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Gerontologia Multidisciplinar

Pós-Graduação Carga Horária: 360 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Saúde

Gerontologia Multidisciplinar


Apresentação:

Pós-graduação Lato Sensu.

Aulas mensais.

As transformações sociodemográficas dos últimos anos foram responsáveis pelo aumento da parcela de idosos em todo o mundo. Em 2020, segundo estimativas, o Brasil deverá ser o sexto país em número de idosos. Nesse contexto, as mudanças biopsicossociais inerentes ao envelhecimento necessitam de um entendimento holístico. Diante dessa realidade demográfica e social do país e o desejo de que o envelhecimento seja uma experiência positiva, uma vida mais longa deve ser acompanhada de oportunidades contínuas de saúde, participação e segurança. A Organização Mundial de Saúde (OMS) adotou um termo “envelhecimento ativo” para expressar o processo de conquista dessa visão.

Com o intuito de suprir esta necessidade de adequação e/ou adaptação a este recente contexto, a busca de profissionais qualificados que atuem na área de Gerontologia tem crescido muito nos últimos anos. Diante da necessidade de capacitação de recursos humanos especializados para atenção à pessoa idosa, e principalmente quanto à compreensão de sua autonomia e independência, é proposto este curso de Pós-Graduação em Gerontologia Multidisciplinar.


Objetivo:

Objetivo geral:

  • O curso tem por objetivo suprir a formação de profissionais em relação ao campo de envelhecimento e articular de forma trans e interdisciplinares características históricas, sociais e fisiológicas do envelhecimento, de forma a capacitar um profissional crítico a oferecer ferramentas para atendimento, gestão e promoção à saúde do idoso.

Objetivos Específicos:

  • Qualificar profissionais de saúde e afins em atender a população da terceira idade;
  • Trazer conhecimentos acerca do processo de envelhecimento e suas alterações fisiológicas, enfatizando a promoção e prevenção de saúde visando um envelhecimento saudável;
  • Capacitar o profissional para uma visão crítica do processo histórico e social do envelhecimento;
  • Contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos teórico-metodológicos que contemplem os profissionais diante do exercício nas áreas de Geriatria e Gerontologia;
  • Capacitar o profissional para o planejamento de ações estratégicas e gestão dos serviços de saúde do idoso.

Disciplinas:

FUNDAMENTOS DA SAÚDE DO IDOSO E TEORIAS DO ENVELHECIMENTO – 20H

  • Ementa: O envelhecimento, a longevidade e a qualidade de vida; estudar as teorias do envelhecimento, fornecer informações sobre o histórico e desenvolvimento da geriatria e gerontologia no Brasil e no mundo; estudar os conceitos e metodologias atuais em geriatria e gerontologia e a atuação da equipe multiprofissional nos níveis de atenção à saúde.

GERONTOLOGIA SOCIAL, POLÍTICAS SOCIAIS E DE SAÚDE PARA IDOSOS – 20H

  • Ementa: Processo da transição demográfica no Brasil e no mundo; discutir conceitos básicos sobre envelhecimento populacional e individual; analisar o impacto epidemiológico da transição demográfica no Brasil e os seus reflexos na realidade social e de saúde da população, estudar a organização e administração de instituições formais e não formais que prestam assistência ao idoso, bem como as políticas nacionais que visem o bem-estar do mesmo.

EPIDEMIOLOGIA DO ENVELHECIMENTO – 20H

  • Ementa: Bases para o estudo da epidemiologia, incluindo conceitos básicos, transições demográfica e epidemiológica, indicadores de saúde, sistemas de informação em saúde. Também são estudados os fundamentos do método epidemiológico e sua aplicação no campo da Gerontologia: epidemiologia descritiva, modelos de estudos em epidemiologia, delineamento de estudos, erros e vieses em pesquisas. Ênfase no planejamento de estudos epidemiológicos e na análise crítica de artigos científicos da área.

AVALIAÇÃO GERIÁTRICA FUNCIONAL – 20H

  • Ementa: Abordar as dimensões interdisciplinares da avaliação de um paciente idoso.  Avaliação neuropsicológica. Avaliação social. Avaliação funcional. Avaliação Geriátrica Ampla. Instrumentos e escalas de avaliação. Escalas de atividades da vida diária. Testes psicométricos. Testes de avaliação motora, de equilíbrio e de marcha. Escalas de depressão.

BIOLOGIA E FISIOLOGIA DO ENVELHECIMENTO I: ASPECTOS CARDIOVASCULARES E RESPIRATÓRIOS – 20H

  • Ementa: Propiciar conhecimento da fisiologia normal do envelhecimento e suas alterações. Discutir aspectos específicos que contribuem para as alterações biológicas e fisiológicas durante o processo do envelhecer. Introduzir e discutir conceitos e termos do envelhecimento saudável X senilidade X senescência. Abordar a biologia e fisiologia do envelhecimento e  as principais condições patológicas que afetam o sistema cardiovascular e respiratório do idoso.

BIOLOGIA E FISIOLOGIA DO ENVELHECIMENTO II: ASPECTOS MUSCULOESQUELÉTICOS – 20H

  • Ementa:Propiciar conhecimento da fisiologia normal do envelhecimento e suas alterações. Discutir aspectos específicos que contribuem para as alterações biológicas e fisiológicas durante o processo do envelhecimento.  Abordar a biologia e fisiologia nas principais condições fisiopatológicas do sistema musculoesquelético.

