facebook pixel code

Data de Início

2° Semestre de 2017

Carga Horária: 490 h

O curso possui carga horária total de 490h, subdivididas em 10 disciplinas específicas e 3 disciplinas dedicadas a pesquisa, estudos individuais e/ou coletivos e produção do TCC. As disciplinas específicas são concluídas em 14 meses somados a 2 meses para as disciplinas dedicadas a elaboração do TCC, totalizando 16 meses de curso. Os encontros acontecem nos dias das provas presenciais (em dois momentos do curso) e na apresentação do artigo científico, para a conclusão de curso.

Pré-requisitos

Ensino superior completo

Público-alvo

Profissionais das áreas de Engenharias, Arquitetura, Economia, Administração, ou qualquer outra categoria de nível superior, que desenvolvam atividades gerenciais e desejam ampliar sua área de atuação.

Objetivos

Capacitar profissionais para atuarem de maneira diferenciada no mercado de trabalho, a partir do desenvolvimento de competências comportamentais e técnicas para agir estrategicamente em busca da melhoria de resultados nas empresas.
As disciplinas conciliam fundamentação acadêmica e contexto prático, proporcionando a aplicação imediata dos conceitos.

Investimento

Inscrição: R$ 120,00

Mensalidades:
  • 18 x R$ 320,00


INSCREVA-SE

Educação a Distância / Campus Virtual

* Forma de pagamento





APRESENTAÇÃO


Em cenário de recessão econômica e aumento de competitividade do mercado, investir em maneiras de alcançar a satisfação do cliente e aumentar a produtividade são fatores fundamentais para o sucesso das organizações.
O Engenheiro de Produção é o profissional que reúne habilidades e competências para otimizar os resultados das empresas.

DISCIPLINAS


INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - 35H
Ementa:
  • O intuito da disciplina consiste na compreensão dos conceitos de Engenharia de Produção, o sistema profissional e suas dez áreas de atuação de acordo com a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Será realizado ainda, o estudo da ética na profissão, regulamentação, normas técnicas e o estabelecimento do papel do engenheiro na sociedade, organizações (públicas ou privadas) e instituições de ensino. 

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO - 35H
Ementa:
  • O Planejamento e Controle da Produção (PCP) visa a alocação eficiente de recursos de modo a atender às necessidades do mercado. A disciplina aborda os temas centrais dos sistemas de produção, previsões de demanda, planejamento das necessidades de materiais e sequenciamento de produção. Os métodos e ferramentas apresentados permitem uma abordagem estratégica das rotinas de PCP de forma a otimizar a produção e gerar vantagem competitiva às organizações.

GESTÃO DA QUALIDADE - 35H
Ementa:
  • O conceito de qualidade antigamente considerado um diferencial das organizações, hoje em dia consiste em fator crítico de competitividade no mercado. A disciplina apresenta os pilares da qualidade, os modelos de excelência e normalizados do sistema de gestão. Serão apresentados ainda os conceitos de Lean Seis Sigma fundamentados no modelo DMAIC para desenvolvimento de projetos para redução da variabilidade e melhoria na qualidade de produtos e processos. 

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E LIDERANÇA - 35H
Ementa:
  • Com a competitividade do mercado atual, torna-se cada vez mais necessário para líderes e gestores atuarem estrategicamente na busca de vantagem competitiva. A disciplina apresenta os conceitos e ferramentas fundamentais do planejamento estratégico como diretrizes estratégicas, Matriz SWOT, BSC. 
  • Os conceitos de líder coach e desenvolvimento de equipes de alto impacto serão fundamentais para conceituação e aplicação prática do papel do líder na organização.

EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO - 35H
Ementa:
  • A disciplina tem por objetivo de estimular o espírito empreendedor e fundamentar o conceito de inovação através da identificação de oportunidades e aplicação de metodologias do empreendedorismo. Serão apresentados de maneira interativa e dinâmica o estudo dos modelos de negócios e desenvolvimento de planos de negócios, bem como análise de viabilidade, comercialização e financiamento de projetos de inovação.

GESTÃO DE PROJETOS - 35H
Ementa:
  • O gerenciamento de projetos em uma organização consiste na aplicação de conhecimentos, habilidades e ferramentas para a execução de projetos de forma eficiente e eficaz, assegurando os resultados alinhados aos objetivos do negócio. A disciplina aborda os conceitos de Gerenciamento de Projetos de acordo com as áreas PMBOK, bem como análise da viabilidade técnica de projetos. 

ENGENHARIA DO PRODUTO - 35H
Ementa:
  • Inovação em produtos e processos é fundamental para gerar vantagens competitivas no mercado. Objetivo da disciplina consiste na apresentação da metodologia e ferramentas relacionadas ao desenvolvimento de produtos, formando profissionais aptos a desenvolver novos produtos e aprimorar processos existentes na organização.

