facebook pixel code

Docência do Ensino Superior

Pós-Graduação Carga Horária: 420 h Modalidade: EAD

Área de Conhecimento: Humanidades e Ciências Sociais

Assista a vídeo aula demonstrativa

Assista a vídeo aula demonstrativa

Docência do Ensino Superior


Apresentação:

O curso de pós-graduação em Didática do Ensino Superior tem em sua concepção, voltada para a prática docente, um de seus grandes diferenciais. Apresenta uma proposta que trabalhará as várias dimensões do processo de “tornar-se professor”. Todas as áreas de educação necessitam de um sistema aprimorado de formação de seus professores que permita a atualização dos conhecimentos, desenvolva as competências pedagógicas próprias para o nível de ensino e leve em conta os meandros e peculiaridades do setor em suas proposições educacionais. Nesse sentido, faz-se necessária a formação de docentes para atuação no nível superior com competências pedagógicas que lhe sustentem a prática.

Objetivo:

Qualificar e habilitar profissionais (tecnólogos, licenciados ou bacharéis) das diversas áreas do conhecimento, que estejam em exercício ou pretendam exercer funções relacionadas a docência no ensino superior.

Disciplinas:


HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO – 40h 
Ementa:
  • Introdução à História da Educação. Bases epistemológicas, metodológicas e teóricas da História e História da Educação. Fundamentos da História da Educação e da Pedagogia: na antiguidade, na modernidade e na contemporaneidade. As bases da educação e da escola no Brasil no período colonial e no Império. Filosofia e Educação: diferentes abordagens. A filosofia grega e a formação do ser humano. Educação e política. Análise filosófico-pedagógica da educação na modernidade e na contemporaneidade. Filosofia da Educação na formação e na prática do cidadão. Educação e Cultura. Educação e o mundo do trabalho.

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 40h 
Ementa:
  • Surgimento da sociologia e suas principais teorias. A educação como processo social. As origens socializadoras e reprodução social: família, escola. O processo socializador na sociedade contemporânea. Mídia e indústria cultural. Educação e reprodução das relações sociais: educação, poder, disciplina, conflito e classes sociais. Educação e instituições políticas e do estado. Educação e Sociedade no Brasil Atual. Problemas e Perspectivas. Psicologia e ciência. Psicologia da educação e seu papel na formação do professor. Psicologia da educação: correntes teóricas. As contribuições das teorias do desenvolvimento para o processo de ensino-aprendizagem. 

POLÍTICAS DE GESTÃO E LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO - 40h 
Ementa:
  • Análise da educação superior brasileira, presencial e a distância, nos aspectos histórico e político. Estudo da organização da educação superior, no âmbito nacional e institucional. Marcos legais. Documentos institucionais: Estatuto e Regimento, Projeto Pedagógico Institucional, Plano de Desenvolvimento Institucional. Discussão das políticas de ensino, pesquisa e extensão. Avaliação institucional interna e externa. Responsabilidade social.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA I E  II - 40h 
Ementa:
  • Trajetória da Educação Especial à Educação Inclusiva: modelos de atendimento, paradigmas. Educação especializada, integração, inclusão. Políticas públicas para Educação Inclusiva – Legislação Brasileira: o contexto atual. Panorama geral do atendimento ao aluno com necessidades educativas especiais. Acessibilidade à escola e ao currículo. Adaptações curriculares. Tecnologia Assistiva. Caracterização das Dificuldades, Transtornos e Distúrbios da Aprendizagem e Especificidades do Atendimento a Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais. Acompanhamento Multidisciplinar à Família e o Apoio à Escola. A Construção do Perfil Profissional do (a) Acompanhante Terapêutico (a). Construção da Lecto Escrita e da Matemática e os Desvios dessas Linguagens. Mediação e Adaptação de Atividades para o Estudante em Processo Inclusivo: O Lugar da Clínica e o Lugar da Escola. 

