facebook pixel code

Cirurgia Geral com Ênfase em Reparação

Pós-Graduação Carga Horária: 1160 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Medicina

Apresentação:
A formação do médico no Brasil está sendo efetuada de forma incompatível com as necessidades da população e da classe médica. O curso médico, que há 60 anos era ministrado em seis anos de aulas teóricas, passou por reformas, e há alguns anos inclui uma carga de aulas teóricas de apenas nove períodos (semestres), ficando um ano e meio reservado ao treinamento prático (internato), a despeito dos novos conhecimentos que surgem continuamente na área médica.
Nos países ditos desenvolvidos, a residência médica, onde se faz o chamado treinamento em serviço e a especialização, é oferecida com número de vagas igual ao de profissionais egressos dos cursos de graduação. No Brasil, entretanto, as vagas para residência médica correspondem apenas a cerca de 10% dos médicos formados anualmente. O Conselho Federal de Medicina considera o curso médico como um curso terminal, estando o médico graduado em qualquer instituição de ensino superior, apto legalmente para praticar qualquer ato médico, podendo, portanto, exercer a sua atividade dentro das diversas especialidades médicas, como pediatria, cardiologia ou neurologia entre outras, inclusive em áreas cirúrgicas, como cirurgia geral, ortopedia etc.
A Cirurgia Geral é uma especialidade de grande importância na medicina, uma vez que, além do seu papel fundamental na prática médica diária, é indispensável na formação básica para todos os médicos que pretendem atuar áreas cirúrgicas específicas, como cirurgia vascular, urologia, cirurgia plástica e tantas outras. Contrastando com a grande procura pela especialidade, as vagas oferecidas para especialização são limitadas, especialmente nos programas de residência médica, quase todos vinculados a hospitais públicos e universitários, os quais, embora sejam considerados o modelo ideal para a especialização dos profissionais, não atendem a sequer 30% do total de médicos que se formam a cada ano em nosso país.
A conseqüência desta dificuldade é a formação de profissionais despreparados, com pouca informação e experiência, embora legalmente habilitados para o exercício da profissão. Neste contexto, os cursos de pós-graduação lato-sensu, como o nosso, representam uma alternativa ética, legal e tecnicamente reconhecida, contribuindo para a melhor formação dos médicos em nosso meio.

Objetivo:

Disciplinas:

Pré-requisitos:

Público Alvo:

PROFESSOR