BIOLOGIA E FISIOLOGIA DO ENVELHECIMENTO III: ASPECTOS IMUNOLÓGICOS, DIGESTIVOS E METABÓLICOS – 20H

  • Ementa: Propiciar o conhecimento da fisiologia normal do envelhecimento e suas alterações. Abordar a biologia e fisiologia dos aspectos imunológicos, digestivos e metabólicos no envelhecimento.

ENVELHECIMENTO CUTÂNEO E ASPECTOS DERMATOLÓGICOS – 20H

  • Ementa: Estudo da anatomia, fisiologia e histologia da pele; Classificação dos tipos de pele; Processo de envelhecimento cutâneo: causas endógenas e exógenas.

METODOLOGIA CIENTÍFICA E DE PESQUISA – 20H

  • Ementa: História e filosofia da ciência. Conhecimento científico. Pesquisa científica: Métodos; Técnicas; Etapas; Tipos de pesquisa; Elementos constitutivos do projeto de pesquisa; Artigos; Resenhas; Normas para apresentação de trabalhos científicos. Elaboração de artigo científico, modelo REINPEC.

BIOLOGIA E FISIOLOGIA DO ENVELHECIMENTO IV: ASPECTOS NEUROFIOSIOLÓGICOS – 20H

  • Ementa: Propiciar conhecimento da fisiologia normal do envelhecimento e suas alterações. Discutir aspectos neurofisiológicos do envelhecimento.

ÉTICA E PSICOGERONTOLOGIA: ASPECTOS PSICOSSOCIAIS DO ENVELHECIMENTO – 20H

  • Ementa: Fundamentos da Gerontopsicologia. Aceitação e qualidade de vida na terceira idade. Quadro da psicologia evolutiva. Atitudes, mitos e estereótipos. Mudança no campo dos interesses e no sistema de valores. Afetividade e Sexualidade. Direitos do idoso. Auto­estima. Dificuldades no cuidado familiar. Participação social do idoso na comunidade. Autonomia. Isolamento, conforto e satisfação do viver. Patologia, efeitos psicossociais hospitalização. Sono e repouso. Neuropsicologia. Aspectos cognitivos do envelhecimento ­ inteligência, memória e aprendizagem. A ação humana: ética e moral – valores.

ERGONOMIA E ATIVIDADE FÍSICA NO ENVELHECIMENTO – 20H

  • Ementa: Fundamentos da ergonomia e suas implicações na gerontologia.  Atividade física no envelhecimento: qualidade de vida, capacidade funcional e alternativas de atendimento.

ASPECTOS DA NUTRIÇÃO DE IDOSOS – 20H

  • Ementa: Utilização das dietas associadas a longevidade, restrição calórica. Avaliação do estado nutricional em idosos e apresentação dos conceitos gerais relacionados com envelhecimento (desnutrição, anorexia, perda de peso, disfagia, sarcopenia, obesidade, dietas em situações especiais, vitaminas, suplementos alimentares).

FONOAUDIOLOGIA E GERONTOLOGIA – 20H

  • Ementa: Funções estomatognáticas e envelhecimento; Imobilidade faríngea; linguagem e gerontologia; envelhecimento das capacidades auditivas; exercícios de voz aplicados à gerontologia.

FARMACOLOGIA GERIÁTRICA – 20H

  • Ementa: Esta disciplina introduzirá conceitos básicos da farmacologia e da farmacodinâmica em idosos, como base para compreensão do seu mecanismo de ação. 

PROMOÇÃO DA SAÚDE, PREVENÇÃO DE DOENÇAS E CUIDADOS PALIATIVOS – 20H

  • Ementa: Histórico do movimento de Promoção da Saúde. Conceitos atuais e emergentes em promoção e prevenção  da saúde no envelhecimento. Aborda os princípios dos Cuidados Paliativos, bem como fatores determinantes do atendimento humanizado ao idoso e, por conseguinte, a melhoria na qualidade da assistência multiprofissional direcionada aos pacientes fora de possibilidades terapêuticas de cura e sua família.

LEGISLAÇÃO E DIREITOS DOS IDOSOS - 20H

  • Ementa: A constituição da democracia, da cidadania e dos direitos sociais e humanos Estatuto do Idoso. Direito à Saúde. Direito de Família. Estudo do tema do agir humano e da problemática da ética e da moral individual e social aplicadas, cientificamente, na Bioética ou nas pesquisas e prestações de serviço em Gerontologia.

INTERDISCIPLINARIDADE E MULTIDISCIPLINARIDADE NA GERONTOLOGIA – 20H

  • Ementa: Reflexão sobre os principais tópicos da gerontologia através de um estudo inter e multidisciplinar no processo do envelhecimento. Abordagem acerca da importância do trabalho em equipe na prevenção de doenças relacionadas ao envelhecimento e no cuidado com o idoso.

Pré-requisitos:

Portadores de diploma de graduação.

Público Alvo:

Enfermeiros, Fisioterapeutas, Nutricionistas, Educadores Físicos, Psicólogos, Assistentes Social e áreas afins, que tem como objetivo, trabalhar com o público idoso.


COORDENADOR

Kamila Muller Beazussi

Kamila Muller Beazussi

Possui mestrado em Ensino de Ciências da Saúde e Ambiente - UNIPLI (2011), especialização em Fisioterapia traumato ortopédica - UNIG (2004), graduação em fisioterapia - UNIG (2004) e Enfermagem - UNIPLI (2009). Atualmente é docente da UniRedentor e Famesc.