facebook pixel code

Desenvolvimento Infantil e seus Principais Transtornos

Pós-Graduação Carga Horária: 360 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Educa√ß√£o

Apresentação:
Pós-Graduação LATO SENSU
Aulas mensais.

Objetivo:
Geral:

Conhecer o processo de desenvolvimento infantil nas diferentes áreas, Entender o processo neurológico do desenvolvimento; Compreender o funcionamento e aplicação do trabalho transdisciplinar; Estudar os principais transtornos que impactam esse processo; Entender o papel da tecnologia no desenvolvimento da criança com alteração no desenvolvimento.

Específicos:

Entender o desenvolvimento nas √°reas: motora, sensorial, linguagem, emocional, cognitiva; Conhecer alguns dos transtornos do desenvolvimento , como, autismo, s√≠ndrome de Down e altera√ß√Ķes sensoriais e psicomotoras e entender estrat√©gias de interven√ß√£o.

Disciplinas:
- Neurofisiologia do desenvolvimento
- Desenvolvimento sensório-motor
- Etapas do desenvolvimento emocional
- Desenvolvimento da linguagem
- Desenvolvimento das habilidades acadêmicas (pedagógicas)
- Trabalho transdisciplinar (perspectiva do DIR/Floortime)
- Principais Transtornos
a) Autismo
b) Síndrome de Down
c) transtorno déficit de atenção
d) desordens inespec√≠ficas (altera√ß√Ķes sensoriais e psicomotoras)

- Papel da tecnologia no desenvolvimento
- Metodologia científica
- Modulo extra ? Pr√°tica no Caci (Opcional)
- Observação clinica
- Atuação
- Supervis√£o
Observar atendimentos individuais e em grupo no Caci (clinica escola da faculdade Redentor);
Participar de grupo de estudo para discussão dos casos e montar estratégias de intervenção;
Atuar como co-terapeuta no atendimento individual e/ ou participar dos grupos terapêuticos como mediador.

Pré-requisitos:
Nível Superior Completo

Público Alvo:
Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos,Pedagogos,professores de educação física, psicólogos, terapeutas ocupacionais, profissionais graduados que atuem no campo da pediatria.

PROFESSOR