facebook pixel code

Fisioterapia em Traumatologia e Ortopedia Funcional

Pós-Graduação Carga Horária: 360 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Saúde

Apresentação:

Pós-Graduação LATO SENSU Aulas mensais. A Pós Graduação em Fisioterapia em Traumatologia e Ortopedia Funcional, capacitará o profissional fisioterapeuta no diagnóstico e reabilitação dos diferentes tipos de disfunções traumato-ortopédicas e desportivas, em uma abordagem prática, científica e atualizada.

Disciplinas:

ANATOMIA PALPATÓRIA - 20 Horas
Ementa:
  • Atualizar o aluno em temas específicos e relevantes, relacionados a aspectos da anatomia funcional dos membros superiores, inferiores, discutindo sua correlação com a prática clínica ortopédica. Um bom conhecimento da anatomia palpatória permite que se execute técnicas de tratamentos de forma mais precisa, promovendo desta maneira a melhora do quadro clínico do paciente e sucesso na terapia. 

MÉTODOS FISIOTERAPÊUTICOS PARA OS MMSS E MMII - 20 Horas
Ementa:
  • Atualizar o aluno em temas específicos e relevantes das disfunções dos membros superiores e inferiores relacionando os temas a pacientes ortopédicos e traumatológicos. Discutir formas de avaliação e tratamento aplicados às disfunções relacionadas. 

INTERVENÇÃO FISIOTERÁPICA NAS LESÕES ORTOPÉDICAS, TRAUMATOLÓGICAS E DESPORTIVA - 20 Horas
Ementa:
  • Transmitir ao aluno conhecimentos sobre técnicas de prevenção e tratamento nas áreas de Fisioterapia Ortopédica, Traumatológica e Desportiva, além de estimular a pesquisa e produção científica nestas áreas. 

CONCEITO MAITLAND - 20 Horas
Ementa:
  • Introdução ao método de Maitland de avaliação e tratamento fisioterapêutico. Avaliação subjetiva. Avaliação objetiva da coluna lombar e articulações sacro-ilíacas. Artrocinemática da coluna lombar e articulações sacro-ilíacas. Movimentos acessórios. Manobras de tratamento (mobilização e manipulação). Biomecânica do tecido conjuntivo. 

CONCEITO MULLIGAN - 20 Horas
Ementa:
  • Introdução ao método Introdução ao Conceito Mulligan, Fisiologia e Biomecânica, NAGS, SNAGS, MWM, Tapping de Mulligan. 

CONCEITO EM PNF - 20 Horas
Ementa:
  • Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP) tem como objetivo permitir aos terapeutas analisar e avaliar o movimento do paciente, enquanto, ao mesmo tempo, facilita estratégias de movimentos funcionais com maior eficiência. A FNP tem como princípios a estimulação dos proprioceptores para aumentar a demanda feita ao mecanismo neuromuscular, integrando técnicas manuais de alongamento e fortalecimento com princípios neurofisiológicos de indução sucessiva, inervação e inibição recíproca, além do fenômeno de irradiação.

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO - 20 Horas
Ementa:
  • Apresentar aos alunos conhecimentos em exercício físico nos sistemas orgânicos: nervoso, cardiorrespiratório, endócrino e musculoesquelético. 

RECURSOS TERAPÊUTICOS MANUAIS EM TRAUMATO-ORTOPEDIA (BANDAGENS FUNCIONAIS) - 20 Horas
Ementa:
  • Atualizações em bandagens neuromusculares e bandagens funcionais aplicadas a fisioterapia desportiva e traumato-ortopedia. 

FISIOTERAPIA NAS DISFUNÇÕES DO JOELHO/PÉ/TORNOZELO E DESPORTIVA - 20 Horas 
Ementa:
  • Atualizações e relevâncias das disfunções do joelho relacionando os temas a pacientes ortopédicos e traumatológicos.

BIOMECÂNICA E CINESIOLOGIA FUNCIONAL - 20 Horas 
Ementa:
  • Biomecânica e Cinesiologia dos membros superiores, inferiores e coluna. 

ELETROTERMOTERAPIA - 20 Horas
Ementa:
  • Atualizações e aspectos eletrotermofototerapêuticos em tratamento de pacientes ortopédicos e traumatológicos.

TERAPIA MIOFASCIAL - 20 Horas
Ementa:
  • Generalidades, história, contração muscular, Trigger Point, Tender Point, aplicação técnica. 

DIAGNÓSTICO POR IMAGENS PARA FISIOTERAPEUTAS - 20 Horas
Ementa:
  • Diagnóstico e interpretação por imagem de pacientes ortopédicos, traumatológicos e reumatológicos. 

FISIOTERAPIA NAS DISFUNÇÕES DA COLUNA VERTEBRAL - 20 Horas
Ementa:
  • Tratamento das disfunções cérvico-toraco-lombares aplicado a pacientes traumatológicos e ortopédicos. 

CONCEITO MOBILIZAÇÃO NEURAL - 20 Horas
Ementa:
  • A Mobilização Neural visa minimizar e ou anular a dor causada por uma disfunção em um nervo periférico. É comum na apresentação clínica da disfunção de nervos periféricos a dor em Membros Superiores e Inferiores. 

MÉTODO PILATES APLICADO A TRAUMATO-ORTOPEDIA - 20 Horas
Ementa:
  • Aplicação do Método Pilates no tratamento das disfunções traumato-ortopédicas relacionadas ao esporte.

METODOLOGIA CIENTÍFICA I - 20 Horas
Ementa:
  • Elaboração e desenvolvimento de Projeto de Pesquisa. Análise e interpretação dos dados obtidos. Noções de Bioestatística. Apresentação formal dos produtos da Pesquisa.

ORIENTAÇÃO TCC - 20 Horas
Ementa:
  • Orientação para elaboração de TCC. Revisões e Correções do Projeto de TCC. Entrega do Projeto.

Pré-requisitos:

Nível Superior Completo

Público Alvo:

Fisioterapeuta e Terapeutas Ocupacionais


COORDENADOR

Pierre Augusto Victor da Silva

Pierre Augusto Victor da Silva

pos.atendimento@redentor.com70

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Iguaçu (2009), especialização em Fisioterapia Aplicada à Traumato-Ortopedia Funcional e Terapia Manual Aplicada pela Universidade Iguaçu (2010). Mestrando em Bioengenharia (UNICASTELO-SP). Atualmente é Coordenador e Professor do Curso de Fisioterapia da Faculdade Redentor, Itaperuna-RJ. Atua como Fisioterapeuta nas áreas Traumato-Ortopédica, Fisioterapia Desportiva e Pilates. Se dedica a pesquisas nas áreas de biomecânica do esporte, fototerapia, fisiologia neuromuscular, fisiologia do exercício e intervalo de repouso entre séries, atuando nos seguintes temas: exercício, fadiga muscular, creatina kinase e fototerapia. É integrante do conselho editorial do periódico Brazilian Journal of Biomotricity.