facebook pixel code

Fonoaudiologia Hospitalar

Pós-Graduação Carga Horária: 400 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Saúde

Fonoaudiologia Hospitalar


Apresentação:

O aumento da necessidade da presença de fonoaudiólogos em ambiente hospitalar, ambulatorial e clínico auxiliando a promoção de altas mais rápidas e seguras dos pacientes exige o aprimoramento e especialização desse profissional para a intervenção em disfagia.

Objetivo:

Aprimorar e especializar para a intervenção em disfagia, treinando e capacitando o fonoaudiólogo para executarem um trabalho de qualidade dentro de hospitais, ambulatórios e nos atendimentos clínicos e domiciliares.

Disciplinas:

ANATOMOFISIOLOGIA ESTOMATOGNÁTICA – NEUROANATOMOFISIOLOGIA DA DEGLUTIÇÃO – 20H

  • Ementa:  Anatomofisiologia do sistema estomatognático. Desenvolvimento das funções do aparelho estomatognático do nascimento à idade adulta. Inter-relação do desenvolvimento global com o desenvolvimento das funções orais. Fatores que interferem no desenvolvimento do aparelho estomatognático. Neuroanatomofisiologia da deglutição.

ÉTICA E BIOSSEGURANÇA – 20H

  • Ementa: Diferentes noções de ética. Ética e sua influência na formação e identidade profissional: imagem, segurança, competição, mercado e valorização da profissão. Lei 6965/81. Código de ética do fonoaudiólogo. Normas e ações de biossegurança na rotina clínica fonoaudiológica.

DISFAGIAS OROFARÍNGEAS – AVALIAÇÃO CLÍNICA E INSTRUMENTAL – 20H

  • Ementa: Fisiopatologia da deglutição. Conceitos e tipos de disfagia. Disfagias orofaríngeas. Anamnese, avaliação e diagnóstico do paciente disfágico. Análise acústica da deglutição. Videofluoroscopia e videoendoscopia da deglutição.

ABORDAGEM FONOAUDIOLÓGICA NAS DISFAGIAS – PRINCÍPIOS DA REABILITAÇÃO E NOVOS RECURSOS TERAPÊUTICOS – 20H

  • Ementa: Reabilitação do paciente disfágico. Eletroestimulação, bandagem terapêutica, laser terapia, ultrassom.

PNEUMOLOGIA APLICADA À FONOAUDIOLOGIA - 20H

  • Ementa: Anatomofisiologia respiratória. Mecanismos de defesa pulmonar. Intervenção aplicada à fonoaudiologia. Intubação orotraqueal. Traqueostomia. Válvula de fala. Incentivadores. Estratégias, diagnóstico, tratamento e complicações da disfagia decorrente de pneumonia. Emergências.

HUMANIZAÇÃO E ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR – 20H

  • Ementa: Suporte psicoemocional. Assistência social hospitalar. Acolhimento humanizado. Atenção individualizada. Assistência multidisciplinar (medicina, nutrição, fisioterapia, psicologia).

PRINCÍPIOS DE GASTROENTEROLOGIA E ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NA CIRURGIA BARIÁTRICA – 20H

  • Ementa: Anatomofisiologia do aparelho digestivo. Mobilidade digestiva. Gastrostomia e jejunostomia. Cirurgia Bariátrica. Doença do refluxo gastroesofágico. Afecção gastroenterologica em pacientes de UTI. Tipos de sondas e aspectos nutricionais. Tratamento multidisciplinar.

ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NA CIRURGIA ORTOGNÁTICA – 20H

  • Ementa: Osteotomias (mandíbula, maxila, mento, cirurgias combinadas, expansão do palato). Anamnese, avaliação e tratamento fonoaudiológica pré e pós cirurgia ortognática. Tratamento multidisciplinar.

ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NAS ALTERAÇÕES CRANIOFACIAIS E FISSURAS LÁBIO PALATINAS – 20H

  • Ementa: Avaliações fonoaudiológicas clínica e instrumental. Aspectos nasais e otológicos de crianças com malformações craniofaciais. Reabilitação fonoaudiológica nas alterações craniofaciais e fissuras lábio palatinas. Atuação fonoaudiológica junto às gestantes. Orientação fonoaudiológica sobre cirurgias primárias e alimentação de bebês nascidos com fissura. Audição no paciente fissurado. Terapia para adequação da fala. Próteses de palato.

