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Data de Início

16/04/2018 - A partir da entrega da documentação e pagamento, o acesso será liberado em até 72 horas após o início do curso.

Carga Horária: 385 h

Pré-requisitos

Portadores de Diploma de Graduação

Público-alvo

Graduados em qualquer área do conhecimento que tenham interesse em adquirir ou ampliar saberes pedagógicos, que desejam atuar, ou que já atuam no ensino superior.

Objetivos

Qualificar e habilitar profissionais (tecnólogos, licenciados ou bacharéis) das diversas áreas do conhecimento, que estejam em exercício ou pretendam exercer funções relacionadas a docência no ensino superior.

Investimento

Inscrição: R$ 90,00

Mensalidades:
  • 15 x R$ 210.00

INSCREVA-SE

Educação a Distância - Início do curso: 1° Semestre de 2018

* Forma de pagamento:




APRESENTAÇÃO


O curso de pós-graduação em Docência do Ensino Superior tem em sua concepção, voltada para a prática docente, um de seus grandes diferenciais. Apresenta uma proposta que trabalhará as várias dimensões do processo de “tornar-se professor”. Todas as áreas de educação necessitam de um sistema aprimorado de formação de seus professores que permita a atualização dos conhecimentos, desenvolva as competências pedagógicas próprias para o nível de ensino e leve em conta os meandros e peculiaridades do setor em suas proposições educacionais. Nesse sentido, faz-se necessária a formação de docentes para atuação no nível superior com competências pedagógicas que lhe sustentem a prática.


DISCIPLINAS



HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO – 35h 
Ementa:
  • Introdução à História da Educação. Bases epistemológicas, metodológicas e teóricas da História e História da Educação. Fundamentos da História da Educação e da Pedagogia: na antiguidade, na modernidade e na contemporaneidade. As bases da educação e da escola no Brasil no período colonial e no Império. Filosofia e Educação: diferentes abordagens. A filosofia grega e a formação do ser humano. Educação e política. Análise filosófico-pedagógica da educação na modernidade e na contemporaneidade. Filosofia da Educação na formação e na prática do cidadão. Educação e Cultura. Educação e o mundo do trabalho.

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 35h 
Ementa:
  • Surgimento da sociologia e suas principais teorias. A educação como processo social. As origens socializadoras e reprodução social: família, escola. O processo socializador na sociedade contemporânea. Mídia e indústria cultural. Educação e reprodução das relações sociais: educação, poder, disciplina, conflito e classes sociais. Educação e instituições políticas e do estado. Educação e Sociedade no Brasil Atual. Problemas e Perspectivas. Psicologia e ciência. Psicologia da educação e seu papel na formação do professor. Psicologia da educação: correntes teóricas. As contribuições das teorias do desenvolvimento para o processo de ensino-aprendizagem. 

POLÍTICAS DE GESTÃO E LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO - 35h 
Ementa:
  • Análise da educação superior brasileira, presencial e a distância, nos aspectos histórico e político. Estudo da organização da educação superior, no âmbito nacional e institucional. Marcos legais. Documentos institucionais: Estatuto e Regimento, Projeto Pedagógico Institucional, Plano de Desenvolvimento Institucional. Discussão das políticas de ensino, pesquisa e extensão. Avaliação institucional interna e externa. Responsabilidade social.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 35h 
Ementa:
  • Trajetória da Educação Especial à Educação Inclusiva: modelos de atendimento, paradigmas. Educação especializada, integração, inclusão. Políticas públicas para Educação Inclusiva – Legislação Brasileira: o contexto atual. Panorama geral do atendimento ao aluno com necessidades educativas especiais. Acessibilidade à escola e ao currículo. Adaptações curriculares. Tecnologia Assistiva. Caracterização das Dificuldades, Transtornos e Distúrbios da Aprendizagem e Especificidades do Atendimento a Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais. Acompanhamento Multidisciplinar à Família e o Apoio à Escola. A Construção do Perfil Profissional do (a) Acompanhante Terapêutico (a). Construção da Lecto Escrita e da Matemática e os Desvios dessas Linguagens. Mediação e Adaptação de Atividades para o Estudante em Processo Inclusivo: O Lugar da Clínica e o Lugar da Escola. 

