facebook pixel code

Data de Início

27/11/2017 - A partir da entrega da documentação e pagamento, o acesso será liberado em até 72 horas após o início do curso.

Carga Horária: 420 h

Pré-requisitos

Portadores de Diplomas de Graduação

Público-alvo

Graduados em qualquer área do conhecimento que tenham interesse em adquirir ou ampliar saberes pedagógicos, que desejam atuar, ou que já atuam no ensino superior.

Objetivos

Qualificar e habilitar profissionais (tecnólogos, licenciados ou bacharéis) das diversas áreas do conhecimento, que estejam em exercício ou pretendam exercer funções relacionadas a docência no ensino superior.

Investimento

Inscrição: R$ 90,00

Mensalidades:
  • 15 x R$ 210,00

INSCREVA-SE

Educação a Distância - Início do curso: 2° Semestre de 2017

* Forma de pagamento:




APRESENTAÇÃO


O curso de pós-graduação em Didática do Ensino Superior tem em sua concepção, voltada para a prática docente, um de seus grandes diferenciais. Apresenta uma proposta que trabalhará as várias dimensões do processo de “tornar-se professor”. Todas as áreas de educação necessitam de um sistema aprimorado de formação de seus professores que permita a atualização dos conhecimentos, desenvolva as competências pedagógicas próprias para o nível de ensino e leve em conta os meandros e peculiaridades do setor em suas proposições educacionais. Nesse sentido, faz-se necessária a formação de docentes para atuação no nível superior com competências pedagógicas que lhe sustentem a prática.

DISCIPLINAS



HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO – 40h 
Ementa:
  • Introdução à História da Educação. Bases epistemológicas, metodológicas e teóricas da História e História da Educação. Fundamentos da História da Educação e da Pedagogia: na antiguidade, na modernidade e na contemporaneidade. As bases da educação e da escola no Brasil no período colonial e no Império. Filosofia e Educação: diferentes abordagens. A filosofia grega e a formação do ser humano. Educação e política. Análise filosófico-pedagógica da educação na modernidade e na contemporaneidade. Filosofia da Educação na formação e na prática do cidadão. Educação e Cultura. Educação e o mundo do trabalho.

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 40h 
Ementa:
  • Surgimento da sociologia e suas principais teorias. A educação como processo social. As origens socializadoras e reprodução social: família, escola. O processo socializador na sociedade contemporânea. Mídia e indústria cultural. Educação e reprodução das relações sociais: educação, poder, disciplina, conflito e classes sociais. Educação e instituições políticas e do estado. Educação e Sociedade no Brasil Atual. Problemas e Perspectivas. Psicologia e ciência. Psicologia da educação e seu papel na formação do professor. Psicologia da educação: correntes teóricas. As contribuições das teorias do desenvolvimento para o processo de ensino-aprendizagem. 

POLÍTICAS DE GESTÃO E LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO - 40h 
Ementa:
  • Análise da educação superior brasileira, presencial e a distância, nos aspectos histórico e político. Estudo da organização da educação superior, no âmbito nacional e institucional. Marcos legais. Documentos institucionais: Estatuto e Regimento, Projeto Pedagógico Institucional, Plano de Desenvolvimento Institucional. Discussão das políticas de ensino, pesquisa e extensão. Avaliação institucional interna e externa. Responsabilidade social.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA I E  II - 40h 
Ementa:
  • Trajetória da Educação Especial à Educação Inclusiva: modelos de atendimento, paradigmas. Educação especializada, integração, inclusão. Políticas públicas para Educação Inclusiva – Legislação Brasileira: o contexto atual. Panorama geral do atendimento ao aluno com necessidades educativas especiais. Acessibilidade à escola e ao currículo. Adaptações curriculares. Tecnologia Assistiva. Caracterização das Dificuldades, Transtornos e Distúrbios da Aprendizagem e Especificidades do Atendimento a Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais. Acompanhamento Multidisciplinar à Família e o Apoio à Escola. A Construção do Perfil Profissional do (a) Acompanhante Terapêutico (a). Construção da Lecto Escrita e da Matemática e os Desvios dessas Linguagens. Mediação e Adaptação de Atividades para o Estudante em Processo Inclusivo: O Lugar da Clínica e o Lugar da Escola. 

