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Linguagem, Cultura Digital e Ensino

Pós-Graduação Carga Horária: 360 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Educação

Linguagem, Cultura Digital e Ensino


Apresentação:

A fim de possibilitar aos graduados e licenciados em Letras, Educação e áreas afins maior qualificação e aprimoramento cultural e intelectual, projeto se estrutura numa abordagem interdisciplinar, superando a tradicional divisão compartimentalizada das áreas do conhecimento.

Objetivo:

Objetivo Geral:

  • Qualificar profissionais para que tenham condições de formar pessoas reflexivas e de visão crítica, possibilitando-lhes aprofundar os conhecimentos linguístico-culturais e tecnológicos que permitam assegurar-lhes melhor desempenho profissional.

Objetivos Específicos:

  • Aperfeiçoar o conhecimento linguístico por meio do refinamento das habilidades orais e escritas.
  • Aprofundar os estudos das questões linguísticas, observando a linguagem em perspectiva teórica e em sua aplicação prática nos seus vários níveis de análise.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa no estudo de produções discursivas, textuais e relativas à ambientes virtuais.
  • Propiciar a construção da identidade ética e crítica do profissional em relação aos estudos linguístico-culturais.
  • Formar especialistas e futuros atuantes no ensino superior, oferecendo-lhes um embasamento sólido sobre questões linguísticas, reflexões e discussões teórico-culturais e aperfeiçoamento digital.
  • Oferecer ao corpo discente a oportunidade de atualizar o conhecimento para sua melhor aplicação no ensino.

Disciplinas:

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE – 20H

  • Ementa: Esta disciplina apresenta conteúdo histórico/analítico, das sociedades ocidentais contemporâneas. Discute as relações entre ciência, tecnologia e desenvolvimento econômico e social, tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento. Analisa o debate atual sobre organização da pesquisa e as transformações em curso e seus impactos nos países em desenvolvimento.

ESTUDOS CULTURAIS E MULTICULTURALISMO – 20H

  • Ementa: Invenção e difusão do conceito de cultura. Cultura e civilização, relativismo cultural e universalismo, localismo e globalização. Natureza e cultura, comportamento e produção simbólica: diferenças inatas e opções culturais. As noções de subcultura e sistemas culturais. Multiculturalismo. Cultura e personalidade, padrões e sistemas culturais. Cultura e política. Cultura como arena de disputas sociais e como arena de disputas por (re) significação. A relevância dos estudos culturais na formação docente.

TEORIAS DA LINGUAGEM E AQUISIÇÃO – 20H

  • Ementa: Panorama geral dos fenômenos da linguagem e de aquisição. As concepções de linguagem. Os métodos da linguística: língua, linguagem e aquisição como objetos de estudo na sala de aula.

LINGUAGEM E COGNIÇÃO – 20H

  • Ementa: Concepções objetivistas de linguagem. Concepções sociais de linguagem e redefinição da relação entre linguagem e cognição. Consequências para as práticas de sala de aula. Teoria Cognitiva; Interacionismo e Sócio-interacionismo.

LETRAMENTO E CULTURA DIGITAL – 20H

  • Ementa: Conceito de leitura em tempos digitais, levando em consideração os diversos gêneros textuais disponíveis na internet, seu caráter hipertextual. Habilidades e estratégias de leitura para ambientes digitais, numa perspectiva da leitura como um processo de pesquisa ou investigação.

CRIAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS: TEORIA E PRÁTICA – 20H

  • Ementa: Discussões teóricas e aplicações de recursos computacionais em ambientes de aprendizagem: conceituação de ambientes integrativos para ensino e de aprendizagem; planejamento e design de ambientes integrativos; papel do professor, do aprendiz e da tecnologia em contextos integrativos; a noção de rede de interação.

O USO DE REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM – 20H

  • Ementa: Novas tecnologias da informação e da comunicação aplicadas ao ensino. O processo de ensino e aprendizagem nas redes sociais digitais. Propostas pedagógicas e tipos de interação online.

DIMENSÕES CULTURAIS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM – 20H

  • Ementa: Conceito de cultura no âmbito educacional. Discussão sobre sua função social na formação do cidadão competente para as atividades cotidianas. Os valores primordiais humanos de sociabilidade entre sujeitos. Cultura e o processo educacional; a formação histórico-cultural do professor e a prática da sala de aula. Dimensão cultural no ambiente escolar. Gênero. Etnia.

LINGUAGEM, MÍDIA E DISCURSO – 20H

  • Ementa: O estudo da perspectiva dialógica da linguagem em suas múltiplas realizações. Discurso e mídia: a cultura do espetáculo. A linguagem e a produção de sentidos vistas da perspectiva da mudança social (sugestão). Questões e conceitos centrais da reflexão filosófica em linguagem: verdade, representação, pensamento, linguagem, mundo e mente. Semiótica e Semiologia. Texto verbal e não-verbal. Interfaces entre linguagem, tecnologia e discurso.

LITERATURA, ARTES VISUAIS E NOVAS LINGUAGENS – 20H

  • Ementa: Relações intersemióticas. As relações entre Literatura, Arte e outras linguagens. Análises interdisciplinares sobre as linguagens verbais e não verbais, sejam poéticas e midiáticas, de modo a ressaltar questões pertinentes à contemporaneidade. Aspectos da cultura de modo geral e da cultura de massa de modo específico.