DIDÁTICA - 35h 
Ementa:
  • A Função social do ensino e a concepção sobre os processos de aprendizagem. Instrumentos de análise. Os Objetivos da educação. Conteúdos escolares: a quem compete a seleção e a organização. Métodos de ensino para a aprendizagem e a dinamização das aulas. Funções e tipos de Avaliação (Qualitativa, Dialógica, Classificatória). Planejamento e questões curriculares. Planejamento Participativo e seus elementos. Planejamento Dialógico e seus elementos. Planejamento escolar. Projetos: Do significado as vantagens. Etapas e elementos do Plano de Disciplina ou de Ensino: conhecimento da realidade. Objetivos. Conteúdos. Procedimentos metodológicos. Recursos pedagógicos. Avaliação da aprendizagem. Conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. A importância da organização didática da aula como elemento essencial à qualidade do ensino: atividades permanentes, sequências didáticas e projetos didáticos. Planejamento de Rotina Semanal. Estruturas de Planos e Projetos Escolares.

AVALIAÇÃO - 35h 
Ementa:
  • Perspectivas teóricas da avaliação da aprendizagem. Avaliação diagnóstica, mediadora, formativa, permanente e participativa, reguladora. Contextualização da avaliação na atualidade. Tipos, métodos e instrumentos de avaliação. Avaliação escolar e institucional no contexto do sistema educacional brasileiro (SAEB, ENEM, ENADE, PROVA BRASIL, PISA).

LIBRAS - 35h 
Ementa:
  • Vocabulário básico da LIBRAS. Dicionário da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Expressão Corporal e facial. Alfabeto manual. Sinais. Convenções da LIBRAS. Parâmetros da Língua Brasileira de Sinais. Estrutura Gramatical da LIBRAS. Princípios linguísticos. Diálogos e narrativa na LIBRAS.

METODOLOGIA CIENTÍFICA - 35h 
Ementa:
  • Introdução aos conceitos básicos da metodologia científica.  A ciência e a produção de conhecimento. Os tipos de pesquisa e os instrumentos de coleta de dados. O projeto de pesquisa. Estilo da redação técnico-científica. Fundamentação teórica na construção do texto. Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Citações: conceito, características e tipologia. 

ORIENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - 35h 
Ementa:
  • Elaboração, orientação e entrega do Trabalho de Conclusão do Curso - TCC (artigo científico), que envolve o levantamento, a análise e a difusão dos resultados obtidos na pesquisa realizada pelo discente, obedecendo às normas e regulamentos metodológicos. Defesa do respectivo trabalho perante a Banca Avaliadora.

ESTUDO INDIVIDUAL OU EM GRUPO - 70h 
Ementa:
  • Estudo individual ou em grupo, visando o aperfeiçoamento de questões teórico metodológicas relacionadas ao currículo.

COORDENADOR

Fabiana Pereira Costa Ramos

Coordenador

Procuradora Institucional do Grupo Redentor de Ensino, atuando ainda como Chefe de Gabinete da Mantenedora e Assessoria de Direção, Membro da CPA e Coordenadora do FIES e do PROUNI. Possui graduação em Normal Superior pela Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (2004), pós graduação em Docência Superior(2005), pós-graduação em Gestão Educacional Integrada, (2012), MBA em Gestão Acadêmica e Universitária pela Georgetown University (2011) , Mestrado em Letras pela Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora-CES-JF (2011). Tem mais de 15 anos de experiência na área de Educacional, atuando principalmente na gestão acadêmica, credenciamento Institucional, além da confecção e estruturação de PDI, PPI, PPC, Regimento, implantação da CPA e gestão des programas de Financiamentos - FIES e PROUNI.

PROFESSOR

Maria Esther de Araujo

Formada em Fonoaudiologia, possui Mestrado em Gestão Ambiental (UNESA) com linha de pesquisa em Educação e Saúde. Possui Pós-Graduaçãop em Saúde da Família (UCAM), em Gestão de EaD (UFJF) e em Docência do Ensino Superior (UCAM). Qualificada profissionalmente em Saúde Pública na área de Saúde do Trabalhador (FIOCRUZ). Atua no planejamento e gestão de cursos de graduação e pós-graduação, tanto na modalidade a distância (EaD) quanto presencial bem como na elaboração de material didático-pedagógico. Docente, atua em disciplinas teóricas e práticas além da Orientadora de TCC, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Atuou em projetos relevantes, desenvolvidos pela UERJ (NUSEG e CEPUERJ), destacando-se a Coordenação Operacional no Programa de Despoluição da Baía de Guanabara, no segmento Educação - Formação de Professores.

