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Educação Física Aplicada ao Fitness

Pós-Graduação Carga Horária: 360 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Educação Física

Apresentação:
O curso de Pós-Graduação em Educação Física Aplicada ao Fitness direcionará o Educador Físico ao seu aperfeiçoamento técnico, científico e prático, proporcionando conhecimento e habilidades que o permitirão melhorar sua atuação no mercado de trabalho. Ações como avaliar seu cliente e o mercado, planejar ações dentro e fora do ambiente de academia, prescrever e controlar o exercício físico de forma individualizada e em aulas coletivas, motivar e gerir seus clientes são pontos fundamentais que serão desenvolvidos em nosso curso.

Coordenadores:
Prof. MSc. Raphael Soares (Universidade de Lausanne - Suíça)
Prof. Me. Rogério Tasca Nunes (UFJF/UFV)

Objetivo:
A especialização em Ciência do Exercício Aplicada ao Fitnesse tem o objetivo de possibilitar ao profissional a avaliação de seu cliente e mercado, desenvolver planos de treinamentos in/outdoor, prescrever e controlar o exercício físico de forma individualizada e em aulas coletivas, além de garantir a motivação e gestão de seus clientes.

Disciplinas:

1.Empreendedorismo Aplicado ao Fitness - Como ser um Personal Trainer de sucesso (20h)
a.Marketing pessoal;
b.Como dar o seu primeiro passo: a conquista do seu primeiro cliente;
c.Como vender o seu produto (Você S/A);
d.Estratégias para gerenciar sua carteira de cliente:
i.Criação;
ii.Estabilização; e
iii.Renovação.
e.Como alcançar uma excelência no seu trabalho dentro de uma sala de academia:
i.A importância de conquistar tal excelência;
ii.O que o seu patrão e seus clientes esperam de você; e
iii.Torne-se diferenciado em sala.

2.Anatomia e fisiologia do aparelho locomotor (20h)
a.Anatomia do Sistema Muscular:
i.Conceitos básicos;
ii.Tipo de músculos;
iii.Funções dos músculos;
iv.Componentes anatômicos do musculo estriado esquelético; e
v.Classificação morfológica dos músculo estriado esquelético.
b.Fisiologia muscular:
i.Fibra muscular;
ii.Células satélites;
iii.Retículo sarcoplasmático;
iv.Miofibrila e miofilamento; e
v.Mecanismo molecular da contração muscular.
c.Ativação do musculo estriado esquelético:
i.Cortex motor;
ii.Motoreunônio;
iii.Sinapses;
iv.Unidade motora;
v.Potencial de ação; e
vi.Processo de excitação-contração;
d.Expressão mecânica e tipologia muscular:
i.Resposta a um estímulo;
ii.Geração e aumento da força;
iii.Relação de angulo, largura e força muscular;
iv.Diferentes tipos de fibras musculares: miotipologia; e
v.Recrutamento e classificação de unidade motora.

3.Adaptações do aparelho neuromuscular ao treino de musculação (20h)
a.Adaptações morfológicas:
i.Modificação da secção muscular;
ii.Hipertrofia das fibras musculares;
iii.Hipertrofia e proliferação de miofibrilas;
iv.Hiperplasia; e
v.Outras adaptações morfológicas;
b.Adaptações nervosas:
i.SNC; e
ii.SNP.

4.Metodologia do Trabalho Científico e Seminários (30h)
a.Mecanismos de Busca Bibliográfica;
b.Montagem e Organização da Bibliografia;
c.Montagem do Projeto de Pesquisa;
d.Apresentação de Ideias e Temas de Pesquisa;
e.Bioestastítica;
f.Correções Metodológicas;
g.Como Montar e Apresentar o TCC; e
h.Seminários multidisciplinares com diferentes temas tendo como ponto centro o Esporte e a promoção da Saúde através do Exercício Físico.

5.Ciclismo Indoor (10h)
a.Histórico / peculiaridades da modalidade (diferenças e tipos de bikes);
b.Laboratório de ajustes e posturas;
c.Laboratório de musicalidade (cadência/relação RPM e BPM);
d.Montagem de aula tipos de treinamento/periodização/objetivos do treino;
e.Biomecânica da pedalada/ técnicas de giro/ possíveis traumas e lesões;
f.Aspectos fisiológicos - FC (faixa de segurança);
g.Frequência cardíaca e a relação com intensidade;
h.Relação RPM e BPM; e
i.Aspectos motivacionais:
i.Comportamento e linguagem adequada;
ii.Postura Profissional;
iii.Retenção de aluno; e
iv.Técnicas para Motivação.