TEXTO, GÊNESE E MEMÓRIA – 20H

  • Ementa: Estudo de textos das literaturas de língua portuguesa e sua gênese, com vistas à crítica textual, à produção de edições, sua recepção crítica e ficcional e sua recuperação para a historiografia literária.

GÊNEROS TEXTUAIS E TEXTUALIDADE – 20H

  • Ementa: Tipos de texto e gêneros textuais. Suporte dos gêneros textuais. Gêneros emergentes na mídia virtual e o ensino. Contribuição de uma teoria do discurso e do texto para o ensino da língua.

FUNDAMENTOS DE SEMÂNTICA – 20H

  • Ementa: O significado: sentido e referência. Conceitos básicos de Semântica. As fronteiras entre a Pragmática e a Semântica. Aspectos semântico-pragmáticos da linguagem. Metáfora e coerência cultural.

TÓPICOS EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS: Fundamentos e Ensino – 20H

  • Ementa: Gramática e significação/Forma e significado. Fundamentos de análise linguística: usos. Aspectos morfossintáticos do português contemporâneo. O conceito de gramática. Ensino da gramática: fundamentos e ensino. Diferentes tipos de gramática e suas implicações no ensino da língua.

METODOLOGIAS ATIVAS – 20H

  • Ementa: As metodologias ativas são novas formas de percepção, condução, produção e organização dos processos de ensino-aprendizagem na nossa contemporaneidade. Neste módulo, pretende-se apresentar algumas formas de construção de saber próprias das Metodologias ativas como: Sala de aula invertida, Aprendizagem baseada em projetos, Problem Based Learning, Team Based Learning, Pesquisa de campo, Debates, Seminário, Grupo de Vocalização e Observação, Visita técnica, Estudo de caso, Filmes, Storytelling e Técnica Teatral.

INCLUSÃO E PRÁTICAS EDUCATIVAS – 20H

  • Ementa: Desenvolvimento de estudos dos atuais debates e da pesquisa sobre a Educação Especial e o movimento dos processos inclusivos e de escolarização dos sujeitos com deficiência; Os discursos da inclusão, as pesquisas, as políticas educacionais e os contextos educativos: contribuições, desafios e repercussões para práticas educativas e de escolarização, envolvendo sujeitos com necessidades educacionais especiais.

METODOLOGIA CIENTÍFICA – 20H

  • Ementa: Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico. Métodos e técnicas de pesquisa. Identificação de instrumentos para pesquisa bibliográfica. Uniformização redacional. Fundamentos do trabalho científico: características e relações com os demais trabalhos acadêmicos. Esquema detalhado/categorizado do texto. Tipos de pesquisa. Orientação para pesquisa científica. Apresentação de tabelas, quadros, figuras e gráficos. Processo de orientação do artigo. Citações: conceito, características e tipologia. Referências: conceito, importância e formato.

SEMINÁRIOS INTERDISCIPLINARES – 20H

  • Ementa: Esta disciplina visa oferecer ao discente as possibilidades de pesquisa e de estudo dos conteúdos específicos e pedagógicos, de forma interdisciplinar, relacionando-os ao contexto do exercício profissional, assim como fomentar o debate em nível interdisciplinar nas elaborações da aula e nos pressupostos teóricos que dão embasamento à prática docente.

Pré-requisitos:

Portadores de diploma de graduação.

Público Alvo:

Graduados em Letras, Pedagogia e áreas afins.


COORDENADOR

Frederico Torres Ludugerio

Frederico Torres Ludugerio

Possui graduação em Letras pelo Centro Universitário Padre Humberto de Itaperuna (2009). Atualmente é professor da Faculdade Redentor e professor docente I na Secretaria Estadual de Educação (SEEDUC). Há 10 anos é professor de Língua inglesa, atuando na rede pública e particular de ensino. Foi professor em cursos livres de idiomas e ajudou na elaboração de material didático para curso de imersão em Língua Inglesa. Morou no Canadá por dois meses onde estudou Inglês voltado para a fluência. Durante o tempo que atuou como professor em curso de idiomas, auxiliou no treinamento de professores iniciantes por meio de seminários e encontros de formação. Morou por nove meses nos Estados Unidos, onde foi aluno do mestrado em Teaching English as a Second Language por dois semestres e instrutor de Português, ambos na Universidade do Mississippi.

Lenise Ribeiro Dutra

Lenise Ribeiro Dutra

Mestre em Letras (área de concentração Literatura Brasileira) pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (2004), dissertação com título O LIRISMO NA CRÔNICA DE PAULO MENDES CAMPOS, sob a orientação do professor Dr. Willian Valentine Redmond. Possui Especialização em Língua Portuguesa ( 1986) e Graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna (1980), Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Literaturas Brasileira e Portuguesa e Latim. Professor conteudista e tutor de Ensino a Distância no Centro Universitário Redentor. Atuou na elaboração de material didático-pedagógico (conteudista para EaD), na produção da disciplina Língua Portuguesa e Instrumental, para a CNEaD da Faculdade Redentor/RJ.Atuou como coordenadora de Iniciação à Pesquisa do Centro de Pesquisa ( CENICE) do Centro Universitário São José de Itaperuna e da Revista Transformar (UNIFSJ)e como coordenadora do curso de Letras no Centro universitário São José de Itaperuna. Seus interesses incidem pelos seguintes temas: Novas Tecnologias da Informação e impacto na produção escrita, Morfossintaxe, Linguística Funcional , Ensino de Língua Portuguesa, Problematização Gramatical, Análise do Discurso, Latim e contemponaneidade.