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Fala e Linguagem

Pós-Graduação Carga Horária: 360 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Saúde

Fala e Linguagem


Apresentação:

Pós-graduação LATO SENSU

Aulas mensais

O atual mercado de trabalho, com seus avanços técnicos exige um profissional fonoaudiólogo atualizado em conhecimentos teórico-práticos dentro da clínica de fala e linguagem. Para que sua atuação seja mais segura com os pacientes com distúrbios de fala e linguagem torna-se necessário o aprimoramento e especialização desse profissional para a intervenção.

Objetivo:

Aprimorar e especializar para a intervenção em fala e linguagem, treinando e capacitando o fonoaudiólogo para executar um trabalho de qualidade no atendimento clínico e domiciliar.

Disciplinas:

NEUROLOGIA APLICADA À LINGUAGEM E APRENDIZAGEM – 20H

  • Ementa: Neurofisiologia geral; Sistema sensorial; Sistema motor; Sistema Nervoso Autônomo; Formação reticular; Hipotálamo; Sistema límbico; Fisiologia do córtex cerebral. Neuroplasticidade. Ênfase nos sistemas relacionados com a fala, linguagem, aprendizagem e audição, abordando as patologias mais frequentes e ressaltando os aspectos e as implicações específicas da área da fonoaudiologia.

AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA FALA E DA LINGUAGEM – 20H

  • Ementa: Desenvolvimento normal e teorias de aquisição da fala e da linguagem. Linguagem, Pensamento e Cognição. Aquisição, processamento e desenvolvimento normal da linguagem (sintaxe, morfologia, fonologia, semântica, pragmática). Influência dos aspectos cognitivos, perceptivos, sociais e afetivos no desenvolvimento da linguagem. Aquisição, processamento e desenvolvimento normal da fala.

AVALIAÇÃO, DIAGNÓSTICO E ATUAÇÃO NOS DISTÚRBIOS E ATRASOS DE LINGUAGEM ORAL – 20H

  • Ementa: Transtornos do desenvolvimento da linguagem infantil. Anamnese, avaliação, planejamento e execução de técnicas terapêuticas de linguagem infantil. Equipe interdisciplinar/transdisciplinar. Participação e adesão da família ao tratamento. Inclusão educacional e práticas fonoaudiológicas nos três níveis de atenção à saúde.

AVALIAÇÃO, DIAGNÓSTICO E ATUAÇÃO NAS DIFICULDADES E NOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM: DISLEXIA, DISCALCULIA E DISGRAFIA – 20H

  • Ementa: Fundamentação e análise dos processos cognitivos que envolvem pré-competências que antecedem a aquisição da leitura e escrita. Anatomia da aprendizagem. Linguagem escrita: desenvolvimento e dificuldades. Consciência Fonológica. A influência dos aspectos sociais, cognitivos, perceptivos e linguísticos do processo de letramento. A relação do Processamento Auditivo e dificuldade de leitura e escrita. Transtornos de Aprendizagem. Detalhamento e aplicação da anamnese e dos instrumentos de avaliação da linguagem escrita. Introdução às técnicas terapêuticas.

AVALIAÇÃO, DIAGNÓSTICO E ATUAÇÃO NA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL – 20H

  • Ementa: Definições, histórico, etiologia, semiologia, diagnóstico, avaliação e terapia da deficiência intelectual. Práticas educacionais (adaptação curricular, de avaliações, e mediação). Inclusão.

AVALIAÇÃO, DIAGNÓSTICO E ATUAÇÃO NA SÍNDROME DE DOWN – 20H

  • Ementa: Definições, histórico, etiologia, semiologia, diagnóstico, avaliação e terapia da síndrome de Down. Práticas educacionais (adaptação curricular, de avaliações, e mediação). Inclusão.

AVALIAÇÃO, DIAGNÓSTICO E ATUAÇÃO NO AUTISMO – 20H

  • Ementa: Conceito, fatores etiológicos, características clínicas, avaliações, indicadores de risco para constituição autística, diagnóstico de autismo. Funcionamento mental das pessoas com autismo. Intervenção no espectro do autismo incluindo atendimento multiprofissional e transdisciplinar. Nutrição e terapia nutricional. Práticas educacionais (adaptação curricular, de avaliações, e mediação). Inclusão.

AVALIAÇÃO, DIAGNÓSTICO E ATUAÇÃO NO TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE – 20H

  • Ementa: Definições, histórico, etiologia, semiologia, diagnóstico, avaliação e terapia no Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Práticas educacionais (adaptação curricular, de avaliações, e mediação). Inclusão.

