facebook pixel code

Data de Início

28/08/2017

Carga Horária: 490 h

O curso possui carga horária total de 490h, subdivididas em 10 disciplinas específicas e 3 disciplinas dedicadas a pesquisa, estudos individuais e/ou coletivos e produção do TCC. As disciplinas específicas são concluídas em 14 meses somados a 2 meses para as disciplinas dedicadas a elaboração do TCC, totalizando 16 meses de curso. Os encontros acontecem nos dias das provas presenciais (em dois momentos do curso) e na apresentação do artigo científico, para a conclusão de curso.

Pré-requisitos

Portadores de Diplomas de Graduação em Nutrição, Educação Física, Fisioterapia, Farmácia, Psicologia e Medicina.

Público-alvo

Nutricionistas, Educadores Físicos, Fisioterapeutas, Farmacêutico, Psicólogos e Médicos.

Objetivos

Estimular a conscientização do profissional, através de sua atuação técnico-pedagógica no contexto social, fundamentado em uma melhor qualidade técnico-científica na área de Nutrição e Suplementação Esportiva, aplicada ao condicionamento físico e ao Treinamento Esportivo, juntamente com as necessidades e recomendações nutricionais para a saúde do praticante de atividade física ou do atleta, no sentido de prepará-lo para atuar com mais segurança e melhor padrão profissional, tanto no atendimento direto ao cliente, quanto em instituições de ensino, lecionando e/ou fomentando a produção científica através da pesquisa. Proporcionar condições para que o nutricionista desenvolva mais ainda a capacidade de observação, questionamento, seleção, planejamento, análise científica do ensino das atividades relacionada à Nutrição e Suplementação esportiva, aplicada ao condicionamento físico, e ao Treinamento Esportivo juntamente com as necessidades e recomendações nutricionais para a saúde e para atletas.

Investimento

Inscrição: R$ 180,00

Mensalidades:
  • 18 x R$ 295,00

INSCREVA-SE

Educação a Distância - Início do curso: 2° Semestre de 2017

* Forma de pagamento:




APRESENTAÇÃO


Neste curso pretendemos capacitar o profissional de nutrição a exercer suas atividades utilizando de técnicas e conhecimentos atualizados. Assim como os profissionais de Educação Física e das demais áres da saúde a melhorar os seus conhecimentos em nutrição e suplementação esportiva para uma melhor interrelação entre esses profissionais no exercício de suas profissões. Com um corpo docente formado por especialistas, mestres e doutores com expressivos conhecimentos na área da nutrição e suplementação esportiva.

DISCIPLINAS


INTRODUÇÃO A NUTRIÇÃO ESPORTIVA E BIOENERGÉTICA - 35h 
Ementa:
  • Aspectos gerais sobre nutrição e nutrição esportiva. Os macronutrientes no organismo e no exercício. Os micronutrientes no organismo e no exercício. Nutrição e suplementação para aumento de força e massa muscular. Nutrição e suplementação em exercícios aeróbios (endurance). Nutrição e suplementação no emagrecimento.

METABOLISMO E SUPLEMENTAÇÃO DE CARBOIDRATOS NO EXERCÍCIO FÍSICO E NO ESPORTE - 35h 
Ementa:
  • Classificação dos carboidratos. Consumo de carboidratos. Metabolismo dos carboidratos. Carboidrato e desempenho físico. Considerações práticas e recomendações especificas.

METABOLISMO E SUPLEMENTAÇÃO DE PROTEÍNAS NO EXERCÍCIO FÍSICO E NO ESPORTE - 35h 
Ementa:
  • Ligações peptídicas. Estrutura das proteínas. Classificação das proteínas. Função das proteínas. Aminoácidos essenciais e não essenciais. Outras funções dos aminoácidos. Processos de digestão das proteínas. Processo de absorção das proteínas. Metabolismo das proteínas, anabolismo e catabolismo. Turnover proteíco. Síntese proteica. Catabolismo proteíco. Metabolismo das proteínas e aminoácidos no exercício físico. Síntese proteica e exercício físico. Degradação proteica e exercício físico/ regulação da síntese e degradação proteica durante o exercício físico. Metabolismo dos aminoácidos no repouso. Metabolismo de aminoácidos e exercício de endurance. Fatores que afetam a necessidade proteica. Exercício de força e metabolismo proteíco. Ingestão de macronutientes pós-exercício de força. Recomendação de ingestão de proteínas.

