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Data de Início

2° Semestre de 2017

Carga Horária: 490 h

O curso possui carga horária total de 490h, subdivididas em 10 disciplinas específicas e 3 disciplinas dedicadas a pesquisa, estudos individuais e/ou coletivos e produção do TCC. As disciplinas específicas são concluídas em 14 meses somados a 2 meses para as disciplinas dedicadas a elaboração do TCC, totalizando 16 meses de curso. Os encontros acontecem nos dias das provas presenciais (em dois momentos do curso) e na apresentação do artigo científico, para a conclusão de curso.

Pré-requisitos

Enfermeiros de urgência e emergência, intensivistas e com outras especialidades que atuam em unidades de emergência e ou pronto atendimento. Enfermeiros que atuam em unidades de emergência e ou pronto atendimento fixo, aeromédico ou pré-hospitalar.

Público-alvo

Enfermeiros

Objetivos

Atualizar e qualificar Enfermeiros que atuam ou que irão atuar em unidades de emergência e urgência, nas UPAS e em Serviços pré-hospitalares em adultos, crianças e infante.
Promover atividades científicas e propiciar o aperfeiçoamento da emergência e urgência.
Capacitar o Enfermeiro a identificar e solucionar os problemas do paciente de forma pratica e objetiva.
Desenvolver no Enfermeiro habilidades no cuidado de enfermagem, em seus aspectos conceituais e práticos, a liderança necessária para o trabalho em equipe

Investimento

Inscrição: R$ 180,00

Mensalidades:
  • 18 x R$ 380,00


INSCREVA-SE

Educação a Distância / Campus Virtual

* Forma de pagamento





APRESENTAÇÃO


A crescente demanda pelos atendimentos de Urgência e Emergência, no Brasil, tem despertado a preocupação dos hospitais quanto à uniformização de cuidados de Enfermagem, criação de protocolos e redução de morbidade e mortalidade nas unidades de emergência. A despeito disto, no Brasil poucos são os centros que disponibilizam um treinamento especifico em Urgência e Emergência em Enfermagem. Na maioria das vezes, a de primeira atuação de profissionais recém-egressos das universidades é justamente em uma unidade de emergência, uma das áreas de atendimento mais complexas, pois exige do profissional conhecimentos em quase todas as especialidades de Enfermagem e habilidades técnicas para o atendimento de seus pacientes
Atualizar e qualificar Enfermeiros que atuam ou que irão atuar em unidades de emergência e urgência, nas UPAS e em Serviços pré-hospitalares em adultos, crianças e infante.

DISCIPLINAS


APRESENTAÇÃO DE FUNDAMENTOS EM EMERGÊNCIA - 35H 
Ementa:
  • Legislação de enfermagem na emergência. Planejamento para implantação de unidades de emergência e centros de trauma. Desenvolvimento de treinamento para utilização de recursos humanos na área de emergência e urgência. Uso de protocolos. Legislação e portarias de emergência e urgência para enfermeiros. Legislação do uso de DEA e dispositivos supraglóticos. Atendimento pré-hospitalar. Resgate e Transporte aeromédico. TIH. Gestão de desastre. Atendimento a múltiplas vítimas. Conceitos de SBV e SAV. Conceitos de PHTLS e ITLS. Urgência e emergência no contexto do SUS. Conceitos do Sistema de Acolhimento com Classificação de risco.

ATENDIMENTO DE ENFERMAGEM AO PACIENTE POLI TRAUMATIZADO - 35H 
Ementa: 
  • Avaliação da cena. Cinemática do trauma. Abordagem ao paciente Politraumatizado adulto. Exame primário e secundário. Manejo da via aérea. Falência respiratória. Choque. Ressuscitação cardiorrespiratória e cerebral. Sedação e analgesia para procedimentos médicos. Manejo da dor, utilização de protocolos. Imagem. Abordagem ao paciente grande queimado. Abordagem ao paciente afogado.