Denise Ribeiro Barreto Mello

Doutora em Saúde Mental (IPUB/UFRJ, 2017). Mestre em Cognição e Linguagem (UENF/RJ, 2007). Psicóloga (UNESA, 2004). Pedagoga (FAFIC, 1994). Atuação: Psicóloga (CEDIP/PMCG); Professora do Centro Universitário Redentor, Coordenadora do Curso de Graduação em Psicologia (UniRedentor, Itaperuna/RJ). Experiência em: Psicologia, com ênfase em Psicanálise Clínica e Institucional, em ambulatórios públicos e consultório privado; Psicologia Hospitalar; Psicologia Médica e Psicossomática; Visita Domiciliar; Docência do Ensino Superior. Interesse em: Psicanálise, Formação de Psicólogos, Métodos Ativos de Aprendizagem, Interdisciplinaridade, Saúde da Família.

André Raeli Gomes

Possui graduação em Engenharia Civil com ênfase em Produção pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (1999), pós graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Redentor (2009), MBA em Gestão Acadêmica e Universitária pela Georgetown University (2012), pós graduado em Gestão Educacional em IES pela Faculdade Redentor (2014), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2003) e doutorado em andamento em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Atualmente é Avaliador do MEC em Cursos Superiores de Tecnologia (CST) e Bacharelados - Presenciais e EaD, Acreditador de Cursos de Engenharia do MercoSul (ARCU-SUL), Pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Redentor (Itaperuna, Campos dos Goytacazes, Paraíba do Sul e Queimados), Coordenador do Curso de Pós graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho (Presencial e EaD), Conselheiro do CREA/RJ. Tem ampla experiência na Gestão Acadêmica conquistando significativos resultados em avaliações institucionais, autorizações/reconhecimentos de cursos, em especial Medicina, ENADE, CPC, IGC, credenciamentos de IES, gestão da permanência, novos projetos, dentre outros.

Gilmara Moreno Furtado

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (FAETERJ - 2013). Especialista em Psicopedagogia Clínico e Institucional pela Faculdade de Nanuque (FANAN - 2015). Associada e Membra Efetiva da Associação Brasileira de Psicopedagogia - Inscrição 13586. Atua no ensino superior como Pedagoga - Departamento CASA da UniRedentor realizando intervenções pedagógicas com ênfase no atendimento, acompanhamento e suporte de discentes e docentes, em situação inclusiva e outras demandas da IES. Terapeuta DIR/Floortime em Formação pelo Centro de Desenvolvimento Infantil CDI de Recife - Pernambuco.Realiza atendimentos terapêuticos e psicopedagógicos em grupos e individuais, para crianças com alterações no desenvolvimento infantil, sendo o principal destaque para crianças do Transtorno do Espectro Autismo (TEA) e com Problemas de Integração Sensorial no Centro de Atendimento Clínico de Itaperuna CACI, através do Modelo Internacional - DIR/Floortime desenvolvido por Stanley Greenspan e Serena Wieder, baseado no Desenvolvimento Funcional Emocional, nas Diferenças Individuais e nos Relacionamentos.Possui experiências nas áreas de Educação Superior e na Educação Inclusiva, com ênfase na construção da aprendizagem,terapias, interversões e adaptações, objetivando melhorias no processo de desenvolvimento das crianças, famílias, discentes e docentes.

Vania de Jesus Souza Arruda

Especialização em Psicopedagogia

Especialização em Educação Infantil

Helena Fagundes Gueiros

Especialização em Psicomotricidade-Educação e Clínica

Carolina Ventura Fernandes

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Paulista (2001), pós graduação pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professora no curso de graduação da Universidade Paulista e de pós graduação da Universidade Gama Filho. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Para Pessoas de Deficiência, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiência, atividade física e esporte adaptados, inclusão, educação física infantil e natação adaptada.

Renato Marcelo Resgala Júnior

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina - Muriaé (2004). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa. No ano de 2006, ingressou no Programa de Mestrado em Letras - Teoria da Literatura e Crítica da Cultura, pela Universidade Federal de São João del-Rey - UFSJ - MG, orientado pela Profª Drª Maria Ângela de Araújo Resende - Doutora em Estudos Literários - UFMG - Dissertação de Mestrado defendida em 09/12/2008. Efetivou-se, em 2007, como Professor Efetivo - Docente I - Governo do Estado do Rio de Janeiro, desde 2008). Desde 2010, é Professor da UniRedentor - Itaperuna (cursos de Direito, Administração, EaD) e Fundação São José - Itaperuna (curso de Letras e Pós-graduação em Estudos Literários e Linguísticos). De 2014 a 2015, atuou como professor temporário de Língua Portuguesa: Oficina de Leitura e Escrita, pela Universidade Federal Fluminense - UFF - campus de Santo Antônio de Pádua.