6.Medidas e Avaliações aplicada ao Fitness e atividades de academia (20h)
a.Identificação das necessidades (objetivos) de seus clientes;
b.Anamnese (investigação clínica);
c.Avaliação morfofuncional voltada à necessidade de seu cliente:
i.Anatomia de superfície.
d.Avaliações de aptidões físicas.

7.Bioenergética do Exercício (20h)
a.Vias de metabólicas de produção ATP:
i.ATP CP / Mioquinase;
ii.Via glicogenolítica; e
iii.Fosforilação oxidativa (mitocôndria).
b.Atividade física e bioenergética com predominância em:
i.Oxidação de lipídios - Emagrecimento;
ii.Síntese proteica - Hipertrofia;
c.Adaptações crônicas do sistema bioenergético; e
d.Endocrinologia aplicada ao exercício físico.

8.Biomecânica e Cinesiologia na Musculação (20h)
a.Bases Biomecânicas na Musculação:
i.Análise biomecânica;
ii.Montagem de programas de treinamento de força através das bases biomecânicas;
iii.Dores e sua interferência na biomecânica humana;
iv.Lei do equilíbrio;
v.Lei do conforto;
vi.Lei da economia;
b.Detecção de lesões:
i.Deficiências da ativação muscular - aparecimento de lesões;
c.Cinesiologia Aplicada na Musculação:
i.Modelo cinesiológico;
ii.Avaliação da força:
1.Mito sobre a força;
2.Relação entre a força e estabilidade;
iii.Rigidez;
iv.Stiffness;
v.A flexibilidade;
vi.Controle motor; e
vii.Estabilização lombopélvica;

9.Treinamento em Suspensão (10h)
a.Síndrome de Adaptação geral;
b.Princípios do treinamento;
c.Princípio da individualidade biológica;
d.Princípio da sobrecarga;
e.Princípio da continuidade;
f.Princípio da interdependência volume intensidade;
g.Princípios da especificidade;
h.Core:
i.Treinamento suspenso:
i.Fixação;
ii.Portabilidade;
iii.Partes de equipamento do treinamento suspenso;
iv.Ajustando a altura das fitas;
v.Cuidados com a escolha dos movimentos ao se treinar com treinamento suspenso;
vi.Velocidade de execução dos movimentos;
vii.Regulando a intensidade;
viii.Séries;
ix.Quantidade de exercícios e intervalos;
x.Intervalo entre as sessões de treino;
xi.Intervalos entre as sessões;
xii.Respiração; e
xiii.Vantagens e desvantagens.

10.Fisiologia do Sistema Cardiovascular (20h)
a.Anatomia e fisiologia do sistema cardiovascular;
b.Artérias e veias;
c.Frequência cardíaca:
i.FC repouso; e
ii.FC exercício:
1.Reserva;
2.Limiares de FC;
3.FC exercício contínuo;
4.FC exercício progressivo; e
5.FC Max.
iii.FC recuperação; e
iv.Variação da freqüência cardíaca (VFC).
d.Adaptações cardíacas ao exercício;
e.Delta inicial e final da FC; e
f.Benefícios do exercício físico ao sistema cardíavascular.

11.Fisiologia do Sistema Respiratório (20h)
a.Anatomia e fisiologia do sistema respiratório;
b.Interação coração-pulmão:
i.Explicação dos volumes pulmonares;
ii.Relação entre os volumes pulmonares; e
iii.Adaptações dos volumes pulmonares ao treinamento;
iv.VO2max; e
v.Limiares respiratórios:
1.Interferência das adaptações metabólicas periféricas;
2.Tempo limite; e
3.Prescrição de exercício físico baseada nos limiares.
c.Variáveis influenciadas pela genética e suas adaptações.

12.Emagrecimento (20h)
a.Evolução da obesidade e sobrepeso:
i.Contextualização histórica, prevalência e causas; e
ii.Metabolismo energético.
b.Modelos usados para prescrição de atividades com o objetivo de redução ponderal:
i.Modelo metabólico:
1.Contextualização, bases teóricas, uso da zona de queima de gordura (Fatmax) e análise crítica.
ii.Modelo matemático:
1.Contextualização, bases teóricas, uso do balanço calórico e análise crítica.
c.Análise crítica do modelo aeróbio - por que não emagrecemos?
d.Uma nova abordagem - proposta para elaboração e compreensão de treinos mais eficientes:
i.Uso do treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT);
ii.Bases teóricas - por que funciona?; e
iii.Aplicações práticas - como prescrever treinos mais eficientes.
e.Musculação e emagrecimento;
f.Análise crítica dos modelos mais usados; e
g.Proposta para elaboração e compreensão de modelos mais eficientes.

