facebook pixel code

Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Adulto, Pediátrico e Neonatal

Pós-Graduação Carga Horária: 390 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Saúde

Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Adulto, Pediátrico e Neonatal


Apresentação:

A necessidade de atuação de enfermeiros especializados em cuidados intensivos em unidades de terapia intensiva adulto, pediátrico e neonatal, conforme preconiza a, RESOLUÇÃO-RDC Nº 7, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2010, alterada pela RESOLUÇÃO - RDC Nº 26 DE 11 DE MAIO DE 2012 justifica a oferta de uma especialização que permita ao enfermeiro atuar em unidades que atendam o paciente com necessidades de cuidados intensivos, nas diversas fases da vida.

Disciplinas:

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DO ENFERMEIRO EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA - 20H
Ementa: 
  • Possibilitar a compreensão e análise crítica dos critérios que constituem unidades de terapia intensiva, adequando as unidades ao porte, clientela e equipe. Auditoria da assistência de enfermagem.

MANOBRAS DE REANIMAÇÃO ADULTO, PEDIÁTRICO E NEONATAL EM UTI - 20H
Ementa: 
  • Atualização das manobras de reanimação cárdio pulmonar, conforme resolução de 2015, teórico-prática, discutindo os aspectos éticos da reanimação e não reanimação.

ENFERMAGEM BASEADA EM EVIDÊNCIAS E HUMANIZAÇÃO E ÉTICA EM PESQUISA - 20H
Ementa: 
  • Despertar as ações humanizadoras nas unidades de terapia intensiva adulto, pediátrica e neonatal, analisar os aspectos de humanização, como acolhimento, qualidade da assistência estratégias de humanização em unidade de terapia intensiva. Transporte intra e extra hospitalar, Aspectos éticos da pesquisa em enfermagem. Direitos dos pacientes e familiares. Prática Baseada em Evidências.

FARMACOLOGIA.  ATENDIMENTO EM SITUAÇÕES TÓXICO-FARMACOLÓGICAS E SUAS COMPLICAÇÕES. CUIDADOS DE ENFERMAGEM COM MEDICAÇÕES EM UTI - 20H
Ementa: 
  • Rever os conceitos farmacológicos aplicados em UTI adulto, pediátrica e neonatal, considerando as práticas de segurança na administração de medicamentos. Rever os protocolos de medicação e as diversas vias de administração nas 3 unidades.

COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÕES RELACIONADAS À ASSISTÊNCIA À SAÚDE (CCIRAS) - 20H
Ementa:
  • Protocolo de prevenção a transmissão de infecções. Assistência emergencial aos portadores de Doenças infecto e parasitárias. Atendimento a vítimas de lesão com risco biológico, laboral ou agressão sexual prevalência das infecções em unidades de terapia intensiva adulto, pediátrico e neonatal.

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM - 20H
Ementa: 
  • Analisar implantação do processo de enfermagem, os diagnósticos conforme as taxonomias NIC, NOC e NANDA I e II. Promover atualização de exame físico. Discutir a adoção dos impressos para normatização e aplicação da sistematização da assistência em enfermagem para os clientes atendidos em unidades de terapia intensiva adulto, pediátrico e neonatal.

METODOLOGIA DA PESQUISA I - 20H
Ementa: 
  • A pesquisa como aliada no desenvolvimento das evidências científicas para subsidiar a assistência de enfermagem. Métodos e técnicas de pesquisa. Modelos de projeto de pesquisa. Legislação e Ética em pesquisa.

ASSISTÊNCIA EM PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE LESÕES DÉRMICAS E ESTÔMIAS - 20H
Ementa: 
  • SAE para prevenção de lesões cutâneas e mucosas para os clientes atendidos em unidades de terapia intensiva adulto, pediátrico e neonatal. Atendimento aos clientes queimados abordagem aos pacientes com erisipela e necrose decorrente de úlceras vasculogênicas e pé diabético assistência aos portadores de úlcera por pressão e outras lesões cuidados com estomas.

ASSISTÊNCIA AO CLIENTE EM COMPROMETIMENTOS CARDIOVASCULARES.  ECG, HEMODINÂMICA, ECOCARDIOGRAMA ADULTO, PED E NEO. SAE PARA CLIENTES COM PATOLOGIAS CARDÍACAS ADULTO, PEDIÁTRICO E NEONATAL - 20H
Ementa: 
  • Assistência às pessoas com comprometimentos cardiovasculares centrais e periféricos clínicos ou cirúrgicos preparo para intervenção hemodinâmica pré, trans e pós operatório doenças cardíacas prevalentes na infância.