ABORDAGEM NO TRAUMA - 35H 
Ementa:
  • Anatomia e fisiologia humana. Abordagem ao paciente com Traumatismo cranioencefálico. Abordagem ao paciente com Traumatismo raquimedular. Abordagem ao paciente com Trauma torácico. Abordagem ao paciente com Trauma abdominal. Abordagem ao paciente com Trauma gênito-urinário. Abordagem ao paciente com Trauma de face. Abordagem de enfermagem nas Lesões ortopédicas de extremidades. Lesões desportivas na emergência. Lesões da clavícula e membros superiores. Lesões da bacia e membros inferiores. Lesão de partes moles e reparação de feridas. Lesão causada pela altitude. Acidentes devido ao mergulho profundo. Lesões por radiação.

CUIDADOS DE ENFERMAGEM NAS EMERGÊNCIAS CLÍNICAS (RESPIRATÓRIAS E CARDIOVASCULARES) - 35H 
Ementa: 
  • Emergências das vias aéreas superiores e inferiores. Asma. Bronquite. Pneumonia. DPOC. Insuficiência cardíaca congestiva. Doença cardíaca infecciosa e inflamatória (ENDOCARDITE). Alterações do ritmo cardíaco (ritmos fatais).Hipertensão arterial Sistêmica. Doença tromboembólica. IAM. AVE. PCR.

EMERGÊNCIAS NEUROLÓGICAS E INFECCIOSAS - 35H 
Ementa:
  • Abordagem de enfermagem na Sincope. Ataxia. Fraqueza muscular. Cefaleia. Hidrocefalia. Paralisia cerebral. Doença vascular cerebral. Influenza. Meningite. Zika vírus. Dengue. Febre de Chikungunya. Paciente HIV positivo na emergência. Doenças transmitidas por carrapatos. Infestação por parasitas. Feridas por Úlceras e vasculites. Doenças importadas e doenças dos viajantes. Bioterrorismo.

EMERGÊNCIAS IMUNOLÓGICAS, GASTROINTESTINAIS E ENDÓCRINAS - 35H 
Ementa:
  • Abordagem de enfermagem ao paciente com: Apresentações alérgicas comuns – rinite e conjuntivite. Anafilaxia. Dor abdominal. Sangramento gastrointestinal. Refluxo gastresofágico. Corpo estranho no trato gastrointestinal. Doenças do fígado e vesícula biliar. Distúrbios do metabolismo da glicose (Diabetes).Síndrome de Cushing (Insuficiência adrenal).Hipertireoidismo. Raquitismo. Desnutrição: Marasmo e Kwashiakor. Distúrbio dos fluidos e eletrólitos.

EMERGÊNCIAS GÊNITO-URINÁRIAS, DERMATOLÓGICAS, OTORRINOLARINGOLÓGICAS, OFTALMOLÓGICAS E GINECOLÓGICAS. - 35H 
Ementa:
  • Abordagem de enfermagem nos: Problemas gênito-urinários masculinos. Doenças do trato urinário (ITU).Doenças renais e síndromes renais. Petéquias e púrpuras. Rash pruriginoso. Infecção superficial da pele. Exantemas. Rash no lactente. Emergências do nariz e dos ouvidos. Emergência da cavidade e do pescoço. Trauma ocular. Emergências oculares na infância. Paciente adolescente grávida. Distúrbios ginecológicos na infância e adolescência. Vaginite. Doença sexualmente transmissível. Dismenorreia e sangramento uterino disfuncional. 

EMERGÊNCIAS E URGÊNCIA OBSTÉTRICAS - 35H 
Ementa: 
  • Ciclo gravídico. Anatomia e fisiologia humana. Avaliação na gestante. Parto. Emergências durante o parto. Traumatismo por Estrupo. Gravidez ectópica. Trauma abdominal. Aborto. Descolamento da Placenta Prévia. Placenta prévia. Hipertensão na gravidez. Distócias. Abordagem de emergência ao RN (aspiração, APGAR, avaliação cardiopulmonar, identificação e cuidados de enfermagem).Ressuscitação cardiopulmonar ao RN.