AVALIAÇÃO, DIAGNÓSTICO E ATUAÇÃO NOS TRANSTORNOS DA FLUÊNCIA – 20H

  • Ementa: Definições, histórico, etiologia, semiologia, diagnóstico, avaliação e terapia dos transtornos da fluência da fala.

AVALIAÇÃO E TERAPIA DE LINGUAGEM NA DEFICIÊNCIA AUDITIVA – 20H

  • Ementa: Definições, histórico, etiologia, semiologia, diagnóstico, avaliação e terapia na deficiência auditiva. Práticas educacionais (adaptação curricular, de avaliações, e mediação). Inclusão.

PROCESSAMENTO AUDITIVO E TRANSTORNOS DA LINGUAGEM – 20H

  • Ementa: Sistema auditivo. Processamento auditivo central: definição e caracterização. Causas da perturbação do processamento auditivo. Testes auditivos para rastreio do processamento auditivo (RPA). Avaliação do processamento auditivo. Dificuldades de aprendizagem e perturbação da comunicação no contexto do processamento auditivo. Treino auditivo na perturbação do processamento auditivo.

METODOLOGIA DE PESQUISA – 20H

  • Ementa: Apresentação de teorias que possam fundamentar a elaboração do projeto de pesquisa e construção de artigos dentro da linguagem e tratamento cientifico de forma que possam ser aceitos pela comunidade cientifica da área. Normas REINPEC.

AVALIAÇÃO, DIAGNÓSTICO E ATUAÇÃO NAS ALTERAÇÕES NEUROLÓGICAS DO ADULTO – 20H

  • Ementa: Linguagem adulta normal. Conceito, características, sinais e sintomas e compreensão de diagnóstico diferencial das afecções neurológicas adquiridas. Avaliação, diagnóstico, prognóstico e terapia.

DISTÚRBIOS FONOLÓGICOS/APRAXIA DE FALA – 20H

  • Ementa: Desenvolvimento da fala. Conceitos básicos, abordagens fonéticas articulatórias, fonética acústica, fonologia, transcrição fonética. Alterações fonéticas x fonológicas. Apraxia de fala. Fatores que intervém na produção da fala: orgânicos, neurológicos, funcionais e sensoriais. Classificação dos erros de fala. Avaliação. Diagnóstico diferencial. Tratamento dos transtornos da fala.

COMUNICAÇÃO SUPLEMENTAR ALTERNATIVA – 20H

  • Ementa: Fundamentos teóricos da Comunicação Alternativa. Abordagens terapêuticas. Comunicação Alternativa: avaliação e recursos tecnológicos. Comunicação Alternativa e aprendizagem. 

ALFABETIZAÇÃO E ADAPTAÇÃO CURRICULAR – 20H

  • Ementa: Desenvolvimento do aluno com necessidades educacionais especiais. Políticas publicas educacionais inclusivas. Mediação educacional. Adaptação curricular, adaptação de provas e atividades, adaptação do ambiente e da rotina. Tecnologias assistivas. Recursos de acomodação.

FUNÇÕES EXECUTIVAS E ESTIMULAÇÃO DA LINGUAGEM – 20H

  • Ementa: Funções cognitivas. Reabilitação cognitiva. Neuroaprendizagem. Neurônios espelho. Sistema límbico: afeto e processo de aprendizagem.

NOVAS TECNOLOGIAS EM TERAPIA DE LINGUAGEM – JOGOS, NEUROFEEDBACK – 20H

  • Ementa: Neurociências e Estimulação Cerebral. Neurociência e suas relações com as patologias fonoaudiológicas mais comuns.

Pré-requisitos:

Portadores de Diploma em Fonoaudiologia.

Público Alvo:

Profissionais com graduação em fonoaudiologia.


COORDENADOR

Carolina de Freitas do Carmo

Carolina de Freitas do Carmo

Doutoranda em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Mestre em Ciências da Saúde, área de concentração em Saúde da Criança e do Adolescente, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 2011. Pós Graduação em Gestão Educacional em Instituição de Ensino Superior - Faculdade Redentor/RJ, 2014. Pós Graduação em Linguagem pelo Centro de Estudos em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC/MG), 2008. Graduada em Fonoaudiologia pelas Faculdades Metodistas Integradas Isabela Hendrix, 2002. Fonoaudióloga clínica e consultora.