ASSISTÊNCIA AO CLIENTE NEONATAL GRAVEMENTE ENFERMO  I - 20H
Ementa: 
  • Assistência às complicações clínicas neonatais atendimento às patologias de maior prevalência problemas respiratórios, cardíacos, abdominais, malformações. Medicações utilizadas em neonatologia.

ASSISTÊNCIA AO CLIENTE NEONATAL GRAVEMENTE ENFERMO  II - 20H
Ementa: 
  • Assistência às complicações clínicas neonatais atendimento às patologias de maior prevalência problemas respiratórios, cardíacos, abdominais, malformações. Medicações utilizadas em neonatologia.

ASSISTÊNCIA AO CLIENTE PEDIÁTRICO GRAVEMENTE ENFERMO I - 20H
Ementa: 
  • Assistência às complicações clínicas pediátricas atendimento às patologias de maior prevalência problemas respiratórios (pneumonias, bronquite, asma, obstrução por corpo estranho) desidratação, meningites, traumas. A criança vitimada. Medicações utilizadas em pediatria.

ASSISTÊNCIA AO CLIENTE PEDIÁTRICO GRAVEMENTE ENFERMO II - 20H
Ementa: 
  • Assistência às complicações clínicas pediátricas atendimento às patologias de maior prevalência problemas respiratórios (pneumonias, bronquite, asma, obstrução por corpo estranho) desidratação, meningites, traumas. A criança vitimada. Medicações utilizadas em pediatria.

ASSISTÊNCIA ÀS MULHERES EM SITUAÇÃO DE RISCO GINECO-OBSTÉTRICA - 20H
Ementa: 
  • Atendimento em casos de sangramentos transvaginais diversos abortamento parto prematuro descolamento prematuro de placenta parto normal atendimento ao RN em situações de risco choque e coma. Manejo de gestantes de alto risco discutir a assistência de gestantes com doenças emergentes e infecciosas.

ASSISTÊNCIA AO CLIENTE COM COMPROMETIMENTOS GÊNITO-URINÁRIOS, DIGESTIVOS E METABÓLICOS - 20H
Ementa: 
  • Abordagem às pessoas com comprometimento clínico Gênito-urinário e procedimentos invasivos para diagnóstico e tratamento cirurgias abdominais lesões abdominais clínicas e cirúrgicas pré, trans e pós operatório Nutrição oral, enteral e parenteral e gastrostomia. Abordagem específica ao paciente com diabetes descompensado distúrbios hidroeletrolíticos em idosos, adultos, pediátrico e neonatal.

ASSISTÊNCIA AO CLIENTE EM COMPROMETIMENTOS NEUROLÓGICOS CLÍNICOS E TRAUMÁTICOS ADULTOS E PEDIÁTRICOS - 20H
Ementa: 
  • Assistência às pessoas vítimas de traumas neurológicos lesões neurológicas clínicas emergenciais pré, trans e pós operatório.

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO CLIENTE IDOSO, PCD, PESSOAS COM DISTÚRBIOS PSIQUIÁTRICOS E OUTRAS SITUAÇÕES ESPECIAIS - 20H
Ementa: 
  • Assistência a pessoas idosas gravemente enfermas e as doenças prevalentes direitos dos idosos farmacologia em pessoas idosas. Pessoas com deficiências. Direitos e deveres. Riscos associados à imobilidade.

WORK SHOP: TECNOLOGIA PARA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE LESÕES E SEGURANÇA DO PACIENTE. METODOLOGIA DA PESQUISA II: AVALIAÇÃO DOS ARTIGOS E ORIENTAÇÃO - 20H
Ementa: 
  • Apresentação de tecnologia por convidados que atuam em seguimentos de equipamentos e materiais aplicados a assistência de enfermagem. Análise dos TCC para definição da entrega.

VISITAS TÉCNICAS EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA - 20H
Ementa: 
  • Proporcionar ao aluno a observação das unidades de terapia intensiva e o seu funcionamento.

Pré-requisitos:

Nível Superior Completo

Público Alvo:

Enfermeiros


COORDENADOR

SHIRLEY RANGEL GOMES

SHIRLEY RANGEL GOMES

r.vianna@iespe.com.br29