EMERGÊNCIAS TOXICOLÓGICAS - 35H 
Ementa:
  • Abordagem inicial de enfermagem ao paciente intoxicado. Agentes antitérmicos. Produtos químicos domésticos. Medicações prescritas. Abuso de drogas ilícitas. Metais pesados. Envenenamento por agentes ambientais. 

EMERGÊNCIA NA SAÚDE DE CRIANÇAS E INFANTE ACIDENTES NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA E EMERGÊNCIAS PSICOSSOCIAIS - 35H 
Ementa:
  • Abordagem de enfermagem no: Trauma. RCP pediátrico. Lactente ou criança febril ou aparentemente séptico. Dificuldade respiratória. Síndrome da morte súbita infantil ou evento aparentemente ameaçador a vida. Estado mental alterado ou coma. Convulsões. Dor torácica. Afecções abdominais agudas. Vômitos, diarreia e gastroenterite. Distúrbios alimentares. Icterícia. Choro intenso no lactente. Claudicação na criança. Traumatismo cranioencefálico leve. Abordagem do paciente com rash cutâneo. Massa cervical. Emergências no recém-nascido. Paciente transplantado na emergência. Mordidas de animais e humanos. Envenenamento por mordida de cobra. Ferida por aranha e outros artrópodes. Envenenamento por seres marinhos. Afogamento não fatal. Queimaduras. Lesões elétricas e por raios. Lesões causadas pelo calor e pelo frio. Abuso sexual. Abuso e negligência. Emergências psiquiátricas. Morte da criança na unidade de emergência. Considerações éticas, Morte encefálica.

METODOLOGIA DA PESQUISA - 35H
Ementa:
  • Introdução aos conceitos básicos da metodologia científica.  A ciência e a produção de conhecimento. Os tipos de pesquisa e os instrumentos de coleta de dados. O projeto de pesquisa. Estilo da redação técnico-científica. Fundamentação teórica na construção do texto. Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Citações: conceito, características e tipologia. 

ORIENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - 35H
Ementa:
  • Elaboração, orientação e entrega do Trabalho de Conclusão do Curso - TCC (artigo científico), que envolve o levantamento, a análise e a difusão dos resultados obtidos na pesquisa realizada pelo discente, obedecendo às normas e regulamentos metodológicos. Defesa do respectivo trabalho perante a Banca Avaliadora.

TEMPO DE ESTUDO INDIVIDUAL OU EM GRUPO - 70H
Ementa:
  • Estudo individual ou em grupo, visando o aperfeiçoamento de questões teórico metodológicas relacionadas ao currículo. 

COORDENADOR

Prof. Luis Felipe de Almeida e Silva

Coordenador

MBA Executivo em Saúde - Fundação Getúlio Vargas (FGV). Pós-Graduação Lato-Sensu em Gerenciamento Operacional nas Organizações - Escola Superior de Comando de Bombeiro Militar (ESCBM) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. Pós-Graduação Lato-Sensu em Enfermagem em Emergência - Universidade Estácio de Sá. Graduação em Enfermagem - Universidade do Grande Rio. Curso de Formação de Oficiais - Academia de Bombeiro Militar Dois de Julho.

Profª Bárbara Alcantara de Souza de Almeida Silva

Coordenador

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade do Rio de Janeiro (UNI-RIO), Pós Graduação em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Saúde do Trabalhador pela Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Oficial do Quadro de Saúde do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. Atua no setor de Neurocirurgia do Hospital Estadual Pedro Ernesto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora do Pré Hospitalar Móvel da Secretaria Estadual de Saúde - SES RJ. Tem experiência na área de Enfermagem com ênfase em Enfermagem Médico-Cirúrgica, Enfermagem em Cirurgia Cardíaca e Enfermagem Pré-Hospitalar.