METABOLISMO E SUPLEMENTAÇÃO DE LIPÍDIOS NO EXERCÍCIO FÍSICO E NO ESPORTE - 35h 
Ementa:
  • Introdução aos lipídios. Lipídios simples. Ácidos graxos essenciais. Lipídios compostos. Funções. Metabolismo. Lipólise. Triglicerídeos intramusculares como substrato energético. Lipídios séricos como substrato energético. Beta oxidação. Corpos cetônicos. Fatores determinantes da eficiência e da capacidade de utilização de lipídios como substratos energéticos. Recomendações de consumo. Ingestão de lipídios e função imune de atletas. Consequências da baixa ingestão de lipídios por atletas. Triglicerídeos de cadeia média. Ácido linoleico conjugado. Coenzima Q10. 

METABOLISMO E SUPLEMENTAÇÃO DAS VITAMINAS E MINERAIS NO EXERCÍCIO FÍSICO E NO ESPORTE - 35h 
Ementa:
  • Introdução e aspectos gerais. Vitaminas lipossolúveis. Vitamina A. Vitamina D. Vitamina E. Vitamina K. Vitaminas hidrossolúveis. Vitamina C (ácido ascórbico). Tiamina (B1). Riboflavina (B2). Niacina (B3). Ácido pantotênico (B5). Piridoxina (B6). Cobalamina (B12) e ácido fólico. Biotina. Magnésio. Ingestão dietética e atividade física. Dinâmica do magnésio no organismo. Suplementação de magnésio. Cálcio (Ca). Ingestão e suplementação dietética de cálcio. Ferro. Deficiência de ferro. Ingestão de ferro e deficiência em atletas. Suplementação de ferro. Zinco. Dinâmica do zinco durante os exercícios. Papel imunológico do zinco. Fisiologia do zinco no organismo. Ingestão de zinco por atletas. Deficiência em zinco. Suplementação de zinco. Selênio. Deficiência de selênio. Suplementação de selênio. Cromo. Ingestão dietética de cromo. Suplementação de cromo e composição corporal. Cobre. Boro. Manganês. 

HIDRATAÇÃO NO EXERCÍCIO FÍSICO E NO ESPORTE - 35h 
Ementa:
  • Introdução a importância da água. Compartimentos de água no organismo. Balanço hídrico. Ingestão de água. Eliminação de água. Taxa de sudorese. A hidratação do atleta. Esvaziamento gástrico. Densidade energética. Intensidade do exercício. Temperatura da bebida. Volume ingerido. Tipo de exercício. Osmolaridade. Tipo de carboidrato na solução. Absorção intestinal. Tipo de carboidrato. Concentração de carboidrato. Concentração de sódio. Efeito da osmolaridade. Hidratação antes do exercício. Hidratação após o exercício. Estratégias de hidratação de acordo com a duração do exercício e de reidratação após o término do exercício. 

AVALIAÇÃO BIOQUÍMICA DE ATLETAS E DETERMINAÇÃO DO GASTO ENERGÉTICO - 35h 
Ementa: 
  • Exames laboratoriais. Hemograma. Adaptações mais frequentes de hemoglobina e hematócrito em atletas. Adaptações ao exercício intenso. Índices corpusculares de eritrócitos. Indicadores bioquímicos de deficiência em ferro. Componentes do gasto energético. Fatores que afetam a necessidade energética. Avaliação e produção de calor corporal. Calorimetria direta. Calorimetria indireta. QR para os carboidratos. QR para as gorduras. QR para as proteínas. QR para uma dieta mista. Cálculo para o QR não proteíco. Técnica de água duplamente marcada. Equações de predição. Estimativa de gasto energético na atividade física. Monitoramento do peso corporal. Orientações para a hipertrofia muscular e/ou ganho de peso. Orientações para redução do percentual de gordura. Perda ou controle do peso corporal 

