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Data de Início

28/08/2017

Carga Horária: 490 h

O curso possui carga horária total de 490h, subdivididas em 10 disciplinas específicas e 3 disciplinas dedicadas a pesquisa, estudos individuais e/ou coletivos e produção do TCC. As disciplinas específicas são concluídas em 14 meses somados a 2 meses para as disciplinas dedicadas a elaboração do TCC, totalizando 16 meses de curso. Os encontros acontecem nos dias das provas presenciais (em dois momentos do curso) e na apresentação do artigo científico, para a conclusão de curso.

Pré-requisitos

Portadores de CRM

Público-alvo

Médicos

Objetivos

Capacitar, qualificar e atualizar médicos que atuam ou que irão atuar em unidades de emergência pediátrica ou pronto atendimento pediátrico. Promover atividades científicas e estimular projetos de pesquisa na área, contribuindo para o aperfeiçoamento da emergência pediátrica. Habilitar o médico a identificar e solucionar os problemas do paciente de forma prática e objetiva. Desenvolver no médico os preceitos e normas relevantes para o trabalho em equipe, encorajando a identificação e formação de líderes.

Investimento

Inscrição: R$ 240,00

Mensalidades:
  • 18 x R$ 890,00
  • 24 x R$ 735,00

INSCREVA-SE

Educação a Distância - Início do curso: 2° Semestre de 2017

* Forma de pagamento:




APRESENTAÇÃO


A crescente demanda pelos atendimentos de Urgência e Emergência, no Brasil, tem despertado a preocupação dos hospitais quanto à uniformização de condutas, redução de morbidade e mortalidade nas unidades de emergência. A despeito disto, no Brasil poucos são os centros que disponibilizam um treinamento especifico em Urgência e Emergência Pediátrica. Na maioria das vezes, a de primeira atuação de profissionais recém-egressos das universidades é justamente em uma unidade de emergência, uma das áreas de atendimento mais complexas, pois exige do profissional conhecimentos em quase todas as especialidades médicas e habilidades técnicas para o atendimento de seus pacientes.

DISCIPLINAS


ATENDIMENTO INICIAL I - 35H
Ementa:
Epidemiologia do choque. Definição e fisiopatologia do choque. Tipos de choque. Choque séptico. Características clinicas do choque. Considerações clínicas do reconhecimento do choque Exames complementares principais no sangue. Introdução a gasometria arterial. Lactato sérico. Introdução ao ecocardiograma funcional. Outros exames complementares. Monitorização e abordagem inicial. Acesso vascular. Ressuscitação volêmica. Agentes inotrópicos e vasoativos. Tratamento da causa do choque. Choque do dengue. Parâmetros clínicos da reversão do choque. Choque refratário a fluidos e resistente às catecolaminas. Indo além na fisiopatologia: macro e microhemodinâmica. Transporte para unidade de terapia intensiva. Protocolos de abordagem e tratamento do choque séptico pediátrico. Protocolos de Abordagem e tratamento do choque séptico neonatal. Disfunção cardíaca no choque séptico

ATENDIMENTO INICIAL II - 35H 
Ementa: 
Fluxograma de atendimento e triagem. Reconhecendo sinais de gravidade. Dificuldade respiratória. Diarréia e desidratação. Choque. Sepse. Recém-nascido febril. Lactente e criança febril. Dor torácica. Estado mental alterado e coma. Convulsão. Manejo de vias aéreas. Ressuscitação cardiopulmonar. Cuidados pós ressuscitação cardiopulmonar. Procedimentos invasivos e punção venosa periférica. Transporte

DESAFIOS EM EMERGÊNCIA - 35H 
Ementa: 
Sedação e analgesia para procedimentos. Choro intenso no lactente. Abordagem do paciente com rash cutâneo. Corpo estranho. Massa cervical. Vômito, diarreia e gastroenterite. Afecções abdominais agudas. Icterícia no recém-nascido e na criança. Claudicação. Epistaxe. Anafilaxia. Emergências no recém-nascido. Síndrome da morte súbita do recém-nascido

TRAUMA - 35H 
Ementa:
Atendimento pré-hospitalar. O paciente politraumatizado. Traumatismo cranioencefálico leve. Traumatismo cranioencefálico. Traumatismo raquimedular. Trauma torácico. Trauma abdominal. Trauma gênito-urinário. Trauma de face. Trauma ocular. Trauma dentário. Lesões ortopédicas. Lesões de clavícula e membros superiores. Lesões de bacia e de membros inferiores. Lesões de partes moles e reparação de feridas.

EMERGÊNCIAS RESPIRATÓRIAS E CARDIOVASCULARES - 35H 
Ementa: 
Acesso à via aérea difícil. Emergências das vias aéreas superiores. Insuficiência respiratória aguda. Insuficiência respiratória crônica. Asma. Bronquiolite. Pneumonia. Pneumonia por aspiração. Coqueluche e laringite. Tromboembolismo pulmonar. Edema pulmonar. Insuficiência cardíaca, miocardite e febre reumática. Cardiopatias congênitas. Hipertensão arterial e crise hipertensiva. Alterações do ritmo cardíaco.