GESTÃO FINANCEIRA - 35H
Ementa:
  • A gestão financeira consiste na aplicação de análise econômica e matemática às decisões da engenharia. Serão apresentados: finanças, noções de contabilidade, análise de custos e análise de investimentos. Esses conceitos são fundamentais a um engenheiro, de forma que ele saiba realizar o planejamento financeiro, alocação de recursos e analisar a saúde financeira da empresa através de balanços patrimoniais, fluxo de caixa e demonstração do resultado do exercício. 

MODELAGEM E SIMULAÇÃO - 35H
Ementa:
  • A modelagem e simulação consistem na utilização e experimentação de modelos matemáticos a fim de otimizar a operação dos sistemas, utilizando os modelos como base para a tomada de decisões. Serão vistos conceitos como: fundamentos de modelagem, algoritmo simplex, programação inteira e dinâmica e simulação aplicados na resolução de problemas, planejamento de operações e maximização do lucro.

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS - 35H
Ementa:
  • Com o mundo globalizado, aumentar a eficiência ao longo da cadeia de suprimentos é fundamental para qualquer empresa. O objetivo da disciplina consiste na apresentação dos conceitos da logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos bem como estratégias a serem implementadas. Serão vistos ainda indicadores logísticos, modelos de colaboração e logística internacional de modo que o aluno possa aplicar os conhecimentos na resolução de problemas práticos na indústria.

METODOLOGIA DA PESQUISA  - 35H
Ementa:
  • Introdução aos conceitos básicos da metodologia científica.  A ciência e a produção de conhecimento. Os tipos de pesquisa e os instrumentos de coleta de dados. O projeto de pesquisa. Estilo da redação técnico-científica. Fundamentação teórica na construção do texto. Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Citações: conceito, características e tipologia. 

ORIENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - 35H
Ementa:
  • Elaboração, orientação e entrega do Trabalho de Conclusão do Curso - TCC (artigo científico), que envolve o levantamento, a análise e a difusão dos resultados obtidos na pesquisa realizada pelo discente, obedecendo às normas e regulamentos metodológicos. Defesa do respectivo trabalho perante a Banca Avaliadora.

TEMPO DE ESTUDO INDIVIDUAL OU EM GRUPO - 70H
Ementa:
  • Estudo individual ou em grupo, visando o aperfeiçoamento de questões teórico metodológicas relacionadas ao currículo.                         

COORDENADOR

Thiago Coutinho de Oliveira

Coordenador

Graduado em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Juiz de Fora, Especialista em Métodos Estatísticos Computacionais (UFJF). Foi fundador e atua como Diretor Executivo do Grupo Voitto, empresa especializada em treinamentos coorporativos. Possui experiência na em otimização de processos na Votoratim Metais e MRS Logística.

PROFESSOR

Bruna Ferreira da Rocha

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mestrado em Ambiente Construído pela UFJF e cursa MBA em Gestão de Projetos pela FGV. Atualmente é engenheira civil da Prefeitura de Juiz de Fora na Subsecretaria de Projetos atuando junto com a defesa Civil na área de projetos para obras de contenção. Compatibilização com padrões de licitação, avaliação de projetos e orçamentos.

Júlio Aragon Briales

Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense, Pós-Graduação em Gestão Estratégica da Produção pela UFRJ, Tecnólogo em Processos Produtivos pela Faculdade Senador Flaquer em São Paulo e Master Black Belt pela TBM Consulting Group USA. Na Mercedes Benz trabalhou 26 anos no Brasil e Alemanha e foi responsável pela implementação da Fábrica de carros em Juiz de Fora como Gerente no departamento estratégico da produção, pela TBM (consultoria americana) morou 4 anos em Barcelona e foi responsável pelos negócios na Europa, na ESAB foi Diretor das unidades na América Sul e recentemente na Nestlé Suíça, como executivo coorporativo responsável pelas unidades de negócio na América Latina. No mundo acadêmico, em Juiz de Fora foi professor nas Faculdades Vianna Junior, no curso de Graduação e na Estácio de Sá, no curso de Pós-Graduação.

