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Enfermagem em Urgência e Emergência

Pós-Graduação Carga Horária: 360 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Enfermagem

Apresentação:
O Enfermeiro além de sua essência de “cuidador” assume em sua atividade laboral um importante papel de liderança, suscitando assim a necessidade de Capacitar este profissional para as situações de Urgência e Emergência Pré e Intra-Hospitalar que estão susceptíveis durante sua jornada de trabalho; em toda sua complexidade e especificidades, através de embasamento técnico-científico atualizado, pautado na ética, bioética e nas políticas de saúde vigentes no país, de forma que venha a torná-lo um profissional chave na condução, atuação, organização e supervisão frente o indivíduo acometido de um estado de saúde crítico agudo, onde deterá de conhecimentos e habilidades específicas para a estabilização mínima, garantia da segurança, comunicação e encaminhamento eficaz, além da minimização dos agravos, iatrogenias, custos e, principalmente, tornando-o hábil e imprescindível no momento mais importante de um paciente em situação de Urgência e Emergência, cuja abordagem inicial determinará o seu prognóstico.

Objetivo:
Capacitação profissional em nível de Pós-Graduação de Enfermeiros no Atendimento à Urgência e Emergência nos ambientes Intra e Extra-Hospitalares, através de conhecimento técnico-científico, baseado em algoritmos internacionais e legislação vigente no Brasil, de forma a prover aos alunos capacidade de organizar, dirigir, orientar, supervisionar e delegar tarefas assistenciais e intervencionistas de enfermagem ao paciente crítico agudo Adulto, Pediátrico e Neonatal, em suas peculiaridades, complexidades e potencialidades.

Disciplinas:


INTRODUTÓRIO À URGÊNCIA E EMERGÊNCIA. - 20 HS
Ementa:
  • Conceitos de urgência e emergência. Histórico e Estatísticas. Biossegurança e Protocolos de Riscos Biológicos. Epidemiologia Aplicada. Políticas de Atenção às Urgências e Emergências. Tipos de Transporte e legislação pertinente.

GESTÃO DE ENFERMAGEM EM UNIDADES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: PRÉ E INTRAHOSPITALAR. - 20 HS
Ementa:
  • Gestão da unidade de apoio das equipes de assistência pré-hospitalar. Gestão de unidade de pronto atendimento.  Controle de materiais e equipamentos. Normas e rotinas assistenciais. Gestão da equipe de enfermagem. Qualidade de assistência de Enfermagem em Urgência e Emergência.

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM  E BIOÉTICA  APLICADOS À URGÊNCIA E EMERGÊNCIA. - 20 HS
Ementa:
  • Processo de enfermagem, os diagnósticos conforme as taxonomias NIC, NOC e NANDA I e II. Promover atualização de exame físico. A ética na assistência extra e intra-hospitalar. Morte Encefálica e Manutenção do Potencial Doador.

INTERPRETAÇÃO DE EXAMES LABORATORIAIS, DE IMAGEM E HEMODINÂMICA. FARMACOLOGIA. - 40 HS
Ementa:
  • Exames laboratoriais: coleta e análise de exames laboratoriais realizados na emergência. Analisar raios X. Acompanhamento e preparo para TC, RM e cateterismos cardíacos. ECG: realização e interpretação.

METODOLOGIA CIENTIFICA. - 20 HS
Ementa:
  • O módulo visa o embasamento e orientação aos discentes sobre toda a metodologia científica, como bibliografias e outros, para a formulação e formatação dos Trabalhos de Conclusão de Curso, indispensável para a obtenção do Título de Especialista.

CLASSIFICAÇÃO DE RISCO COM BASE NO PROTOCOLO DE MANCHESTER. - 20 HS 
Ementa:
  • Apresentação do Protocolo para a Triagem de Manchester, bem como conceitos, estruturação, organização, capacitação, triagem e classificação de risco; casos clínicos e simulações; este Protocolo vem dinamizar o atendimento de Urgência e Emergência no mundo inteiro e já é realidade no Brasil, através da classificação de riscos dos pacientes realizada preferencialmente pelo profissional Enfermeiro que, bem treinado, desempenha fundamental papel nos setores de Urgência e Emergência, mudando toda uma cultura de atendimento; tornando-a moderna e eficiente, sem deixar de lados as questões de humanização.

RESSUSCITAÇÃO CARDIORRESPIRATÓRIA CEREBRAL BÁSICA ADULTO, PEDIÁTRICA E NEONATAL – SUPORTE BÁSICO DE VIDA (BLS). - 20 HS
Ementa:
  • Abordagem teórico-prática atualizada e pertinente logo ao início do curso, que além de atualizar os alunos, habilita-os no atendimento à maior urgência médica: a Parada Cardiorrespiratória Cerebral (PCRC); conforme os algoritmos dos consensos internacionais vigentes (2010) da American Hearth Association; contemplando ainda estação prática completa para simulação e avaliação de desempenho ao final do módulo, sendo pré-requisito para as demais disciplinas do programa curricular do Curso.

SAE EM URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS  NEUROLÓGICAS ADULTO E INFANTIL. - 20 HS
Ementa:
  • Sistematização da Assistência de Enfermagem às vitimas distúrbios clínicos e traumas  neurológicos, adultos e infantis, no atendimento extra e intra-hospitalar, com objetivo de firmar protocolos que garantam a continuidade da assistência baseada em evidências.

