facebook pixel code

Data de Início

28/08/2017

Carga Horária: 490 h

O curso possui carga horária total de 490h, subdivididas em 10 disciplinas específicas e 3 disciplinas dedicadas a pesquisa, estudos individuais e/ou coletivos e produção do TCC. As disciplinas específicas são concluídas em 14 meses somados a 2 meses para as disciplinas dedicadas a elaboração do TCC, totalizando 16 meses de curso. Os encontros acontecem nos dias das provas presenciais (em dois momentos do curso) e na apresentação do artigo científico, para a conclusão de curso.

Pré-requisitos

Profissionais com diploma em Educação Física, Fisioterapia e Medicina.

Público-alvo

Profissionais de Educação Física, Fisioterapia e Medicina.

Objetivos

Oferecer ao Profissional de Educação Física e todos os profissionais da área da saúde , uma oportunidade de melhorar a qualidade na aplicação e controle das atividades físicas , pautada na ótica da pesquisa científica , no sentido de potencializar a qualidade técnica do planejamento , execução e gerenciamento das atividades e exercícios físicos , voltados à grupos especiais , estimulando sempre a postura humana carinhosa e comprometida com a cidadania e o aprofundamento científico na referida área do conhecimento , fomentando a motivação também , para uma carreira acadêmica de ensino e pesquisa.

Investimento

Inscrição: R$ 180,00

Mensalidades:
  • 18 x R$ 320,00

INSCREVA-SE

Educação a Distância - Início do curso: 2° Semestre de 2017

* Forma de pagamento:




APRESENTAÇÃO


Com o aumento natural da população, e consequente aumento também do grupo de pessoas com doenças respiratórias , cardíacas, portadores de características estruturais e fisiológicas limitantes ou em fases da vida que demandam cuidados e atenção especial , dentro dessa ótica, estamos oferecendo um curso que pretende qualificar Profissionais de Educação Física e da área da saúde a prestarem um melhor atendimento à esse grupo de pessoas , tendo como consequência a otimização da qualidade de vida. O referido curso, fundamenta-se no que existe de mais moderno e reconhecidamente eficaz à luz da ciência , voltado para a formação de profissionais da mais alta qualificação e que atendam com segurança técnica, a demanda crescente da área em questão , num momento em que a sociedade tem reconhecido a legitimidade e o direito de conquistas importantes, relacionadas ao bem estar, respeito , autoestima e dignidade do ser humano.

DISCIPLINAS


ATIVIDADE FÍSICA PARA PESSOAS COM: - 35H
  • Deficiência Visual
  • Deficiência Auditiva 
Ementa:
Anatomia e Fisiologia dos sistemas sensoriais. Crescimento e desenvolvimento humano e o processo da percepção da visão e da audição. Classificação e caracterização das deficiências sensoriais (visual e auditiva). Subsídios técnicos e didáticos para a elaboração de programas de atividades físicas e esportivas para pessoas com deficiências sensoriais.

PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIO PARA PESSOAS COM DOENÇAS DO SISTEMA RESPIRATÓRIO - 35H
Ementa:
Asma, alergia, bronco espasmo induzido pelo exercício - BIE , doença pulmonar obstrutiva crônica - DPOC.

PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIO E JOGOS PARA A SAÚDE CEREBRAL DO JOVEM AO IDOSO (GINÁSTICA CEREBRAL) - 35H
Ementa:
Jogos e atividades com objetivo de ativação e melhora da memória, atenção, concentração, raciocínio lógico, de soluções  prática para problemas práticos, assim como a estimulação do tato, desenvolvimento e estimulação da consciência corporal, coordenação, lateralidade, percepção espaço-temporal, ritmos e cadências.

TÉCNICAS MANIPULATIVAS, COMO PREVENÇÃO E APOIO NA REABILITAÇÃO DAS LESÕES E DISFUNÇÕES MUSCULOESQUELÉTICAS - 35H
Ementa:
Fáscia, esqueleto fibroso, manipulação dos tecidos moles, liberação miofascial, cadeias musculares e bandas miofascias, globalidade estrutural, interdependência e inter-atuação segmentar do corpo humano.

PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIO FÍSICO PARA PESSOAS COM DOENÇAS OU LESÕES MUSCULOESQUELÉTICAS - 35H
Ementa:
Osteoartrite, condromalacia, tendinite, lesões musculares e dores miofasciais.

AVALIAÇÃO POSTURAL E PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS PARA OS PRINCIPAIS DESVIOS POSTURAIS DA COLUNA VERTEBRAL. - 35H
Ementa:
Escolioses. Hiperlordoses. Hipercifoses. Sugestão de sequencia de exercícios posturais. Exercícios de distensionamento, Força muscular, consciência corporal e estimulação proprioceptiva. Avaliação postural. História métodos e importância da avaliação. Como fazer uma avaliação postural utilizando o sistema SAPO.

ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA À GESTANTE, AO IDOSO E A OSTEOPOROSE. - 35H
Ementa:
Relação do ciclo de vida com características da fase adulta jovem e fase adulta como idoso. Relação do ecosistema e cultura com a gravida e o idoso. Caraterísticas fisiológicas, estruturais e psicológicas durante a gestação e na terceira idade. Avaliação física e postural. Alterações posturais e respiratórias no idoso e na gestante. Gravidez de risco. Cuidados e adaptações dos exercícios físicos para o idoso e para a grávida. Benefícios do exercício físico para o idoso e para a grávida. Exercício físico e preparação para o parto. Exercício físico após o parto. Importância e benefício do exercício físico antes de chegar a terceira idade e durante a terceira idade. Relação de exercício físico osteoporose e terceira idade.

OBESIDADE , PREVENÇÃO E PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIO. - 35H
Ementa:
Fisiologia da obesidade. Etiologia da obesidade e sobrepeso. Avaliação da composição corporal. Prescrição de exercícios físicos de efeito geral e localizados para obesos. Metabolismo dos lipídios, carboidratos, proteinas, vitaminas e minerais, recomendações e necessidades nutricionais e de atividades corporais para a saúde e bem estar. Obesidade, sobrepeso e sua relação com : o envelhecimento, diabetes, sistema cardiovascular, aspectos comportamentais e psicológicos.

DOENÇAS CARDIOVASCULARES E PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIO, ORIENTADO PARA A PREVENÇÃO E REABILITAÇÃO CARDÍACA E MELHORA DO SISTEMA CIRCULATÓRIO. - 35H
Ementa:
Colesterol, hipertensão, aporte sanguíneo e drenagem sanguínea , retorno venoso, circulação colateral, atividade física e sistema circulatório, adaptação fisiológica ao exercício físico e progressão pedagógica e fisiológica das atividades físicas.

ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA PARA PESSOAS COM AIDS, CÂNCER, DIABETES, DEFICIÊNCIA IMUNOLÓGICA, DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E SÍNDROME DE DOWN. - 35H
Ementa:
Atividade física adaptada, conceito, evolução e características peculiares. Exercício físico e doença, qualidade de vida, promoção da saúde e respostas biopsicossociais da saúde individual e coletiva. Abordagem interdisciplinar da atividade física adaptada. Atividade física como fenômeno psicossomático ( relação corpo e mente ). Atividade física e sua relação transformadora do meio ambiente através da mudança da visão de mundo individual. Reflexões sobre as vivências de atividade física e sua relação na alegria de viver e desvio do foco da doença. Programas de atividade física relacionada a saúde da prevenção a melhora da qualidade de vida e motivação para as atividades de vida diária. Organização didático - pedagógica das formas de aplicação da atividade física adaptada para a educação inclusiva. Práticas pedagógicas sob orientação e supervisão docente. Atividade física como contribuição no processo de inclusão de pessoas com necessidades especiais nos vários setores da sociedade.

METODOLOGIA CIENTÍFICA - 35H
Ementa:
Introdução aos conceitos básicos da metodologia científica.  A ciência e a produção de conhecimento. Os tipos de pequisa e os instrumentos de coleta de dados. O projeto de pesquisa. Estilo da redação técnico-científica. Fundamentação teórica na construção do texto. Elementos tipologia.

ORIENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - 35H
Ementa:
Elaboração, orientação e entrega do Trabalho de Conclusão do Curso - TCC (artigo científico), que envolve o levantamento, a análise e a difusão dos resultados obtidos na pesquisa realizada pelo discente, obedecendo às normas e regulamentos metodológicos. Defesa do respectivo trabalho perante a Banca Avaliadora.