Ludmilla Rangel Resgala

Bacharel em Ciências Biológicas pela UENF (2005), Mestre em Biociências e Biotecnologia pela UENF (2007), Doutoranda em Biotecnologia, pela UFES (2015). . Docente da UniREDENTOR (2010 a atual), ministrando as disciplinas de Fisiologia, Genética, Biofísica e Físico-Química nos cursos de graduação em Ciências Biológicas, Fisioterapia, Enfermagem, Fonoaudiologia e Nutrição, Engenharia de Produção. Coordenadora Pedagógica da Pós-graduação da UniREDENTOR.

Duvidas Frequentes

1. Como é a Pós-Graduação EaD da UniRedentor?

Um curso de excelência, desenvolvido e coordenado por profissionais de destaque, ensinando a você o que realmente importa para destacar-se no mercado de trabalho.
É assim a Pós-graduação da UniRedentor.

2. Como o curso é organizado?

O curso conta com 10 (dez) disciplinas específicas, abordando os temas mais relevantes da área, de forma direta e aplicada, e 03 (três) de estudo e produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Cada disciplina tem carga horária de 35 (trinta e cinco) horas, com duração de 05 (cinco) semanas, que deverão ser concluídas em 15 meses. Entre uma disciplina e outra você terá um intervalo de 01(uma) semana para concluir as atividades pendentes ou relaxar, se estiver tudo em dia. Este calendário estará disponível no início do curso.

3. Como é a plataforma de ensino?

Nossa plataforma de estudos e uma das mais avançadas do mundo, chamada Black Board (Bb). Esta plataforma é utilizada por importantes instituições de ensino, empresas e até mesmo pelas Academias Militares Americanas e Europeias. Dessa forma, oferecemos o que há de mais moderno e atual aos nossos alunos, que poderão estudar acessando o ambiente do seu computador, tablet e até mesmo no seu smartphone. Na plataforma todos os vídeos, textos e exercícios estarão disponíveis até a conclusão do curso.

4. Como acontece a disciplina?

As disciplinas contam com videoaulas dinâmicas, gravadas em sequência, para serem assistidas de acordo coma sua disponibilidade, seguindo o calendário estabelecido pela disciplina. Além disso, você terá acesso a artigos científicos e bibliotecas digitais que fornecem material de estudo completar à sua formação.

Em cada disciplina você terá exercícios avaliativos e vai interagir com os mesmos professores que gravaram as videoaulas. Eles estarão disponíveis para atender as suas dúvidas e participar de fóruns de discussão sobre temas do dia a dia profissional.

5. Como serão as Avaliações?

As avaliações são divididas em 02 (dois) grupos. As atividades online, feitas na plataforma, valendo 4,0 (quatro) pontos e a avaliação presencial, valendo 6,0 (seis) pontos, totalizando 10,0(dez) pontos por disciplina. Para ser aprovado você deve alcançar um total de 7,0 (sete) pontos por disciplina.

As avaliações presenciais podem ocorrer em 02 momentos (datas diferentes) do curso ou em 01 momento (única data), fica a sua escolha, ou seja, 02 avaliações presenciais (a primeira na conclusão da 5ª disciplina específica e a segunda na conclusão da 10ª disciplina específica) ou (a primeira e a segunda na conclusão da 10ª disciplina específica), além da apresentação do TCC. Ambas deverão ser agendadas com nossa secretaria e devem ser realizadas no polo mais perto de você.

Nos casos de reprovação em alguma disciplina, a prova final será online.

Conforme as regras do MEC, além da prova escrita, você apresentará um artigo científico (TCC). Para a produção do mesmo, você receberá a orientação de professores do curso que lhe conduzirão na escrita de um material no padrão solicitado para publicação em revistas científicas da sua área.

Após o fim da orientação de TCC, você terá até 04 (quatro) meses para concluir o seu trabalho final.

6. Onde são os polos?

Abaixo segue uma lista de cidades que você poderá escolher para fazer as provas e a apresentação do trabalho de conclusão. 

Estado / Cidade

- Bahia - Salvador
- Distrito Federal- Brasília
- Mato Grosso do Sul - Dourados
- Minas Gerais - Belo Horizonte / Juiz de Fora / Uberlândia
- Paraná - Curitiba
- Pernambuco - Recife
- Rio de Janeiro - Campos dos Goytacazes / Itaperuna / Paraíba do Sul / Rio de Janeiro / Queimados
- Rio Grande do Sul - Porto Alegre
- São Paulo - São Paulo

O local, dia e horário disponível nestas cidades será informado na confirmação do agendamento das avaliações.

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