facebook pixel code

Data de Início

17/04/2017

Carga Horária: 490 h

O curso possui carga horária total de 490h, subdivididas em 10 disciplinas específicas e 3 disciplinas dedicadas a pesquisa, estudos individuais e/ou coletivos e produção do TCC. As disciplinas específicas são concluídas em 14 meses somados a 2 meses para as disciplinas dedicadas a elaboração do TCC, totalizando 16 meses de curso. Os encontros acontecem nos dias das provas presenciais (em dois momentos do curso) e na apresentação do artigo científico, para a conclusão de curso.

Pré-requisitos

Portadores de CRM

Público-alvo

Clínicos gerais, mas também serão aceitos médicos de quaisquer especialidades que desejem revisar os temas em Pneumologia.

Objetivos

Qualificar cl√≠nicos gerais oriundos de todo o pa√≠s nos principais conte√ļdos de Pneumologia.

Investimento

Inscrição: R$ 210,00

Mensalidades:
  • 20 x R$ 900,00


INSCREVA-SE

Educa√ß√£o a Dist√Ęncia / Campus Virtual

* Forma de pagamento





APRESENTAÇÃO


Associados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia - SBPT, 10% de Desconto na Mensalidade.

Atualiza√ß√£o constante. √Č assim a rotina de um profissional de medicina que est√° em busca de exercer sua profiss√£o com excel√™ncia. Existem, inclusive, √°reas da medicina que carecem de profissionais especializados e as vari√°veis s√£o diversas, entre elas, profissionais que geralmente est√£o residindo ou trabalhando em regi√Ķes de dif√≠cil acesso √† atualiza√ß√£o, seja por dificuldades geogr√°ficas, ou por ser √ļnico profissional em pequenas localidades, sem condi√ß√Ķes de se ausentar.
Além disso, existe um mercado de trabalho que necessita desses profissionais, com o crescimento da procura por consultas pneumológicas nos atendimentos ambulatoriais em todo o país.
Sabendo dessa necessidade, a Faculdade Redentor e a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) uniram-se para oferecer a p√≥s-gradua√ß√£o em Pneumologia ‚Äď SBPT. A Sociedade, por congregar mais de 3000 pneumologistas de todo o pa√≠s, com expressivo n√ļmero de profissionais ligados √†s principais universidades brasileiras, vislumbra com esta atividade a possibilidade de estender conhecimentos a estes colegas com dificuldades reais de atualizarem-se.
A especializa√ß√£o tem como objetivo qualificar cl√≠nicos gerais de todo o pa√≠s em conte√ļdos pertinentes √† √°rea de conhecimento. Ser√£o abordados temas como emerg√™ncias respirat√≥rias, tabagismo e c√Ęncer de pulm√£o e m√©todos diagn√≥sticos em pneumologia e fun√ß√£o pulmonar.
Os temas a serem repassados est√£o organizados em 10 disciplinas, que ser√£o coordenados pelo Prof. PhD JOS√Č MIGUEL CHATKIN, Mestre em Medicina pela UFRGS, Doutor em Medicina pela UFRGS (Pneumologia) com P√≥s-Doutorado na University of Toronto.
A possibilidade de atualiza√ß√£o e novos aprendizados que s√£o adquiridos durante uma p√≥s-gradua√ß√£o √© de suma import√Ęncia para que o profissional de medicina tenha forma√ß√£o acad√™mica e cient√≠fica atualizadas para exercer sua profiss√£o com qualidade, √©tica, compet√™ncia e responsabilidade.

O ingresso no curso de p√≥s-gradua√ß√£o de Pneumologia ‚Äď SBPT oferecido pela Faculdade Redentor √© importante n√£o poder√° ser usado como pr√©-requisito para a prova do T√≠tulo SBPT/AMB. N√£o sendo, ainda, pr√©-requisito para qualquer t√≠tulo ou inscri√ß√£o desta.

DISCIPLINAS


DOEN√áA PULMONAR OBSTRUTIVA CR√ĒNICA (DPOC) E BRONQUIECTASIAS - 35H
Ementa:
Introdu√ß√£o aos conceitos b√°sicos em DPOC e bronquiectasias, abordando para as duas situa√ß√Ķes cl√≠nicas os seguintes cap√≠tulos: Fisiopatogenia, Quadro Cl√≠nico, Diagn√≥stico, Tratamento, Preven√ß√£o, Etapas GOLD.

