facebook pixel code

Enfermagem em Urgência e Emergência

Pós-Graduação Carga Horária: 360 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Saúde

Enfermagem em Urgência e Emergência


Apresentação:

O Enfermeiro além de sua essência de “cuidador” assume em sua atividade laboral um importante papel de liderança, suscitando assim a necessidade de Capacitar este profissional para as situações de Urgência e Emergência Pré e Intra-Hospitalar que estão susceptíveis durante sua jornada de trabalho em toda sua complexidade e especificidades, através de embasamento técnico-científico atualizado, pautado na ética, bioética e nas políticas de saúde vigentes no país, de forma que venha a torná-lo um profissional chave na condução, atuação, organização e supervisão frente o indivíduo acometido de um estado de saúde crítico agudo, onde deterá de conhecimentos e habilidades específicas para a estabilização mínima, garantia da segurança, comunicação e encaminhamento eficaz, além da minimização dos agravos, iatrogenias, custos e, principalmente, tornando-o hábil e imprescindível no momento mais importante de um paciente em situação de Urgência e Emergência, cuja abordagem inicial determinará o seu prognóstico.

Disciplinas:


INTRODUTÓRIO À URGÊNCIA E EMERGÊNCIA. - 20 HS
Ementa:
  • Conceitos de urgência e emergência. Histórico e Estatísticas. Biossegurança e Protocolos de Riscos Biológicos. Epidemiologia Aplicada. Políticas de Atenção às Urgências e Emergências. Tipos de Transporte e legislação pertinente.

GESTÃO DE ENFERMAGEM EM UNIDADES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: PRÉ E INTRAHOSPITALAR. - 20 HS
Ementa:
  • Gestão da unidade de apoio das equipes de assistência pré-hospitalar. Gestão de unidade de pronto atendimento.  Controle de materiais e equipamentos. Normas e rotinas assistenciais. Gestão da equipe de enfermagem. Qualidade de assistência de Enfermagem em Urgência e Emergência.

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM  E BIOÉTICA  APLICADOS À URGÊNCIA E EMERGÊNCIA. - 20 HS
Ementa:
  • Processo de enfermagem, os diagnósticos conforme as taxonomias NIC, NOC e NANDA I e II. Promover atualização de exame físico. A ética na assistência extra e intra-hospitalar. Morte Encefálica e Manutenção do Potencial Doador.

INTERPRETAÇÃO DE EXAMES LABORATORIAIS, DE IMAGEM E HEMODINÂMICA. FARMACOLOGIA. - 40 HS
Ementa:
  • Exames laboratoriais: coleta e análise de exames laboratoriais realizados na emergência. Analisar raios X. Acompanhamento e preparo para TC, RM e cateterismos cardíacos. ECG: realização e interpretação.

METODOLOGIA CIENTIFICA. - 20 HS
Ementa:
  • O módulo visa o embasamento e orientação aos discentes sobre toda a metodologia científica, como bibliografias e outros, para a formulação e formatação dos Trabalhos de Conclusão de Curso, indispensável para a obtenção do Título de Especialista.

CLASSIFICAÇÃO DE RISCO COM BASE NO PROTOCOLO DE MANCHESTER. - 20 HS 
Ementa:
  • Apresentação do Protocolo para a Triagem de Manchester, bem como conceitos, estruturação, organização, capacitação, triagem e classificação de risco casos clínicos e simulações este Protocolo vem dinamizar o atendimento de Urgência e Emergência no mundo inteiro e já é realidade no Brasil, através da classificação de riscos dos pacientes realizada preferencialmente pelo profissional Enfermeiro que, bem treinado, desempenha fundamental papel nos setores de Urgência e Emergência, mudando toda uma cultura de atendimento tornando-a moderna e eficiente, sem deixar de lados as questões de humanização.

RESSUSCITAÇÃO CARDIORRESPIRATÓRIA CEREBRAL BÁSICA ADULTO, PEDIÁTRICA E NEONATAL – SUPORTE BÁSICO DE VIDA (BLS). - 20 HS
Ementa:
  • Abordagem teórico-prática atualizada e pertinente logo ao início do curso, que além de atualizar os alunos, habilita-os no atendimento à maior urgência médica: a Parada Cardiorrespiratória Cerebral (PCRC) conforme os algoritmos dos consensos internacionais vigentes (2010) da American Hearth Association contemplando ainda estação prática completa para simulação e avaliação de desempenho ao final do módulo, sendo pré-requisito para as demais disciplinas do programa curricular do Curso.

