facebook pixel code

Fisioterapia em Urogineco e Obstetrícia

Pós-Graduação Carga Horária: 380h h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Fisioterapia

Apresentação:
Através deste curso, os profissionais que já atuam ou que desejam atuar na área de Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetrícia estarão expandindo e atualizando seus conhecimentos em temáticas pertinentes a esta área de atuação e pouco exploradas no curso de graduação.
Desta forma o aluno será estimulado a desenvolver uma visão crítica e reflexiva a respeito do processo saúde-doença que envolve esta área de atuação, bem como, sua atuação nos três níveis de prevenção. Neste contexto será dada ênfase à humanização da Fisioterapia na assistência aos problemas uroginecológicos e obstétricos, através de noções básicas da relação fisioterapeuta - paciente - família e dos princípios éticos e bioéticos.
O mercado atual da fisioterapia está baseado na busca de evidências científicas dos procedimentos fisioterapêuticos, este curso de pós-graduação irá estimular a pesquisa e contribuir para o crescimento técnico-científico da Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetrícia e do profissional que atua nesta área.
A concepção deste curso de pós-graduação está fundamentada na crescente demanda de problemas que afetam o assoalho pélvico da população e distúrbios originados do ciclo gravídico puerperal, desta forma necessitando de intervenção fisioterapêutica especializada. Além da necessidade de pesquisas clínicas que evidenciem a eficácia dos procedimentos fisioterapêuticos atuais utilizados mundialmente.
Desta forma, espera-se proporcionar, ao profissional dessa área, a aquisição de conhecimentos compatíveis com a realidade e a necessidade do mercado profissional, sempre enfatizando a humanização, a ética e a integração entre a teoria e a prática profissional baseada em evidências científicas.

Objetivo:
1. GERAL: Contribuir para o aperfeiçoamento e atualização da prática fisioterapêutica na área de Uroginecologia e Obstetrícia além de promover a qualificação do profissional para o ensino e a pesquisa.
2. ESPECÍFICOS
Aprofundar o conhecimento sobre as disfunções do assoalho pélvico e o processo fisiológico do ciclo gravídico-puerperal. Apresentar e discutir as bases fisiopatológicas das disfunções que envolvem o aparelho genital e reprodutivo.
Apresentar e discutir o processo de avaliação e técnicas fisioterapêuticas para a promoção, prevenção e tratamento das intercorrências clínicas no aparelho genital e reprodutivo.
Propor reflexões sobre a humanização, relação fisioterapeuta-paciente-família, ética e bioética na assistência fisioterapêutica em Uroginecologia e Obstetrícia.
Estimular a prática fisioterapêutica baseada em evidências científicas, assim como a realização de pesquisas na área.
Introduzir noções de interdisciplinaridade na prática assistencial junto aos profissionais que atuam nesta área.

Disciplinas:
Anatomia e Fisiologia do Sistema Genital Feminino 20
Fisiologia e Neurofisiologia da Micção 20
Fisiopatologia e Diagnóstico das Disfunções do Assoalho Pélvico 20
Avaliação Fisioterapêutica nas Disfunções do Assoalho Pélvico 20
Recursos Cinesioterapêuticos no Tratamento das Disfunções do Assoalho Pélvico 20
Recursos Eletroterapêuticos no Tratamento das Disfunções do Assoalho Pélvico 20
Urologia Masculina (Clínica) 10
Fisioterapia em Urologia Masculina 10
Urologia Infantil 20
Proctologia 20
Disfunções Sexuais: Clínica e Intervenção Fisioterapêutica 20
Metodologia da Pesquisa Científica 40
Adaptações Fisiológicas na Gravidez 20
Assistência Obstétrica na Gravidez de Baixo e Alto Risco 20
Abordagem Fisioterapêutica no Pré-Natal (Cinseioterapia) 20
Fisioterapia Aquática no Pré-Natal, Parto e Pós-Parto 20
Prática Hospitalar Aplicada 20
Assistência Fisioterapêutica no Parto Humanizado 20
Assistência Fisioterapêutica no Puerpério 20

Pré-requisitos:
Nível Superior Completo

Público Alvo:
Fisioterapeutas

PROFESSOR