PROFESSOR

Prof. Allan Peixoto de Assis

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (2004), Residência em Enfermagem Oncológica com ênfase em Oncologia Cirúrgica pelo Instituto Nacional do Câncer (2007), Especialização em Enfermagem Cardiológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e Mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ (2010). Desenvolveu trabalhos como enfermeiro rotina no Hospital do Câncer II do Instituto Nacional do Câncer até 2009 e como enfermeiro clínico da Unidade Coronariana do Instituto Nacional de Cardiologia (INC) até 2013. Hoje é oficial do Quadro de Saúde do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) atuando como plantonista no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Central Aristarcho Pessoa (HCAP) e Professor Assistente da área de Enfermagem Médico-Cirúrgica da UFRJ - Campus Macaé. É também docente convidado dos programas de pós-graduação em Enfermagem Cardiovascular de Alta Complexidade do INC, Enfermagem em Terapia Intensiva da Universidade Veiga de Almeida (UVA) e Enfermagem em Urgência e Emergência e Terapia Intensiva da Faculdade Redentor com chancela da Associação de Medicina Intensiva Brasileira - AMIB. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Diagnóstico de Enfermagem, Enfermagem Oncológica, Cardiológica, Intensiva e Cirúrgica.

Prof. Bruno Santos Rocha

Possui Graduação em ENFERMAGEM pela Universidade Estácio de Sá em 2005, Pós Graduação em Enfermagem no Cuidado ao Paciente Crítico pela Universidade São Camilo em 2007 e Mestrado pela Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva (SOBRATI) em 2013. Desenvolveu suas atividades como enfermeiro plantonista no setor de terapia intensiva no HCN de 2006 a 2008 e Enfermeiro Rotina no Hospital Ferreira Machado no setor de Neurocirurgia, 2010. Possui atuação no setor de terapia intensiva do INTO (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia) de 2010 a 2013. Atualmente é oficial do Quadro de Saúde do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Prof. Elvis da Silva Silveira

Bacharel e Licenciado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - Universidade Federal Fluminense em 2008. Mestre em Saúde Pública pela ESNP/FIOCRUZ, Especialista em administração em saúde pela Universidade Cândido Mendes. Formação técnica em Enfermagem, 2002. Oficial Enfermeiro do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, emergência, atendimento pré-hospitalar, trauma, administração em saúde, gestão da inovação, ciência e tecnologia em saúde.

Prof. Gilson Clementino Hanszman

Possui graduação em ENFERMAGEM pela FUNDAÇÃO TÉCNICO EDUCACIONAL SOUZA MARQUES (2001), ESPECIALISTA em EMERGÊNCIA pela UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - (RJ) e Mestre em Enfermagem pela UNIRIO. Atualmente é Major BM enfermeiro - CORPO DE BOMBEIRO MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO e PROFESSOR CONVIDADO no CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU em ENFERMAGEM EM EMERGÊNCIA a UNIVERSIDADE GAMA FILHO (RJ), UNIGRANRIO (CAXIAS), UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA (CABO FRIO) e FACULDADE LITERATUS (MANAUS-AM). Membro da COMISSÃO NACIONAL de URGÊNCIA e EMERGÊNCIA pelo COFEN.

