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Ensino da Matemática

Pós-Graduação Carga Horária: 360 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Exatas

Ensino da Matemática


Apresentação:

Pós-graduação LATO SENSU

Aulas mensais

A proposta do curso de especialização se deve à necessidade de capacitação dos professores de Matemática dos ensinos fundamental, médio e superior. Além da busca crescente dos mesmos por conhecimentos relacionados à aplicação dos conteúdos matemáticos lecionados, quanto para ampliar seus conhecimentos das diversas áreas em que os conteúdos matemáticos podem ser aplicados, até mesmo no dia a dia dos alunos.

Objetivo:

Capacitar e ampliar a formação dos docentes que atuam no ensino da matemática na educação básica e superior, ampliando os conhecimentos a respeito das práticas e do ensino dessa ciência. Contribuir para o início de um vivencia acadêmica de investigação e proporcionar um posicionamento crítico em relação ao ensino da matemática. Habilitar o profissional para lecionar em cursos superiores e realizar pesquisas nesta área do saber.

Disciplinas:

VISÃO SISTÊMICA DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS E PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE MATEMÁTICA – 20H

  • Ementa: História da Matemática. História da Matemática no Brasil. A Matemática Moderna. Em busca do conhecimento Matemático. O Conhecimento Matemático e o Mundo Contemporâneo. Os desafios de ser professor no século XXI. A Gestão do Conhecimento. Os desafios de ser Professor de Matemática no século XXI no Brasil. A Matemática é fácil ou difícil? A Matemática no Brasil: PISA no Brasil; Letramento em Matemática. A aprendizagem significativa. A função do professor. Como o professor deve desempenhar seu papel em sala de aula. Estrutura dos PCNs. A natureza do currículo de matemática no ensino fundamental e médio. Finalidades e objetivos da matemática no Ensino Fundamental e Médio. Competências e habilidades matemáticas no ensino fundamental e médio. Temas estruturadores dos conteúdos de matemática. Matrizes de referência do ENEM para o ensino de matemática. Estratégias de aplicação da proposta do PCN de matemática.

MÍDIA, TECNOLOGIA E APRENDIZAGEM – 20H

  • Ementa: A mídia como recurso para construção de discursos. Mídia e vida humana – implicações e intervenções na natureza humana a partir do aparato tecnológico do Sistema Social da Mídia. Imagens Midiáticas e suas relações sociais. Linguagens midiáticas e suas implicações sobre a formação do sujeito. A mídia como dispositivo pedagógico. Mídia e tecnologia, a ampliação do potencial comunicativo. A mídia e seu potencial de (re) significar objetos. A relação da mídia com a educação, no estabelecimento de contextos complexos para a relação ensino/aprendizagem.

DIVERSIDADE E INCLUSÃO EDUCACIONAL – 20H

  • Ementa: Multiculturalismo: o enfrentamento da diversidade cultural na escola, compreendendo a constituição da sociedade em sua pluralidade. A diversidade cultural na legislação brasileira. A desconstrução de discursos e conceitos em relação às questões raciais. A escola como espaço para a construção de relações interculturais. O enfrentamento de estereótipos e preconceitos, discriminações e racismos, bem como os processos de inclusão e exclusão social e institucional das pessoas diferentes. Diversidade e currículo e as práticas educativas dos professores. O currículo e sua visão democrática. Estratégias pedagógicas frente à diversidade cultural. A escola e o pluralismo cultural e currículos multiculturais no estabelecimento do respeito às diferenças.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL – 20H

  • Ementa: A importância da simbologia da linguagem matemática e como a introdução aos números naturais. O trabalho com os números naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental.  A construção do conceito de número. Operações com números naturais. As frações: nada mais natural do que repartir. O trabalho com jogos no ensino da matemática. Modelagem matemática. Etnomatemática. A resolução de problemas nos anos iniciais. Mitos e desafios no ensino da matemática: as relações entre os conhecimentos do professor e suas crenças e concepções. A criança e o universo da matemática. A importância da didática na matemática. O conhecimento lógico matemático na concepção de Piaget. Teoria do campo aditivo. Como a divisão deve ser trabalhada.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO – 20H

  • Ementa: Analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores no processo de ensino da Matemática. Analisar as implicações da não compreensão da Linguagem matemática no processo de aprendizagem da Matemática ensinada no Ensino Médio. Desafios e perspectivas na relação professor-aluno que requer uma nova performance para atender os jovens e adolescentes do Ensino Médio.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR – 20H

  • Ementa: Destinada à formação didático pedagógica, oportunizando a reflexão sobre a prática e o papel do professor universitário, bem como o conhecimento e habilidades pedagógicas para o desempenho adequado da função docente. Relação professor-aluno adulto (Andragogia); Planejamento de ensino, ementa, objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação do processo ensino-aprendizagem; Transposição Didática; Estratégias de ensino como meios para facilitação da aprendizagem dos alunos; Simulação de aulas para banca de seleção de professores.

