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Educação Física Escolar

Pós-Graduação Carga Horária: 360 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Educação Física

Educação Física Escolar


Apresentação:

Pós-Graduação Lato Sensu.

Aulas mensais.

O Curso de Pós-Graduação lato sensu em em Educação Física Escolar é relevante para o desenvolvimento locorregional, haja vista que promoverá a capacitação profissional de egressos do Curso de Licenciatura em Educação Física e propiciará o aprofundamento do estudo das disciplinas relevantes à Educação Física Escolar. A partir da especialização profissional, o curso influenciará na qualidade do ensino da Educação Física nas escolas públicas e privadas da região, bem como no ensino ministrado no curso superior de Educação Física, por meio da atuação de professores mais preparados e qualificados. As competências e as habilidades necessárias para a atuação na Educação Física Escolar estão cada vez mais abrangentes, por isso é fundamental a permanente atualização daqueles que pretendem trabalhar ou já trabalham nos segmentos da educação básica ou do ensino superior, de forma que o ensino e a relação professor-aluno sejam desenvolvidos e construídos de modo dinâmico, criativo e contemporâneo.

Objetivo:

O objetivo do Curso de Pós-graduação em Educação Física Escolar é oferecer uma formação continuada de qualidade aos profissionais que atuam ou venham a atuar nos segmentos da educação básica ou no ensino superior do curso de Educação Física, articulando a produção do conhecimento com práticas pedagógicas inovadoras, aprofundando o estudo das temáticas e das realidades desta área, e desenvolvendo ações e perspectivas da Educação Física Escolar, que possa contribuir para uma intervenção profissional crítica, criativa e reflexiva.

Disciplinas:

PSICOLOGIA EDUCACIONAL E ESPORTIVA – 20H

  • Ementa: Regulação psíquica do comportamento humano Introdução à psicologia da educação e do esporte. Processos cognitivos, motivacionais, emocionais e sociais na área de Educação Física. Coesão. Agressividade no esporte. 

JOGOS NO CONTEXTO ESCOLAR: COPIAR, CRIAR E RECRIAR – 20H

  • Ementa: Desenvolver a capacidade de reflexão e tomada de decisões estratégias. Aprender a fazer a leitura do jogo, para então tomar as decisões individuais e em grupo. Práticas pedagógicas: refletir sobre as atividades práticas na aprendizagem dos fundamentos dos desportos escolares. Desenvolver a criatividade através de atividades recreativas como proposta de ensino dos fundamentos. Importância da criatividade através da utilização das brincadeiras infantis. Utilização do tempo para desenvolver a aprendizagem. O ensino aprendizagem através de procedimentos como, criar e recriar atividades a partir de materiais alternativos.

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA – 20H

  • Ementa: Introdução à Metodologia da Pesquisa Científica. A Ciência. Os Tipos de Conhecimento. A Pesquisa. Pesquisa Bibliográfica. O Trabalho Científico. A Revisão de Literatura. O Artigo Científico. Normas de artigo científico da revista REINPEC. A Leitura. A Escrita. Instrumentalização Científica. Plágio: o que é e como evitar. Apresentação e desenvolvimento das técnicas de estudo e de investigação na Educação Física Escolar.

PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR – 20H

  • Ementa: Psicomotricidade e aprendizagem: do prazer de ser e de atuar ao prazer de pensar. A importância do brincar. Elementos psicomotores trabalhados na educação Física escolar: desenvolvimento das capacidades e competências. Aprendizagem e desenvolvimento infantil, enfoque psicomotor, psicopedagógico e psicanalítico da relação professor/criança. Educação Psicomotora e Reeducação Psicomotora. Psicomotricidade e Alfabetização.

ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-METODOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR – 20H

  • Ementa: A Educação Física na Educação Básica. Estudo do processo ensino aprendizagem e fundamentação da atividade docente em educação física escolar por meio da análise crítica das técnicas de planejamento, orientação e avaliação de aprendizagem. A escola e sua participação na organização sociocultural contemporânea. O Cotidiano escolar e produção de saberes e práticas. Os sujeitos escolares e suas práticas: refletindo sobre a condição de “ser professor” e “ser aluno” em escolas. A Educação Física como área de conhecimento e de intervenção pedagógica em escolas. Estudo da Educação Física contemplando um conjunto de temas essenciais acerca das várias áreas de atuação profissional. A Escola, Materiais, Recursos, Orientações Didáticas. A Formação do Professor de Educação Física.

EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA – 20H

  • Ementa: Panorama geral do atendimento ao aluno com necessidades educativas especiais. Trajetória da Educação Especial à Educação Inclusiva: modelos de atendimento, paradigmas: educação especializada / integração / inclusão. Refletir criticamente sobre a qualidade das intervenções em relação aos conteúdo a serem abordados, com vista ao atendimento das aprendizagens diferenciadas; Compreender e discutir as concepções atuais sobre as dificuldades no processo de ensino aprendizagem, os distúrbios de aprendizagem, as deficiências e as possibilidades educativas numa proposta inclusiva; Acessar o conhecimento da educação especial em diversas áreas (condutas típicas, surdez, mental, visual, física e altas habilidades); Discutir, criticamente, o planejamento da prática educativa para que o currículo contemple adequações necessárias para o atendimento das diferenças.

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL – 20H

  • Ementa: Política e legislação a respeito da Educação infantil no Brasil. Aspectos gerais da Educação Física para crianças. Métodos convencionais e alternativos de iniciação esportiva. Características do desenvolvimento motor, cognitivo e sócio afetivo das crianças nas séries iniciais e a influência da Educação Física. Organização e aspectos didáticos/pedagógicos da Educação Física na Educação Infantil. Abordagens teóricas e práticas do jogo/brincadeira no ambiente escolar. Organização de programas de Educação Física na Educação Infantil.

