facebook pixel code

Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Adulto, Pediátrico e Neonatal

Pós-Graduação Carga Horária: 390 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Enfermagem

Apresentação:
A necessidade de atuação de enfermeiros especializados em cuidados intensivos em unidades de terapia intensiva adulto, pediátrico e neonatal, conforme preconiza a, RESOLUÇÃO-RDC Nº 7, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2010, alterada pela RESOLUÇÃO - RDC Nº 26 DE 11 DE MAIO DE 2012 justifica a oferta de uma especialização que permita ao enfermeiro atuar em unidades que atendam o paciente com necessidades de cuidados intensivos, nas diversas fases da vida.

Objetivo:
Especializar enfermeiros para atuação em serviços de gerência e supervisão dos cuidados intensivos adultos, pediátricos e neonatais de enfermagem, desenvolvendo habilidades e competências na prestação de assistência de enfermagem privativas do enfermeiros.

Disciplinas:

  • Habilidades e Competências Gerenciais do Enfermeiro em unidades de terapia intensiva - 20h

Ementa: Possibilitar a compreensão e análise crítica dos critérios que constituem unidades de terapia intensiva, adequando as unidades ao porte, clientela e equipe. Auditoria da assistência de enfermagem

  • Manobras de reanimação adulto, pediátrico e neonatal em UTI - 20h

Ementa: Atualização das manobras de reanimação cárdio pulmonar, conforme resolução de 2015, teórico-prática, discutindo os aspectos éticos da reanimação e não reanimação.

  • Enfermagem Baseada em Evidências e Humanização e Ética em Pesquisa - 20h

Ementa: Despertar as ações humanizadoras nas unidades de terapia intensiva adulto, pediátrica e neonatal, analisar os aspectos de humanização, como acolhimento, qualidade da assistência; estratégias de humanização em unidade de terapia intensiva. Transporte intra e extra hospitalar, Aspectos éticos da pesquisa em enfermagem. Direitos dos pacientes e familiares. Prática Baseada em Evidências.

  • Farmacologia.  Atendimento em situações Tóxico-Farmacológicas e suas Complicações. Cuidados de enfermagem com Medicações em UTI - 20h

Ementa: Rever os conceitos farmacológicos aplicados em UTI adulto, pediátrica e neonatal, considerando as práticas de segurança na administração de medicamentos. Rever os protocolos de medicação e as diversas vias de administração nas 3 unidades.

  • Comissão de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (CCIRAS) - 20h

Ementa:Protocolo de prevenção a transmissão de infecções. Assistência emergencial aos portadores de Doenças infecto e parasitárias. Atendimento a vítimas de lesão com risco biológico, laboral ou agressão sexual; prevalência das infecções em unidades de terapia intensiva adulto, pediátrico e neonatal.

  • Sistematização da Assistência de Enfermagem - 20h

Ementa: Analisar implantação do processo de enfermagem, os diagnósticos conforme as taxonomias NIC, NOC e NANDA I e II. Promover atualização de exame físico. Discutir a adoção dos impressos para normatização e aplicação da sistematização da assistência em enfermagem para os clientes atendidos em unidades de terapia intensiva adulto, pediátrico e neonatal.

  • Metodologia da Pesquisa I - 20h

Ementa: A pesquisa como aliada no desenvolvimento das evidências científicas para subsidiar a assistência de enfermagem. Métodos e técnicas de pesquisa. Modelos de projeto de pesquisa. Legislação e Ética em pesquisa. 

  • Assistência em Prevenção e tratamento de lesões dérmicas e estômias - 20h

Ementa: SAE para prevenção de lesões cutâneas e mucosas para os clientes atendidos em unidades de terapia intensiva adulto, pediátrico e neonatal. Atendimento aos clientes queimados; abordagem aos pacientes com erisipela e necrose decorrente de úlceras vasculogênicas e pé diabético; assistência aos portadores de úlcera por pressão e outras lesões; cuidados com estomas.

  • Assistência ao Cliente em comprometimentos Cardiovasculares.  ECG, Hemodinâmica, Ecocardiograma adulto, ped e neo. SAE para clientes com patologias cardíacas adulto, pediátrico e neonatal - 20h

Ementa: Assistência às pessoas com comprometimentos cardiovasculares centrais e periféricos clínicos ou cirúrgicos; preparo para intervenção hemodinâmica; pré, trans e pós operatório; doenças cardíacas prevalentes na infância.


  • Assistência ao cliente neonatal gravemente enfermo  I - 20h

Ementa: Assistência às complicações clínicas neonatais; atendimento às patologias de maior prevalência; problemas respiratórios, cardíacos, abdominais, malformações. Medicações utilizadas em neonatologia.

