facebook pixel code

Enfermagem em Dermatologia

Pós-Graduação Carga Horária: 390 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Saúde

Enfermagem em Dermatologia


Apresentação:

Pós-Graduação LATO SENSU Aulas mensais. O índice de mortalidade de indivíduos portadores de lesões cutâneo-mucosas, e suas consequências para a sociedade em geral determina abordagem na prevenção de lesões decorrentes das doenças crônicas não transmissíveis, das doenças infecciosas dos traumas e iatrogenias assistenciais. A segurança do indivíduo internado nas instituições de saúde, bem como dos atendidos nas unidades primária e secundária tem sido discutida como prioridade na assistência. Nesse contexto, visa-se especializar o enfermeiro para atuar nos três níveis de assistência para contribuir com ações baseadas em evidencias científicas, minimizando o impacto do adoecimento populacional, atentando para o constate progresso tecnológico na área de tratamento e prevenção.

Disciplinas:

HABILIDADES GERENCIAIS DO ENFERMEIRO INSERIDAS NAS POLÍTICAS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO CONTEXTO DA ATENÇÃO AO PORTADOR DE LESÕES E ESTOMAS. BIOÉTICA - 20 HS
Ementa:
  • Possibilitar a compreensão e análise crítica dos critérios que constituem unidades de tratamento de lesões, adequando as unidades ao porte, clientela e equipe. Auditoria da assistência de enfermagem. Discutir os aspectos da politica do SUS nas atenções primária, secundária, terciária e reabilitação do indivíduo com lesões dérmicas e estomias, possibilitando a inserção do enfermeiro especialista nesse contexto. Comissão de Pele: prós e contras, Registros de avaliação e acompanhamento de lesões.

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM - 20 HS
Ementa:
  • Analisar implantação do processo de enfermagem, os diagnósticos de enfermagem. Promover atualização de exame físico. Discutir os protocolos e a adoção dos impressos para normatização e aplicação da sistematização da assistência em enfermagem. Escalas preditivas. Diagnósticos de enfermagem e a classificação NANDA, NIC e NOC.

METODOLOGIA DA PESQUISA - 20 HS
Ementa:
  • A pesquisa como aliada no desenvolvimento das evidências científicas para subsidiar a assistência de enfermagem. Métodos e técnicas de pesquisa. Modelos de projeto de pesquisa. Legislação e Ética em pesquisa. 

EMBRIOLOGIA E SEMIOLOGIA, ANATOMIA E FISIOLOGIA DA PELE. MICROBIOLOGIA DA PELE. IMUNOLOGIA DOENÇAS AUTOIMUNES - 20 HS
Ementa:
  • Discutir os aspectos anatômicos e fisiológicos, imunológicos, doenças autoimunes com abordagem da semiologia e microbiologia da pele, fundamentando as discussões de integridade e lesão cutânea.

FARMACOLOGIA - 20 HS
Ementa:
  • Abordar e discutir as medicações e as vias de administração que agridem a mucosa e tecido cutâneo. Medicamentos e suas apresentações mais utilizadas em tratamento de lesões cutâneo-mucosas.

ABORDAGEM NUTRICIONAL: FATORES PREDITIVOS NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE LESÕES. BIOÉTICA E BIOSSEGURANÇA. - 20 HS
Ementa:
  • Discutir a relevância dos Aspectos nutricionais e as intervenções possíveis no processo cicatricial. Evidencias na assistência ao indivíduo portador de lesões/ estomas. Abordar os aspectos da ética e segurança profissional. Autonomia do Enfermeiro na prática da assistência dermatológica.

SAE EM LESÕES TRAUMÁTICAS - 20 HS
Ementa:
  • Assistência ao portador de lesões causadas por traumas, mordeduras de cães, animais peçonhentos, seja em urgência, emergência e tardio.