EMERGÊNCIAS GASTROINTESTINAIS, ENDÓCRINAS E ONCO-HEMATOLÓGICAS - 35H 
Ementa:
Dor abdominal. Abdomem agúdo. Sangramento gastrointestinal. Corpo estranho no trato gastrointestinal. Doenças do fígado e da vesícula biliar. Pancreatite aguda. Distúrbios do metabolismo da glicose. Insuficiência adrenal. Hipotiroidismo, Hipertiroidismo e crise tireotóxica. Erros inatos do metabolismo. Anemia. Anemia falciforme. Distúrbios da coagulação. Terapias com hemocomponentes e hemoderivados. Emergências oncológicas.

EMERGÊNCIAS NEUROLÓGICAS E INFECCIOSAS - 35H 
Ementa:
Síncope. Ataxia, Distonia aguda, Coréia de Sydenham. Fraqueza muscular. Cefaléia, enxaqueca e pseudotumor cerebral. Hidrocefalia, disfunção de válvula. Hipertensão intracraniana. Meningoencefalites. Acidente vascular encefálico. Disfunção medular e polineurite aguda (Síndrome de Guillain-Barré). Anginas. Doenças exantemáticas. Paciente HIV positivo e com SIDA. Influenza e Influenza H1N1. Doença de Kawasaki. Dengue e malária. Doenças dos viajantes.

EMERGÊNCIAS GÊNITO-URINÁRIAS, OTORRINOLARINGOLÓGICAS, GINECOLÓGICAS E DISTÚRBIOS NÃO TRAUMÁTICOS DOS OSSOS E ARTICULAÇÕES.  - 35H 
Ementa:
Problemas penianos. Problemas testiculares. Emergências urológicas femininas. Nefrolitíase. Retenção urinaria. Insuficiência renal aguda. Síndrome nefrótica. Insuficiência renal cronica. Adolescente grávida. Vulvovaginites. Doenças sexualmente transmissíveis. Dismenorréia. Sangramento ginecológico. Tumores ósseos. Emergências cirúrgicas não-traumáticas. Gestão de desastres. Morte na unidade de emergência. Morte encefálica.

ACIDENTES NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA E EMERGÊNCIAS PSICOSSOCIAIS - 35H 
Ementa:
Afogamento não fatal. Queimaduras e exposição ao calor. Lesões elétricas. Acidentes de mergulho. Picadas e mordeduras por animais peçonhentos. Mordidas de animais e humanas
Abuso sexual e estupro. Abuso e negligência. Emergências psiquiátricas. Emergências de comportamento. Abordagem inicial do paciente intoxicado. Produtos químicos domésticos
Medicações prescritas. Drogas ilícitas. Metais pesados. Monóxido de carbono. Envenenamento por agentes ambientais.

MÉTODOS DE IMAGEM, EXAMES COMPLEMENTARES E DISTÚRBIOS HIDRELETROLÍTICOS - 35H
Ementa:
Coleta de amostras de sangue arterial e venoso. Gasometria arterial. Distúrbios ácido-básicos. Distúrbios da água. Distúrbios eletrolíticos. Hemograma. Outros exames no sangue. Análise do líquor e da urina. Radiografia de tórax. Radiografia de abdome e de ossos. Tomografia computadorizada e Ressonância nuclear magnética. Eletrocardiograma. Ecocardiografia funcional. Ultrassonografia na emergência e “point of care”. Acesso vascular guiado por ultrassonografia.

METODOLOGIA DA PESQUISA - 35H 
Ementa:
Introdução aos conceitos básicos da metodologia científica. A ciência e a produção de conhecimento. Os tipos de pesquisa e os instrumentos de coleta de dados. O projeto de pesquisa. Estilo da redação técnico-científica. Fundamentação teórica na construção do texto. Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Citações: conceito, características e tipologia.

ORIENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - 35H 
Ementa:
Elaboração, orientação e entrega do Trabalho de Conclusão do Curso - TCC (artigo científico), que envolve o levantamento, a análise e a difusão dos resultados obtidos na pesquisa realizada pelo discente, obedecendo às normas e regulamentos metodológicos. Defesa do respectivo trabalho perante a Banca Avaliadora.

TEMPO DE ESTUDO INDIVIDUAL OU EM GRUPO - 70H 
Ementa:
Estudo individual ou em grupo, visando o aperfeiçoamento de questões teórico metodológicas relacionadas ao currículo.

COORDENADOR

Profª Dra. Daniella Mancino da Luz Caixeta

Coordenador

Doutora pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Especialista em Medicina Intensiva Pediátrica pelo MEC e pela AMIB Especialista em Pediatria pelo MEC e pela SBP Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Sergio d Abreu Gama

Coordenador

PROFESSOR

Maria Esther de Araujo

Graduação: Fonoaudiologia
Maior Titulação: Mestre
Disciplina: Metodologia da pesquisa.