13.Treinamento neuromuscular em ginástica em academia (10h)
a.Princípios metodológicos do treinamento neuromuscular aplicados à ginástica em academia;
b.Adaptações crônicas e agudas do treinamento neuromuscular em ginástica em academia;
c.Metodologia das atividades neuromusculares em ginástica em academia; e
d.Novas tendências em treinamento neuromuscular em ginástica em academia.

14.Treinamento aeróbico em ginástica em academia (10h)
a.Princípios metodológicos do treinamento aeróbico aplicados à ginástica em academia;
b.Adaptações crônicas e agudas do treinamento aeróbico em ginástica em academia;
c.Metodologia das atividades aeróbicas em ginástica em academia; e
d.Novas tendências em treinamento aeróbico em ginástica em academia.

15.Metodologia do Treinamento na Musculação (20h)
a.Estrutura dos programas de treinamento resistido com pesos - pré-requisitos;
b.Pesos livres X Maquináros;
c.Variáveis do treinamento resistido com pesos;
d.Protocolos de treinamento;
e.Métodos de treinamento;
f.Treinamento com oclusão;
g.Musculação aplicada a crianças e adolescentes; e
h.Musculação aplicada a idosos.

16.Periodização do Treinamento Esportivo Aplicado ao Fitness (20h)
a.Periodização do treinamento esportivo:
i.Modelos de periodização tradicionais e modernos;
ii.Crítica aos modelos de periodização; e
iii.Periodização do treinamento em esportes individuais e coletivos.
b.Monitoramento da carga de treinamento:
i.Métodos de monitoramento da carga de treinamento;
ii.Monitoramento da carga de treinamento por meio do método percepção subjetiva de esforço da sessão; e
iii.controle da carga de treinamento baseado na Variabilidade da frequência cardíaca.
c.Adaptações positivas e negativas relacionadas ao treinamento (Melhora do desempenho, overreaching, overtraining).

17.Treinamento funcional (20h)
a.Origem do treinamento funcional;
b.Treinamento funcional versus treinamento tradicional;
c.Por que utilizar o treinamento funcional?
d.Benefícios e valências do treinamento funcional;e.Objetivo da aplicação treinamento funcional;
f.Treinamento funcional em diferentes faixas etárias;
g.Crianças, adultos e idosos;
h.Equipamentos/acessórios utilizados para desenvolver os exercícios funcionais;
i.Bases neurológicas e a biomecânica do treinamento funcional;
j.Core training;
k.Músculos do core;
l.Posicionamento;
m.Fortalecimento do core;
n.Avaliação funcional;
o.Prescrição do treinamento funcional;
p.Conceito de carga de treino;
q.Sessão de treinos;
r.Circuito funcional; e
s.Exemplos de exercícios de treinamento funcional.

18.Urgência e Emergência no Esporte (10h)
a.Emergências clínicas:
i.Sistema de acionamento de emergência;
ii.Eventos cardíacos;iii.Parada cardiorrespiratória - PCR;
iv.Epilepsia - Convulsão;
v.Hipoglicemia; e
vi.Distúrbios causados pelo calor.
b.Emergências traumáticas:
i.A sequência de atendimento a vítima politraumatizada;
ii.Traumatismo crânio-encefálico e raquimedular;
iii.Técnicas de transporte em prancha longa;
iv.Imobilizações de membros em casos de fraturas, luxações e entorses;
v.Objetos cravados; e
vi.Hemorragias.
c.Sessão prática:
i.Reanimação cardiopulmonar - RCP;
ii.Uso do desfibrilador externo automático (DEA);
iii.Imobilização e transporte com talas e prancha longa;
iv.Uso de colar cervical.
d.Periodização do Treinamento Aeróbio (individual e grupos de corrida) (20h)
e.Prescrição, controle e evolução do treinamento aeróbio no seguinte grupos:
i.Crianças e adolescentes;
ii.Adultos;
iii.Idosos.
1.Iniciantes;
2.Intermediários;
3.Avançados;
4.Alto nível.

19.Nutrição, Recursos Ergogênicos e Farmacológicos em Atividades de Academia (20h)
a.Conceitos importantes em Nutrição Esportiva;
b.Gasto energético nos exercícios;
c.Cálculo das necessidades energéticas;
d.Dieta e atividade física;
e.Nutrientes X Exercícios;
f.Carboidratos;
g.Índice glicêmico;
h.Lipídeos;
i.Proteínas;
j.Vitaminas;
k.Minerais;
l.Água;
m.Reposição hidroeletrolítica;
n.Desidratação;
o.Termorregulação;
p.Métodos de avaliação da composição corporal;
q.Recomendações nutricionais e prescrições dietéticas na atividade física; e
r.Suplementação:
i.Whey Protein;
ii.Creatina;
iii.AMB;
iv.Beta alanina;
v.Cafeína;
vi.Pre-workout;
vii.Malto e dextrose;
viii.Termogênicos; e
ix.Anabólicos sintéticos.

