facebook pixel code

Engenharia Estrutural

Pós-Graduação Carga Horária: 360 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Engenharia

Apresentação:
A área da Engenharia tem recebido um merecido destaque por parte da mídia, pois com o desenvolvimento tecnológico e o processo de urbanização acelerada há um grande aquecimento no setor da construção civil, principalmente das obras de grande e médio porte. Desta forma, o curso de Especialização em Estruturas se faz pertinente por:
- Carências a serem supridas na área de formação profissional.
- Contribui√ß√£o para o desenvolvimento regional sob o ponto de vista econ√īmico e social.
- Carências a serem supridas na área do Magistério Superior.

Objetivo:
O programa de P√≥s-gradua√ß√£o em Estruturas visa o aprofundamento de conhecimentos te√≥ricos e pr√°ticos na especialidade de Engenharia Estrutural, versando sobre conte√ļdos n√£o abordados ou insuficientemente desenvolvidos no per√≠odo da gradua√ß√£o, objetivando atender as demandas da profiss√£o e do mercado de trabalho. √Č tamb√©m prop√≥sito do curso, contribuir de forma eficaz para o desenvolvimento tecnol√≥gico e cient√≠fico, oferecendo uma s√≥lida forma√ß√£o te√≥rica e pr√°tica aos profissionais habilitados para compreender, desenvolver e disseminar novos conceitos, t√©cnicas e procedimentos inerentes ao campo da moderna Engenharia Estrutural.
O curso visa a capacitação dos alunos, tornando-os aptos para lidar com avançadas técnicas de análises e projetos estruturais, envolvendo recursos computacionais e novos materiais, abarcando tanto o domínio do Projeto e Concepção como ainda o da Execução.

Disciplinas:

INTRODU√á√ÉO √Ä ENGENHARIA ESTRUTURAL - 20 horas 
Ementa:
  • Conceitos de an√°lise e dimensionamento de estruturas. Import√Ęncia da an√°lise estrutural e da idealiza√ß√£o da estrutura (elementos e sistemas estruturais), estabilidade e estaticidade (v√≠nculos), idealiza√ß√£o das propriedades dos materiais, idealiza√ß√£o das cargas atuantes (a√ß√Ķes) e suas combina√ß√Ķes. Conceitos relativos √† concep√ß√£o estrutural, destacando elementos e sistemas estruturais bem como esfor√ßos predominantes e comportamento de cada tipo de elemento. A√ß√Ķes: tipos, classifica√ß√£o, idealiza√ß√Ķes. Seguran√ßa nas estruturas. Estados Limites, A√ß√£o do vento e combina√ß√Ķes de a√ß√Ķes. Modelagem estrutural, destacando idealiza√ß√Ķes e limita√ß√Ķes. Tipos de modelagem e ferramentas dispon√≠veis
PROJETO, DIMENSIONAMENTO E DETALHAMENTO DE ESTRUTURAS ‚Äď Concreto Armado - 40 horas 
Ementa:
  • Caracteriza√ß√£o do Concreto como material estrutural e propriedades representativas. Fundamentos do C√°lculo. Comportamento do Concreto. A√ß√Ķes, estados limites e seguran√ßa. Hip√≥teses de c√°lculo para elementos de concreto. Instabilidade global e instabilidade de pilares. Projeto de elementos em concreto armado: lajes, vigas e pilares. Detalhamento dos elementos estruturais. Dimensionamento e detalhamento de elementos especiais como escadas e reservat√≥rios.

PROJETO, DIMENSIONAMENTO E DETALHAMENTO DE ESTRUTURAS ‚Äď Concreto Protendido - 40 horas 
Ementa:
  • Fundamentos do concreto Protendido. M√©todos de c√°lculo das deforma√ß√Ķes por flu√™ncia. Efeito da armadura passiva nas deforma√ß√Ķes do concreto. C√°lculo de perdas progressivas de protens√£o. Projeto de estruturas protendidas: vigas, lajes e p√≥rticos. Estruturas com cabos n√£o-aderentes e cabos externos. Detalhamento. Ancoragens por ader√™ncia.

PROJETO, DIMENSIONAMENTO E DETALHAMENTO DE ESTRUTURAS ‚Äď Alvenaria Estrutural - 40 horas 
Ementa:
  • Hist√≥rico. Concep√ß√£o estrutural. Processo construtivo. Execu√ß√£o e controle de obras. Estudo dos elementos constituintes. Propriedades mec√Ęnicas da alvenaria. Estudo dos componentes. Estabilidade. Dimensionamento de vigas √† flex√£o simples e pilares-parede √† flex√£o composta no plano e fora do plano. An√°lise de edif√≠cios submetidos a cargas laterais. Detalhes de projeto e execu√ß√£o.

