facebook pixel code

Educação de Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Pós-Graduação Carga Horária: 420 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Educação

Apresentação:

Curso de Pós-graduação LATO SENSU Considerando que Autismo e síndrome de Asperger são elementos diagnósticos em um conjunto de transtornos do neurodesenvolvimento, os quais promovem uma ruptura nos processos de socialização, comunicação e aprendizado e que estudos recentes demonstram alto grau de incidência na população mundial, cerca de 1 para cada 200 nascimentos, incidência que passa a exigir que os profissionais da área de educação e áreas afins se especializem cada vez mais na busca da inclusão dos portadores de TEA.

Disciplinas:

Diferentes abordagens e conceitos sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Caracterização do aluno com TEA - 20h
Ementa: 
O processo histórico da caracterização do TEA. Abordagens psicanalíticas, cognitivistas, comportamentais e desenvolvimentistas. Alterações no desenvolvimento. Epidemiologia e Etiologia. Evoluções das classificações do DSMIV para o DSM5 e alterações no cotidiano.

TEA e Desenvolvimento típico. Identificação Precoce do TEA - 20h 
Ementa: 
Análise comparativa das características do desenvolvimento típico de uma criança com e sem TEA. Escalas e procedimentos para identificar o TEA em bebês de 6 meses a 2 anos.  Avaliação de riscos de desenvolvimento.
  
Identificação do TEA em crianças a partir de 2 anos e jovens e adultos - 40h
Ementa: 
Técnicas de observação. Escalas e procedimentos. Estudo de escalas válidas e não válidas. Orientações da Organização Mundial de Saúde. O risco do falso positivo e do falso negativo. Protocolo internacional de avaliação e monitoramento  de riscos de desenvolvimento. Manejo de comportamentos inadequados e construção de habilidades sociais. Autismo e vida adulta.  

Psicopedagogia Sócio Familiar - 20h
Ementa: A Sociedade e a visão sistêmica do núcleo familiar. As terapias de família. As estratégias psicopedagógicas de intervenção na dinâmica familiar. A relação família e escola. Família E aprendizagem.   

Avaliação Pedagógica e Psicopedagógica  - 20h
Ementa: 
Técnicas e instrumentos para identificar o potencial de aprendizagem dos alunos com TEA.

Formulação do PEI do aluno com autismo - 20h
Ementa: Elementos que devem contemplar o Plano de Desenvolvimento Individual do aluno com TEA- teoria e prática.

Políticas públicas e legislação de apoio - 20h
Ementa: 
Legislações vigentes e os direitos das pessoas com TEA e dos seus familiares.

Adaptações curriculares para a escolarização em Escola Inclusiva - 20h
Ementa: Como adaptar atividades pedagógicas, selecionar conteúdos, métodos, estratégias e recursos para a educação de alunos com TEA

Técnicas de Intervenção 1 - 40h
Ementa: 
ABA, Son Rise, TEACCH, Técnicas de TCC ( Cognitivo comportamental). Definições e caracterísiticas.

-  
Técnicas de Intervenção 2  - 40h
Ementa: Abordagem desenvolvimentista, Ludoterapia, Integração Sensorial. Definições e caracterísiticas.

-
Técnicas de Intervenção 3 - 40h
Ementa: 
Psicomotricidade, Equoterapia, atividades físicas em geral

- Didática do Ensino Superior - 20h
Ementa: A universidade no século XXI: desafios e responsabilidades docência no ensino superior: espaço de aprendizagens compartilhadas planejamento do processo ensino-aprendizagem enquanto prática contextualizada.

Metodologia da pesquisa - 20h
Ementa: Introdução aos conceitos básicos da metodologia científica.  A ciência e a produção de conhecimento. Os tipos de pesquisa e os instrumentos de coleta de dados. O projeto de pesquisa. Estilo da redação técnico-científica. Fundamentação teórica na construção do texto. Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Citações: conceito, características e tipologia.

-  Orientação do trabalho de conclusão de curso - 20h
Ementa: Elaboração, orientação e entrega do Trabalho de Conclusão do Curso - TCC (artigo científico), que envolve o levantamento, a análise e a difusão dos resultados obtidos na pesquisa realizada pelo discente, obedecendo às normas e regulamentos metodológicos. Defesa do respectivo trabalho perante a Banca Avaliadora.

Trabalho de campo - 60h
Ementa: Estudo individual ou em grupo, de observação e atuação em escolas, consultórios e ou clínicas de atendimento psicopedagógico a alunos portadores de TEA, visando o aperfeiçoamento das questões teórico metodológicas relacionadas ao currículo.                                   

Pré-requisitos:

Portadores de Diplomas de Graduação em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Assistência Social, Medicina e demais profissionais de nível superior envolvidos com o processo de ensino-aprendizagem.

Público Alvo:

Portadores de Diplomas de Graduação em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Assistência Social, Medicina e demais profissionais de nível superior envolvidos com o processo de ensino-aprendizagem.


PROFESSOR

Dr. Rodrigo Alcantara de Carvalho

Dr. Rodrigo Alcantara de Carvalho

relacionamento@posgraduacaoredentor.com.br11

Mestre Marcio Felipe Almeida

Mestre Marcio Felipe Almeida

relacionamento@posgraduacaoredentor.com.br12

Mestre Vania Maria de Alcantara

Mestre Vania Maria de Alcantara

relacionamento@posgraduacaoredentor.com.br8

Esp. Mauricio Genero Serra de Gouveia

Esp. Mauricio Genero Serra de Gouveia

relacionamento@posgraduacaoredentor.com.br4

Dra. Dayse Carla Genero Serra (Consultora)

Dra. Dayse Carla Genero Serra (Consultora)

relacionamento@posgraduacaoredentor.com.br2

Mestre Rita de Cássia R.S.Chardelli

Mestre Rita de Cássia R.S.Chardelli

relacionamento@posgraduacaoredentor.com.br7

Esp. Jurema Chirico Ferreira de Brito

Esp. Jurema Chirico Ferreira de Brito

relacionamento@posgraduacaoredentor.com.br9

Dr. Samuel Cruz dos Santos

Dr. Samuel Cruz dos Santos

relacionamento@posgraduacaoredentor.com.br1

Esp. Elenice Aquino

Esp. Elenice Aquino

relacionamento@posgraduacaoredentor.com.br3

Esp. Zuclea Braz

Esp. Zuclea Braz

relacionamento@posgraduacaoredentor.com.br5