INFEC√á√ēES RESPIRAT√ďRIAS E TUBERCULOSE - 35H

Ementa:
Introdu√ß√£o aos conceitos b√°sicos em infec√ß√Ķes respirat√≥rias e tuberculose, abordando para as duas situa√ß√Ķes cl√≠nicas os seguintes cap√≠tulos: Fisiopatogenia, Quadro Cl√≠nico, Diagn√≥stico, Tratamento, Preven√ß√£o.

ASMA E DOEN√áAS OCUPACIONAIS RESPIRAT√ďRIAS - 35H
Ementa:
Introdu√ß√£o aos conceitos b√°sicos em Asma e Doen√ßas Ocupacinais Respirat√≥rias, abordando para as duas situa√ß√Ķes cl√≠nicas os seguintes cap√≠tulos: Fisiopatogenia, Quadro Cl√≠nico, Diagn√≥stico, Tratamento, Preven√ß√£o, GINA.

M√ČTODOS DIAGN√ďSTICOS EM PNEUMOLOGIA E FUN√á√ÉO PULMONAR - 35H
Ementa:
Introdu√ß√£o aos conceitos b√°sicos em M√©todos Diagn√≥sticos  em Pneumologia e Fun√ß√£o Pulmonar, enfatizando a indica√ß√£o, metodologia de realiza√ß√£o e interpreta√ß√£o dos exames.

IMAGENS EM PNEUMOLOGIA - 35H
Ementa:
Introdu√ß√£o aos conceitos b√°sicos em Imag√©tica e principais fluxogramas diagn√≥sticos em doen√ßas respirat√≥rias. 

EMERG√äNCIAS RESPIRAT√ďRIAS - 35H
Ementa:
Introdu√ß√£o aos conceitos b√°sicos em Emerg√™ncias Respirat√≥rias, abordando para as duas situa√ß√Ķes cl√≠nicas os seguintes cap√≠tulos: Fisiopatogenia, Quadro Cl√≠nico, Diagn√≥stico, Tratamento, Preven√ß√£o.

TABAGISMO E C√āNCER DE PULM√ÉO - 35H
Ementa:
Introdu√ß√£o aos conceitos b√°sicos em tabagismo e C√Ęncer de Pulm√£o Respirat√≥rias, abordando para as duas situa√ß√Ķes cl√≠nicas os seguintes cap√≠tulos: Fisiopatogenia, Quadro Cl√≠nico, Diagn√≥stico, Tratamento, Preven√ß√£o.

DOEN√áAS RESPIRAT√ďRIAS DO SONO (SAOS) E VENTILA√á√ÉO N√ÉO INVASIVA (VNI) - 35H
Ementa:
Introdu√ß√£o aos conceitos b√°sicos em SAOS e VNI, abordando para as duas situa√ß√Ķes cl√≠nicas os seguintes cap√≠tulos: Fisiopatogenia, Quadro Cl√≠nico, Diagn√≥stico, Tratamento, Preven√ß√£o.

DOEN√áAS DA PLEURA E TOSSE CR√ĒNICA - 35H
Ementa:
Introdu√ß√£o aos conceitos b√°sicos em Doen√ßas da Pleura e Tosse Cr√īnica, abordando para as duas situa√ß√Ķes cl√≠nicas os seguintes cap√≠tulos: Fisiopatogenia, Quadro Cl√≠nico, Diagn√≥stico, Tratamento, Preven√ß√£o.

CIRCULAÇÃO E DOENÇAS INTERSTICIAIS PULMONARES (DIP) - 35H
Ementa:
Introdu√ß√£o aos conceitos b√°sicos em Circula√ß√£o e DIP, abordando para as duas situa√ß√Ķes cl√≠nicas os seguintes cap√≠tulos: Fisiopatogenia, Quadro Cl√≠nico, Diagn√≥stico, Tratamento, Preven√ß√£o.

METODOLOGIA DA PESQUISA - 35H
Ementa:
Introdu√ß√£o aos conceitos b√°sicos da metodologia cient√≠fica.  A ci√™ncia e a produ√ß√£o de conhecimento. Os tipos de pesquisa e os instrumentos de coleta de dados. O projeto de pesquisa. Estilo da reda√ß√£o t√©cnico-cient√≠fica. Fundamenta√ß√£o te√≥rica na constru√ß√£o do texto. Elementos pr√©-textuais, textuais e p√≥s-textuais. Cita√ß√Ķes: conceito, caracter√≠sticas e tipologia. 

ORIENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - 35H
Ementa:
Elaboração, orientação e entrega do Trabalho de Conclusão do Curso - TCC (artigo científico), que envolve o levantamento, a análise e a difusão dos resultados obtidos na pesquisa realizada pelo discente, obedecendo às normas e regulamentos metodológicos. Defesa do respectivo trabalho perante a Banca Avaliadora.