MODELAGEM MATEMÁTICA – 20H

  • Ementa: O crescimento da Educação Matemática no Brasil. Conceito de Modelo Matemático. O que é Modelagem Matemática? A Modelagem Matemática como Tendência de Pesquisa em Educação no Brasil. Modelagem Matemática na Educação. Aproximações entre Modelagem Matemática e Etnomatemática. Modelagem Matemática e Planejamento. Percepções de professores quanto à aplicação da modelagem na sala de aula. Percepções de alunos quanto à participação em trabalho de modelagem. A escolha de temas para atividades de modelagem na escola. O encaminhamento de conteúdos de matemática em um projeto de modelagem. A avaliação de um trabalho de modelagem. Indicações de aplicação de modelagem em sala de aula. A Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A Modelagem Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. A Modelagem Matemática no Ensino Médio e Superior.

METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO MATEMÁTICA – 20H

  • Ementa: Discute criticamente as metodologias ativas de ensino-aprendizagem no contexto da mudança da formação dos profissionais de matemática. Abordam as principais metodologias ativas usadas no âmbito do ensino fundamental, médio e superior, ancorada na aprendizagem significativa, TBP, PBL-project, PBL-problem, Portifólio-reflexivo. 

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA – 20H

  • Ementa: Este módulo orienta o estudante quanto à estrutura, desenvolvimento e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, num formato de conhecimento universal, personalizado e sob os fundamentos da ciência específica.

TÓPICOS DE GEOMETRIA I – 20H

  • Ementa: Geometria Plana, Geometria Espacial e Isometrias.

TÓPICOS DE GEOMETRIA II – 20H

  • Ementa: Geometria Analítica com tratamento vetorial, Formas Quadráticas no plano e no espaço e transformações geométricas.

ÁLGEBRA LINEAR – 20H

  • Ementa: Sistemas lineares. Coordenadas no plano e no espaço. Vetores, produto escalar, determinantes, produto vetorial, produto misto. Equações de retas e planos. Subespaços vetoriais, bases. Transformações lineares, matrizes, autovalores e autovetores.

FUNÇÕES ELEMENTARES – 20H

  • Ementa: Função quadrática, funções logarítmicas e exponenciais, função modular e funções trigonométricas.

CALCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I – 20H

  • Ementa: Limites e Continuidade de funções de uma variável; Derivada de funções de uma variável. Integral e Aplicações.

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II – 20H

  • Ementa: Integral dupla, tripla e equações diferenciais ordinárias.

ANÁLISE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE – 20H

  • Ementa: Análise Combinatória: Introdução, Combinações e Permutações, Outros Métodos de Contagem, Números Binomiais.  Probabilidade: Fenômenos Determinísticos e não Determinísticos, Definição e Propriedades de Probabilidade, Teoremas e Tipos de Eventos.

TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA – 20H

  • Ementa: Utilizar os recursos do software Geogebra para: realizar construções com pontos, vetores, segmentos, retas, funções definidas implicitamente ou explicitamente no plano e produzir animações. Operar com sequências e matrizes. Realizar construções geométricas no espaço bidimensional e tridimensional.

ESTATÍSTICA – 20H

  • Ementa: Introdução à inferência estatística, Estimação, Testes de Hipóteses e Regressão Linear.

Pré-requisitos:

Portadores de Diploma de Graduação.

Público Alvo:

Se destina aos graduados em Matemática, Física, Estatística, Química, Pedagogia, Engenharia, Economia, Administração, Ciências Contábeis dentre outros que se proponham a trabalhar com o desenvolvimento de técnicas de ensino de conteúdos matemáticos.


COORDENADOR

Daniela de Oliveira Souza

Daniela de Oliveira Souza

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna (2000). Tem especialização em Educação Matemática e é mestre em Pesquisa Operacional com ênfase em Inteligência computacional . Doutora em Ciências da Educação pela Universidad Americana (2016) ainda não revalidado no Brasil. Atualmente é professora da UniRedentor/RJ. Atua como professora no ensino médio e fundamental da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro-RJ e como professora no ensino fundamental na Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Itaperuna. Tem experiência nas áreas de Engenharia ,Arquitetura, Administração, Biologia e Sistema de Informação atuando principalmente nos seguintes temas: Cálculo, Pesquisa Operacional, Métodos de Multicritério de Apoio a Decisão; Matemática Financeira, Estatística Aplicada , Matemática Discreta, Equações Diferenciais,Probabilidade e Estatistica, Geometria Analítica e Descritiva. Atuou na elaboração de material didático-pedagógico (conteudista para EaD), no curso de Engenharia Civil e Engenharia de Produçao para a UniRedentor- Centro Universitário Redentor/RJ.