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Docência do Ensino Superior

Pós-Graduação Carga Horária: 360h h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Educação

Apresentação:

O curso de pós-graduação em Didática do Ensino Superior tem em sua concepção, voltada para a prática docente, um de seus grandes diferenciais.

Apresenta uma proposta inovadora que trabalhará as várias dimensões do processo de “tornar-se professor”: a cognitiva (os saberes específicos de sua área de atuação); pedagógica (didática adequada ao ensino superior), reflexiva (a capacidade de pesquisar sobre sua própria prática apoiada por referenciais teóricos) e a política (formação da identidade profissional docente).

Todas as áreas de educação necessitam de um sistema aprimorado de formação de seus professores que permita a atualização dos conhecimentos, desenvolva as competências pedagógicas próprias para o nível de ensino e leve em conta os meandros e peculiaridades do setor em suas proposições educacionais.

Nesse sentido, faz-se necessária a formação de docentes para atuação no nível superior com competências pedagógicas que lhe sustentem a prática.

Objetivo:

O curso organizado nos termos da Resolução 01 de 08 de junho de 2007 do CNE/MEC possui os seguintes objetivos:
Desenvolver competências referentes às dimensões cognitivas e pedagógicas do professor do ensino superior contribuindo para:
Identificar e analisar fundamentos da educação e princípios de aprendizagem do ensino superior brasileiro.
Refletir sobre o papel e competências para a atuação docente no ensino superior nos vários ambientes em que pode ocorrer a aprendizagem.
Elaborar um plano de trabalho docente.
Atuar na docência do ensino superior a partir de uma perspectiva inovadora, que prevê o domínio de competências próprias de sua área profissional integradas às práticas educacionais.

Disciplinas:


FILOSOFIA E EDUCAÇÃO - 20 H
Ementa:
  • A filosofia na Educação, visão dos clássicos. A concepção de educação de Piaget. O sociointeracionismo de Vygotsky, O desenvolvimento de competências para ensinar de Perrenoud. O pensamento complexo de Edgar Morin.

PAULO FREIRE E EDUCAÇÃO - 20 H
Ementa:
  • Estudo do pensamento freireano. Análise de seus conceitos e desenvolvimentos. Relação entre Paulo Freire e outros pensadores da educação. Apresentação de práticas fundamentadas e/ou inspiradas na pedagogia freireana.

A MEDIAÇÃO SEGUNDO FEUERSTEIN - 20 H
Ementa:
  • Concepções de Inteligência e a desmitificação do comportamento inteligente.A modificabilidade como substituta da Inteligência.A Teoria da Modificabilidade Estrutural Cognitiva.A mediação da aprendizagem.A Neuropsicologia da aprendizagem e da mediação.As características da mediação da aprendizagem: os 12 critérios de mediação

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO - 20 H
Ementa:
  • Analisar o desenvolvimento bio-psico-social do indivíduo, apresentando alguns elementos afetivos-emocionais. Apresentar o conceito de aprendizagem significativa através das principais teorias de aprendizagem e dando ênfase ao conceito de sujeito. Iniciar uma discussão sobre a formação docente. Entre os principais temas, destacam-se: Desenvolvimento Humano, Formação da Identidade, Necessidades Humanas, Aprendizagem Significativa, Sujeito e Aprendizagem e Formação Docente.

PSICOPEDAGOGIA - 20 H
Ementa:
  • Noções da intervenção Psicopedagógica nos vários contextos.Instrumentos de avaliação: da linguagem (escrita, oral, simbólica); dos processos lógico-matemáticos; do desenvolvimento psicomotor; do desenvolvimento afetivo, cognitivo e emocional em seu  vínculo com o aprender. Avaliação dos aspectos dinâmicos e psicossociais de grupos e instituições em seus vínculos com o aprender. Integração entre diagnóstico e intervenção.

METODOLOGIA DA PESQUISA I - 20 H
Ementa:
  • Identificação de instrumentos para pesquisa bibliográfica. Técnicas de revisão bibliográfica. Documentação e registro de levantamento bibliográfico. Características de textos científicos. Leitura analítica de textos científicos. Tipos de pesquisa e suas etapas. Discussão de textos científicos. Periódicos Educacionais Desenvolver a capacidade de assimilar, interpretar, sintetizar e produzir textos científicos a partir das informações recebidas na disciplina em questão.