Profª Beatriz Fernandes Dias

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (Bacharelado e Licenciatura em 2004), especialista Acupuntura (2005) e Controle e Gestão de Infecção Hospitalar (2007), mestre e doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009 e 2013). Membro do Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Concepções para Sistematização da Assistência de Enfermagem - TECCONSAE. Já atuou como enfermeira nos setores: maternidade, clínica médica e cirúrgica (2004-2007); fez consulta de enfermagem a idosos acometidos com acidente vascular encefálico (2005-2010) e também foi coordenadora de pesquisa clínica (2005-2010). Atualmente é professora Adjunta da área de Fundamentos do Cuidado/História da Enfermagem, do Curso de Enfermagem e Obstetrícia do Campus UFRJ- Macaé Professor Aloísio Teixeira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência no ensino de graduação e pós graduação lato-sensu. Atua no ensino e na pesquisa de Enfermagem principalmente nos seguintes temas: Cuidado de Enfermagem, Sistematização da Assistência de Enfermagem, Raciocínio Clínico, Tecnologias de Cuidado, Segurança do Paciente.

Profª Danieli Bello Chimer da Silva

Enfermeira Intensivista pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Mestranda do Curso de Mestrado Profissional de Ensino na saúde pela Universidade Federal Fluminense. Instrutora de Basic Life Support e Advanced Life Support pela American Heart Association. Docente do curso de Graduação em Enfermagem na Universidade Estácio de Sá. Docente convidada do curso de pós-graduação em Enfermagem em Emergência e Assistência de Enfermagem ao paciente crítico da Universidade São Camilo. Co-autora do capítulo "Tecnologias de suporte avançado de vida em Unidade de Emergência" do Livro "Tratado de Cuidados de Enfermagem" (Editora Roca). Militar do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (atualmente gozando de licença sem vencimento.)

Profª Joice da Silva Bastos

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Gama Filho com término 2006. Especialista em terapia intensiva, pela UERJ com término em 2009 e especialista em Enfermagem Obstétrica pela Faculdade Bezerra de Araújo término em 2014. Após um extenso período de atuação na especialidade de terapia intensiva adulta, entre coordenação e assistência, optei por atuar como enfermeira obstetra, na atenção ao parto normal de baixo risco ou risco habitual e assistência geral ao trabalho de parto de alto risco, em sala de parto e em acolhimento e classificação de risco de gestante, onde concentro hoje, minha atuação como especialista. Ainda nesta área específica, atuo na docência, onde coordeno o curso de pós graduação latu-sensu em enfermagem obstétrica e ginecológica, pela Faculdade Redentor e ainda ministro disciplinas específicas da área

Profª Maria Esther de Araujo

Formada em Fonoaudiologia, possui Mestrado em Gestão Ambiental (UNESA) com linha de pesquisa em Educação e Saúde. Possui especialização em Saúde da Família (UCAM / AVM), em Gestão de EaD (UFJF) e em Docência do Ensino Superior (UCAM / AVM). Qualificada profissionalmente em Saúde Pública na área de Saúde do Trabalhador (FIOCRUZ) ). Atua no planejamento e gestão de cursos de graduação e pós-graduação, tanto na modalidade a distância (EaD) quanto presencial bem como na elaboração de material didático-pedagógico. Docente nas áreas de audiologia clínica, promoção de saúde e metodologia da pesquisa e disciplinas na área de formação. Orientadora de TCC, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Atuou em projetos relevantes, desenvolvidos pela UERJ (NUSEG e CEPUERJ), destacando-se a Coordenação Operacional no Programa de Despoluição da Baía de Guanabara, no segmento Educação - Formação de Professores.

Dúvidas Frequentes

Não temos perguntas cadastradas no momento.

Como Funciona a Pós-Graduação EaD Fac Redentor?

Profissionais de destaque ensinando a você o que realmente importa para trabalhar com excelência e manter-se atualizado. É assim a Pós-graduação da Redentor.

Como é o aprendizado?

