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Alfabetização e Letramento: Múltiplas Linguagens

Pós-Graduação Carga Horária: 360 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Educação

Alfabetização e Letramento: Múltiplas Linguagens


Apresentação:

A Pós em Alfabetização e Letramento: Múltiplas Linguagens visa capacitar profissionais para práticas docentes reflexivas, que articulem o conhecimento do desenvolvimento humano às dimensões do processo evolutivo da alfabetização, assim como as perspectivas sociais e contextualizadas do letramento, reconhecendo as múltiplas linguagens e a interdisciplinaridade essenciais à excelência da aprendizagem.

Disciplinas:

CONTEXTO E EVOLUÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL – 20H
  • Ementa: História da Educação e a alfabetização: 1º momento do Descobrimento até 1890; 2º momento de 1890 a 1920: Reorganização do currículo nas escolas; 3º momento de 1920 a 1980 (O movimento pela democratização da escola e a autonomia didática); Rupturas e influências históricas da alfabetização a partir da década de 80;
  • Dimensão histórica da análise do discurso da escrita alfabética: A metodização do ensino da leitura;
  • Os Métodos Sintéticos: Alfabético; Fônico; Silábico; Os Métodos Analíticos: Palavração e Sintetização; Global de contos;Natural; Imersão; Cartilhas de alfabetização; Os livros didáticos;
  • O Construtivismo: concepção de aprendizagem ou metodologia de alfabetização?
  • Constituição dos sentidos e do sujeito da escolarização.
AMPLIANDO CONCEPÇÕES: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO – 20H
  • Ementa: Repensando o ensino da língua escrita;
  • A função social da leitura e da escrita;
  • Práticas distintas e indissociáveis: a aliança entre a alfabetização e o letramento;
  • A linguagem e a comunicação nos eixos de aprendizagem: Relações Matemáticas; Expressão e Apreciação Artística; Investigação e Conhecimento de Mundo; Desenvolvimento Pessoal e Social; Desenvolvimento Psicomotor.
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: LEGISLAÇÕES E DOCUMENTOS NORTEADORES – 20H
  • Ementa: Constituição Federal de 1988;
  • Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
  • Estatuto da Criança e do Adolescente;
  • Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação Infantil;
  • Indicadores de Qualidade na Educação Infantil;
  • Referenciais Curriculares para Educação Infantil;
  • Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental;
  • Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica;
  • Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica;
  • Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa;
  • Programa Brasil Alfabetizado;
  • Outras legislações e documentos Municipais, Estaduais e Federais aplicáveis à Alfabetização e Letramento na Educação Básica.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO – 20H
  • Ementa: Legislações que resguardam inclusão de pessoas com deficiência nas escolas;
  • Dificuldades de Aprendizagem e o papel do professor e da coordenação/direção pedagógica na observação e encaminhamento;
  • O fortalecimento da parceria e do diálogo da escola com a família;
  • Os profissionais especializados e avaliações precisas;
  • Possíveis diagnósticos e estratégias para avanços na aprendizagem: Transtorno do Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade (TDAH); Dislexia; Discalculia; Dislalia; Disortografia;
  • Educação Inclusiva e tipos de deficiência: Intelectual; Física; Auditiva, visual e múltipla; Transtorno global do desenvolvimento (TGD); Altas habilidades;
  • Apoio especializado dentro e fora da escola;
  • Inclusão é muito mais que a integração;
  • Relação com a família;
  • Adaptação dos materiais e ambiente físico: Os desafios da escola e as mudanças imprescindíveis;
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO - EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO – 20H
