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Data de Início

2° Semestre de 2017

Carga Horária: 525 h

O curso possui carga horária total de 525h, subdivididas em 11 disciplinas específicas e 3 disciplinas dedicadas a pesquisa, estudos individuais e/ou coletivos e produção do TCC. As disciplinas específicas são concluídas em 14 meses somados a 2 meses para as disciplinas dedicadas a elaboração do TCC, totalizando 16 meses de curso. Os encontros acontecem nos dias das provas presenciais (em dois momentos do curso) e na apresentação do artigo científico, para a conclusão de curso.

Pré-requisitos

Graduados

Público-alvo

Diretores, coordenadores pedagógicos, professores e todos aqueles que desejam saber como gerir uma escola pública.

Objetivos

Desenvolver as habilidades do gestor da escola pública: a captação e a administração de recursos, a gestão de pessoas, a relação com os alunos e com a comunidade. Preparar o profissional para lidar com resistências e enfrentamentos .

Investimento

Inscrição: R$ 180,00

Mensalidades:
  • 18 x R$ 274,00


INSCREVA-SE


Educação a Distância

Início do curso: 1° Semestre de 2017

* Forma de pagamento






APRESENTAÇÃO


Cada vez mais os diretores das escolas públicas se veem às voltas com situações em seu ambiente de trabalho que necessitam de respostas imediatas para serem solucionadas. As habilidades para gerir recursos e pessoas, mediar conflitos, orientar a comunidade e respeitar o meio ambiente se tornam cada vez mais necessárias, diante dos desafios que surgem diariamente no ambiente escolar.

DISCIPLINAS


PROCESSO DO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA. - 35H
Ementa:
FUNDEF e FUNDEB: mudanças no financiamento da educação brasileira e as implicações para o gestor da escola pública.

A GESTÃO CORRETA DOS RECURSOS FINANCEIROS DA ESCOLA PÚBLICA - 35H
Ementa:
A importância da participação coletiva na construção e execução do plano de recursos da escola e sua prestação de contas. Formas de organização e gestão, das competências e dos procedimentos. O papel da comunidade escolar quanto à função social e econômica dos tributos e o controle social sobre eles. 

PROCEDIMENTOS E MÉTODOS PARA O USO CORRETO DOS RECURSOS FINANCEIROS DISPONÍVEIS PARA ESCOLA PÚBLICA - 35H
Ementa:
PDDE Programa Dinheiro Direto na Escola. Repasse de recursos às APM das  escolas públicas. participação e controle social. Integração do poder público/comunidade/escola/família. Racionalização e simplificação de procedimentos administrativos. Autonomia escolar PDDE: ações agregadas, básico, educação integral, estrutura, qualidade. Como empregar os recursos, prestação de contas.

DISCIPLINA NA ESCOLA: AÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE VALORES ÉTICOS E MORAIS - 35H 
Ementa:
A existência dos valores.  Valores morais e não-morais. O bom como felicidade (Eudemonismo). O bom como prazer (Hedonismo). O bom como boa vontade (Formalismo Kantiano). Desenvolvimento moral com relação a Religião. O conceito de verdade, beleza e bondade.

A ESCOLA COMO ESPAÇO FORMADOR DE CONHECIMENTOS E ATITUDES  PARA MUDANÇAS NA  RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE - 35H    
Ementa:
A evolução histórica da educação ambiental. Reflexão a respeito das relações homem-natureza, desenvolvimento sustentável. O antropocentrismo e suas implicações ambientais. Deep ecology e Gaia, novos paradigmas e suas implicações éticas. Bioética. A reformulação da sala de aula a partir da perspectiva biofílica. 

PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA E DA COMUNIDADE NO PROCESSO PEDAGÓGICO - 35H   
Ementa:
O papel da família no contexto familiar e sua colaboração para a construção e reconstrução do Projeto Político Pedagógico - PPP. A comunidade como eixo estruturador do currículo. As dinâmicas das reuniões de pais. Empoderamento comunitário, o intercâmbio de saberes e a valorização da cultura local. A escola como um centro comunitário. 

GESTÃO ESCOLAR À PROVA DE RESISTÊNCIAS: CONSTRUINDO UM PROCESSO DE GESTÃO HORIZONTAL E PARTICIPATIVO - 35H 
Ementa:
Por meio de experiências do dia a dia, os gestores serão provocados a refletir e responder sobre questões importantes do cotidiano: como usar melhor o potencial criativo das pessoas como fazer para que o funcionário tenha uma visão global da organização como juntar forças para administrar na mesma direção como vencer as resistências às mudanças como construir uma administração horizontal participativa.

ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR: O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, O REGIMENTO ESCOLAR E O PLANO DE DIREÇÃO - 35H   
Ementa:
O contexto da organização escolar, a sua cultura, e os diversos agentes formadores dessa cultura. A forma de organização e gestão (o projeto político pedagógico, o regimento escolar, o plano de direção e o Conselho de Escola). A complexidade organizacional e a dinâmica interna da escola.

APRENDENDO A GERIR AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE ESCOLAR: A REUNIÃO DE PAIS, OS COLABORADORES DA ESCOLA OS ALUNOS E A COMUNIDADE - 35H  
Ementa:
As relações interpessoais e intrapessoais no âmbito escolar. Organização e gestão da reunião para os pais e do horário de trabalho pedagógico. A participação dos alunos e da comunidade no contexto escolar.

A CRIAÇÃO DE UM NOVO PARADIGMA ESCOLAR A PARTIR DOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES INTERNAS E EXTERNAS DE APRENDIZAGEM. - 35H  
Ementa:
Como promover a análise dos resultados das avaliações internas e externas da aprendizagem dos alunos estabelecendo conexões com a elaboração do PPP, Plano de Ensino e do plano de trabalho da direção e propor alternativas para um novo paradigma escolar.

COMO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO PODE COLABORAR PARA A TOMADA DE BOAS DECISÕES NA EDUCAÇÃO - 35 
Ementa:
As trocas científicas interdisciplinares contribuiram para repensar práticas clínicas e pedagógicas. Com base nesse novo conhecimento científico produzido, é possível tomar decisões melhor fundamentadas e com mais chances de produzir impacto positivo na aprendizagem dos alunos. Esta disciplina apresenta práticas educacioniais baseadas em evidências e os critérios para considerá-las, bem como evidências científicas sólidas sobre estratégias relacionadas à sala de aula e às políticas públicas. O referencial teórico da disciplina baseia-se em estudos da área da neurociência, neuropsicologia e psicologia cognitiva, todas aplicadas à educação.

METODOLOGIA CIENTÍFICA - 35H 
Ementa:
Introdução aos conceitos básicos da metodologia científica.  A ciência e a produção de conhecimento. Os tipos de pequisa e os instrumentos de coleta de dados. O projeto de pesquisa. Estilo da redação técnico-científica. Fundamentação teórica na construção do texto. Elementos tipologia.

ORIENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - 35H 
Ementa:
Elaboração, orientação e entrega do Trabalho de Conclusão do Curso - TCC (artigo científico), que envolve o levantamento, a análise e a difusão dos resultados obtidos na pesquisa realizada pelo discente, obedecendo às normas e regulamentos metodológicos. Defesa do respectivo trabalho perante a Banca Avaliadora.

TEMPO DE ESTUDO INDIVIDUAL OU EM GRUPO - 70H
Ementa:
Estudo individual ou em grupo, visando o aperfeiçoamento de questões teórico metodológicas relacionadas ao currículo. 

COORDENADOR

Prof. Me. Anne Heltai

Coordenador

Educadora, título de Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, especialista nas áreas de Tradução, Marketing e Comunicação, professora universitária, pesquisadora. Experiência de mais de vinte e cinco anos na área educacional, especialmente no desenvolvimento de cursos para adultos, em empresas e escolas, para diferentes públicos-alvo e formação de educadores. Responsável pela resolução de dúvidas de jornalistas e revisão de matérias em programas de televisão. Publicações, apresentações em congresso, vivência internacional, palestras e cursos corporativos complementam o perfil profissional.

PROFESSOR

Prof. Esp. Marcos Rogério Pinto

Pedagogo, especialista em Novas Tecnologias de Comunicação e Informação, professor universitário e do ensino fundamental. Experiência de mais de vinte e três anos na área educacional desenvolvendo cursos de formação para educadores e em Programas de Educação Continuada da Universidade de São Paulo. Responsável pela implantação do CEEV - Ciclo de Estudos de Educação da Vida, curso presencial realizado em pareceria com Universidades e Secretarias Municipais de Educação. Publicações, apresentações em congresso, vivência internacional, palestras e cursos corporativos complementam o perfil profissional.