RECURSOS ERGOGÊNICOS NUTRICIONAIS - 35h 
Ementa:
  • Introdução ao recurso ergogênico nutricional.  O que são suplementos nutricionais. Aminoácidos de cadeia ramificada. Definição. Absorção intestinal e armazenamento. Metabolismo. Efeitos ergogênicos. Creatina. Biossíntese e fontes alimentares. Consumo alimentar e absorção. Armazenamento. Catabolismo e excreção. Suplementação. Influência do carboidrato e da cafeína. Efeitos ergogênicos. Efeitos adversos. Aspectos legais e éticos. l-carnitina. Definição. Biossíntese e fatores alimentares, consumo alimentar e necessidade diária. Armazenamento e excreção. Como a carnitina funciona? Efeitos ergogênicos. HMB. Definição. Metabolismo. Efeitos ergogênicos. Creatina e HMB. Glutamina. Definição. Funções no organismo. Glutamina e a síndrome do overtraining. Carboidratos e glutamina. Metabolismo da glutamina. Efeitos ergogênicos. Cafeína definição. Fontes alimentares. Efeitos ergogênicos. Cafeína e efedrina. Efeitos adversos. Aspectos legais e éticos. Glicerol definição. Efeito ergogênico. Piruvato. Definição. Metabolismo. Efeitos ergogênicos. 

DIETA E SUPLEMENTAÇÃO ESPORTIVA NO EXERCÍCIO FÍSICO E NO ESPORTE - 35h 
Ementa:
  • Regras dietéticas básicas para os indivíduos atletas. O uso da pirâmide com atletas vegetarianos. Métodos dietéticos. Métodos retrospectivos. Métodos prospectivos aspectos relacionados ao desenho do estudo. Análise e interpretação de dados dietéticos. Estudos dietéticos em atletas. Atletismo. Futebol. Maratona. Natação. Treinamento de força. Triato. 

SUPLEMENTAÇÃO DE FITOTERÁPICOS PARA O EXERCÍCIO FÍSICO E NO ESPORTE - 35h 
Ementa:
  • Fitoterapia aplicada à nutrição esportiva. Histórico. Definição e regulamentação dos fitoterápicos. Fitoterápicos utilizados no emagrecimento. Caralluma fimbriata. Garcinia cambogia. Ilex paraguariensis. Citrus aurantiu. Camellia sinensis. Capsicum annuum.  

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA - 35h 
Ementa:
  • Introdução aos conceitos básicos da metodologia científica. A ciência e a produção de conhecimento. Os tipos de pesquisa e os instrumentos de coleta de dados. O projeto de pesquisa. Estilo da redação técnico-científica. Fundamentação teórica na construção do texto. Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Citações: conceito, características e tipologia. 

ORIENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - 35h 
Ementa:
  • Elaboração, orientação e entrega do Trabalho de Conclusão do Curso - TCC (artigo científico), que envolve o levantamento, a análise e a difusão dos resultados obtidos na pesquisa realizada pelo discente, obedecendo às normas e regulamentos metodológicos. Defesa do respectivo trabalho perante a Banca Avaliadora.

TEMPO DE ESTUDO INDIVIDUAL OU EM GRUPO - 70h 
Ementa:
  • Estudo individual ou em grupo, visando o aperfeiçoamento de questões teórico metodológicas relacionadas ao currículo.

Duvidas Frequentes

1. Como é a Pós-Graduação EaD da UniRedentor?

Um curso de excelência, desenvolvido e coordenado por profissionais de destaque, ensinando a você o que realmente importa para destacar-se no mercado de trabalho.
É assim a Pós-graduação da UniRedentor.