DIDÁTICA I E II - 40h 
Ementa:
  • A Função social do ensino e a concepção sobre os processos de aprendizagem. Instrumentos de análise. Os Objetivos da educação. Conteúdos escolares: a quem compete a seleção e a organização. Métodos de ensino para a aprendizagem e a dinamização das aulas. Funções e tipos de Avaliação (Qualitativa, Dialógica, Classificatória). Planejamento e questões curriculares. Planejamento Participativo e seus elementos. Planejamento Dialógico e seus elementos. Planejamento escolar. Projetos: Do significado as vantagens. Etapas e elementos do Plano de Disciplina ou de Ensino: conhecimento da realidade. Objetivos. Conteúdos. Procedimentos metodológicos. Recursos pedagógicos. Avaliação da aprendizagem. Conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. A importância da organização didática da aula como elemento essencial à qualidade do ensino: atividades permanentes, sequências didáticas e projetos didáticos. Planejamento de Rotina Semanal. Estruturas de Planos e Projetos Escolares.

AVALIAÇÃO I E II - 40h 
Ementa:
  • Perspectivas teóricas da avaliação da aprendizagem. Avaliação diagnóstica, mediadora, formativa, permanente e participativa, reguladora. Contextualização da avaliação na atualidade. Tipos, métodos e instrumentos de avaliação. Avaliação escolar e institucional no contexto do sistema educacional brasileiro (SAEB, ENEM, ENADE, PROVA BRASIL, PISA).

LIBRAS - 40h 
Ementa:
  • Vocabulário básico da LIBRAS. Dicionário da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Expressão Corporal e facial. Alfabeto manual. Sinais. Convenções da LIBRAS. Parâmetros da Língua Brasileira de Sinais. Estrutura Gramatical da LIBRAS. Princípios linguísticos. Diálogos e narrativa na LIBRAS.

METODOLOGIA CIENTÍFICA - 35h 
Ementa:
  • Introdução aos conceitos básicos da metodologia científica.  A ciência e a produção de conhecimento. Os tipos de pesquisa e os instrumentos de coleta de dados. O projeto de pesquisa. Estilo da redação técnico-científica. Fundamentação teórica na construção do texto. Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Citações: conceito, características e tipologia. 

ORIENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - 35h 
Ementa:
  • Elaboração, orientação e entrega do Trabalho de Conclusão do Curso - TCC (artigo científico), que envolve o levantamento, a análise e a difusão dos resultados obtidos na pesquisa realizada pelo discente, obedecendo às normas e regulamentos metodológicos. Defesa do respectivo trabalho perante a Banca Avaliadora.

ESTUDO INDIVIDUAL OU EM GRUPO - 70h 
Ementa:
  • Estudo individual ou em grupo, visando o aperfeiçoamento de questões teórico metodológicas relacionadas ao currículo.

Pré-requisitos:

Portadores de Diplomas de Graduação

Público Alvo:

Graduados em qualquer área do conhecimento que tenham interesse em adquirir ou ampliar saberes pedagógicos, que desejam atuar, ou que já atuam no ensino superior.


COORDENADOR

Fabiana Pereira Costa Ramos

Fabiana Pereira Costa Ramos

pos.atendimento@redentor.com29

Mestre em Literatura Brasileira

PROFESSOR

Maria Esther de Araujo

Maria Esther de Araujo

esthervda@gmail.com

Denise Ribeiro Barreto Mello

Denise Ribeiro Barreto Mello

pos.atendimento@redentor.com3

André Raeli Gomes

André Raeli Gomes

pos.atendimento@redentor.com2

Gilmara Moreno Furtado

Gilmara Moreno Furtado

pos.atendimento@redentor.com5

Stephanie Almeida Petrilo Machado

Stephanie Almeida Petrilo Machado

pos.atendimento@redentor.com9

Vania de Jesus Souza Arruda

Vania de Jesus Souza Arruda

pos.atendimento@redentor.com10

Helena Fagundes Gueiros

Helena Fagundes Gueiros

pos.atendimento@redentor.com6

Miriam Lucia Vieira

Miriam Lucia Vieira

pos.atendimento@redentor.com8

Carolina Ventura Fernandes

Carolina Ventura Fernandes

relacionamento@posgraduacaoredentor.com.br18

Josélio Gomes de Souza

Josélio Gomes de Souza

pos.atendimento@redentor.com108