  • Ementa: Leitura e escrita acadêmica; Operação dos sistemas de busca eletrônica e bibliográfica de artigos científicos; Análise crítica das fontes de informação em educação: as comunicações orais, os sites eletrônicos, as apostilas, os livros textos, os artigos científicos; Metodologias de pesquisas aplicadas à Educação; Identificação de métodos científicos qualitativos e quantitativos; Leitura e interpretação de métodos e resultados em estudos científicos.
FORMAÇÃO DO PROFESSOR FACILITADOR DA APRENDIZAGEM – 20H
  • Ementa: Escolas tradicionais e Escolas Progressistas: Escolas que educam para o hoje em aspiração pelo futuro – Reflexão;
  • O novo perfil profissional e desempenho pedagógico emergidos da sociedade: Aspectos conceituais e componentes da Inteligência Emocional; A autoimagem corporal e suas possíveis repercussões e influências; Foco na mediação do professor como equalizador do conhecimento; Pedagogia da autonomia e motivação: A relação de qualidade entre professor e alunos; A parceria e postura do professor com as famílias;
  • Planejamento das aulas e projetos: Competências Didáticas; As ações pedagógicas aliadas às Novas Tecnologias;
  • A valorização da flexibilidade e da aprendizagem significativa: A autoavaliação para efetividade das ações; A relevância dos feedbacks para excelência docente;
NEUROCIÊNCIAS NO CONTEXTO ESCOLAR – 40H
  • Ementa: A importância da Neurociência na Educação;
  • Neurociências na infância: implicações educacionais;
  • Como pode a Neurociências ajudar o professor?
  • Aspectos Neurológicos na Aprendizagem: como o cérebro aprende? O papel e função de cada região cerebral; Estímulos multi-sensoriais; Recompensas e motivação; Memória; Conhecimento prévio; O que o professor pode fazer para contribuir com o “fortalecimento neural”? Do concreto para o abstrato;
  • O cérebro é um órgão social: a interação e o desenvolvimento de habilidades sociais: A procura por padrões; O estresse inibe a aprendizagem; Atividades que otimizam o desenvolvimento e a aquisição do conhecimento.
O ALUNO COMO PROTAGONISTA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO – 20H
  • Ementa: Abordagem sobre as novas gerações e suas peculiares características;
  • O reconhecimento das Múltiplas Inteligências;
  • Participação ativa e consciente do (a) aluno (a) como centro dos processos socioeducativos;
  • Interação e reflexão da realidade social;
  • Autorregulação da aprendizagem: motivação para aprender;
  • A alfabetização e o letramento em diferentes níveis formativos: Educação Infantil; Ensino Fundamental; Educação de Jovens e Adultos.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO – 40H
  • Ementa: Estudo da Psicologia Educacional;
  • Fases do Ciclo Vital;
  • Aspectos do Desenvolvimento Humano;
  • Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Piaget;
  • A Perspectiva Sociocultural de Vygostky;
  • A abordagem de Henri Wallon;
  • Maria Montessori e o Método Montessoriano;
  • Emilia Ferreiro: Psicogênese as Língua Escrita;
  • Paulo Freire: movimento da Pedagogia Crítica;
  • Magda Soares: articulações linguísticas;
  • Abordagem Educacional em Reggio Emilia e Loris Maluguzzi: Educação Infantil;
  • Desenvolvimento Cognitivo: Perspectivas do Processamento da Informação;
  • Influências dos Fatores Socioculturais: pais, amigos e mídia, nos pensamentos, sentimentos e atitudes das crianças e adolescentes;
  • Desenvolvimento da Inteligência Emocional e o aprimoramento de Competências e Habilidades nas evidências de Daniel Golleman;
  • Albert Bandura e a Aprendizagem Social;
  • A Abordagem Ecológica de Urie Bronfenbrenner em estudos com famílias;
EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS – 20H
  • Ementa: O desafio de ensinar a pensar no século XXI: Geração dos Nativos Digitais; A influência da mídia na formação humana; O Letramento Digital e a potencialização da aprendizagem;