Maria Esther de Araujo

Formada em Fonoaudiologia, possui Mestrado em Gestão Ambiental (UNESA) com linha de pesquisa em Educação e Saúde. Possui especialização em Saúde da Família (UCAM / AVM), em Gestão de EaD (UFJF) e em Docência do Ensino Superior (UCAM / AVM). Qualificada profissionalmente em Saúde Pública na área de Saúde do Trabalhador (FIOCRUZ) ). Atua no planejamento e gestão de cursos de graduação e pós-graduação, tanto na modalidade a distância (EaD) quanto presencial bem como na elaboração de material didático-pedagógico. Docente nas áreas de audiologia clínica, promoção de saúde e metodologia da pesquisa e disciplinas na área de formação. Orientadora de TCC, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Atuou em projetos relevantes, desenvolvidos pela UERJ (NUSEG e CEPUERJ), destacando-se a Coordenação Operacional no Programa de Despoluição da Baía de Guanabara, no segmento Educação - Formação de Professores.

Sérgio Cassemiro

Graduado em Engenharia Elétrica pela UFJF/Beloit College (EUA), e mestrando de Engenharia de Transportes pelo IME (Instituto Militar de Engenharia). Possui experiência de seis anos na indústria automobilística, onde trabalhou na Mercedes Benz atuando nas áreas de Engenharia do Produto, Gestão da Qualidade e Montagem Final e Acabamento. Atualmente é especialista ferroviário da MRS Logística, além de já ter atuado como analista no Centro de Controle de Operações (CCO).

Thales Augusto dos Santos

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), possui mestrado em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Atualmente é especialista ferroviário II na MRS Logística. Na Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: gerenciamento de projetos, programação linear e otimização, probabilidade e estatística, simulação e deadlock.

Thiago Coutinho de Oliveira

Graduado em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Juiz de Fora, Especialista em Métodos Estatísticos Computacionais (UFJF). Foi fundador e atua como Diretor Executivo do Grupo Voitto, empresa especializada em treinamentos coorporativos. Possui experiência na em otimização de processos na Votoratim Metais e MRS Logística.

Tiago Guimarães de Oliveira

Graduado em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá, Mestre em Educação, Habilidades Sociais no Ensino Profissionalizante pela Universidade Católica de Petrópolis. Atual Instrutor de Formação Profissional do Sistema FIEMG e tutor nos cursos de Pós-Graduação da Universidade Federal de Juiz de fora. Possui experiência como consultor na área de Recursos Humanos, atuando como professor nos cursos das diversas áreas da Administração.

Dúvidas Frequentes

Não temos perguntas cadastradas no momento.

Como Funciona a Pós-Graduação EaD Fac Redentor?

Profissionais de destaque ensinando a você o que realmente importa para trabalhar com excelência e manter-se atualizado. É assim a Pós-graduação da Redentor.

Como é o aprendizado?

Os coordenadores de cursos criaram 10 (dez) disciplinas específicas que abordam os temas mais relevantes da área, de forma direta e aplicada e 3 disciplinas dedicadas a pesquisa, estudos individuais e/ou coletivos e produção do TCC.
O curso contém 1 (uma) disciplina de metodologia da pesquisa que auxiliará você na utilização da ciência como aliada a sua vida profissional, entendendo que a participação em congressos e a apresentação de trabalhos faz parte da sua rotina.
Cada disciplina tem carga horária de 35 (trinta e cinco) horas, com duração de 5 (cinco) semanas, de modo que o curso seja concluído em 15 meses. Entre uma disciplina e outra você terá um intervalo de 1(uma) ou 2(duas) semanas para concluir as atividades pendentes ou mesmo descansar se estiver tudo certo. Este calendário estará disponível no início do curso.
As disciplinas contam com vídeo aulas e artigos científicos atualizados.
As videoaulas são dinâmicas e foram gravadas em sequência, atendendo os objetivos do curso, para serem assistidas de acordo com a sua disponibilidade, pois sabemos que o seu dia a dia é muito corrido. Você pode inclusive acessar a sala de aula virtual pelo seu smartphone.
Em cada disciplina você vai interagir com os mesmos professores que gravaram as videoaulas. Eles estarão disponíveis para atender as suas dúvidas e participar de fóruns de discussão sobre temas do dia a dia profissional.

Como serão as avaliações?

As avaliações são divididas em 2 (dois) grupos. As online, feitas na plataforma, valendo 4 (valendo) pontos e a presencial, valendo 6 (seis) pontos. Para ser aprovado você deve alcançar um total de 7 (sete) pontos por disciplina.
As avaliações presenciais ocorrerão em 02 momentos do curso, ou seja, 02 avaliações presenciais (a primeira na conclusão da 5ª disciplina e a segunda na conclusão da 10ª disciplina) além da apresentação do TCC. Ambas deverão ser agendas com nossa secretaria e devem ser realizadas no polo mais perto de você.
Nos casos de reprovação em alguma disciplina, a prova final poderá ser realizada no mesmo dia da apresentação do TCC.
Conforme as regras do MEC, além da prova escrita, você apresentará um artigo científico. Para a produção do mesmo, você receberá a orientação de professores do curso que lhe conduzirão na escrita de um material no padrão solicitado para publicação em revistas científicas da sua área.
Após os 18 meses de aula, você terá até 6 (seis) meses para concluir o seu trabalho final.

