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Gerontologia e Qualidade de Vida

Pós-Graduação Carga Horária: 360 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Sa√ļde

Apresentação:
O Curso de P√≥s-Gradua√ß√£o em Gerontologia e Qualidade de Vida - de perfil interdisciplinar - visa capacitar profissionais de diversos campos do saber cient√≠fico e qualificar sua interven√ß√£o em Gerontologia e Geriatria, com o prop√≥sito de promover a qualidade de vida, sa√ļde e longevidade do p√ļblico da Terceira Idade.

Objetivo:
O Curso de P√≥s-Gradua√ß√£o em Gerontologia e Qualidade de Vida - de perfil interdisciplinar - visa capacitar profissionais de diversos campos do saber cient√≠fico e qualificar sua interven√ß√£o em Gerontologia e Geriatria, com o prop√≥sito de promover a qualidade de vida, sa√ļde e longevidade do p√ļblico da Terceira Idade.

Disciplinas:

1.Conceitos B√°sicos em Gerontologia e Geriatria (20h)
a.No√ß√Ķes elementares de conceitos:
i.Envelhecimento ativo;
ii.Expectativa de vida;
iii.Autonomia;
iv.Independência;
v.Capacidade funcional; e 
vi.Qualidade de vida.

2.Síndromes Geriátricas: Gigantes da Geriatria (20h)
a.Os pilares da geriatria:
i.Insuficiência Cognitiva;
ii.Incontinência Urinária e Fecal;
iii.Instabilidade Postural;
iv.Imobilidade; e
v.Iatrogenia.

3.Geriatria e Gerontologia Preventivas (20h)
a.Níveis de prevenção - da primária à quaternária;
b.Modificando os h√°bitos de vida;
c.Sedentarismo; 
d.Tabagismo; 
e.Abuso de √°lcool; e
f.Obesidade.

4.Avaliação Geriátrica Ampla - AGA (20h)
a.Import√Ęncia da atua√ß√£o interdisciplinar junto √† pessoa idosa;
b.Vis√£o integral do idoso e da idosa; e
c.Abordagem holística.

5.Metodologia de Pesquisa e Did√°tica do Ensino Superior (20h)
a.Métodos e técnicas de pesquisa;
b.Abordagens qualitativa e quantitativa;
c.Conceituação de projeto de pesquisa e monografia; e
d.Modalidades de apresentação de trabalho científico.

6.Bioética e Envelhecimento (20h)
a.√Čtica da vida;
b.Terminalidade;
c.Processo de Morrer; e
d.Testamento Vital.

7.Biologia do Envelhecimento (20h)
a.Teorias Biológicas do envelhecimento;
b.A influência da genética na longevidade; e
c.Fisiologia do envelhecimento dos principais sistemas do corpo humano.

8.Fisioterapia Gerontológica (20h)
a.Avaliação Multidimensional do Idoso;
b.Prevenção de quedas; e
c.Treino de marcha.

9.Cuidados de Enfermagem aos Idosos e Idosas - Cuidadores e Familiares (20h)
a.A tarefa de cuidar dos idosos e idosas;
b.O estresse do cuidador;
c.Cuidador formal e informal; e
d.Import√Ęncia da fam√≠lia no cuidado aos idosos e idosas.

10.Sa√ļde Mental do Idoso e da Idosa (20h)
a.Altera√ß√Ķes neurocognitivas pr√≥prias do envelhecimento;
b.Depress√£o e ansiedade;
c.Delirium;
d.Avaliação da perda da memória do idoso;
e.Demência da Doença de Alzheimer; e
f.Outras demências.

11.Envelhecimento e Pol√≠ticas P√ļblicas (20h)
a.A Pessoa Idosa como sujeito de direitos sociais;
b.Diretrizes e desafios da Política Nacional do Idoso - PNI; e
c.O que mudou na vida das pessoas idosas com a Estatuto do Idoso?

12.Atividade Física Para o Idoso e a Idosa (20h)
a.Definição de atividade física e exercício físico;
b.Programas de atividades físicas, orientação e/ou prescrição de exercício para idosos; e
c.An√°lise e identifica√ß√£o da motricidade humana em rela√ß√£o √†s necessidades e   limita√ß√Ķes dos Idosos e Idosas.

13.Gerontologia Educacional (20h)
a.Estudo e a prática de tarefas de ensino dirigidas à/sobre a pessoa idosa;
b.Introdução e desenvolvimento de conceitos em Gerontogagia ou Gerontologia Educacional, Envelhecimento e Aprendizagem;
c.Educa√ß√£o da sociedade em rela√ß√£o ao processo de envelhecimento e suas implica√ß√Ķes.

14.Terapia Ocupacional na Velhice (20h)
a.A import√Ęncia da Terapia Ocupacional para a sa√ļde  f√≠sica-psicol√≥gica e  social da pessoa idosa; e
b.Tipos de terapias ocupacionais no envelhecimento.

15.Aspectos Psicológicos do Idoso e da Idosa (20h)
a.Papel do psic√≥logo/a na atua√ß√£o gerontol√≥gica; 
b.Projetos de vida; e
c.Protagonismo do futuro, abordagens psicoterapêuticas para o idoso e a idosa.

16.Cuidados Paliativos/Finitude (20h)
a.Sentimentos diante da morte; e
b.Habilidades dos profissionais de sa√ļde, diante do retrocesso de morrer, medicina paliativa.

17.Contribui√ß√£o da Fonoaudiologia para a Sa√ļde dos Idosos (20h)
a.Import√Ęncia da fonoaudiologia na preven√ß√£o e reabilita√ß√£o de fun√ß√Ķes fonoaudiol√≥gicas na pessoa idosa.

18.Nutrição e Qualidade de Vida no Envelhecimento (20h)
a.Import√Ęncia da alimenta√ß√£o para o envelhecimento saud√°vel e ativo; e
b.Alimenta√ß√£o e manuten√ß√£o de sa√ļde.

Pré-requisitos:
Nível Superior Completo

Público Alvo:
Profissionais de n√≠vel superior √°rea de sa√ļde, assistentes sociais, fisioterapeutas, bi√≥logos, fonoaudi√≥logos, psic√≥logos, terapeutas ocupacionais e m√©dicos.

COORDENADOR

Prof. Me. José Anísio Pitico da Silva

Prof. Me. José Anísio Pitico da Silva

Mestre em Servi√ßo Social/UFJF | Especialista em Gest√£o Estrat√°gica P√ļblica - Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro/BH |Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia/SBGG-MG | Graduado em Servi√ßo social/UFJF | Atuou como coordenador do PR√ď-IDOSO/AMAC-PJF no per√≠odo de 1983 a 2005 | Integrante do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa/JF | Assistente Social do Departamento de Sa√ļde do Idoso/Secretaria de Sa√ļde - PJF | Professor Convidado Curso T√©cnico "CUIDADOS DE IDOSOS" - Faculdade Suprema/JF - PRONATEC

PROFESSOR