Sergio d Abreu Gama

Prof. Esp. Bruno Bohme

Especialista em Medicina Intensiva Pediátrica pelo MEC e AMIB Especialista em Pediatria pelo MEC e SBP.

Profª Ms. Carla Verona de Farias

Mestre pela Fundação Oswaldo Cruz Especialista em Pediatria pelo MEC Especialista em Cardiopediatria pelo MEC.

Profª MS. Fernanda Lima Setta

Mestre pelo Instituto Fernandes Figueira-FIOCRUZ Especialista em Medicina Intensiva Pediátrica pelo MEC e pela AMIB Especialista em Pediatria pelo MEC e pela SBP Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Fernanda Moraes Daniel Fialho

Graduação Medicina Maior Titulação Doutorado

Duvidas Frequentes

1. Como é a Pós-Graduação EaD da UniRedentor?

Um curso de excelência, desenvolvido e coordenado por profissionais de destaque, ensinando a você o que realmente importa para destacar-se no mercado de trabalho.
É assim a Pós-graduação da UniRedentor.

2. Como o curso é organizado?

O curso conta com 10 (dez) disciplinas específicas, abordando os temas mais relevantes da área, de forma direta e aplicada, e 03 (três) de estudo e produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Cada disciplina tem carga horária de 35 (trinta e cinco) horas, com duração de 05 (cinco) semanas, que deverão ser concluídas em 15 meses. Entre uma disciplina e outra você terá um intervalo de 01(uma) semana para concluir as atividades pendentes ou relaxar, se estiver tudo em dia. Este calendário estará disponível no início do curso.

3. Como é a plataforma de ensino?

Nossa plataforma de estudos e uma das mais avançadas do mundo, chamada Black Board (Bb). Esta plataforma é utilizada por importantes instituições de ensino, empresas e até mesmo pelas Academias Militares Americanas e Europeias. Dessa forma, oferecemos o que há de mais moderno e atual aos nossos alunos, que poderão estudar acessando o ambiente do seu computador, tablet e até mesmo no seu smartphone. Na plataforma todos os vídeos, textos e exercícios estarão disponíveis até a conclusão do curso.

4. Como acontece a disciplina?

As disciplinas contam com videoaulas dinâmicas, gravadas em sequência, para serem assistidas de acordo coma sua disponibilidade, seguindo o calendário estabelecido pela disciplina. Além disso, você terá acesso a artigos científicos e bibliotecas digitais que fornecem material de estudo completar à sua formação.

Em cada disciplina você terá exercícios avaliativos e vai interagir com os mesmos professores que gravaram as videoaulas. Eles estarão disponíveis para atender as suas dúvidas e participar de fóruns de discussão sobre temas do dia a dia profissional.

5. Como serão as Avaliações?

As avaliações são divididas em 02 (dois) grupos. As atividades online, feitas na plataforma, valendo 4,0 (quatro) pontos e a avaliação presencial, valendo 6,0 (seis) pontos, totalizando 10,0(dez) pontos por disciplina. Para ser aprovado você deve alcançar um total de 7,0 (sete) pontos por disciplina.

As avaliações presenciais podem ocorrer em 02 momentos (datas diferentes) do curso ou em 01 momento (única data), fica a sua escolha, ou seja, 02 avaliações presenciais (a primeira na conclusão da 5ª disciplina específica e a segunda na conclusão da 10ª disciplina específica) ou (a primeira e a segunda na conclusão da 10ª disciplina específica), além da apresentação do TCC. Ambas deverão ser agendadas com nossa secretaria e devem ser realizadas no polo mais perto de você.

Nos casos de reprovação em alguma disciplina, a prova final será online.

Conforme as regras do MEC, além da prova escrita, você apresentará um artigo científico (TCC). Para a produção do mesmo, você receberá a orientação de professores do curso que lhe conduzirão na escrita de um material no padrão solicitado para publicação em revistas científicas da sua área.

Após o fim da orientação de TCC, você terá até 04 (quatro) meses para concluir o seu trabalho final.

6. Onde são os polos?

Abaixo segue uma lista de cidades que você poderá escolher para fazer as provas e a apresentação do trabalho de conclusão. 

Estado / Cidade

- Amazonas - Manaus
- Bahia - Salvador / Paulo Afonso
- Ceará - Fortaleza
- Distrito Federal- Brasília
- Espirito Santo - Vitória / Vila Velha
- Goiás - Goiânia
- Mato Grosso do Sul - Dourados
- Minas Gerais - Belo Horizonte / Juiz de Fora / Uberlândia
- Pará - Belém
- Paraná - Curitiba
- Pernambuco - Recife
- Piauí - Teresina
- Rio de Janeiro - Campos dos Goytacazes / Itaperuna / Paraíba do Sul / Rio de Janeiro / Queimados
- Rio Grande do Sul - Porto Alegre
- São Paulo - São Paulo

O local, dia e horário disponível nestas cidades será informado na confirmação do agendamento das avaliações.

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