarticular da criança;
- Promover o conhecimento referente ao diagnóstico clínico, baseado na avaliação e nos exames laboratoriais e de imagem na terapia intensiva;
- Aperfeiçoar os fundamentos do suporte ventilatório mecânico invasivo e não invasivo, enfatizando a sua aplicabilidade diária;
- Capacitar o aluno para avaliar, elaborar e implementar programas fisioterapêuticos desde a biomecânica ventilatória, incluindo a ventilação mecânica, até o desenvolvimento motor; e
- Desenvolver o senso crítico nas diversas intervenções da fisioterapia na UTI.

Investimento

Inscrição: R$ 120,00

Mensalidades:
  • 18 x R$ 435,00


INSCREVA-SE

Educação a Distância / Campus Virtual

* Forma de pagamento





APRESENTAÇÃO


O tratamento prestado às pessoas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) deve ser específico e atualizado com o intuito de resgatar as condições ideais de saúde da criança internada e portadoras de enfermidades críticas. A qualidade de assistência prestada pela equipe da UTI vai fazer a diferença no resultado final, na diminuição de complicações e também na alta da UTI. Isto tudo está diretamente relacionada com os avanços da ciência em máquinas, medicações e, principalmente, da qualificação dos profissionais que integram a equipe da UTI como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e fonoaudiólogos. A portaria GM/MS/Nº 3432, de 09 de junho de 1998 e a Portaria GM/MS/Nº 930, de 10 de maio de 2012, estabelecem, dentre várias normas para uma UTI existir, a existência de um profissional de Fisioterapia na UTI para cada 10 leitos de pacientes. O Fisioterapeuta que trabalha na UTI necessita de uma especialização profissional destinada à assistência do paciente crítico. Isto também virou uma recomendação da Anvisa (RDC -7). O trabalho do fisioterapeuta envolve conhecimento específico, diretamente ligado ao quadro clínico que a doença do paciente apresenta, que envolve aspectos funcionais cardiorrespiratórios e osteomioarticulares. Para tanto, a atuação do fisioterapeuta é fundamental desde o momento crítico da doença como também durante período de estabilização e melhora com intuito de promover a reabilitação precoce e funcional do paciente. Isto se torna fundamental na criança prematura e/ou em idade lactente/, escolar em detrimento do seu pleno desenvolvimento. Buscando atender a essa especificidade da fisioterapia, o curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica foi elaborado para capacitar o fisioterapeuta para atuar nessa área através de um programa atualizado e respaldado nas evidências científicas com professores qualificados.

DISCIPLINAS


MORFOGÊNESE E FISIOLOGIA NEONATAL E PEDIÁTRICA. 
SEMIOLOGIA, AVALIAÇÃO E MONITORIZAÇÃO NEOPEDIÁTRICA - 35H
Ementa: 
  • Visa possibilitar a compreensão das bases anatômo-fisiológicas do aparelho cardiorrespiratório e neurológico da criança. 
  • Fixação do conceito, função, partes constituintes e a importância dos sistemas cardiovascular e respiratório, interagindo-os de modo que se construa uma habilidade de raciocínio interativo entre os mesmos. 
  • Percepção das funções dos sistemas: nervoso central, inclusive autônomo e nervoso periférico, correlacionando-os com os sistemas cardiovascular e respiratório. 
  • Diferenciar a fisiologia intra-uterina, neonatal, na criança e no adulto.
  • Permitir a compreensão das bases semiológicas e de monitorização, bem como dos métodos de tratamento fisioterapêutico das principais afecções cardiorrespiratórias, cirúrgicas e não cirúrgicas em neopediatria. Além disso, será abordado a avaliação sobre os aspectos cardiorrespiratórios, neurológicos e osteomioarticulares.

FISIOPATOLOGIA NEONATAL E PEDIÁTRICA
IMAGINOLOGIA E EXAMES COMPLEMENTARES EM NEOPEDIATRIA - 35H
Ementa:
  • Capacitar do fisioterapeuta para identificação das principais afecções cardiopulmonares e seus respectivos tratamentos na solução dos problemas do recém nascido e da criança grave internados em unidades de terapia intensiva.
  • Apresentar os exames laboratoriais mais frequentes realizados no ambiente da terapia intensiva. 
  • Discutir sobre a interpretação dos exames laboratoriais e de imagem.
  • Correlacionar os resultados de exames laboratoriais e de imagem com a condição clínica do paciente em UTI e suas possíveis interferências (positivas e negativas) com a atuação do fisioterapeuta.