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: 1º E 2º SEGMENTO – 20H

  • Ementa: Análise dos fundamentos políticos, econômicos e sociais da educação no ensino fundamental. Conceitos de infância, família e suas historicidades. Natureza, propósitos, significados da Educação Física no ensino fundamental. Abordagens pedagógicas da Educação Física na escola. Análise dos espaços e da cultura lúdica com ênfase nas possibilidades participativas, críticas e expressivas. Planejamento, orientação, organização, desenvolvimento e avaliação dos componentes curriculares da Educação Física no ensino fundamental.

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO – 20H

  • Ementa: Refletir e discutir sobre o papel do Professor de Educação Física no cenário educacional atual. Conhecer, identificar e compreender os vários aspectos que envolvem o processo de ensino-aprendizagem da Educação Física no Ensino Médio. Analisar as práticas corporais desenvolvidas nas aulas de educação física no Ensino Médio e diferencia-las dos outros períodos da Educação Básica. Proporcionar atividades práticas, através dos aspectos que envolvem a cultura corporal do movimento no ensino Médio. 

ENSINO DE ESPORTES COLETIVOS NA ESCOLA I (FUTSAL) – 20H

  • Ementa: O Futsal; Os Fundamentos do Futsal; Aspectos Metodológicos do Futsal; Sugestões de controle e domínio de Bola; Controle corporal; Organização Didática do Processo Ensino/Aprendizagem do futsal; Atividades Práticas.

ENSINO DE ESPORTES COLETIVOS NA ESCOLA II (BASQUETEBOL) – 20H

  • Ementa: O Basquetebol; A Quadra; Principais Características do Jogo; Fundamentos; Manejo de Bola; Controle de Corpo; Drible; Passe; Arremesso; Rebote; Organização Didática do Processo Ensino/Aprendizagem do Basquetebol; Sugestões de Atividades Práticas.

ENSINO DE ESPORTES COLETIVOS NA ESCOLA III (VOLEIBOL) – 20H

  • Ementa: Adequação do esporte as faixas etárias próprias da educação básica. Adequação de espaços e material para o ensino, processo didático/pedagógico, educativos, jogos pré-desportivos. Compreensão e utilização dos fundamentos/aspectos técnicos e táticos. Estratégias de sistema de defesa e ataque. Principais características do jogo. Regras. Direção de equipes.

ENSINO DE ESPORTES COLETIVOS NA ESCOLA IV (HANDEBOL) – 20H

  • Ementa: Processo didático/pedagógico, educativos, jogos pré-desportivos. Compreensão e utilização dos fundamentos/aspectos técnicos e táticos. Estratégias de sistema de defesa e ataque. Principais características do jogo. Regras. Direção de equipes.

ENSINO DA DANÇA E GINÁSTICA NO CONTEXTO ESCOLAR – 20H

  • Ementa: Origem e evolução da Ginástica Artística e Ginástica Rítmica Desportiva; Características fundamentais do movimento em ginástica artística; Características fundamentais do movimento em ginástica rítmica; Terminologia específica e metodologia de ensino; Elaboração de estudos de séries e movimentos; A dança como forma de expressão corporal e manifestação cultura; Características e movimentos fundamentais de danças alemãs, italianas, mexicanas e ciganas.

ENSINO DAS LUTAS NO CONTEXTO ESCOLAR - 20H

  • Ementa: Aspectos históricos e antropológicos das lutas; Concepções pedagógicas da aprendizagem com crianças; Aspectos anatômicos e biomecânicos aplicados à prática das lutas; Lutas como elemento da cultura corporal do movimento; Desenvolvimento motor nas lutas.

PROMOÇÃO DA SAÚDE, PREVENÇÃO DE ACIDENTES E SOCORROS DE URGÊNCIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR – 20H

  • Ementa: Políticas e Programas de Saúde Pública. Escola, saúde e sociedade. Educação em Saúde. Doenças crônicas não transmissíveis. Prevenção de doenças e promoção da saúde. Educação para um estilo de vida ativo nos programas de Educação Física Escolar. Emergência e urgência. Medidas gerais de prevenção de acidentes em exercício físico e no esporte. Procedimentos e atendimento primário. Agentes mecânicos, físicos e químicos. Noções de suporte base de vida. Recursos e materiais.

ESPORTES DE AVENTURA NAS ESCOLAS I – 20H

  • Ementa: Esportes de aventura, na natureza e radical. Os esportes de aventura e os ambientes naturais. Política e legislação sobre os esportes de aventura e Educação Física, relativas a prática nas escolas.

ESPORTES DE AVENTURA NAS ESCOLAS II – 20H

  • Ementa: Impactos do meio ambiente no esporte. Impactos do esporte no meio ambiente. A reinvenção dos esportes de aventura nas aulas de Educação Física escolar.

Pré-requisitos:

Portadores de Diploma de Graduação.

Público Alvo:

Graduados em Educação Física e áreas afins, com curso de Graduação reconhecido pelo MEC, interessados no aprimoramento do conhecimento e na prática profissionalizante, necessários ao atendimento das demandas dos segmentos da educação básica e da docência do ensino superior de Educação Física.


COORDENADOR

Thiago Azevedo da Silva

Thiago Azevedo da Silva

Mestrado em Cognição e Linguagem – Universidade Estadual Norte Fluminense (UENF). Pós-Graduação em Futebol – Universidade Federal de Viçosa (UFV). Pós-Graduação em Educação Física Escolar - Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ). Pós- Graduação em Docência do Ensino Superior -  Universidade Iguaçu (UNIG). Graduação em Direito e Educação Física – Universidade Iguaçu (UNIG).