facebook pixel code

Engenharia Estrutural

Pós-Graduação Carga Horária: 360 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Arquitetura

Apresentação:

A área da Engenharia tem recebido um merecido destaque por parte da mídia, pois com o desenvolvimento tecnológico e o processo de urbanização acelerada há um grande aquecimento no setor da construção civil, principalmente das obras de grande e médio porte. Desta forma, o curso de Especialização em Estruturas se faz pertinente por: - Carências a serem supridas na área de formação profissional. - Contribuição para o desenvolvimento regional sob o ponto de vista econômico e social. - Carências a serem supridas na área do Magistério Superior.

Disciplinas:

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA ESTRUTURAL - 20 horas 
Ementa:
  • Conceitos de análise e dimensionamento de estruturas. Importância da análise estrutural e da idealização da estrutura (elementos e sistemas estruturais), estabilidade e estaticidade (vínculos), idealização das propriedades dos materiais, idealização das cargas atuantes (ações) e suas combinações. Conceitos relativos à concepção estrutural, destacando elementos e sistemas estruturais bem como esforços predominantes e comportamento de cada tipo de elemento. Ações: tipos, classificação, idealizações. Segurança nas estruturas. Estados Limites, Ação do vento e combinações de ações. Modelagem estrutural, destacando idealizações e limitações. Tipos de modelagem e ferramentas disponíveis
PROJETO, DIMENSIONAMENTO E DETALHAMENTO DE ESTRUTURAS – Concreto Armado - 40 horas 
Ementa:
  • Caracterização do Concreto como material estrutural e propriedades representativas. Fundamentos do Cálculo. Comportamento do Concreto. Ações, estados limites e segurança. Hipóteses de cálculo para elementos de concreto. Instabilidade global e instabilidade de pilares. Projeto de elementos em concreto armado: lajes, vigas e pilares. Detalhamento dos elementos estruturais. Dimensionamento e detalhamento de elementos especiais como escadas e reservatórios.

PROJETO, DIMENSIONAMENTO E DETALHAMENTO DE ESTRUTURAS – Concreto Protendido - 40 horas 
Ementa:
  • Fundamentos do concreto Protendido. Métodos de cálculo das deformações por fluência. Efeito da armadura passiva nas deformações do concreto. Cálculo de perdas progressivas de protensão. Projeto de estruturas protendidas: vigas, lajes e pórticos. Estruturas com cabos não-aderentes e cabos externos. Detalhamento. Ancoragens por aderência.

PROJETO, DIMENSIONAMENTO E DETALHAMENTO DE ESTRUTURAS – Alvenaria Estrutural - 40 horas 
Ementa:
  • Histórico. Concepção estrutural. Processo construtivo. Execução e controle de obras. Estudo dos elementos constituintes. Propriedades mecânicas da alvenaria. Estudo dos componentes. Estabilidade. Dimensionamento de vigas à flexão simples e pilares-parede à flexão composta no plano e fora do plano. Análise de edifícios submetidos a cargas laterais. Detalhes de projeto e execução.

PROJETO, DIMENSIONAMENTO E DETALHAMENTO DE ESTRUTURAS – Estruturas Metálicas - 20 horas 
Ementa:
  • Introdução. Propriedades dos materiais. Estado múltiplo das tensões. Tipos de aços estruturais e produtos siderúrgicos disponíveis no mercado. Barras axialmente tracionadas. Estabilidade estrutural. Coluna ideal e carga crítica. Barras axialmente comprimidas. Ligações. Parafusos e barras rosqueadas. Soldas. Ligações rígidas. Placas de base. Steel deck. Fadiga. Dimensionamento. Detalhamento, fabricação e montagem.

ESTRUTURAS DE MADEIRA - 20 horas 
Ementa:
  • A madeira como material estrutural – ortotrópia Propriedades físicas e mecânicas da madeira Revisão dos critérios adotados pela NBR - 7190 Sistemas estruturais em madeira Ligações Secagem e preservação Ensaios de laboratórios Madeira laminada colada Projeto de coberturas em madeira.

ESTRUTURAS MISTAS - 20 horas 
Ementa:
  • Elementos mistos e sistemas híbridos aço-concreto. Dimensionamento de elementos mistos: vigas mistas, lajes mistas, pilares e ligações mistas. Elementos de Projeto de um edifício de estrutura mista.

ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS DE CONCRETO - 20 horas 
Ementa:
  • Industrialização da construção, tipos de concreto pré-moldado materiais, vantagens e desvantagens. Produção: Execução dos elementos transporte montagem. Projeto: princípios e recomendações gerais forma dos elementos pré-moldados projeto e análise estruturais tolerância e folgas situações transitórias estabilidade global. Ligações: princípios e recomendações gerais para o projeto e a execução elementos para análise e projeto componentes das ligações

TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTRUTURAS – Concretos de Alto Desempenho - 20 horas 
Ementa:
  • Conceituação e classificação dos concretos especiais. Novos materiais utilizados na produção de concretos especiais: cimento Portland, agregados aditivos e adições. Principais tipos de concretos especiais: Concretos com aditivos e adições, concretos polímeros concretos reforçados com fibras concretos projetados ou jateados concretos coloidais (injetados) concretos leves concretos massa argamassa (microconcreto) armada. Concretos de alto desempenho (CAD).

MÉTODOS NUMÉRICOS NA ENGENHARIA DE ESTRUTURAS - 20 horas 
Ementa:
  • Modelagem numérica Métodos de Análise e Cálculo Estrutural através da solução computacional softwares a disposição no mercado.

MECÂNICA COMPUTACIONAL DAS ESTRUTURAS I - 20 horas 
Ementa:
  • Dimensionamento e detalhamento de Estruturas em Concreto Armado utilizando programas de cálculo automático de estruturas

MECÂNICA COMPUTACIONAL DAS ESTRUTURAS II - 20 horas 
Ementa:
  • Dimensionamento e detalhamento de Estruturas em Aço e Madeira utilizando programas de cálculo automático de estruturas.

ELEMENTOS DE FUNDAÇÕES - 20 horas 
Ementa:
  • Tipos de Fundação. Projeto e detalhamento de elementos de Fundação

INSPEÇÃO E MONITORAMENTO ESTRUTURAL - 20 horas 
Ementa:
  • Vida útil da Estrutura. Características Morfológicas das Estruturas. Técnicas de Inspeção e Monitoramento Estrutural.

RECUPERAÇÃO DE ELEMENTOS CONSTRUTIVOS - 20 horas 
Ementa:
  • Profilaxia – Prevenção de Patologias. Técnicas de Reparo. Recuperação. Reforço. Reforma.

METODOLOGIA DA PESQUISA - 20 horas

Pré-requisitos:

Profissionais Graduados

Público Alvo:

Profissionais da Construção Civil: Engenheiros, Arquitetos, Tecnólogos Docentes e profissionais que atuam na área de projetos e construção de estruturas que desejam ampliar conhecimentos e/ou adquirir competências para análise, projeto e dimensionamento de estruturas.