POLÍTICAS PÚBLICAS E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL - 20 H
Ementa:
  • A Educação como política da Educação. Formulação e implementação de políticas educacionais: destinatários, agências, procedimentos, legitimação. Protagonismo público e privado na educação. Articulação das políticas educacionais com outras políticas públicas. O Estado e outras agências intervenientes no campo educacional, nacionais, internacionais, privados e intergovernamentais. Interesses convergentes e conflitantes. Legislação Educacional brasileira

ÉTICA E RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA EDUCAÇÃO - 20 H
Ementa:
  • Posturas pessoais e relações interpessoais. Competência Interpessoal. Cultura e Clima de aprendizagem. Comunicação Interpessoal. Inteligência Emocional. A orientação profissional no contexto da educação e trabalho. Liderança e Poder. Conflitos e Administração de Ética Profissional.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 20 H
Ementa:
  • História da evolução da educação especial. Documentos internacionais e legislação brasileira. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Conceituação de inclusão no ensino superior. Princípios e fundamentos da inclusão no ensino superior. Aspectos necessários para promover a inclusão. Conceituação e estudo da taxonomia das Barreiras Atitudinais. Análise das Barreiras Atitudinais na Prática Pedagógica. Efeitos das Barreiras Atitudinais ao acesso e permanência da pessoa com deficiência no ensino superior.

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR - 20 H
Ementa:
  • Pressupostos e características da didática. O contexto da prática pedagógica. A dinâmica da sala de aula. A construção de uma proposta de ensino-aprendizagem. A vivência e o aperfeiçoamento da didática.

MÍDIAS E EDUCAÇÃO - 20 H
Ementa:
  • Abordagens teóricas e metodológicas de mídia e educação e sua contextualização histórica. A mídia na vida social e cultural (dos meios de comunicação de massa à convergência TV-Internet e expectativa do mundo interativo). Mídia e mediações. Processos de produção e recepção de TV, vídeo, cinema, internet e interfaces com educação. Linguagens midiáticas e modos de aprender. Mídia no ensino superior: funções e perspectivas.

PRÁTICA DOCENTE EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM - 20 H
Ementa:
  • Apresentar diferentes plataformas de EAD e AVA (Ambientes Virtuais de Aprendizagem). Ferramentas de EAD. Metodologias de trabalho em EAD. Definição de expectativas de aprendizagem e planejamento de atividades em AVA. Implementação dos planos e análise de resultados. Avaliação em cursos de EAD

AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR - 20 H
Ementa:
  • Concepções teóricas da avaliação. A avaliação e os domínios de aprendizagem. Teorias, técnicas e instrumentos da avaliação. Tratamento dos dados da avaliação e uso das informações. Dimensões psicológicas da avaliação

PROJETOS EDUCACIONAIS - 20 H
Ementa:
  • Pedagogia de Projetos: das ideias de Dewey à realidade da educação do século XXI. Um modo seguro de provocar aprendizagem. Ensino-aprendizagem e processos pedagógicos. Pedagogia de Projetos e a reciprocidade, a autonomia e a aprendizagem significativa. Vida cooperativa e Pedagogia de Projetos. Conhecimento escolar, projetos de trabalho e disciplinas acadêmicas. A interdisciplinaridade e a pedagogia de projetos. Concepção globalizante de conhecimento. Trabalhando com Projetos, interligando conteúdos e compartilhando reflexões. O que pensam Gardner e Lipman. Tipos de Projeto: Projeto empreendimento; Projeto competência/conhecimento; Projeto vida cotidiana; Projeto Institucional.
  • Projeto de observação e intervenção como eixo integrador de todos os componentes, fortalecendo a integração teoria/prática. Construção de uma proposta de intervenção utilizando-se de: Metodologia de projetos. Princípios interdisciplinares de organização pedagógica. O planejamento da pesquisa. 

UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS - 20 H
Ementa:
  • Princípios da aprendizagem do adulto. Atividades práticas ensinando em pequenos grupos: princípios do PBL – Problem-Based Learning ou aprendizagem baseada em problemas. Ensinando em Grandes Grupos: princípios do TBL - Team-Based Learning ou aprendizagem baseada em equipes.

PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PRÁTICAS INOVADORAS - 20 H
Ementa:
  • O material didático produzido para o desenvolvimento de cada um dos conteúdos propostos buscará estimular o estudo e a produção individual e coletiva de cada estudante, não só na realização das atividades propostas, mas também na experimentação de práticas centradas na compreensão e experimentações. Todo material didático constitui-se como elemento dinamizador da construção curricular e também como balizador metodológico do curso.

PRODUÇÃO DE QUESTÕES CONTEXTUALIZADAS - 20 H
Ementa:
  • Aspectos específicos da matriz de referência de avaliação no ensino ensino superior. Elaboração de itens de acordo com as normas e técnicas. Adequação do tipos de questão ao conteúdo e habilidade específico. 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - 20 H
Ementa:
  • Orientação para a finalização e correção do TCC.

Pré-requisitos:

Ensino Superior Completo

Público Alvo:

Graduados em qualquer área do conhecimento que tenham interesse em adquirir ou ampliar saberes pedagógicos, atuando na docência para o ensino superior em componentes curriculares correlatos a sua área de formação.

PROFESSOR