facebook pixel code

Enfermagem em Estomaterapia com Ênfase em Feridas, Estomas e Incontinências

Pós-Graduação Carga Horária: 520 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Enfermagem

Apresentação:


Objetivo:

Objetivos Gerais

Formar enfermeiro estomaterapeuta com capacidade critica reflexiva e criativa, habilitado para desenvolver conhecimento e habilidades em três áreas de conhecimento: cuidados com drenos, fístula, cateteres e estomas; avaliação, prevenção e tratamento de feridas de todas as etiologias e suas patologias de base; e avaliação, prevenção e tratamento de incontinências urinárias e anais de todas as etiologias.

Capacitar enfermeiros para gerenciar, pesquisar e prestar assistência com base em princípios éticos, conhecimentos específicos e interdisciplinares.


Objetivos Específicos

Assistir o indivíduo estomizado nas fases pré e pós-operatórias imediata, mediata e tardia e portadores de fístulas digestivas, com cateteres e drenos, feridas agudas e crônicas, incontinências urinária e anal

Capacitar enfermeiros para o atendimento de indivíduos com risco e/ou acometidos de feridas de várias origens (física, química, metabólica, vascular, operatória/cirúrgicas, oncológicas, radiológica e por acidentes) atendidas em instituições hospitalares em regime de internação, de atendimento ambulatorial ou domiciliar

Introduzir os enfermeiros na pesquisa científica na área de Estomaterapia

Capacitar profissionais na área de enfermagem para planejar, organizar serviços e atuação interdisciplinar na área de estomaterapia.

Desenvolver o ensino na área de Estomaterapia junto a clientes, família, equipes de enfermagem e interdisciplinar.

Disciplinas:

MÓDULO 1: Estomas, Fístulas e Drenos (130h)

  • Disciplinas: Introdução à Estomaterapia; Estomas Intestinais e/ou Urinários; Fístulas e Drenos; Estomas do Aparelho Digestivo
  • Atividades Práticas: Demarcação de Estoma (atividade de Laboratório); Clínica Cirúrgica - Hospital; SASPO - JF; Atividade de Dispersão; Seminários; Feira de Laboratórios - realização de Workshop com ciclo de palestras e demonstrações dos produtos e terapêuticas.

MÓDULO 2: Incontinências Anal e Urinária (130h)

  • Disciplinas: Incontinência Anal; Incontinência Urinária
  • Atividades Práticas: Aula Prática de Biofeedback, Eletroestimulação, Avaliação Perineal, Cinesioterapia (Laboratório - Policonsultas); Estudo Urodinâmico ; Ambulatório de Urologia; Atividades de Dispersão; Seminários; Feira de Laboratório (Absorventes; Creme barreira; Aparelhos) - realização de Workshop com ciclo de palestras e demonstrações dos produtos e terapêuticas.

MÓDULO 3: Feridas (130h)

  • Disciplinas: Introdução aos Cuidados com Feridas; Doença Metabólica (Pé Diabético); Feridas Agudas e Crônicas ; Doenças Associadas à Ocorrência de Feridas; Instrumentos e Técnicas para o Cuidado com Feridas
  • Atividades Práticas: Prática Desbridamento e ITB (Laboraório/ Policonsultas); Seminários; Estudo de Caso (Atividade de Dispersão); Ambulatório; Feira de Laboratório (Terapia compressiva e negativa, curativos oclusivos) - realização de Workshop com ciclo de palestras e demonstrações dos produtos e terapêuticas.

MÓDULO 4: Metodologia da Pesquisa (60h)

  • Disciplinas: Metodologia da Pesquisa I e II; Seminários de Pesquisa I(Apresentação dos Projetos de TCCs); Organização do Encontro de Estomaterapia; Elaboração do TCC; Seminários de Pesquisa II (Apresentação dos TCC)

MÓDULO 5: Gestão e Empreendedorismo (20h)

  • Noções de Empreendedorismo e Marketing Pessoal
  • Redes Sociais

Público Alvo:

Enfermeiros com o mínimo de dois anos de graduação e atuação na área como enfermeiro.


COORDENADOR

Júnia Leonne Dourado de Almeida Lima

Júnia Leonne Dourado de Almeida Lima

junia@iespe.com.br

Enfermeira e Fisioterapeuta, Mestre em Enfermagem e Estomaterapeuta (UNICAMP) TiSOBEST; especialista em Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar (UFMG) e Enfermagem Obstétrica (UNASP). Atualmente é docente do curso de enfermagem da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga – FADIP, localizada em Ponte Nova, MG, responsável pelas disciplinas de Enfermagem na Assistência à Saúde da Mulher I (Obstetrícia) e II (Ginecologia); Controle de Infecção em Ambientes de Saúde e CME; Enfermagem Cirúrgica. Experiência anterior como docente na Universidade Federal de Viçosa (Professor Substituto); Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) (Professor Substituto); PUC/ MG – Campus Poços de Caldas, Atividades de docência voluntária - PED – na Faculdade de Enfermagem da Unicamp. Sócia Proprietária da Fiso & Enf: Serviço de Atenção à Saúde da Mulher e Tratamento de Incontinência Urinária. Há 13 anos atua na área de incontinência urinária.