FONOAUDIOLOGIA NEONATAL E PEDIÁTRICA – 20H

  • Ementa: Conceito, prevenção, avaliação, diagnóstico e atuação fonoaudiológica na UTI Neonatal e Pediátrica. Aspectos teóricos da Neonatologia e Pediatria. Prematuridade. Aleitamento. Avaliação e estimulação sensório-motora oral. Integração à Equipe Multidisciplinar. Serviço Follow-up. Puericultura. Teoria síncrono ativa.

TESTE DA LINGUINHA E TESTE DA ORELHINHA - 20H

  • Ementa: Apresentação do protocolo de avaliação do frênulo da língua em bebês. Triagem Auditiva Neonatal (emissões otoacústicas).

METODOLOGIA DE PESQUISA – 20H

  • Ementa: Apresentação de teorias que possam fundamentar a elaboração do projeto de pesquisa e construção de artigos dentro da linguagem e tratamento cientifico de forma que possam ser aceitos pela comunidade cientifica da área. Normas REINPEC

ALTERAÇÕES NEUROLÓGICAS ADQUIRIDAS: AFASIA, DISARTRIA E APRAXIA – 20H

  • Ementa: Conceito, características, sinais e sintomas e compreensão de diagnóstico diferencial das afecções neurológicas adquiridas. Avaliação, diagnóstico, prognóstico e terapia da afasia, disartria e apraxia.

ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NO CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO – CUIDADOS PALIATIVOS EM FONOAUDIOLOGIA – 20H

  • Ementa: Conceito. Etiologia. Fisiopatologia. Tumores da cavidade oral e orofaringe. Implicações do tratamento radioterápico, quimioterápico e cirurgias (conceitos e classificações) no sistema estomatognático. Laringectomias parciais e totais. Terapia fonoaudiológica. Cuidados paliativos.

ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NO RONCO E APNEIA DO SONO – 20H

  • Ementa: Anatomofisiologia da via aérea superior. Interferências da língua, do palato mole, da estrutura craniofacial, de fatores neuromotores e do sistema estomatognático nas disfunções do sono. Anamnese, avaliação e diagnóstico fonoaudiológico. Tratamento fonoaudiológico no ronco e na apnéia do sono.

ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NA PARALISIA FACIAL, TRAUMA FACIAL E PACIENTE QUEIMADO – 20H

  • Ementa: Conceitos. Etiologias. Fisopatologias. Reabilitação fonoaudiológica na paralisia facial, trauma facial e paciente queimado.

GERONTOLOGIA E FONOAUDIOLOGIA – 20H

  • Ementa: Teoria geral da gerontologia. Conceitos em gerontologia. Biologia e epidemiologia do envelhecimento. Avaliação geriátrica. Nutrição, farmacologia e endocrinologia em gerontologia. Tratamento fonoaudiológico no idoso.

ATENDIMENTO EM UTI, HOME CARE E ALOJAMENTO CONJUNTO – 20H

  • Ementa: Princípios do atendimento fonoaudiológico em UTI, Home Care e Alojamento Conjunto e Followup.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FONOAUDIOLOGIA HOSPITALAR – 40H

  • Ementa: Estágio em fonoaudiologia hospitalar sob supervisão docente em hospital conveniado.

Pré-requisitos:

Portadores de Diploma em Fonoaudiologia.

Público Alvo:

Profissionais com graduação em fonoaudiologia.


COORDENADOR

Carolina de Freitas do Carmo

Carolina de Freitas do Carmo

Doutoranda em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Mestre em Ciências da Saúde, área de concentração em Saúde da Criança e do Adolescente, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 2011. Pós Graduação em Gestão Educacional em Instituição de Ensino Superior - Faculdade Redentor/RJ, 2014. Pós Graduação em Linguagem pelo Centro de Estudos em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC/MG), 2008. Graduada em Fonoaudiologia pelas Faculdades Metodistas Integradas Isabela Hendrix, 2002. Fonoaudióloga clínica e consultora.