OXIGENOTERAPIA E VENTILAÇÃO MECÂNICA NÃO INVASIVA - 35H
Ementa:
  • Visa  verificar as indicações e aplicabilidade do suporte de oxigênio e seus efeitos adversos bem como sua administração. Além disso, o módulo irá abordar a ventilação mecânica não invasiva  e sua indicação/aplicabilidade nas diferentes situações clínicas ou como ferramenta da conduta fisioterápica. Neste, será verificado as interfaces, formas de adaptação e os critérios de sucesso ou interrupção do suporte assim como a forma de aplicar versus benefício e tolerância do paciente.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DO VENTILADOR MECÂNICO E VENTILAÇÃO MECÂNICA CONVENCIONAL E AVANÇADOS - 35H
Ementa:
  • Este módulo irá abordar as características técnicas do ventilador mecânico como máquina, os princípios da ventilação mecânica (ciclagem, disparo, controle e limites), os módulos ventilatórios básicos e avançados. Serão abordados os parâmetros e sua titulação, monitorização gráfica e manutenção da estratégia.

VENTILAÇÃO MECÂNICA APLICADA A NEOPEDIATRIA E DESMAME VENTILATÓRIO - 35H
Ementa:
  • Este módulo irá abordar a aplicabilidade dos módulos ventilatórios avançados e básicos nas principais apresentações clínicas da terapia intensiva como também no desmame. Além disso, também será abordado a indicação e aplicação dos consensos atuais de ventilação mecânica e suas estratégias. Serão estudadas as principais estratégias relacionadas a ventilação mecânica como óxido nítrico, Héliox, ECMO, ventilação de Alta frequência e NAVA.

AVALIAÇÃO NEUROLÓGICA, DESENVOLVIMENTO MOTOR E NEUROINTENSIVISMO - 35H
Ementa:
  • Visa possibilitar a compreensão do desenvolvimento sensório-motor normal e alterado para avaliação neurológica no ambiente hospitalar e também preconizando a sua alta.
  • O módulo irá capacitar a identificar, quantificar e qualificar o distúrbio cinético-funcional de órgãos e sistemas, sensíveis à abordagem fisioterapêutica, direta ou sinergicamente; - Avaliação do tônus, força muscular, deformidades, amplitude articular e avaliação sensorial.

FISIOTERAPIA APLICADA A CARDIOLOGIA NEOPEDIÁTRICA - 35H
Ementa: 
  • Visa abordar as principais patologias clínicas e cirúrgicas (cardiopatias congênitas) e tratamento clínico e cirúrgico, Pré, peri e pós operatório de cirurgias cardíacas em crianças e neonatos. Além disso, também será abordado correlação da apresentação clínica e a avaliação fisioterapêutica com suas possíveis interferências (positivas e negativas) com a atuação do fisioterapeuta.
  • Será abordado as complicações pulmonares envolvidas como hipertensão pulmonar. 

FISIOTERAPIA APLICADA ORTOPÉDICA NEOPEDIÁTRICA/ÓRTESES, NA CRIANÇA ONCOLÓGICA E QUEIMADA - 35H
Ementa:
  • Estuda e analisa as disfunções motoras causadas pelas patologias mais frequentes do sistema músculo esquelético e/ou do imobilismo na terapia intensiva e os aspectos da intervenção fisioterapêutica.
  • Irá abordar as principais enfermidades oncológicas/imunodeficiências e suas apresentações clínicas e interfaces de tratamento e intervenção  fisioterapêutica.
  • Será verificado os aspectos da pele e suas alterações em detrimento da queimadura bem como sua avaliação, complicações respiratórias e e interfaces de tratamento e intervenção  fisioterapêutica.

FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA E MOTORA NA UTI NEOPEDIÁTRICA - 35H
Ementa:
  • Será abordado todas as técnicas respiratórias e seus mecanismos fisiológicos, indicações, contraindicações e sua aplicabilidade. Além disso também será visto os dispositivos disponíveis para compor o arsenal fisioterapêutico na sua conduta. Além disso, a fisioterapia motora será abordada desde as técnicas manuais até o uso de dispositivos para estimular o desenvolvimento neuromotor.

