facebook pixel code

Fisioterapia em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal

Pós-Graduação Carga Horária: 380 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Fisioterapia

Apresentação:

O curso inclui os aspectos de atual vivência dos Fisioterapeutas que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de Neonatologia e de Pediatria. Abrange os cuidados de fisioterapia em pediatria e neonatologia na área hospitalar.

Este curso abrange de forma global e específica os cuidados de fisioterapia (respiratória e motora) para pacientes pediátricos e neonatais hospitalizados, contemplando os métodos de prevenção, avaliação e intervenção em situações clínicas de média e alta complexidade em UTI.

Apresenta módulos teóricos e práticos com simuladores, possibilitando a vivência e o treinamento prático do participante sob a monitoria de 01 ou mais monitor (es).

Objetivo:

Contribuir com a formação e atualização dos profissionais Fisioterapeutas que atuam ou que pretendem iniciar sua opção de atuação na área profissional - Fisioterapia em Neonatologia e Pediatria em UTI;

Estimular o desenvolvendo de um perfil altamente qualificado no exercício de sua profissão, permeado por atitudes reflexivas, criticas, humanitárias e éticas, com responsabilidade e competência para atuar em UTI Neonatal e Pediátrica;

- Abordar temas e atividades que contribuam para a formação de um perfil profissional de gerenciamento (de riscos/indicadores/protocolos) para o Fisioterapeuta em UTI.

Disciplinas:

  • Fisiologia geral e aplicada a Neonatologia
Módulo teórico-prático com discussão de casos clínicos aplicados em Neonatologia e treinamento com simuladores. Após cursar essa disciplina o aluno conhecerá a fisiologia cardiorrespiratória e neurológica em neonatologia.

  • Fisiopatologia Cardiopulmonar Neonatal
Módulo teórico-prático com discussão de casos clínicos aplicados em Neonatologia e treinamento com simuladores. Após cursar essa disciplina o aluno será capaz de reconhecer a fisiopatologia das principais doenças cardiopulmonares que acometem o recém-nascido a termo e prematuro.
  • Fisiologia geral e aplicada a Pediatria
Módulo teórico-prático com discussão de casos clínicos aplicados em Pediatria e treinamento com simuladores. Após cursar essa disciplina o aluno conhecerá a fisiologia cardiorrespiratória e neurológica em pediatria.

  • Fisiopatologia Cardiopulmonar em Pediatria
Módulo teórico-prático com discussão de casos clínicos aplicados em Pediatria e treinamento com simuladores. Após cursar essa disciplina o aluno será capaz de reconhecer a fisiopatologia das principais doenças cardiopulmonares que acometem a criança e o adolescente em UTI.

  • Diagnóstico por imagem em Neonatologia e em Pediatria
Módulo teórico-prático com discussão de casos clínicos e exames de imagem. Capacita o aluno para a interpretação de exames de imagem em neonatologia e pediatria.

  • Mecânica Respiratória Avançada, Muco, Tosse, classificações da fisioterapia respiratória em pediatria e neonatologia
Após cursar esta disciplina o especializando desenvolverá as competências: capacidade de avaliar a mecânica respiratória, as alterações do muco e da tosse em diferentes fisiopatologias respiratórias em pediatria e neonatologia; capacidade para indicar e contra indicar as técnicas de fisioterapia respiratória nesta faixa etária; capacidade para aplicar as técnicas de fisioterapia respiratória indicadas, objetivando a prevenção e tratamento das alterações funcionais do sistema respiratório nas situações clínicas mais frequentes desta faixa etária.

  • Prática de Ventilação Pulmonar Mecânica Não Invasiva em PedNeo
Módulo teórico-prático com treinamento em equipamentos de Ventilação Não Invasiva com discussão de casos clínicos em pediatria e neonatologia. Inclui teoria e prática com Sistema de Alto Fluxo.

  • Monitoração do paciente em UTI Neonatal e Pediátrica
Capacita o aluno para a monitoração clínica e gráfica em UTI Pediátrica e Neonatal. Inclui prática e monitoração do NO2 com monitor de metahemoglobina.

  • Semiologia neuromuscular, desenvolvimento neuropsicomotor, órteses e próteses

Após cursar esta disciplina o participante desenvolverá as seguintes competências: capacidade para avaliar e interpretar os dados encontrados na semiologia neuromotora em UTI Ped/Neo.

  • Fisioterapia motora aplicada a criança e ao recém-nascido
Atualização sobre a intervenção/mobilização precoce em UTI Ped e estímulo sensório motor em Neo, módulo teórico-prático com pacientes e discussão de casos clínicos.

  • Prática de Ventilação Pulmonar Mecânica Invasiva em PedNeo
Módulo teórico-prático com treinamento em equipamentos de VPM com discussão de casos clínicos em pediatria e neonatologia. Inclui teoria e prática com ventilação de oscilação de alta frequência (VOAF).

  • Cuidados Intensivos I: na UTI Pediátrica
Módulo teórico-prático com discussão de casos clínicos aplicados em Pediatria e treinamento com simuladores.

  • Fisioterapia na Emergência
Módulo teórico-prático com discussão de casos clínicos aplicados em Pediatria e treinamento com simuladores. Treinamento do fisioterapeuta nas situações de emergência: via aérea difícil, PCR, crises convulsivas, aspiração de corpo estranho, etc.

  • Cuidados Intensivos II: na UTI Neonatal
Módulo teórico-prático com discussão de casos clínicos aplicados em Neonatologia e treinamento com simuladores.

  • Noções avançadas de procedimentos em UTI Neo e Pediátrica
Módulo teórico-prático abordando os procedimentos mais frequentes em UTI (pediatria: aspiração de vias aéreas, extubação, intubação, drenagem de toráx. Neo: drenagem de tórax, PIC, DVE/DVP). 

  • Fisioterapia aplicada a Oncologia Pediátrica  na UTI
Desenvolver conhecimento sobre a oncopediatria (doenças mais prevalentes, fisiopatologia; atuação do fisioterapeuta na prevenção e intervenção respiratória e motora, na ventilação não invasiva e invasiva; cuidados especiais)]

  • Fisioterapia no pré e pós-operatório de cirurgias torácicas e abdominais
Cuidados de fisioterapia nos principais casos pós-operatórios de cirurgias tóracoabdominais.

  • EAD - Metodologia da Pesquisa e Noções Básicas de Gestão em Fisioterapia

  • Apresentação (presencial) do TCC 
Apresentação oral do TCC e discussão com a banca examinadora. O participante (aluno) deverá apresentar oralmente o seu TCC.

Pré-requisitos:

Público Alvo:
Fisioterapeutas graduados por instituição reconhecida pelo MEC.

COORDENADOR

Profª. Drª. Cintia Johnston

Profª. Drª. Cintia Johnston

Profa. Af. Departamento de Pediatria, UNIFESP/EPM Fisioterapeuta Pediatria/Neonatal, HU-UNIFESP Coordenadora - Residência Multiprofissional em Saúde da Criança/Adolescente,COREMU/UNIFESP Coordenadora - Cursos de Especialização em Fisioterapia Ped/Neo,UNIFESP/EPM

PROFESSOR