SAE EM URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS  CARDÍACAS ADULTO E INFANTIL. - 20 HS
Ementa:
  • Sistematização da Assistência de Enfermagem às vitimas distúrbios clínicos e traumas  cardíacos, adultos e infantis, no atendimento extra e intra-hospitalar, com objetivo de firmar protocolos que garantam a continuidade da assistência baseada em evidências.

SAE EM URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS  RESPIRATÓRIAS ADULTO E INFANTIL. - 20 HS
Ementa:
  • Sistematização da Assistência de Enfermagem às vitimas distúrbios clínicos e traumas  respiratórios, adultos e infantis, no atendimento extra e intra-hospitalar, com objetivo de firmar protocolos que garantam a continuidade da assistência baseada em evidências.

SAE EM URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS  GASTRO-INTESTINAIS E UROLÓGICAS ADULTO E INFANTIL. - 20 HS
Ementa:
  • Sistematização da Assistência de Enfermagem às vitimas distúrbios clínicos e traumas  gástricos, intestinais e urológicos,  adultos e infantis, no atendimento extra e intra-hospitalar, com objetivo de firmar protocolos que garantam a continuidade da assistência baseada em evidências.

SAE EM URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS  HIDRO-ELETROLÍTICOS E METABÓLICOS, ADULTO E INFANTIL. - 20 HS
Ementa:
  • Sistematização da Assistência de Enfermagem às vitimas distúrbios hidroeletrilíticos e metabólicos, adultos e infantis, no atendimento extra e intra-hospitalar, com objetivo de firmar protocolos que garantam a continuidade da assistência baseada em evidências.

SAE EM URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS  NO TRAUMA. - 40 HS
Ementa:
  • Sistematização da Assistência de Enfermagem às vitimas de traumas ortopédicos, adultos e infantis, no atendimento extra e intra-hospitalar, com objetivo de firmar protocolos que garantam a continuidade da assistência baseada em evidências.

SAE EM URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS  ESPECIAIS. - 20 HS
Ementa:
  • Sistematização da Assistência de Enfermagem às vitimas especiais (tais como gestantes, neonatos, idosos, toxico-dependência  e doenças mentais, síndrome da criança espancadaa sexual, vítimas de violênc as mulheres  adultos e infantis em situações de risco individuais ou coletivos, inclusive em grandes catástrofes com atendimento extra e intra-hospitalar, com objetivo de firmar protocolos que garantam a continuidade da assistência baseada em evidência.

SAE EM URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS EM DOENÇAS CLÍNICAS EMERGENTES. - 20 HS
Ementa:
  • Sistematização da Assistência de Enfermagem às vitimas de dengue, meningites,  H1N1, entre outras de acordo com a região  estudada.

SAE EM URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS POR ANIMAIS PEÇONHENTOS. - 20 HS
Ementa:
  • SAE às vítimas de animais peçonhentos: identificação da lesão, prevenção de possíveis danos e assistência extra e intra hospitalar.

SAE EM URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS DERMATOLÓGICAS. - 20 HS
Ementa:
  • SAE às vítimas de queimaduras (todos os tipos), lesões por quimioterápicos endovenosos, Síndrome de Stevens-Johnson, epidermólise bolhosa e Síndrome da pele escaldada estafilocócica.

VISITAS TÉCNICAS + PESQUISA PARA RELATÓRIOS. - 20 HS

Pré-requisitos:
Profissionais Graduados

Público Alvo:
Graduados em Enfermagem portadores do Coren

COORDENADOR

Shirley Rangel Gomes

Shirley Rangel Gomes

Mestre em Enfermagem (2008), Universidade Federal Fluminense (UFF). MBA em Gestão Estratégica de Hospitais (2005), Fundação Getúlio Vargas (FGV). Pós graduanda em Enfermagem do Trabalho, Faculdade Redentor Itaperuna (2012).Graduada em Enfermagem e Obstetrícia (1989) pela Universidade Federal Fluminense. Professora titular da Fundação de Apoio às Escolas Técnicas (FAETEC) desde 2002. Coordenadora do curso Bacharel em Enfermagem da Faculdade Redentor, Campos dos Goytacazes. Coordenadora dos Cursos de Pós Graduação em UTI adulto, pediátrica e neonatal; Enfermagem do Trabalho; Enfermagem Dermatológica e Enfermagem em Urgência e Emergência, Faculdade Redentor, Campos. Professora convidada dos cursos de pós graduação de Engenharia de Segurança do trabalho, Medicina do Trabalho Saúde Coletiva, Urgência e emergência. Atua como Enfermeira Concursada no Hospital Geral de Guarus desde 2002, atualmente como Coordenadora da Comissão de Pele e Serviço de Educação Permanente. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Pediatria e neonatologia (UTI e Emergência); Enfermagem Dermatológica, Reabilitação, Gerência, Auditoria, Infecção Hospitalar e Educação Permanente. Na área de saúde com Saúde Coletiva, Epidemiologia, Políticas Públicas de Saúde.

PROFESSOR