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Educação de Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Pós-Graduação Carga Horária: 420 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Psicologia

Apresentação:
Curso de Pós-graduação LATO SENSU

Considerando que Autismo e síndrome de Asperger são elementos diagnósticos em um conjunto de transtornos do neurodesenvolvimento, os quais promovem uma ruptura nos processos de socialização, comunicação e aprendizado e que estudos recentes demonstram alto grau de incidência na população mundial, cerca de 1 para cada 200 nascimentos, incidência que passa a exigir que os profissionais da área de educação e áreas afins se especializem cada vez mais na busca da inclusão dos portadores de TEA.

Objetivo:
Desenvolver a prática de Identificação, Análise do Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica sob o prisma teórico da Epistemologia Convergente; capacitar o psicopedagogo e profissionais das áreas afins para a Consultoria e o Assessoramento Institucional nos diferentes contextos relacionados ao processo de aprendizagem; capacitar os psicopedagogos e demais profissionais ligados aos transtornos da aprendizagem para atendimento e acompanhamento aos educandos com Transtorno de Espectro Autista.
Qualificar docentes para o Magistério Superior; Realizar estudos e pesquisas na área de Educação de Alunos com TEA.

Disciplinas:
Diferentes abordagens e conceitos sobre o
Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Caracterização do aluno com TEA - 20h
Ementa: 
O processo histórico da caracterização do TEA.
Abordagens psicanalíticas, cognitivistas, comportamentais e
desenvolvimentistas.
Alterações no desenvolvimento. Epidemiologia e Etiologia. Evoluções das
classificações do DSMIV para o DSM5 e alterações no cotidiano.

TEA e Desenvolvimento típico. Identificação
Precoce do TEA - 20h 
Ementa: 
Análise comparativa das características do
desenvolvimento típico de uma criança com e sem TEA. Escalas e procedimentos
para identificar o TEA em bebês de 6 meses a 2 anos.  Avaliação de riscos de desenvolvimento.
  
Identificação do TEA
em crianças a partir de 2 anos e jovens e adultos - 40h
Ementa: 
Técnicas de observação. Escalas e procedimentos.
Estudo de escalas válidas e não válidas. Orientações da Organização Mundial de
Saúde. O risco do falso positivo e do falso negativo. Protocolo internacional
de avaliação e monitoramento  de riscos
de desenvolvimento. Manejo de comportamentos inadequados e construção de
habilidades sociais. Autismo e vida adulta.  

Psicopedagogia Sócio Familiar - 20h
Ementa: A Sociedade e a visão sistêmica do núcleo familiar.
As terapias de família. As estratégias psicopedagógicas de intervenção na
dinâmica familiar. A relação família e escola. Família E aprendizagem.   

Avaliação Pedagógica e Psicopedagógica  - 20h
Ementa: 
Técnicas e instrumentos para identificar o
potencial de aprendizagem dos alunos com TEA.

Formulação do PEI do aluno com autismo - 20h
Ementa: Elementos que devem contemplar o Plano de
Desenvolvimento Individual do aluno com TEA- teoria e prática.

Políticas públicas e legislação de apoio - 20h
Ementa: 
Legislações vigentes e os direitos das pessoas
com TEA e dos seus familiares.

Adaptações curriculares para a escolarização em
Escola Inclusiva - 20h
Ementa: Como adaptar atividades pedagógicas, selecionar
conteúdos, métodos, estratégias e recursos para a educação de alunos com TEA

Técnicas de
Intervenção 1 - 40h
Ementa: 
ABA, Son Rise, TEACCH, Técnicas de TCC (
Cognitivo comportamental). Definições e caracterísiticas.

-  
Técnicas de Intervenção 2  - 40h
Ementa: Abordagem desenvolvimentista, Ludoterapia,
Integração Sensorial. Definições e caracterísiticas.

-
Técnicas de
Intervenção 3 - 40h
Ementa: 
Psicomotricidade, Equoterapia, atividades
físicas em geral

- Didática do Ensino Superior - 20h
Ementa: A universidade no século XXI: desafios e
responsabilidades; docência no ensino superior: espaço de aprendizagens
compartilhadas; planejamento do processo ensino-aprendizagem enquanto prática
contextualizada.

Metodologia da
pesquisa - 20h
Ementa: Introdução aos conceitos
básicos da metodologia científica.  A ciência e a produção de
conhecimento. Os tipos de pesquisa e os instrumentos de coleta de dados. O
projeto de pesquisa. Estilo da redação técnico-científica. Fundamentação
teórica na construção do texto. Elementos pré-textuais, textuais e
pós-textuais. Citações: conceito, características e tipologia.

