facebook pixel code

Enfermagem em Urgência e Emergência

Pós-Graduação Carga Horária: 360 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Saúde

Enfermagem em Urgência e Emergência


Apresentação:

O Enfermeiro além de sua essência de “cuidador” assume em sua atividade laboral um importante papel de liderança, suscitando assim a necessidade de Capacitar este profissional para as situações de Urgência e Emergência Pré e Intra-Hospitalar que estão susceptíveis durante sua jornada de trabalho em toda sua complexidade e especificidades, através de embasamento técnico-científico atualizado, pautado na ética, bioética e nas políticas de saúde vigentes no país, de forma que venha a torná-lo um profissional chave na condução, atuação, organização e supervisão frente o indivíduo acometido de um estado de saúde crítico agudo, onde deterá de conhecimentos e habilidades específicas para a estabilização mínima, garantia da segurança, comunicação e encaminhamento eficaz, além da minimização dos agravos, iatrogenias, custos e, principalmente, tornando-o hábil e imprescindível no momento mais importante de um paciente em situação de Urgência e Emergência, cuja abordagem inicial determinará o seu prognóstico.

Disciplinas:

INTRODUTÓRIO À URGÊNCIA E EMERGÊNCIA - 20h
Ementa:
  • Conceitos de urgência e emergência; Histórico e Estatísticas; Biossegurança e Protocolos de Riscos Biológicos; Epidemiologia Aplicada; Políticas de Atenção às Urgências e Emergências; Cuidados no Transporte pré, intra e inter hospitalar conforme os tipos de modalidades e legislação vigente.
GESTÃO DE UNIDADES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: PRÉ E INTRAHOSPITALAR - 20h
Ementa:
  • Gestão da unidade de apoio das equipes de assistência pré-hospitalar. Gestão de unidade de pronto atendimento.  Controle de materiais e equipamentos. Normas e rotinas assistenciais. Segurança e Qualidade de assistência em Urgência e Emergência
PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS. HUMANIZAÇÃO, ÉTICA E BIOÉTICA APLICADAS À URGÊNCIA E EMERGÊNCIA - 20h
Ementa:
  • Prática Baseada em Evidências. Despertar as ações humanizadoras nas unidades de urgência e emergência, analisar os aspectos de humanização, como acolhimento, qualidade da assistência; estratégias de humanização extra hospitalar, Aspectos éticos da pesquisa em enfermagem. Direitos dos pacientes e familiares.
CLASSIFICAÇÃO DE RISCO COM BASE NO PROTOCOLO DE MANCHESTER - 20h
Ementa:
  • Apresentação do Protocolo para a Triagem de Manchester, bem como conceitos, estruturação, organização, capacitação, triagem e classificação de risco; casos clínicos e simulações;
RESSUSCITAÇÃO CARDIORRESPIRATÓRIA CEREBRAL ADULTO, PEDIÁTRICA E NEONATAL – SUPORTE BÁSICO DE VIDA (BLS) - 20h
Ementa:
  • Abordagem teórico-prática atualizada e pertinente a RCP conforme os algoritmos dos consensos internacionais vigentes (2015) da American Hearth Association; contemplando ainda estação prática completa para simulação e avaliação de desempenho ao final do módulo.
EXAMES LABORATORIAIS, RADIOLÓGICOS, TRAÇADOS, HEMODINÂMICOS E ENDOSCÓPICOS - 20h
Ementa:
  • Exames laboratoriais: coleta e análise de exames laboratoriais realizados na emergência. Analisar raios X. Acompanhamento e preparo para TC, RM e cateterismos cardíacos. ECG: realização e interpretação.
FARMACOLOGIA.  ATENDIMENTO EM SITUAÇÕES TÓXICO-FARMACOLÓGICAS E SUAS COMPLICAÇÕES.SEGURANÇA EM MEDICAÇÕES: CUIDADOS COM PRESCRIÇÃO, PREPARO E ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAÇÕES EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA - 20h
Ementa:
  • Rever os conceitos farmacológicos aplicados em urgência e emergência considerando as práticas de segurança na prescrição, dispensação, preparo e administração de medicamentos. Rever os protocolos de medicação e as diversas vias de administração
METODOLOGIA CIENTÍFICA - 20h
Ementa:
  • A pesquisa como aliada no desenvolvimento das evidências científicas para subsidiar a assistência de enfermagem. Métodos e técnicas de pesquisa. Modelos de projeto de pesquisa. Legislação e Ética em pesquisa. 
URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NEUROLÓGICA ADULTO E INFANTIL - 20h
Ementa:
  • Discutir os protocolos da assistência aos males clínicos neurológicos em todas as faixas etárias, bem como os protocolos de traumas neurológicos.
URGÊNCIA E EMERGÊNCIA CARDÍACA ADULTO E INFANTIL - 20h
Ementa:
  • Discutir os protocolos da assistência aos males cardíacos em todas as faixas etárias. Exames estabilização e encaminhamentos para unidades de referência.
URGÊNCIA E EMERGÊNCIA RESPIRATÓRIA ADULTO E INFANTIL - 20h
Ementa:
  • Discutir os protocolos da assistência aos males pulmonares em todas as faixas etárias.
URGÊNCIA E EMERGÊNCIA HIDRO-ELETROLÍTICOS E METABÓLICOS, GASTRO-INTESTINAIS E UROLÓGICAS - 20h
Ementa:
  • Discutir os protocolos da assistência aos males hidro-eletrolíticos e metabólicos e gastro-intestinais e urológicas em todas as faixas etárias. Exames, e protocolos de estabilização e tratamento.
URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO TRAUMA - 20h
Ementa:
  • Estabilização da vítima de trauma de diversas origens e protocolos em unidades de referência
URGÊNCIA E EMERGÊNCIA ESPECIAIS: GESTANTES, PACIENTES PSIQUIÁTRICOS E PCD - 20h
Ementa:
  • Parto em setor de urgência: assistência a gestante e RN em situações adversas.Assistência em emergência a pessoas com distúrbios psiquiátricos, em situações clínicas. Estabilização e encaminhamento a unidades de referência.
URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM DOENÇAS CLÍNICAS EMERGENTES E TRANSMISSÍVEIS - 20h
Ementa:
  • Discutir as doenças emergentes no município, estado e país, além das potenciais patologias a adentrarem as fronteiras, por meio dos protocolos assistenciais.
URGÊNCIA E EMERGÊNCIA POR ANIMAIS PEÇONHENTOS E INTOXICAÇÕES EXÓGENAS - 20h
Ementa:
  • Reconhecer as vítimas de animais peçonhentos: identificação da lesão, prevenção de possíveis danos e assistência extra e intra hospitalar; atender e reconhecer as intoxicações. Notificação compulsória.
URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DERMATOLÓGICA E VASCULAR - 20h
Ementa:
  • Discutir as doenças agudas e emergenciais dermatológicas e vasculares que indiquem tratamento em urgência e emergência. Protocolos para assistência das diversas lesões cutâneas como queimaduras, lesões dermatológicas infectadas, lesões vasculares e arteriais; lesões em pé diabético.
SEMINÁRIOS TEMÁTICOS EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA - 20h
Ementa:
  • Abordagem de estudos de casos e planejamento da sistematização da assistência de enfermagem.