DIDÁTICA I E II - 40h 
Ementa:
  • A Função social do ensino e a concepção sobre os processos de aprendizagem. Instrumentos de análise. Os Objetivos da educação. Conteúdos escolares: a quem compete a seleção e a organização. Métodos de ensino para a aprendizagem e a dinamização das aulas. Funções e tipos de Avaliação (Qualitativa, Dialógica, Classificatória). Planejamento e questões curriculares. Planejamento Participativo e seus elementos. Planejamento Dialógico e seus elementos. Planejamento escolar. Projetos: Do significado as vantagens. Etapas e elementos do Plano de Disciplina ou de Ensino: conhecimento da realidade. Objetivos. Conteúdos. Procedimentos metodológicos. Recursos pedagógicos. Avaliação da aprendizagem. Conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. A importância da organização didática da aula como elemento essencial à qualidade do ensino: atividades permanentes, sequências didáticas e projetos didáticos. Planejamento de Rotina Semanal. Estruturas de Planos e Projetos Escolares.

AVALIAÇÃO I E II - 40h 
Ementa:
  • Perspectivas teóricas da avaliação da aprendizagem. Avaliação diagnóstica, mediadora, formativa, permanente e participativa, reguladora. Contextualização da avaliação na atualidade. Tipos, métodos e instrumentos de avaliação. Avaliação escolar e institucional no contexto do sistema educacional brasileiro (SAEB, ENEM, ENADE, PROVA BRASIL, PISA).

LIBRAS - 40h 
Ementa:
  • Vocabulário básico da LIBRAS. Dicionário da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Expressão Corporal e facial. Alfabeto manual. Sinais. Convenções da LIBRAS. Parâmetros da Língua Brasileira de Sinais. Estrutura Gramatical da LIBRAS. Princípios linguísticos. Diálogos e narrativa na LIBRAS.

METODOLOGIA CIENTÍFICA - 35h 
Ementa:
  • Introdução aos conceitos básicos da metodologia científica.  A ciência e a produção de conhecimento. Os tipos de pesquisa e os instrumentos de coleta de dados. O projeto de pesquisa. Estilo da redação técnico-científica. Fundamentação teórica na construção do texto. Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Citações: conceito, características e tipologia. 

ORIENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - 35h 
Ementa:
  • Elaboração, orientação e entrega do Trabalho de Conclusão do Curso - TCC (artigo científico), que envolve o levantamento, a análise e a difusão dos resultados obtidos na pesquisa realizada pelo discente, obedecendo às normas e regulamentos metodológicos. Defesa do respectivo trabalho perante a Banca Avaliadora.

ESTUDO INDIVIDUAL OU EM GRUPO - 70h 
Ementa:
  • Estudo individual ou em grupo, visando o aperfeiçoamento de questões teórico metodológicas relacionadas ao currículo.

COORDENADOR

Fabiana Pereira Costa Ramos

Coordenador

Mestre em Literatura Brasileira

PROFESSOR

Maria Esther de Araujo

Graduação:Fonoaudiologia

Mestrado em Gestão Ambiental

Denise Ribeiro Barreto Mello

Doutor em Teoria Psicanalítica

André Raeli Gomes

 Mestre em Engenharia de Produção

Gilmara Moreno Furtado

Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional

Stephanie Almeida Petrilo Machado

Especialista em Libras

Vania de Jesus Souza Arruda

Especialização em Educação

Helena Fagundes Gueiros

Especialização em Psicomotricidade-Educação e Clínica

Miriam Lucia Vieira

Mestrado em Políticas Sociais

Carolina Ventura Fernandes

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Paulista (2001), pós graduação pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professora no curso de graduação da Universidade Paulista e de pós graduação da Universidade Gama Filho. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Para Pessoas de Deficiência, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiência, atividade física e esporte adaptados, inclusão, educação física infantil e natação adaptada.

Josélio Gomes de Souza

Doutor em Teoria Psicanalítica

Duvidas Frequentes

1. Como é a Pós-Graduação EaD da UniRedentor?

Um curso de excelência, desenvolvido e coordenado por profissionais de destaque, ensinando a você o que realmente importa para destacar-se no mercado de trabalho.
É assim a Pós-graduação da UniRedentor.

