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Gerontologia e Qualidade de Vida

Pós-Graduação Carga Horária: 360 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Enfermagem

Apresentação:

O Curso de Pós-Graduação em Gerontologia e Qualidade de Vida - de perfil interdisciplinar - visa capacitar profissionais de diversos campos do saber científico e qualificar sua intervenção em Gerontologia e Geriatria, com o propósito de promover a qualidade de vida, saúde e longevidade do público da Terceira Idade.

Disciplinas:

1.Conceitos Básicos em Gerontologia e Geriatria (20h)
a.Noções elementares de conceitos:
i.Envelhecimento ativo
ii.Expectativa de vida
iii.Autonomia
iv.Independência
v.Capacidade funcional e 
vi.Qualidade de vida.

2.Síndromes Geriátricas: Gigantes da Geriatria (20h)
a.Os pilares da geriatria:
i.Insuficiência Cognitiva
ii.Incontinência Urinária e Fecal
iii.Instabilidade Postural
iv.Imobilidade e
v.Iatrogenia.

3.Geriatria e Gerontologia Preventivas (20h)
a.Níveis de prevenção - da primária à quaternária
b.Modificando os hábitos de vida
c.Sedentarismo 
d.Tabagismo 
e.Abuso de álcool e
f.Obesidade.

4.Avaliação Geriátrica Ampla - AGA (20h)
a.Importância da atuação interdisciplinar junto à pessoa idosa
b.Visão integral do idoso e da idosa e
c.Abordagem holística.

5.Metodologia de Pesquisa e Didática do Ensino Superior (20h)
a.Métodos e técnicas de pesquisa
b.Abordagens qualitativa e quantitativa
c.Conceituação de projeto de pesquisa e monografia e
d.Modalidades de apresentação de trabalho científico.

6.Bioética e Envelhecimento (20h)
a.Ética da vida
b.Terminalidade
c.Processo de Morrer e
d.Testamento Vital.

7.Biologia do Envelhecimento (20h)
a.Teorias Biológicas do envelhecimento
b.A influência da genética na longevidade e
c.Fisiologia do envelhecimento dos principais sistemas do corpo humano.

8.Fisioterapia Gerontológica (20h)
a.Avaliação Multidimensional do Idoso
b.Prevenção de quedas e
c.Treino de marcha.

9.Cuidados de Enfermagem aos Idosos e Idosas - Cuidadores e Familiares (20h)
a.A tarefa de cuidar dos idosos e idosas
b.O estresse do cuidador
c.Cuidador formal e informal e
d.Importância da família no cuidado aos idosos e idosas.

10.Saúde Mental do Idoso e da Idosa (20h)
a.Alterações neurocognitivas próprias do envelhecimento
b.Depressão e ansiedade
c.Delirium
d.Avaliação da perda da memória do idoso
e.Demência da Doença de Alzheimer e
f.Outras demências.

11.Envelhecimento e Políticas Públicas (20h)
a.A Pessoa Idosa como sujeito de direitos sociais
b.Diretrizes e desafios da Política Nacional do Idoso - PNI e
c.O que mudou na vida das pessoas idosas com a Estatuto do Idoso?

12.Atividade Física Para o Idoso e a Idosa (20h)
a.Definição de atividade física e exercício físico
b.Programas de atividades físicas, orientação e/ou prescrição de exercício para idosos e
c.Análise e identificação da motricidade humana em relação às necessidades e   limitações dos Idosos e Idosas.

13.Gerontologia Educacional (20h)
a.Estudo e a prática de tarefas de ensino dirigidas à/sobre a pessoa idosa
b.Introdução e desenvolvimento de conceitos em Gerontogagia ou Gerontologia Educacional, Envelhecimento e Aprendizagem
c.Educação da sociedade em relação ao processo de envelhecimento e suas implicações.

14.Terapia Ocupacional na Velhice (20h)
a.A importância da Terapia Ocupacional para a saúde  física-psicológica e  social da pessoa idosa e
b.Tipos de terapias ocupacionais no envelhecimento.

15.Aspectos Psicológicos do Idoso e da Idosa (20h)
a.Papel do psicólogo/a na atuação gerontológica 
b.Projetos de vida e
c.Protagonismo do futuro, abordagens psicoterapêuticas para o idoso e a idosa.

16.Cuidados Paliativos/Finitude (20h)
a.Sentimentos diante da morte e
b.Habilidades dos profissionais de saúde, diante do retrocesso de morrer, medicina paliativa.

17.Contribuição da Fonoaudiologia para a Saúde dos Idosos (20h)
a.Importância da fonoaudiologia na prevenção e reabilitação de funções fonoaudiológicas na pessoa idosa.

18.Nutrição e Qualidade de Vida no Envelhecimento (20h)
a.Importância da alimentação para o envelhecimento saudável e ativo e
b.Alimentação e manutenção de saúde.

Pré-requisitos:

Nível Superior Completo

Público Alvo:

Profissionais de nível superior área de saúde, assistentes sociais, fisioterapeutas, biólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e médicos.


COORDENADOR

Prof. Me. José Anísio Pitico da Silva

Prof. Me. José Anísio Pitico da Silva

r.vianna@iespe.com.br31