TÓPICOS ESPECIAIS:  SAÚDE PÚBLICA EM NEOPEDIATRIA, MÉTODO CANGURU. GESTÃO E ROTINAS DE FISIOTERAPIA NA UTI NEOPEDIÁTRICA - 35H
Ementa:
  • Este módulo tem como objetivo abordar tópicos especiais e atualidades na terapia intensiva neopediátrica tais como:
  • Humanização e o Método Canguru visando a diminuição do estresse e suas repercussões negativas no desenvolvimento da criança.
  • Saúde pública e o impacto das comorbidades da prematuridade e das crianças com microcefalias e asfíxicos.
  • Gestão e rotinas de fisioterapia na UTI neopediátrca visando confecção de indicadores de qualidade.

METODOLOGIA DA PESQUISA - 35H
Ementa:
  • Introdução aos conceitos básicos da metodologia científica. A ciência e a produção de conhecimento. Os tipos de pesquisa e os instrumentos de coleta de dados. O projeto de pesquisa. Estilo da redação técnico-científica. Fundamentação teórica na construção do texto. Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Citações: conceito, características e tipologia

ORIENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - 35H
Ementa:
  • Elaboração, orientação e entrega do Trabalho de Conclusão do Curso - TCC (artigo científico), que envolve o levantamento, a análise e a difusão dos resultados obtidos na pesquisa realizada pelo discente, obedecendo às normas e regulamentos metodológicos. Defesa do respectivo trabalho perante a Banca Avaliadora.

TEMPO DE ESTUDO INDIVIDUAL OU EM GRUPO - 70H
Ementa:
  • Estudo individual ou em grupo, visando o aperfeiçoamento de questões teórico metodológicas relacionadas ao currículo.

COORDENADOR

Prof. Danielle Fortuna de Almeida

Coordenador

Especialista em saúde da criança pelo IFF/Fiocruz, Mestre em Ciências (Centro Universitário Plínio Leite), FIsioterapeuta da maternidade Leila Diniz e do hospital Rios D'Or

PROFESSOR

Prof. Cirlene de Lima Marinho

Mestre em Fisiologia e Fisiopatologia Clínica e Experimental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), especialista em Terapia Intensiva Neopediátrica pela FacRedentor, Fisioterapeuta Staff da UTI Neonatal e Berçário Intermediário (BI) do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE/UERJ). Preceptora de Estágio e Residência em Fisioterapia Neonatal do Hospital Universitário Pedro Ernesto/UERJ

Prof. Cristiane Cursino Cavina

Mestrado em Curso de pós-graduação em fisiopatologia clínica e experimental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil(2012) Professora módulo Neonatologia e Pediatria da Universidade Estácio de Sá , Brasil Coordenadora da UTI Neonatal dos serviços da Natocare

Prof. Fernanda Ferreira Vilela

Mestre em Ciências (UFRJ), Fisioterapeuta e Coordenadora da UTI pediátrica do Instituto Estadual Cérebro Paulo Niemayer.

Prof. Mabel Carneiro Fraga

Doutora em Ciências (UERJ), pesquisadora do Departamento de Ciências Fisiológicas do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes - Centro Biomédico (UERJ), bolsista de Pós-doutorado (FAPERJ), professora colaboradora do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Fisiopatologia Clínica e Experimental (FISCLINEX) da UERJ

Prof. Roberta Fernandes Correia

Mestre em Saúde (IFF/FIOCRUZ), Fisioterapeuta e Coordenadora técnica do Serviço de Fisioterapia IFF/FIOCRUZ

Prof. Vera Lucia Barros Abelenda

Mestre em saúde e tecnologia UFRJ, Fisioterapeuta e Coordenadora da Fisioterapia do Hospital Pedro Ernesto ( UERJ)

Dúvidas Frequentes

Não temos perguntas cadastradas no momento.

Como Funciona a Pós-Graduação EaD Fac Redentor?

Profissionais de destaque ensinando a você o que realmente importa para trabalhar com excelência e manter-se atualizado. É assim a Pós-graduação da Redentor.

Como é o aprendizado?