TEMPO DE ESTUDO INDIVIDUAL OU EM GRUPO - 70H
Ementa:
Estudo individual ou em grupo, visando o aperfeiçoamento de questões teórico metodológicas relacionadas ao currículo.

COORDENADOR

Prof. Ms. Sergio Guida

Coordenador

Profissional de Educação Física CREF-1 1118-G/RJ ; Fisioterapeuta CREFITO-2 28207-F ; Mestrado em Bases Biomédicas da Atividade Física e Desporto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ; Pós-Graduação Lato Sensu em Ciência do Treinamento Desportivo pela Universidade Gama Filho (UGF) ; Professor de Anatomia Humano do curso de graduação em Medicina da UGF de 1978 à 2013 ; Professor de Anatomia Humana , Biomecânica e Ginástica Especial dos cursos de graduação em Educação Física e Fisioterapia da UGF de !978 à 2013 ; Coordenador e Professor de Anatomia Funcional e Biomecânica da Pós-Graduação Lato Sensu em Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Reabilitação Postural da UGF de 2001 à 2013 ; Professor de Cinesiologia da Academia Brasileira de Treinadores (ABT) do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) , órgão do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Luzimar Raimundo Teixeira

Coordenador

Possui graduação em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Adaptada, atuando principalmente nos seguintes temas: asma, doenças alergo-respiratórias, educação física adaptada, obesidade, envelhecimento e alterações posturais.

PROFESSOR

Milena Carrijo Dutra

Fisioterapeuta formada pela Universidade Paulista (2005), especialista em Fisioterapia Músculo Esquelética pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2006), com aprimoramento em Coluna e Traumatologia pela mesma instituição e RPG pelo Centro de Reeducação Postural e Fisioterapia (2007). Apresenta experiência na área de fisioterapia ortopédica e traumatológica, neurológica, desportiva e laboral. Atualmente é professora convidada dos cursos de pós graduação de Atividade Física Adaptada e Saúde e Pilates da Universidade Estácio de Sá e FMU presencial e à distância. Mestre em Endocrinologia Clínica e Doenças Osteometabólicas pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.

Prof. Julio Guilherme Silva

Graduação: Licenciatura Plena em Educação Física Maior Titulação: Doutor Disciplina: Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso.

Maria Esther de Araujo

Graduação: Fonoaudiologia
Maior Titulação: Mestre
Disciplina: Metodologia da pesquisa.

Prof. Carlos Vieira Duarte

Graduação: Educação Física. Maior Titulação: Doutorado em Ciência do Exercício e do Esporte. Disciplina: Doenças cardiovasculares e prescrição de exercício, orientado para a prevenção e reabilitação cardíaca e melhora do sistema circulatório.

Prof. Carlos Eduardo Neves Amorim

Graduação: Educação Física. Maior Titulação: Doutor em Medicina - Nefrologia. Disciplina: Atividade física adaptada à gestante, ao idoso e a osteoporose. Atividade física adaptada para pessoas com AIDS, câncer, diabetes, deficiência imunológica, deficiência intelectual e síndrome de down.

Prof. André Leonardo da Silva Nessi

Graduação: Educação Física – Centro Universitário UNIFMU. Maior Titulação: Especialização em Massagem Terapêutica e Desportiva. Disciplina: Técnicas manipulativas, como prevenção e apoio na reabilitação das lesões e disfunções musculoesqueléticas.

Prof. Sérgio Augusto Nacarato

Graduação: Educação Física - FEFISA. Maior Titulação: Especialização em Psicomotricidade - Faculdade de Medicina do ABC. Disciplina: Prescrição de Exercício e Jogos para a saúde cerebral do jovem ao idoso (ginástica cerebral).

Profª. Maria Cláudia Vanícola

Graduação: Educação Física. Maior Titulação: Mestrado em Biodinâmica do Movimento Humano pela Escola de Educação Física da USP. Disciplina: Atividade Física para pessoas com: Deficiência Visual, Deficiência Auditiva. Avaliação postural e prescrição de exercícios para os principais desvios posturais da coluna vertebral.