TEMPO DE ESTUDO INDIVIDUAL OU EM GRUPO - 70H
Ementa:
Estudo individual ou em grupo, visando o aperfei√ßoamento de quest√Ķes te√≥rico metodol√≥gicas relacionadas ao curr√≠culo.

COORDENADOR

Prof. PhD JOS√Č MIGUEL CHATKIN

Coordenador

Mestre em Medicina pela UFRGS Doutor em Medicina pela UFRGS (Pneumologia) Pós-Doutorado na University of Toronto Professor Titular de Pneumologia/Medicina Interna /Faculdade de Medicina PUC-RS

PROFESSOR

Prof. Dr. FERNANDO LUIZ CAVALCANTI LUNDGREN

Chefe do Servico de Pneumologia do Hospital Otavio de Freitas Membro do Projeto GOLD- DPOC P residente Eleito SBPT 2017-2018.

Prof. Dr. JORGE AFIUNE

M√ČDICO PNEUMOLOGISTA DO INSTITUTO CLEMENTE FERREIRA RESPONS√ĀVEL PELA SUB COMISS√ÉO DE TUBERCULOSE DA SPPT MEMBRO DA COMISS√ÉO DE TUBERCULOSE DA SBPT

Prof. Dr. JOS√Č ANGELO RIZZO

Professor Associado de Medicina (Pneumologia e Alergologia e Imunologia Clínica) Coordenador do Centro de Pesquisas em Alergia e Imunologia Clínica Hospital das clínicas. UFPE

Prof. Dr. LUIZ FERNANDO FERREIRA PEREIRA

Coordenador do Serviço de Pneumologia do H. Biocor Idealizador e Médico do Programa de Cessação de Tabagismo da Unimed-BH Organizador do Curdo Online sobre Tabagismo da Unimed-BH

Prof. Dr. PAULO CAMARGOS

Professor Titular do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais Unidade de Pneumologia Pediátrica do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais Pesquisador do CNPq e FAPEMIG.

Prof. Dr. UBIRATAN DE PAULA SANTOS

Médico Formado pela FMUSP 1978 Doutor na área de Pneumologia pela FMUSP 2003 Responsável pelos ambulatórios de doenças respiratórias ocupacionais e ambientais da Divisão de Pneumologia do Instituto do Coração-HCFMUSP

Prof. Dra. ANA PAULA SCALIA CARNEIRO

Pneumologista do SEST- Servi√ßo Especializado em Sa√ļde do Trabalhador do Hospital das Cl√≠nicas da UFMG Doutora em Sa√ļde P√ļblica pela UFMG

Prof. Dra. MARA R√öBIA FERNANDES DE FIGUEIREDO

Medica Pneumologista do Hospital de Messejana Responsavel pelo Ambulatorio de Bronquiectasias Coordenadora da Comissao de Infeccoes Respiratorias e Micose SBPT.

Prof. GUSTAVO CHATKIN

Pneumologista do Serviço de Pneumologia do Hospital São Lucas da PUCRS. Chefe do Ambulatório de Auxilio Abandono ao Tabagismo do HSL-PUCRS.

Prof. OLIVER A. NASCIMENTO

Médico da Disciplina de Pneumologia da Escola Paulista de Medicina Universidade Federal de São Paulo Presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia.

Prof. PAULO TEIXEIRA

Professor Adjunto de Pneumologia da Universidade Federal de Ci√™ncias da Sa√ļde de Porto Alegre Pneumologista do Pavilh√£o Pereira Filho da Santa Casa de Porto Alegre Professor Titular da Universidade Feevale.

Prof. PhD. GUSTAVO MEIRELLES

Médico Radiologista Coordenador Da Equipe De Imagem Torácica Do Grupo Fleury Doutor Em Ciências pela Unifesp Pós-Doutor Pelo Memorial Sloan-Kettering Cancer Center.

Prof. PhD. WALDO LUIS LEITE DIAS DE MATTOS

Professor-adjunto da Universidade Federal de Ci√™ncias da Sa√ļde de Porto Alegre (UFCSPA) Preceptor do programa de resid√™ncia m√©dica em pneumologia da UFCSPA Pavilh√£o Pereira Filho Doutorado em pneumologia na UFRGS e Tomas Jefferson University - Filad√©lfia P√≥s-doutorado em pneumologia no Imperial College School of Medicine - Londres.

Prof. RODRIGO ABENSUR ATHANAZIO

Médico Assistente do Serviço de Pneumologia do Instituto do Coração (InCor) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Dúvidas Frequentes

Não temos perguntas cadastradas no momento.