Os coordenadores de cursos criaram 10 (dez) disciplinas específicas que abordam os temas mais relevantes da área, de forma direta e aplicada e 3 disciplinas dedicadas a pesquisa, estudos individuais e/ou coletivos e produção do TCC.
O curso contém 1 (uma) disciplina de metodologia da pesquisa que auxiliará você na utilização da ciência como aliada a sua vida profissional, entendendo que a participação em congressos e a apresentação de trabalhos faz parte da sua rotina.
Cada disciplina tem carga horária de 35 (trinta e cinco) horas, com duração de 5 (cinco) semanas, de modo que o curso seja concluído em 15 meses. Entre uma disciplina e outra você terá um intervalo de 1(uma) ou 2(duas) semanas para concluir as atividades pendentes ou mesmo descansar se estiver tudo certo. Este calendário estará disponível no início do curso.
As disciplinas contam com vídeo aulas e artigos científicos atualizados.
As videoaulas são dinâmicas e foram gravadas em sequência, atendendo os objetivos do curso, para serem assistidas de acordo com a sua disponibilidade, pois sabemos que o seu dia a dia é muito corrido. Você pode inclusive acessar a sala de aula virtual pelo seu smartphone.
Em cada disciplina você vai interagir com os mesmos professores que gravaram as videoaulas. Eles estarão disponíveis para atender as suas dúvidas e participar de fóruns de discussão sobre temas do dia a dia profissional.

Como serão as avaliações?

As avaliações são divididas em 2 (dois) grupos. As online, feitas na plataforma, valendo 4 (valendo) pontos e a presencial, valendo 6 (seis) pontos. Para ser aprovado você deve alcançar um total de 7 (sete) pontos por disciplina.
As avaliações presenciais ocorrerão em 02 momentos do curso, ou seja, 02 avaliações presenciais (prova de múltipla escolha com o conteúdo de todas as disciplinas e apresentação do TCC). Ambas deverão ser agendas com nossa secretaria e devem ser realizadas no polo mais perto de você.
Nos casos de reprovação em alguma disciplina, a prova final poderá ser realizada no mesmo dia da apresentação do TCC.
Conforme as regras do MEC, além da prova escrita, você apresentará um artigo científico. Para a produção do mesmo, você receberá a orientação de professores do curso que lhe conduzirão na escrita de um material no padrão solicitado para publicação em revistas científicas da sua área.
Após os 15 meses de aula, você terá até 6 (seis) meses para concluir o seu trabalho final.

Quais são as Normas do TCC:

Apresentação presencial de artigo científico dentro das normas da Revista Científica da área do curso.

Como é a plataforma de ensino?
Nossa plataforma é uma das mais avançadas do mundo, chamada Black Board, utilizada por importantes instituições de ensino, empresas e militares Americanas e Europeias.
Você poderá estudar no computador, tablet e ou mesmo em seu smartphone.
Na plataforma todos os vídeos, textos e exercícios estarão disponíveis até a conclusão do curso.

Quais documentos para a matrícula?

Após a inscrição no site, o aluno fará upload dos documentos pela plataforma de matrícula:
- Cópia do diploma de graduação;
- Cópia do documento de Identidade;
- Cópia do CPF;
- Uma foto 3X4;
- Comprovante de pagamento da Taxa de Matrícula.

Onde são os polos para realização das provas escritas?

Abaixo segue uma lista de cidades que você poderá escolher para fazer as provas.
Lembre-se, todas as nossas aulas são online para facilitar a sua corrida agenda do dia a dia.
O local e o calendário disponível nestas cidades será informado no ato do agendamento das avaliações.
Estado / Cidade
- Amazonas - Manaus
- Bahia - Salvador / Paulo Afonso
- Ceará - Fortaleza
- Distrito Federal - Brasília
- Espírito Santo - Vitória / Vila Velha
- Goiás - Goiânia
- Mato Grosso do Sul - Dourados
- Minas Gerais - Belo Horizonte / Juiz de Fora / Uberlândia
- Pará - Belém
- Paraná - Curitiba
- Pernambuco - Recife
- Piauí - Teresina
- Rio de Janeiro - Campos dos Goytacazes / Itaperuna / Nova Iguaçu / Paraíba do Sul / Rio de Janeiro
- Rio Grande do Sul - Porto Alegre
- São Paulo - São Paulo

Como é a plataforma de ensino?

Nossa plataforma é uma das mais avançadas do mundo, chamada Black Board, utilizada por importantes instituições de ensino, empresas e militares Americanas e Europeias.
Você poderá estudar no computador, tablet e ou mesmo em seu smartphone.
Na plataforma todos os vídeos, textos e exercícios estarão disponíveis até a conclusão do curso.

CURTA NOSSA PÁGINA