SAE EM URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS  NEUROLÓGICAS ADULTO E INFANTIL. - 20 HS
Ementa:
  • Sistematização da Assistência de Enfermagem às vitimas distúrbios clínicos e traumas  neurológicos, adultos e infantis, no atendimento extra e intra-hospitalar, com objetivo de firmar protocolos que garantam a continuidade da assistência baseada em evidências.

SAE EM URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS  CARDÍACAS ADULTO E INFANTIL. - 20 HS
Ementa:
  • Sistematização da Assistência de Enfermagem às vitimas distúrbios clínicos e traumas  cardíacos, adultos e infantis, no atendimento extra e intra-hospitalar, com objetivo de firmar protocolos que garantam a continuidade da assistência baseada em evidências.

SAE EM URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS  RESPIRATÓRIAS ADULTO E INFANTIL. - 20 HS
Ementa:
  • Sistematização da Assistência de Enfermagem às vitimas distúrbios clínicos e traumas  respiratórios, adultos e infantis, no atendimento extra e intra-hospitalar, com objetivo de firmar protocolos que garantam a continuidade da assistência baseada em evidências.

SAE EM URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS  GASTRO-INTESTINAIS E UROLÓGICAS ADULTO E INFANTIL. - 20 HS
Ementa:
  • Sistematização da Assistência de Enfermagem às vitimas distúrbios clínicos e traumas  gástricos, intestinais e urológicos,  adultos e infantis, no atendimento extra e intra-hospitalar, com objetivo de firmar protocolos que garantam a continuidade da assistência baseada em evidências.

SAE EM URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS  HIDRO-ELETROLÍTICOS E METABÓLICOS, ADULTO E INFANTIL. - 20 HS
Ementa:
  • Sistematização da Assistência de Enfermagem às vitimas distúrbios hidroeletrilíticos e metabólicos, adultos e infantis, no atendimento extra e intra-hospitalar, com objetivo de firmar protocolos que garantam a continuidade da assistência baseada em evidências.

SAE EM URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS  NO TRAUMA. - 40 HS
Ementa:
  • Sistematização da Assistência de Enfermagem às vitimas de traumas ortopédicos, adultos e infantis, no atendimento extra e intra-hospitalar, com objetivo de firmar protocolos que garantam a continuidade da assistência baseada em evidências.

SAE EM URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS  ESPECIAIS. - 20 HS
Ementa:
  • Sistematização da Assistência de Enfermagem às vitimas especiais (tais como gestantes, neonatos, idosos, toxico-dependência  e doenças mentais, síndrome da criança espancadaa sexual, vítimas de violênc as mulheres  adultos e infantis em situações de risco individuais ou coletivos, inclusive em grandes catástrofes com atendimento extra e intra-hospitalar, com objetivo de firmar protocolos que garantam a continuidade da assistência baseada em evidência.

SAE EM URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS EM DOENÇAS CLÍNICAS EMERGENTES. - 20 HS
Ementa:
  • Sistematização da Assistência de Enfermagem às vitimas de dengue, meningites,  H1N1, entre outras de acordo com a região  estudada.

SAE EM URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS POR ANIMAIS PEÇONHENTOS. - 20 HS
Ementa:
  • SAE às vítimas de animais peçonhentos: identificação da lesão, prevenção de possíveis danos e assistência extra e intra hospitalar.

SAE EM URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS DERMATOLÓGICAS. - 20 HS
Ementa:
  • SAE às vítimas de queimaduras (todos os tipos), lesões por quimioterápicos endovenosos, Síndrome de Stevens-Johnson, epidermólise bolhosa e Síndrome da pele escaldada estafilocócica.

VISITAS TÉCNICAS + PESQUISA PARA RELATÓRIOS. - 20 HS

Pré-requisitos:

Profissionais Graduados

Público Alvo:

Graduados em Enfermagem portadores do Coren