20.Seminário de TCC - Banca de convidados

Pré-requisitos:
Nível Superior Completo

Público Alvo:
Profissionais de Educação Física que buscam ser referência no mercado de Fitness atuando como Personal Trainer.

COORDENADOR

Prof. Me. Rogério Tasca Nunes

Prof. Me. Rogério Tasca Nunes

Coordenador do curso de especialização em Ciência do Exercício Aplicada ao Fitness da Fac Redentor no IESPe.

COORDENADOR

Raphael Soares

Raphael Soares

Prof. MSc. Raphael Soares Pereira, graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora (2007), Pós-Graduado em Fisiologia do Exercício e Grupos Especiais pela Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora. Possui mestrado em Master of Science (MSc) in Human Movement and Sports: Adapted Physical Activities and Health ? University of Lausanne, Switzerland (2011) (Mestrado em Ciência do Movimento Humano e do Esporte: Atividade Física Adapitada ? Universidade de Lausanne, Suíça). Membro fundador e ex-delegado da Associação Suíça de Profissionais em Atividade Física Adaptada, ex-coordenador metodológico do Swiss Recovery Center. Tem experiência na área de prescrição e controle de exercício físico para grupos especiais, treinamento de alto rendimento para atletas de Trampolim, e nos últimos anos, vem desenvolvendo um trabalho em recuperação de pacientes com lesão medular. Atualmente é Professor, Coordenador de Curso de Pós-Graduação e Supervisor de Ensino no IESPe.

PROFESSOR

Prof. Dr. Jeferson Macedo Vianna

Prof. Dr. Jeferson Macedo Vianna

Prof. Dr. Rodrigo Hohl

Prof. Dr. Rodrigo Hohl

Prof. Dto. Antônio Paulo Castro

Prof. Dto. Antônio Paulo Castro

Prof. Esp. Eduardo Lopes

Prof. Esp. Eduardo Lopes

Prof. Esp. Felipe Coelho

Prof. Esp. Felipe Coelho

Prof. Esp. Fernando Rodrigues

Prof. Esp. Fernando Rodrigues

Prof. Me. Daniel Schmitt

Prof. Me. Daniel Schmitt

Prof. Me. Renato Erothildes Ferreira

Prof. Me. Renato Erothildes Ferreira

Prof. Me. Rogério Tasca Nunes

Prof. Me. Rogério Tasca Nunes

Prof. MSc. Leandro Raider dos Santos

Prof. MSc. Leandro Raider dos Santos

Prof. MSc. Raphael Soares

Prof. MSc. Raphael Soares Pereira, graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora (2007), Pós-Graduado em Fisiologia do Exercício e Grupos Especiais pela Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora. Possui mestrado em Master of Science (MSc) in Human Movement and Sports: Adapted Physical Activities and Health ? University of Lausanne, Switzerland (2011) (Mestrado em Ciência do Movimento Humano e do Esporte: Atividade Física Adapitada ? Universidade de Lausanne, Suíça). Membro fundador e ex-delegado da Associação Suíça de Profissionais em Atividade Física Adaptada, ex-coordenador metodológico do Swiss Recovery Center. Tem experiência na área de prescrição e controle de exercício físico para grupos especiais, treinamento de alto rendimento para atletas de Trampolim, e nos últimos anos, vem desenvolvendo um trabalho em recuperação de pacientes com lesão medular. Atualmente é Professor, Coordenador de Curso de Pós-Graduação e Supervisor de Ensino no IESPe.

Profa. Esp. Quenfis Almeida

Enfermeira graduada pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pós-graduada em Terapia Intensiva pela FacRedentor/IESPE de Juiz de Fora. Professora e Coordenadora do Curso APH Trauma - Atendimento Pré Hospitalar do IESPE. Enfermeira no Serviço de Urgência e Emergência da HELP Urgências Médicas. Docente e Coordenadora de aulas práticas da pós-graduação em Urgência e Emergência com Ênfase em Cardiologia e professora convidada para a especialização em Ciência do Exercício Aplicada ao Fitness da FAC Redentor. Palestrante em diversos Congressos e Eventos na Área da Enfermagem e Trauma.

Profa. Ma. Fernanda Dias Coelho

Profa. Ma. Fernanda Dias Coelho