QUEIMADURAS - 20 HS
Ementa:
  • Discutir nexo causal com diversos eventos de queimaduras estudar os protocolos interdisciplinares na assistência de emergência, urgência, internação e ambulatorial dos clientes acometidos por queimaduras.

SEGURANÇA DO PACIENTE NA MANUTENÇÃO DA INTEGRIDADE CUTÂNEA-MUCOSA. BIOSSEGURANÇA PROFISSIONAL. - 20 HS
Ementa:
  • Abordagem dos 10 Passos da segurança do Paciente. Práticas para manutenção da integridade de lesões cutâneas e mucosas. Cirurgia segura.

ÚLCERAS VASCULOGÊNICAS - 20 HS
Ementa:
  • Analisar os diversos aspectos preventivos, causas intrínsecas e extrínsecas das UV e UD discutir os diversos protocolos para prevenção, incluindo as escalas de avaliação da prevenção, cicatrização e involução. Refletir sobre os exames diagnósticos, interação enfermeiro x cliente x lesão. Critérios de escolha de tratamento.

ÚLCERAS DIABÉTICAS - 20 HS
Ementa:
  • A diabetes como pré disposição a lesões de membros inferiores.Refletir sobre os exames diagnósticos, interação enfermeiro x cliente x lesão. Critérios de escolha de tratamento.

LESÕES NEOPLÁSICAS - 20 HS
Ementa:
  • Discutir a assistência em portadores de lesões tratáveis, mas não curáveis. Abordar os aspectos psicológicos e emocionais do cliente e da equipe que cuida. Estudar  os protocolos  definidos  para os tratamentos de lesões oncológicas. Discutir a abordagem do cliente fora de possibilidade de cura.

LESÕES DECORRENTES DE DOENÇAS INFECCIOSAS. - 20 HS
Ementa:
  • Estudar as lesões decorrentes de doenças infecciosas e o tratamento clínico das mesmas no contexto dermatológico. 

ESTOMIAS E INCONTINÊNCIAS PARTE II - 20 HS
Ementa:
  • Atendimento aos clientes em pré operatório da instalação de estomas. Marcação de estomias pré operatórias. Cuidados com estomas em centro cirúrgico. Cuidados de enfermagem ao portador de estomas e prevenção de complicações.

ESTOMIAS E INCONTINÊNCIA PARTE III - 20 HS
Ementa:
  • Educação em saúde ao portador de estomas e sua família. Inserção social do estomizado. Direitos do estomizado.

LESÕES PEDIÁTRICAS PREVALENTES: PREVENÇÃO E TRATAMENTO - 20 HS
Ementa:
  • Discutir as estratégias de manutenção da integridade cutâneo mucosa do RN e crianças em domicilio e hospitalizadas. Estudar a assistência interdisciplinar para as Lesões prevalentes na infância.

TECNOLOGIA NO TRATAMENTO DE FERIDAS. WORK SHOP: TECNOLOGIA PARA PREVENÇÃO E  TRATAMENTO DE LESÕES.  - 20 HS
Ementa:
  • Discutir as técnicas de desbridamento. Treinar desbridamento mecânico em prática de laboo de feridas desbridamento e coberturas. Oportunizar o contato dos profissionais com as empresas que atualizam a tecnologia de coberturas e dispositivos para estomas.

TRATAMENTOS COADJUVANTES - 20 HS
Ementa:
  • Discutir a aplicabilidade de Hiperbárica, Ozonioterapia, Hidroterapia e laserterapia.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO - 10 HS
Ementa:
  • Apresentação dos artigos produzidos como parte da avaliação do curso. 

PRÁTICA - 20 HS
Ementa:
  • Pratica em hospitais e ambulatórios.

Pré-requisitos:

Nível Superior Completo

Público Alvo:

Enfermeiros Graduados portadores de COREN


COORDENADOR

SHIRLEY RANGEL GOMES

SHIRLEY RANGEL GOMES

r.vianna@iespe.com.br29