2. Como o curso é organizado?

O curso conta com 10 (dez) disciplinas específicas, abordando os temas mais relevantes da área, de forma direta e aplicada, e 03 (três) de estudo e produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Cada disciplina tem carga horária de 35 (trinta e cinco) horas, com duração de 05 (cinco) semanas, que deverão ser concluídas em 15 meses. Entre uma disciplina e outra você terá um intervalo de 01(uma) semana para concluir as atividades pendentes ou relaxar, se estiver tudo em dia. Este calendário estará disponível no início do curso.

3. Como é a plataforma de ensino?

Nossa plataforma de estudos e uma das mais avançadas do mundo, chamada Black Board (Bb). Esta plataforma é utilizada por importantes instituições de ensino, empresas e até mesmo pelas Academias Militares Americanas e Europeias. Dessa forma, oferecemos o que há de mais moderno e atual aos nossos alunos, que poderão estudar acessando o ambiente do seu computador, tablet e até mesmo no seu smartphone. Na plataforma todos os vídeos, textos e exercícios estarão disponíveis até a conclusão do curso.

4. Como acontece a disciplina?

As disciplinas contam com videoaulas dinâmicas, gravadas em sequência, para serem assistidas de acordo coma sua disponibilidade, seguindo o calendário estabelecido pela disciplina. Além disso, você terá acesso a artigos científicos e bibliotecas digitais que fornecem material de estudo completar à sua formação.

Em cada disciplina você terá exercícios avaliativos e vai interagir com os mesmos professores que gravaram as videoaulas. Eles estarão disponíveis para atender as suas dúvidas e participar de fóruns de discussão sobre temas do dia a dia profissional.

5. Como serão as Avaliações?

As avaliações são divididas em 02 (dois) grupos. As atividades online, feitas na plataforma, valendo 4,0 (quatro) pontos e a avaliação presencial, valendo 6,0 (seis) pontos, totalizando 10,0(dez) pontos por disciplina. Para ser aprovado você deve alcançar um total de 7,0 (sete) pontos por disciplina.

As avaliações presenciais podem ocorrer em 02 momentos (datas diferentes) do curso ou em 01 momento (única data), fica a sua escolha, ou seja, 02 avaliações presenciais (a primeira na conclusão da 5ª disciplina específica e a segunda na conclusão da 10ª disciplina específica) ou (a primeira e a segunda na conclusão da 10ª disciplina específica), além da apresentação do TCC. Ambas deverão ser agendadas com nossa secretaria e devem ser realizadas no polo mais perto de você.

Nos casos de reprovação em alguma disciplina, a prova final será online.

Conforme as regras do MEC, além da prova escrita, você apresentará um artigo científico (TCC). Para a produção do mesmo, você receberá a orientação de professores do curso que lhe conduzirão na escrita de um material no padrão solicitado para publicação em revistas científicas da sua área.

Após o fim da orientação de TCC, você terá até 04 (quatro) meses para concluir o seu trabalho final.

6. Onde são os polos?

Abaixo segue uma lista de cidades que você poderá escolher para fazer as provas e a apresentação do trabalho de conclusão. 

Estado / Cidade

- Amazonas - Manaus
- Bahia - Salvador / Paulo Afonso
- Ceará - Fortaleza
- Distrito Federal- Brasília
- Espirito Santo - Vitória / Vila Velha
- Goiás - Goiânia
- Mato Grosso do Sul - Dourados
- Minas Gerais - Belo Horizonte / Juiz de Fora / Uberlândia
- Pará - Belém
- Paraná - Curitiba
- Pernambuco - Recife
- Piauí - Teresina
- Rio de Janeiro - Campos dos Goytacazes / Itaperuna / Paraíba do Sul / Rio de Janeiro / Queimados
- Rio Grande do Sul - Porto Alegre
- São Paulo - São Paulo

O local, dia e horário disponível nestas cidades será informado na confirmação do agendamento das avaliações.

CURTA NOSSA PÁGINA