Pré-requisitos:

Profissionais Graduados

Público Alvo:

Enfermeiros que desejam ampliar suas competências na área assistencial de Urgência e Emergência, habilitados à assistência a pacientes críticos, idosos, adultos, adolescentes, crianças e neonatos, bem como gestantes e trabalhadores. Tem também a intenção de promover o interesse ao ensino e à pesquisa de modo que estes sejam ferramentas para transformação da realidade em que são praticados. Proporcionar ainda a análise reflexiva sobre o gerenciamento dos serviços de alta complexidade, inferindo sobre as causas e as sugestões de serviços que diminuam a demanda dos fatores de risco.


COORDENADOR

SHIRLEY RANGEL GOMES

SHIRLEY RANGEL GOMES

gomeshira@gmail.com

Mestre em Enfermagem (2008), Universidade Federal Fluminense (UFF). MBA em Gestão Estratégica de Hospitais (2005), Fundação Getúlio Vargas (FGV). Pós graduanda em Enfermagem do Trabalho, Faculdade Redentor Itaperuna (2012).Graduada em Enfermagem e Obstetrícia (1989) pela Universidade Federal Fluminense. Professora titular da Fundação de Apoio às Escolas Técnicas (FAETEC) desde 2002. Coordenadora do curso Bacharel em Enfermagem da Faculdade Redentor, Campos dos Goytacazes. Coordenadora dos Cursos de Pós Graduação em UTI adulto, pediátrica e neonatal; Enfermagem do Trabalho; Enfermagem Dermatológica e Enfermagem em Urgência e Emergência, Faculdade Redentor, Campos. Professora convidada dos cursos de pós graduação de Engenharia de Segurança do trabalho, Medicina do Trabalho Saúde Coletiva, Urgência e emergência. Atua como Enfermeira Concursada no Hospital Geral de Guarus desde 2002, atualmente como Coordenadora da Comissão de Pele e Serviço de Educação Permanente. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Pediatria e neonatologia (UTI e Emergência); Enfermagem Dermatológica, Reabilitação, Gerência, Auditoria, Infecção Hospitalar e Educação Permanente. Na área de saúde com Saúde Coletiva, Epidemiologia, Políticas Públicas de Saúde.