Quais são as Normas do TCC:

Apresentação presencial de artigo científico dentro das normas da Revista Científica da área do curso.

Como é a plataforma de ensino?

Nossa plataforma é uma das mais avançadas do mundo, chamada Black Board, utilizada por importantes instituições de ensino, empresas e militares Americanas e Europeias.
Você poderá estudar no computador, tablet e ou mesmo em seu smartphone.
Na plataforma todos os vídeos, textos e exercícios estarão disponíveis até a conclusão do curso.

Quais documentos para a matrícula?

Após a inscrição no site, o aluno fará upload dos documentos pela plataforma de matrícula:
- Cópia do diploma de graduação;
- Cópia do documento de Identidade;
- Cópia do CPF;
- Uma foto 3X4;
- Comprovante de pagamento da Taxa de Matrícula.

Onde são os polos para realização das provas escritas?

Abaixo segue uma lista de cidades que você poderá escolher para fazer as provas. Lembre-se, todas as nossas aulas são online para facilitar a sua corrida agenda do dia a dia. O local e o calendário disponível nestas cidades serão informados no ato do agendamento das avaliações.
Estado | Cidade:
Amazonas | Manaus
Bahia | Salvador - Paulo Afonso
Ceará | Fortaleza
Distrito Federal | Brasília
Espírito Santo | Vitória - Vila Velha
Goiás | Goiânia
Mato Grosso do Sul | Dourados
Minas Gerais | Belo Horizonte - Juiz de Fora - Uberlândia
Pará | Belém
Paraná | Curitiba
Pernambuco | Recife
Piauí |Teresina
Rio de Janeiro | Campos dos Goytacazes - Itaperuna - Nova Iguaçu - Paraíba do Sul - Rio de Janeiro
Rio Grande do Sul | Porto Alegre
São Paulo | São Paulo

O curso é reconhecido pelo MEC?

As instituições credenciadas pelo Ministério da Educação têm autonomia para oferecer cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu nas áreas em que possuem competência acadêmica instalada.

Qual diferença entre MBA, especialização e mestrado?

Mestrados são cursos da modalidade Stricto Sensu que formam pesquisadores e professores da educação superior.
MBA e Especialização são cursos na modalidade Lato Sensu:
a) Especialização são cursos para profissionais que buscam atualização ou aperfeiçoamento de conhecimentos técnicos e científicos de sua área específica de atuação.
b) MBA é um grau acadêmico de pós-graduação nas áreas gerencias, destinado a administradores, engenheiros, empreendedores e profissionais que atuam no mundo corporativo.

Qual a diferença entre o Lato Sensu Presencial e à distância (EAD)?

EAD:
a) O curso de Pós-graduação Lato Sensu à distância (EAD) é dividido em atividades como vídeo aulas, leitura de artigos, fórum de discussões, chat e exercícios que aluno realiza através da plataforma EAD.
b) O aluno realizará a Avaliação Final e apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso presencialmente em um dos polos da faculdade redentor
c) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação prevê a existência de cursos à distância para a educação básica e superior (ensino médio, técnico, graduação e pós-graduação) e determina que seus diplomas tenham o mesmo valor que dos presenciais.

Presencial:
d) O curso de Pós-graduação Lato Sensu presencial possui uma programação de data e local marcado para realização das aulas.
e) O curso é dividido em 18 disciplinas com carga horária de 20 horas que serão ministradas presencialmente aos finais de semana, com uma avaliação ao final de cada disciplina.

Por que fazer um MBA à distância?

O MBA EAD destina-se principalmente a profissionais que sofrem com a falta de tempo, distância, e ainda buscam maior flexibilidade e qualidade de vida, pois não querem se comprometer em diversos finais de semana para fazer o curso.

Como é a aceitação do mercado com a formação à distância?

A cultura de formação à distância está se disseminando em grande velocidade. O mercado está cada vez mais interessado em profissionais EAD, uma vez que são vistos como alunos disciplinados que se organizam para manter o foco das atividades, sem a necessidade de cobranças.

Posso me inscrever sem ter concluído a graduação?

Não. É necessário um curso de graduação para poder participar do MBA em Engenharia de Produção.

Como serão realizados os pagamentos das mensalidades?

Os boletos estarão disponíveis após a inscrição dos alunos no site. O aluno deverá providenciar a impressão dos boletos e realizar os pagamentos nas datas previstas.

CURTA NOSSA PÁGINA