  • Quais são as Novas Tecnologias usadas na Educação? Desafios e perspectivas na adoção das Novas Tecnologias; A Informatização das Escolas; Novas Tecnologias associadas à Alfabetização e ao Letramento; Formação dos professores para integração das Tecnologias às aulas; Ferramentas de Ensino à distância.
GÊNEROS TEXTUAIS NO LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO – 20H
  • Ementa: A linguística e a perspectiva social e cultural;
  • Estudiosos que evidenciaram propostas linguísticas: Mikhail Bakhtin; Levi Vygotsky;
  • Fundamentos conceituais de gêneros textuais orais e escritos;
  • Distinção entre gênero textual, gênero literário e tipo textual;
  • Tipos e exemplos de Gêneros textuais;
  • Conhecimento de práticas sociais de linguagem reais e usuais;
  • O trabalho com textos: abordagens de leitura;
  • Os textos e situações compartilhadas no contexto escolar;
  • A ludicidade com os textos;
ATIVIDADES DE INTERVENÇÃO PARA A PRÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO – 20H
  • Ementa: A importância de ações desafiadoras e lúdicas;
  • Práticas docentes essenciais: Identificação do que cada criança da turma já sabe: sondagens; Mediação com foco na linguagem, leitura e escrita; Como os gêneros discursivos contos de fadas e assombração, mitos e lendas populares podem contribuir com o desenvolvimento humano? A musicalização na literatura; Dramatização de histórias pelos alunos.
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA – 20H
  • Ementa: Concepções e práticas de Alfabetização para Jovens e Adultos: Funções da EJA: reparadora, equalizadora e qualitativa; Objetivos específicos da EJA;
  • Perfil do aluno da EJA: sujeitos de conhecimento;
  • Alfabetização e mudança social;
  • Experiências e aprendizagem;
  • A diversidade dos educandos nos contextos escolares;
  • A evasão escolar dos alunos da EJA;
  • O papel da escola e do professor na motivação dos alunos;
  • A importância das avaliações formativas;
  • Programas Federais de Educação de Pessoas Adultas;
  • Perspectivas e práticas específicas de alfabetização de Jovens adultos, segundo Paulo Freire.
ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO E DOS ESPAÇOS  - 20H
  • Ementa: Currículo e planejamento na práxis alfabetizadora e letrada: Diversas formas de organização das atividades didáticas;
  • Eixos organizadores do Currículo, de acordo com o Ministério da Educação e Secretaria de Educação Básica: Currículo e Desenvolvimento Humano; Educandos e Educadores: seus Direitos e o Currículo; Currículo, Conhecimento e Cultura; Diversidade e Currículo; Currículo e Avaliação;
  • Orientações Curriculares específicas: Educação Infantil; Ensino Fundamental: anos iniciais; Educação de Jovens e Adultos.
A LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO – 20H
  • Ementa: Abordagem histórica e cultural da literatura infantil;
  • Formação da criança leitora considerando os aspectos de criação, imaginação e produção;
  • Audição e contagem de histórias;
  • Produção de histórias coletivas;
  • Diferenciais dos Projetos Literários;
  • Interpretação e compreensão dos textos;
  • Contribuições da Literatura Infantil nos processos de Alfabetização e Letramento.
FAMÍLIA E APRENDIZAGEM: UMA RELAÇÃO ESSENCIAL – 20H
  • Ementa: Estruturas familiares contemporâneas;
  • As conexões da aprendizagem com a família;
  • O lar como um espaço de aprendizagem;
  • Dinâmica do universo familiar e as tarefas escolares;
  • Possíveis repercussões do ambiente familiar na formação humana;
  • A relação entre a família e a escola no desenvolvimento do(a) aprendiz.

Pré-requisitos:

Curso superior completo

Público Alvo:

Profissionais da Educação, professores ou coordenadores pedagógicos, que desejam aprimorar conhecimentos e se tornarem referência em Alfabetização e Letramento, na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos.


COORDENADOR

Flavia Cipriani

Flavia Cipriani