2. Como o curso é organizado?

O curso conta com 10 (dez) disciplinas específicas, abordando os temas mais relevantes da área, de forma direta e aplicada, e 03 (três) de estudo e produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Cada disciplina tem carga horária de 35 (trinta e cinco) horas, com duração de 05 (cinco) semanas, que deverão ser concluídas em 15 meses. Entre uma disciplina e outra você terá um intervalo de 01(uma) semana para concluir as atividades pendentes ou relaxar, se estiver tudo em dia. Este calendário estará disponível no início do curso.

3. Como é a plataforma de ensino?

Nossa plataforma de estudos e uma das mais avançadas do mundo, chamada Black Board (Bb). Esta plataforma é utilizada por importantes instituições de ensino, empresas e até mesmo pelas Academias Militares Americanas e Europeias. Dessa forma, oferecemos o que há de mais moderno e atual aos nossos alunos, que poderão estudar acessando o ambiente do seu computador, tablet e até mesmo no seu smartphone. Na plataforma todos os vídeos, textos e exercícios estarão disponíveis até a conclusão do curso.

4. Como acontece a disciplina?

As disciplinas contam com videoaulas dinâmicas, gravadas em sequência, para serem assistidas de acordo coma sua disponibilidade, seguindo o calendário estabelecido pela disciplina. Além disso, você terá acesso a artigos científicos e bibliotecas digitais que fornecem material de estudo completar à sua formação.

Em cada disciplina você terá exercícios avaliativos e vai interagir com os mesmos professores que gravaram as videoaulas. Eles estarão disponíveis para atender as suas dúvidas e participar de fóruns de discussão sobre temas do dia a dia profissional.

5. Como serão as Avaliações?

As avaliações são divididas em 02 (dois) grupos. As atividades online, feitas na plataforma, valendo 4,0 (quatro) pontos e a avaliação presencial, valendo 6,0 (seis) pontos, totalizando 10,0(dez) pontos por disciplina. Para ser aprovado você deve alcançar um total de 7,0 (sete) pontos por disciplina.

As avaliações presenciais podem ocorrer em 02 momentos (datas diferentes) do curso ou em 01 momento (única data), fica a sua escolha, ou seja, 02 avaliações presenciais (a primeira na conclusão da 5ª disciplina específica e a segunda na conclusão da 10ª disciplina específica) ou (a primeira e a segunda na conclusão da 10ª disciplina específica), além da apresentação do TCC. Ambas deverão ser agendadas com nossa secretaria e devem ser realizadas no polo mais perto de você.

Nos casos de reprovação em alguma disciplina, a prova final será online.

Conforme as regras do MEC, além da prova escrita, você apresentará um artigo científico (TCC). Para a produção do mesmo, você receberá a orientação de professores do curso que lhe conduzirão na escrita de um material no padrão solicitado para publicação em revistas científicas da sua área.

Após o fim da orientação de TCC, você terá até 04 (quatro) meses para concluir o seu trabalho final.

6. Onde são os polos?

Abaixo segue uma lista de cidades que você poderá escolher para fazer as provas e a apresentação do trabalho de conclusão. 

Estado / Cidade

- Amazonas - Manaus
- Bahia - Salvador / Paulo Afonso
- Ceará - Fortaleza
- Distrito Federal- Brasília
- Espirito Santo - Vitória / Vila Velha
- Goiás - Goiânia
- Mato Grosso do Sul - Dourados
- Minas Gerais - Belo Horizonte / Juiz de Fora / Uberlândia
- Pará - Belém
- Paraná - Curitiba
- Pernambuco - Recife
- Piauí - Teresina
- Rio de Janeiro - Campos dos Goytacazes / Itaperuna / Paraíba do Sul / Rio de Janeiro / Queimados
- Rio Grande do Sul - Porto Alegre
- São Paulo - São Paulo

O local, dia e horário disponível nestas cidades será informado na confirmação do agendamento das avaliações.

CURTA NOSSA PÁGINA