Duvidas Frequentes

Onde são os polos?

Abaixo segue uma lista de cidades que você poderá escolher para fazer as provas e a apresentação do trabalho de conclusão. 

Estado / Cidade

- Amazonas - Manaus
- Bahia - Salvador / Paulo Afonso
- Ceará - Fortaleza
- Distrito Federal- Brasília
- Espirito Santo - Vitória / Vila Velha
- Goiás - Goiânia
- Mato Grosso do Sul - Dourados
- Minas Gerais - Belo Horizonte / Juiz de Fora / Uberlândia
- Pará - Belém
- Paraná - Curitiba
- Pernambuco - Recife
- Piauí - Teresina
- Rio de Janeiro - Campos dos Goytacazes / Itaperuna / Nova Iguaçu / Paraíba do Sul / Rio de Janeiro
- Rio Grande do Sul - Porto Alegre
- São Paulo - São Paulo

Lembre-se, todas as nossas aulas são on-line para facilitar a sua corrida agenda do dia a dia.

O local e o calendário disponível nestas cidades será informado no ato do agendamento das avaliações.

Quais documentos para a matrícula?

Após a inscrição no site, o aluno fará upload dos documentos pela plataforma de matrícula:

- Cópia do diploma de graduação 
- Cópia do documento de Identidade;
- Cópia do CPF;
- Cópia do comprovante de Residência;
- Uma foto 3X4;
- Comprovante de pagamento da Taxa de Matrícula;
- Aulas e atividades online.

Como é a plataforma de ensino?

Nossa plataforma é uma das mais avançadas do mundo, chamada Black Board, utilizada por importantes instituições de ensino, empresas e militares Americanas e Europeias.
Você poderá estudar no computador, tablet e ou mesmo em seu smartphone. Na plataforma todos os vídeos, textos e exercícios estarão disponíveis até a conclusão do curso.

Como serão as avaliações?

As avaliações são divididas em 2 (dois) grupos. As online, feitas na plataforma, valendo 4 (valendo) pontos e a presencial, valendo 6 (seis) pontos. Para ser aprovado você deve alcançar um total de 7 (sete) pontos por disciplina.
As avaliações presenciais ocorrerão em 02 momentos do curso, ou seja, 02 avaliações presenciais (a primeira na conclusão da 5ª disciplina e a segunda na conclusão da 10ª disciplina) além da apresentação do TCC. Ambas deverão ser agendas com nossa secretaria e devem ser realizadas no polo mais perto de você.
Nos casos de reprovação em alguma disciplina, a prova final poderá ser realizada no mesmo dia da apresentação do TCC.
Conforme as regras do MEC, além da prova escrita, você apresentará um artigo científico. Para a produção do mesmo, você receberá a orientação de professores do curso que lhe conduzirão na escrita de um material no padrão solicitado para publicação em revistas científicas da sua área.
Após os 18 meses de aula, você terá até 6 (seis) meses para concluir o seu trabalho final.

As disciplinas contam com vídeo aulas e artigos científicos atualizados?

As vídeo aulas são dinâmicas e foram gravadas em sequência, atendendo os objetivos do curso, para serem assistidas de acordo com a sua disponibilidade, pois sabemos que o seu dia a dia é muito corrido. Você pode inclusive acessar a sala de aula virtual pelo seu smartphone. 

Em cada disciplina você vai interagir com os mesmos professores que gravaram as vídeo aula. Eles estarão disponíveis para atender as suas dúvidas e participar de fóruns de discussão sobre temas do dia a dia profissional.

Como é o aprendizado?

Os coordenadores de cursos criaram 10 (dez) disciplinas abordando os temas mais relevantes da área, de forma direta e aplicada. 

O curso contém 1(uma) disciplina de metodologia da pesquisa que auxiliará você na utilização da ciência como aliada a sua vida profissional, entendendo que a participação em congressos e a apresentação de trabalhos faz parte da sua rotina.

Cada disciplina tem carga horária de 35 (trinta e cinco) horas, com duração de 5 (cinco) semanas, que deverão ser concluídas em 15 meses. Entre uma disciplina e outra você terá um intervalo de 1(uma) ou 2(duas) semanas para concluir as atividades pendentes ou mesmo descansar se estiver tudo certo. Este calendário estará disponível no início do curso.

Como Funciona a Pós-Graduação EaD Fac Redentor?

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É assim a Pós-graduação da Redentor.

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