Duvidas Frequentes

1. Como é a Pós-Graduação EaD da UniRedentor?

Um curso de excelência, desenvolvido e coordenado por profissionais de destaque, ensinando a você o que realmente importa para destacar-se no mercado de trabalho.
É assim a Pós-graduação da UniRedentor.

2. Como o curso é organizado?

O curso conta com 10 (dez) disciplinas específicas, abordando os temas mais relevantes da área, de forma direta e aplicada, e 03 (três) de estudo e produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Cada disciplina tem carga horária de 35 (trinta e cinco) horas, com duração de 05 (cinco) semanas, que deverão ser concluídas em 15 meses. Entre uma disciplina e outra você terá um intervalo de 01(uma) semana para concluir as atividades pendentes ou relaxar, se estiver tudo em dia. Este calendário estará disponível no início do curso.

3. Como é a plataforma de ensino?

Nossa plataforma de estudos e uma das mais avançadas do mundo, chamada Black Board (Bb). Esta plataforma é utilizada por importantes instituições de ensino, empresas e até mesmo pelas Academias Militares Americanas e Europeias. Dessa forma, oferecemos o que há de mais moderno e atual aos nossos alunos, que poderão estudar acessando o ambiente do seu computador, tablet e até mesmo no seu smartphone. Na plataforma todos os vídeos, textos e exercícios estarão disponíveis até a conclusão do curso.

4. Como acontece a disciplina?

As disciplinas contam com videoaulas dinâmicas, gravadas em sequência, para serem assistidas de acordo coma sua disponibilidade, seguindo o calendário estabelecido pela disciplina. Além disso, você terá acesso a artigos científicos e bibliotecas digitais que fornecem material de estudo completar à sua formação.

Em cada disciplina você terá exercícios avaliativos e vai interagir com os mesmos professores que gravaram as videoaulas. Eles estarão disponíveis para atender as suas dúvidas e participar de fóruns de discussão sobre temas do dia a dia profissional.

5. Como serão as Avaliações?

As avaliações são divididas em 02 (dois) grupos. As atividades online, feitas na plataforma, valendo 4,0 (quatro) pontos e a avaliação presencial, valendo 6,0 (seis) pontos, totalizando 10,0(dez) pontos por disciplina. Para ser aprovado você deve alcançar um total de 7,0 (sete) pontos por disciplina.

As avaliações presenciais podem ocorrer em 02 momentos (datas diferentes) do curso ou em 01 momento (única data), fica a sua escolha, ou seja, 02 avaliações presenciais (a primeira na conclusão da 5ª disciplina específica e a segunda na conclusão da 10ª disciplina específica) ou (a primeira e a segunda na conclusão da 10ª disciplina específica), além da apresentação do TCC. Ambas deverão ser agendadas com nossa secretaria e devem ser realizadas no polo mais perto de você.

Nos casos de reprovação em alguma disciplina, a prova final será online.

Conforme as regras do MEC, além da prova escrita, você apresentará um artigo científico (TCC). Para a produção do mesmo, você receberá a orientação de professores do curso que lhe conduzirão na escrita de um material no padrão solicitado para publicação em revistas científicas da sua área.

Após o fim da orientação de TCC, você terá até 04 (quatro) meses para concluir o seu trabalho final.

6. Onde são os polos?

Abaixo segue uma lista de cidades que você poderá escolher para fazer as provas e a apresentação do trabalho de conclusão. 

Estado / Cidade

- Amazonas - Manaus
- Bahia - Salvador / Paulo Afonso
- Ceará - Fortaleza
- Distrito Federal- Brasília
- Espirito Santo - Vitória / Vila Velha
- Goiás - Goiânia
- Mato Grosso do Sul - Dourados
- Minas Gerais - Belo Horizonte / Juiz de Fora / Uberlândia
- Pará - Belém
- Paraná - Curitiba
- Pernambuco - Recife
- Piauí - Teresina
- Rio de Janeiro - Campos dos Goytacazes / Itaperuna / Paraíba do Sul / Rio de Janeiro / Queimados
- Rio Grande do Sul - Porto Alegre
- São Paulo - São Paulo

O local, dia e horário disponível nestas cidades será informado na confirmação do agendamento das avaliações.

CURTA NOSSA PÁGINA