Os coordenadores de cursos criaram 10 (dez) disciplinas específicas que abordam os temas mais relevantes da área, de forma direta e aplicada e 3 disciplinas dedicadas a pesquisa, estudos individuais e/ou coletivos e produção do TCC.
O curso contém 1 (uma) disciplina de metodologia da pesquisa que auxiliará você na utilização da ciência como aliada a sua vida profissional, entendendo que a participação em congressos e a apresentação de trabalhos faz parte da sua rotina.
Cada disciplina tem carga horária de 35 (trinta e cinco) horas, com duração de 5 (cinco) semanas, de modo que o curso seja concluído em 18 meses. Entre uma disciplina e outra você terá um intervalo de 1(uma) ou 2(duas) semanas para concluir as atividades pendentes ou mesmo descansar se estiver tudo certo. Este calendário estará disponível no início do curso.
As disciplinas contam com vídeo aulas e artigos científicos atualizados.
As videoaulas são dinâmicas e foram gravadas em sequência, atendendo os objetivos do curso, para serem assistidas de acordo com a sua disponibilidade, pois sabemos que o seu dia a dia é muito corrido. Você pode inclusive acessar a sala de aula virtual pelo seu smartphone.
Em cada disciplina você vai interagir com os mesmos professores que gravaram as videoaulas. Eles estarão disponíveis para atender as suas dúvidas e participar de fóruns de discussão sobre temas do dia a dia profissional.

Como serão as avaliações?

As avaliações são divididas em 2 (dois) grupos. As online, feitas na plataforma, valendo 4 (valendo) pontos e a presencial, valendo 6 (seis) pontos. Para ser aprovado você deve alcançar um total de 7 (sete) pontos por disciplina.
As avaliações presenciais ocorrerão em 02 momentos do curso, ou seja, 02 avaliações presenciais (prova de múltipla escolha com o conteúdo de todas as disciplinas e apresentação do TCC). Ambas deverão ser agendas com nossa secretaria e devem ser realizadas no polo mais perto de você.
Nos casos de reprovação em alguma disciplina, a prova final poderá ser realizada no mesmo dia da apresentação do TCC.
Conforme as regras do MEC, além da prova escrita, você apresentará um artigo científico. Para a produção do mesmo, você receberá a orientação de professores do curso que lhe conduzirão na escrita de um material no padrão solicitado para publicação em revistas científicas da sua área.
Após os 15 meses de aula, você terá até 6 (seis) meses para concluir o seu trabalho final.

Quais são as Normas do TCC:

Apresentação presencial de artigo científico dentro das normas da Revista Científica da área do curso.

Como é a plataforma de ensino?

Nossa plataforma é uma das mais avançadas do mundo, chamada Black Board, utilizada por importantes instituições de ensino, empresas e militares Americanas e Europeias.
Você poderá estudar no computador, tablet e ou mesmo em seu smartphone.
Na plataforma todos os vídeos, textos e exercícios estarão disponíveis até a conclusão do curso.

Quais documentos para a matrícula?

Após a inscrição no site, o aluno fará upload dos documentos pela plataforma de matrícula:
- Cópia do diploma de graduação;
- Cópia do documento de Identidade;
- Cópia do CPF;
- Uma foto 3X4;
- Comprovante de pagamento da Taxa de Matrícula.

Onde são os polos para realização das provas escritas?

Abaixo segue uma lista de cidades que você poderá escolher para fazer as provas.
Lembre-se, todas as nossas aulas são online para facilitar a sua corrida agenda do dia a dia.
O local e o calendário disponível nestas cidades será informado no ato do agendamento das avaliações.
Estado / Cidade
- Amazonas - Manaus
- Bahia - Salvador / Paulo Afonso
- Ceará - Fortaleza
- Distrito Federal - Brasília
- Espírito Santo - Vitória / Vila Velha
- Goiás - Goiânia
- Mato Grosso do Sul - Dourados
- Minas Gerais - Belo Horizonte / Juiz de Fora / Uberlândia
- Pará - Belém
- Paraná - Curitiba
- Pernambuco - Recife
- Piauí - Teresina
- Rio de Janeiro - Campos dos Goytacazes / Itaperuna / Nova Iguaçu / Paraíba do Sul / Rio de Janeiro
- Rio Grande do Sul - Porto Alegre
- São Paulo - São Paulo

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