Como Funciona a Pós-Graduação EaD Fac Redentor?

Profissionais de destaque ensinando a você o que realmente importa para trabalhar com excelência e manter-se atualizado.
√Č assim a P√≥s-gradua√ß√£o da Redentor.

Como é o aprendizado?

Os coordenadores de cursos criaram 10 (dez) disciplinas específicas que abordam os temas mais relevantes da área, de forma direta e aplicada e 3 disciplinas dedicadas a pesquisa, estudos individuais e/ou coletivos e produção do TCC.

O curso contém 1 (uma) disciplina de metodologia da pesquisa que auxiliará você na utilização da ciência como aliada a sua vida profissional, entendendo que a participação em congressos e a apresentação de trabalhos faz parte da sua rotina.

Cada disciplina tem carga horária de 35 (trinta e cinco) horas, com duração de 5 (cinco) semanas, de modo que o curso seja concluído em 15 meses. Entre uma disciplina e outra você terá um intervalo de 1(uma) ou 2(duas) semanas para concluir as atividades pendentes ou mesmo descansar se estiver tudo certo. Este calendário estará disponível no início do curso.

As disciplinas contam com vídeo aulas e artigos científicos atualizados.

As videoaulas s√£o din√Ęmicas e foram gravadas em sequ√™ncia, atendendo os objetivos do curso, para serem assistidas de acordo com a sua disponibilidade, pois sabemos que o seu dia a dia √© muito corrido. Voc√™ pode inclusive acessar a sala de aula virtual pelo seu smartphone.

Em cada disciplina voc√™ vai interagir com os mesmos professores que gravaram as videoaulas. Eles estar√£o dispon√≠veis para atender as suas d√ļvidas e participar de f√≥runs de discuss√£o sobre temas do dia a dia profissional.

Como ser√£o as avalia√ß√Ķes?

As avalia√ß√Ķes presenciais ocorrer√£o em 02 momentos do curso, ou seja, 02 avalia√ß√Ķes presenciais, ambas dever√£o ser agendas com nossa secretaria. A prova escrita deve ser realizadas no polo mais pr√≥ximo a voc√™.

Conforme as regras do MEC, além da prova escrita, você apresentará um artigo científico, que será agendado para realização na sede da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia - SBPT, em Brasília. Para a produção do mesmo, você receberá a orientação de professores do curso que lhe conduzirão na escrita de um material no padrão solicitado para publicação em revistas científicas da sua área.

Após os 15 meses de aula, você terá até 6 (seis) meses para concluir o seu trabalho final.

Quais s√£o as Normas do TCC?

Apresentação presencial de artigo científico dentro das normas da Revista Científica Jornal Brasileiro de Pneumologia, na Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia - BPT, em Brasília.

Como é a plataforma de ensino?

Nossa plataforma √© uma das mais avan√ßadas do mundo, chamada Black Board, utilizada por importantes institui√ß√Ķes de ensino, empresas e militares Americanas e Europeias.

Você poderá estudar no computador, tablet e ou mesmo em seu smartphone.
Na plataforma todos os vídeos, textos e exercícios estarão disponíveis até a conclusão do curso.

Quais documentos para a matrícula?

Após a inscrição no site, o aluno fará upload dos documentos pela plataforma de matrícula:

- Cópia do diploma de graduação em Medicina;
- Cópia do documento de Identidade;
- Cópia do CPF;
- Uma foto 3X4;
- Comprovante de pagamento da Taxa de Matrícula.

Onde são os polos para realização das provas escritas?

Abaixo segue uma lista de cidades que você poderá escolher para fazer as provas.

Lembre-se, todas as nossas aulas s√£o online para facilitar a sua corrida agenda do dia a dia.

O local e o calend√°rio dispon√≠vel nestas cidades ser√° informado no ato do agendamento das avalia√ß√Ķes.

>>Estado / Cidade<<

- Amazonas - Manaus
- Bahia - Salvador / Paulo Afonso
- Cear√° - Fortaleza
- Distrito Federal - Brasília
- Espírito Santo - Vitória / Vila Velha
- Goi√°s - Goi√Ęnia
- Mato Grosso do Sul - Dourados
- Minas Gerais - Belo Horizonte / Juiz de Fora / Uberl√Ęndia
- Pará - Belém
- Paran√° - Curitiba
- Pernambuco - Recife
- Piauí - Teresina
- Rio de Janeiro - Campos dos Goytacazes / Itaperuna / Nova Iguaçu / Paraíba do Sul / Rio de Janeiro
- Rio Grande do Sul - Porto Alegre
- S√£o Paulo - S√£o Paulo

CURTA NOSSA PÁGINA