-  Orientação do
trabalho de conclusão de curso - 20h
Ementa: Elaboração, orientação e entrega do Trabalho de
Conclusão do Curso - TCC (artigo científico), que envolve o levantamento, a
análise e a difusão dos resultados obtidos na pesquisa realizada pelo discente,
obedecendo às normas e regulamentos metodológicos. Defesa do respectivo
trabalho perante a Banca Avaliadora.

Trabalho de campo - 60h
Ementa: Estudo individual ou em
grupo, de observação e atuação em escolas, consultórios e ou clínicas de
atendimento psicopedagógico a alunos portadores de TEA, visando o aperfeiçoamento
das questões teórico metodológicas relacionadas ao currículo.                                   

Pré-requisitos:
Portadores de Diplomas de Graduação em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Assistência Social, Medicina e demais profissionais de nível superior envolvidos com o processo de ensino-aprendizagem.

Público Alvo:
Portadores de Diplomas de Graduação em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Assistência Social, Medicina e demais profissionais de nível superior envolvidos com o processo de ensino-aprendizagem.

PROFESSOR

Dr. Rodrigo Alcantara de Carvalho

Atua na área de Tecnologia Educacional, com ênfase na pesquisa, desenvolvimento, gerenciamento, e implementação de cursos a distância em Ambientes de Aprendizagem baseados em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na Educação em Ciências e Saúde, principalmente nos seguintes temas: Educação a Distância, Desenho Instrucional, Desenvolvimento de Cursos a Distância, e Desenvolvimento de Material Didático Multimídia para Educação a Distância. Doutor em Educação em Ciências e Saúde (Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde - NUTES-UFRJ), especialista em Design Instrucional para EaD (Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI), mestre em Ciências (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ), graduado em Medicina Veterinária (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF).

Dr. Samuel Cruz dos Santos

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é analista socioeconômico da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: administração de empresas, economia, finanças, serviços e economia regional. Formado pela Associação Brasileira de Psicanálise.

Dra. Dayse Carla Genero Serra (Consultora)

Possui Doutorado em Psicologia pela PUC-Rio (2008), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), Especialização em Psicopedagogia Diferencial pela PUC-Rio (1997), Especialização em Orientação Educacional pela FAHUPE (1993) e graduação em Pedagogia pela UFRJ (1990) . Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal Fluminense (UFF) na área de Educação Especial e Inclusiva e Psicologia I e II. Atua principalmente nos seguintes temas: autismo, inclusão, aprendizagem, família , Psicopedagogia e desenvolvimento humano.

Esp. Elenice Aquino

Lecionar em Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Pedagogia , Psicologia e psicopedagogia Institucional e Clínica. Especialista em Psicomotricidade, Arteterapia em Educação e Saúde , Educação Inclusiva, Educação Infantil e Desenvolvimento

Esp. Jurema Chirico Ferreira de Brito

-

Esp. Mauricio Genero Serra de Gouveia

Pós-Graduado em Neurociências aplicadas com ênfase em Aprendizagem pelo IPUB/UFRJ; Licenciatura Plena em Educação física pela Universidade Castelo Branco e Espcialista em Educação física Escolar pela Universidade da Saúde.

Esp. Zuclea Braz

-

Mestre Marcio Felipe Almeida

Mestre em História Medieval pela Universidade Federal Fluminense, atua como professor nos cursos de História e Pedagogia do Centro Univeritário UNIABEU. Membro desde 2011 do laboratório de pesquisas Translatio Studii- Dimensões do Medievo, desenvolve pesquisas nos seguintes temas: antiguidade; idade média ; religião.

Mestre Rita de Cássia R.S.Chardelli

Graduada em Comunicação Social pela Faculdade de Filosofia de Campos (1981), Pedagogia pela Faculdade de Filosofia de Campos (1995) e Educação Artística - Conservatório de Música de Niterói (1987). Linha de pesquisa de interesse é Educação Inclusiva. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: dificuldade, escola, déficit de atenção, afetividade e escolaridade. Pós-graduada em Psicopedagogia e Educação Infantil. Mestrado Profissionalizante em Educação Para Saúde pelo Centro Universitário Plínio Leite, Brasil (2005). Parecerista dos cursos de Pedagogia e Teatro. 2015. Guia do Estudante - Editora Abril. Membro Titular da Associação Brasileira de Psicopedagogia. Diretora da Escola João e Maria.

Mestre Vania Maria de Alcantara

Graduada em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1995) e mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2006). Linha de pesquisa de interesse é Inovação no Ambiente Acadêmico com foco nos processos de Educação a Distância e Inovações Metodológicas. Avaliadora ad hoc do INEP. Consultora de Projetos na Fundação Trompowsky. Coordenadora do Cursos de Pós-Graduação em Docência da Educação Ambiental para a Cidadania e Sustentabilidade pela UNESA. Coordenadora Geral de Educação a Distância na UNICARIOCA. Vice-Presidente do Conselho de Administração do Instituto Guararapes de Educação, Assistência Social e Ações Institucionais