  • Assistência ao cliente neonatal gravemente enfermo  II - 20h

Ementa: Assistência às complicações clínicas neonatais; atendimento às patologias de maior prevalência; problemas respiratórios, cardíacos, abdominais, malformações. Medicações utilizadas em neonatologia.

  • Assistência ao cliente pediátrico gravemente enfermo I - 20h

Ementa: Assistência às complicações clínicas pediátricas; atendimento às patologias de maior prevalência; problemas respiratórios (pneumonias, bronquite, asma, obstrução por corpo estranho) desidratação, meningites, traumas. A criança vitimada. Medicações utilizadas em pediatria.

  • Assistência ao cliente pediátrico gravemente enfermo II - 20h

Ementa: Assistência às complicações clínicas pediátricas; atendimento às patologias de maior prevalência; problemas respiratórios (pneumonias, bronquite, asma, obstrução por corpo estranho) desidratação, meningites, traumas. A criança vitimada. Medicações utilizadas em pediatria.

  • Assistência às mulheres em situação de risco gineco-obstétrica - 20h

Ementa: Atendimento em casos de sangramentos transvaginais diversos; abortamento; parto prematuro; descolamento prematuro de placenta; parto normal; atendimento ao RN em situações de risco; choque e coma. Manejo de gestantes de alto risco; discutir a assistência de gestantes com doenças emergentes e infecciosas.

  • Assistência ao cliente com comprometimentos gênito-urinários, digestivos e metabólicos - 20h

Ementa: Abordagem às pessoas com comprometimento clínico Gênito-urinário e procedimentos invasivos para diagnóstico e tratamento; cirurgias abdominais; lesões abdominais clínicas e cirúrgicas; pré, trans e pós operatório Nutrição oral, enteral e parenteral e gastrostomia. Abordagem específica ao paciente com diabetes descompensado; distúrbios hidroeletrolíticos em idosos, adultos, pediátrico e neonatal.

  • Assistência ao Cliente em Comprometimentos Neurológicos clínicos e traumáticos adultos e pediátricos - 20h

Ementa: Assistência às pessoas vítimas de traumas neurológicos; lesões neurológicas clínicas emergenciais; pré, trans e pós operatório.

  • Assistência de Enfermagem ao Cliente Idoso, PCD, pessoas com distúrbios psiquiátricos e Outras Situações Especiais - 20h
Ementa: Assistência a pessoas idosas gravemente enfermas e as doenças prevalentes; direitos dos idosos; farmacologia em pessoas idosas. Pessoas com deficiências. Direitos e deveres. Riscos associados à imobilidade.

  • Work shop: tecnologia para prevenção e tratamento de lesões e segurança do paciente. Metodologia da pesquisa II: Avaliação dos artigos e orientação - 20h

Ementa: Apresentação de tecnologia por convidados que atuam em seguimentos de equipamentos e materiais aplicados a assistência de enfermagem. Análise dos TCC para definição da entrega.

  • Visitas Técnicas em unidades de terapia intensiva - 20h
Ementa: Proporcionar ao aluno a observação das unidades de terapia intensiva e o seu funcionamento.

Pré-requisitos:
Nível Superior Completo

Público Alvo:
Enfermeiros

COORDENADOR

SHIRLEY RANGEL GOMES

SHIRLEY RANGEL GOMES

Mestre em Enfermagem (2008), Universidade Federal Fluminense (UFF). MBA em Gestão Estratégica de Hospitais (2005), Fundação Getúlio Vargas (FGV). Pós graduanda em Enfermagem do Trabalho, Faculdade Redentor Itaperuna (2012).Graduada em Enfermagem e Obstetrícia (1989) pela Universidade Federal Fluminense. Professora titular da Fundação de Apoio às Escolas Técnicas (FAETEC) desde 2002. Coordenadora do curso Bacharel em Enfermagem da Faculdade Redentor, Campos dos Goytacazes. Coordenadora dos Cursos de Pós Graduação em UTI adulto, pediátrica e neonatal; Enfermagem do Trabalho; Enfermagem Dermatológica e Enfermagem em Urgência e Emergência, Faculdade Redentor, Campos. Professora convidada dos cursos de pós graduação de Engenharia de Segurança do trabalho, Medicina do Trabalho Saúde Coletiva, Urgência e emergência. Atua como Enfermeira Concursada no Hospital Geral de Guarus desde 2002, atualmente como Coordenadora da Comissão de Pele e Serviço de Educação Permanente. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Pediatria e neonatologia (UTI e Emergência); Enfermagem Dermatológica, Reabilitação, Gerência, Auditoria, Infecção Hospitalar e Educação Permanente. Na área de saúde com Saúde Coletiva, Epidemiologia, Políticas Públicas de Saúde.

PROFESSOR