PROJETO, DIMENSIONAMENTO E DETALHAMENTO DE ESTRUTURAS ‚Äď Estruturas Met√°licas - 20 horas 
Ementa:
  • Introdu√ß√£o. Propriedades dos materiais. Estado m√ļltiplo das tens√Ķes. Tipos de a√ßos estruturais e produtos sider√ļrgicos dispon√≠veis no mercado. Barras axialmente tracionadas. Estabilidade estrutural. Coluna ideal e carga cr√≠tica. Barras axialmente comprimidas. Liga√ß√Ķes. Parafusos e barras rosqueadas. Soldas. Liga√ß√Ķes r√≠gidas. Placas de base. Steel deck. Fadiga. Dimensionamento. Detalhamento, fabrica√ß√£o e montagem.

ESTRUTURAS DE MADEIRA - 20 horas 
Ementa:
  • A madeira como material estrutural ‚Äď ortotr√≥pia; Propriedades f√≠sicas e mec√Ęnicas da madeira; Revis√£o dos crit√©rios adotados pela NBR - 7190; Sistemas estruturais em madeira; Liga√ß√Ķes; Secagem e preserva√ß√£o; Ensaios de laborat√≥rios; Madeira laminada colada; Projeto de coberturas em madeira.

ESTRUTURAS MISTAS - 20 horas 
Ementa:
  • Elementos mistos e sistemas h√≠bridos a√ßo-concreto. Dimensionamento de elementos mistos: vigas mistas, lajes mistas, pilares e liga√ß√Ķes mistas. Elementos de Projeto de um edif√≠cio de estrutura mista.

ESTRUTURAS PR√Č-MOLDADAS DE CONCRETO - 20 horas 
Ementa:
  • Industrializa√ß√£o da constru√ß√£o, tipos de concreto pr√©-moldado; materiais, vantagens e desvantagens. Produ√ß√£o: Execu√ß√£o dos elementos; transporte; montagem. Projeto: princ√≠pios e recomenda√ß√Ķes gerais; forma dos elementos pr√©-moldados; projeto e an√°lise estruturais; toler√Ęncia e folgas; situa√ß√Ķes transit√≥rias; estabilidade global. Liga√ß√Ķes: princ√≠pios e recomenda√ß√Ķes gerais para o projeto e a execu√ß√£o; elementos para an√°lise e projeto; componentes das liga√ß√Ķes

T√ďPICOS ESPECIAIS EM ESTRUTURAS ‚Äď Concretos de Alto Desempenho - 20 horas 
Ementa:
  • Conceitua√ß√£o e classifica√ß√£o dos concretos especiais. Novos materiais utilizados na produ√ß√£o de concretos especiais: cimento Portland, agregados aditivos e adi√ß√Ķes. Principais tipos de concretos especiais: Concretos com aditivos e adi√ß√Ķes, concretos pol√≠meros; concretos refor√ßados com fibras; concretos projetados ou jateados; concretos coloidais (injetados); concretos leves; concretos massa; argamassa (microconcreto) armada. Concretos de alto desempenho (CAD).

M√ČTODOS NUM√ČRICOS NA ENGENHARIA DE ESTRUTURAS - 20 horas 
Ementa:
  • Modelagem num√©rica; M√©todos de An√°lise e C√°lculo Estrutural atrav√©s da solu√ß√£o computacional; softwares a disposi√ß√£o no mercado.

MEC√āNICA COMPUTACIONAL DAS ESTRUTURAS I - 20 horas 
Ementa:
  • Dimensionamento e detalhamento de Estruturas em Concreto Armado utilizando programas de c√°lculo autom√°tico de estruturas

MEC√āNICA COMPUTACIONAL DAS ESTRUTURAS II - 20 horas 
Ementa:
  • Dimensionamento e detalhamento de Estruturas em A√ßo e Madeira utilizando programas de c√°lculo autom√°tico de estruturas.

ELEMENTOS DE FUNDA√á√ēES - 20 horas 
Ementa:
  • Tipos de Funda√ß√£o. Projeto e detalhamento de elementos de Funda√ß√£o

INSPE√á√ÉO E MONITORAMENTO ESTRUTURAL - 20 horas 
Ementa:
  • Vida √ļtil da Estrutura. Caracter√≠sticas Morfol√≥gicas das Estruturas. T√©cnicas de Inspe√ß√£o e Monitoramento Estrutural.

RECUPERA√á√ÉO DE ELEMENTOS CONSTRUTIVOS - 20 horas 
Ementa:
  • Profilaxia ‚Äď Preven√ß√£o de Patologias. T√©cnicas de Reparo. Recupera√ß√£o. Refor√ßo. Reforma.

METODOLOGIA DA PESQUISA - 20 horas

Pré-requisitos:
Profissionais Graduados

Público Alvo:
Profissionais da Construção Civil: Engenheiros, Arquitetos, Tecnólogos; Docentes e profissionais que atuam na área de projetos e construção de estruturas que desejam ampliar conhecimentos e/ou adquirir competências para análise, projeto e dimensionamento de estruturas.

PROFESSOR