facebook pixel code

MBA em Engenharia de Produção

Pós-Graduação Carga Horária: 360 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Administração

Apresentação:

As exigências de mercado estão cada vez maiores em decorrência do avanço da competitividade global. Consumidores tornam-se cada vez mais exigentes em relação aos preços, qualidade e prazos dos serviços e produtos que desejam adquirir. Para que a organização obtenha sucesso em meio a tal competitividade e instabilidade econômica, é necessário estar alinhado às exigências do mercado, e todos os desafios na cadeia de operações, desde a escassez de recursos até o processo de comercialização. A Engenharia de Produção desempenha papel fundamental na busca da efetividade organizacional, gerando bases concretas para estabelecimento de vantagens competitivas otimizando custos e operações através uma estratégia integrada nas diversas etapas de um processo.

Disciplinas:

EPV 100 - Introdução à Engenharia de Produção (20h)
O intuito da disciplina consiste na compreensão dos conceitos de Engenharia de Produção, o sistema profissional e suas dez áreas de atuação de acordo com a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO).
Será realizado ainda, o estudo da ética na profissão, regulamentação, normas técnicas e o estabelecimento do papel do engenheiro na sociedade, organizações (públicas ou privadas), instituições de ensino e universidades.

EPV 311 - Planejamento e Controle da Produção (20h)
O Planejamento e Controle da Produção (PCP) visa a alocação eficiente de recursos de modo a atender às necessidades do mercado.
A disciplina aborda os temas centrais dos sistemas de produção, previsões de demanda, planejamento das necessidades de materiais e sequenciamento de produção. Os métodos e ferramentas apresentados permitem uma abordagem estratégica das rotinas de PCP de forma a otimizar a produção e gerar vantagem competitiva às organizações.

EPV 422 - Gestão da Cadeia de Suprimentos (20h)
Com o mundo globalizado, aumentar a eficiência ao longo da cadeia de suprimentos é fundamental para qualquer empresa.
O objetivo da disciplina consiste na apresentação dos conceitos da logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos bem como estratégias a serem implementadas.
Serão vistos ainda indicadores logísticos, modelos de colaboração e logística internacional de modo que o aluno possa aplicar os conhecimentos na resolução de problemas práticos na indústria.

EPV 344 - Ergonomia e Segurança do Trabalho (20h)
O objetivo desta disciplina consiste na fundamentação ergonômica de forma a possibilitar a aplicação dos conceitos para adaptação do trabalho humano nos diferentes sistemas de produção.
São abordados ainda, os fundamentos da segurança do trabalho. Tais como, higiene, acidentes do trabalho, gestão de riscos, legislação e normas regulamentadoras.

EPV 375 - Gestão de Projetos (20h)
A atividade de gerenciamento é crucial para os negócios que competem em uma base inovadora. O gerenciamento de projetos em uma organização consiste na aplicação de conhecimentos, habilidades e ferramentas para a execução de projetos de forma eficiente e eficaz, assegurando os resultados alinhados aos objetivos do negócio.
A disciplina aborda os conceitos de Gerenciamento de Projetos de acordo com as áreas PMBOK, bem como análise da viabilidade técnica de projetos. 
Ao final do módulo os alunos receberão o certificado de MS Project para Gerenciamento de Projetos fornecido pela Voitto Treinamento e Desenvolvimento.

EPV 390 - Gestão da Qualidade (20h)
O conceito de qualidade antigamente considerado um diferencial das organizações hoje em dia consiste em fator crítico de competitividade no mercado.
A disciplina apresenta os conceitos básicos da qualidade aplicado à produtos e serviços, os modelos de excelência e normalizados do sistema de gestão. É analisado o gerenciamento das diretrizes, gerenciamento por processos e gerenciamento da rotina.

EPV 590 - Modelagem e Simulação (20h)
A modelagem e simulação consistem na utilização e experimentação de modelos matemáticos a fim de otimizar a operação dos sistemas, utilizando os modelos como base para a tomada de decisões.
Serão vistos conceitos como: fundamentos de modelagem, algoritmo simplex, programação inteira e dinâmica e simulação aplicados na resolução de problemas, planejamento de operações e maximização do lucro.

EPV 430 - Controle Estatístico da Qualidade e de Processos (20h)
Decisões gerenciais devem ser baseadas em dados, ferramentas e análises estatísticas.
Dessa forma, a disciplina visa a compreensão dos fundamentos do controle estatístico de processos tais como: ferramentas da qualidade, variabilidade e capacidade do processo, sistemas de medição e análise de dados de forma a aplicar tais conceitos na melhoria da qualidade e otimização dos processos de produção.

EPV 350 - Engenharia do Produto (20h)
Com o dinamismo do mercado atual, inovação em produtos e processos é fundamental para gerar vantagens competitivas no mercado. Objetivo da disciplina consiste na apresentação da metodologia e ferramentas relacionadas ao desenvolvimento de produtos, formando profissionais aptos a desenvolver novos produtos e aprimorar processos existentes na organização.

EPV 690 - Lean Manufacturing (20h)
Lean Manufacturing ou Manufatura Enxuta, que tem como referência o Sistema Toyota de Produção, é uma estratégia de excelência operacional que busca utilizar o mínimo de recursos e eliminar os desperdícios do processo visando melhorar os indicadores de qualidade, custo e entrega.
A disciplina irá apresentar os principais conceitos do Lean Manufacturing e suas ferramentas (VSM, Métricas Lean, Kaizen, Kanban, SMED, TPM e outras), mostrando a aplicação prática e resultados da metodologia.
Ao final do módulo os alunos receberão o certificado de Formação de Lean Practitioner em Lean Manufacturing fornecido pela Voitto Treinamento e Desenvolvimento.

EPV 720 - Seis Sigma I (20h)
O Lean Seis Sigma consiste em uma poderosa estratégia gerencial, que tem por objetivo aumentar a lucratividade das empresas, através da redução de variabilidade e melhoria na qualidade dos produtos, adquirindo assim maior satisfação dos consumidores.
A disciplina Seis Sigma I, fornece introdução aos conceitos básicos, métricas, modelo DMAIC e os conceitos aprofundados das etapas de definição e medição.

EPV 721 - Seis Sigma II (20h)
A disciplina Seis Sigma II aborda o conteúdo aprofundado e ferramentas das fases de Análise, Melhoria e Controle. Ao final desse módulo, o aluno já possuirá a formação em Green Belt em Lean Seis Sigma.
Após esses conceitos os alunos tornam-se aptos a auxiliar e participar ativamente de projetos.

EPV 722 - Seis Sigma III (20h)
O Seis Sigma III apresenta os conteúdos referentes ao nível Black Belt em Lean Seis Sigma, tais como: introdução ao planejamento de experimentos, experimento fatorial completo e fracionado, regressão linear, experimento em blocos, análise de dados e mapeamento do fluxo de valor. 
Ao final do módulo os alunos receberão o certificado de Black Belt fornecido pela Voitto Treinamento e Desenvolvimento, e tornam-se aptos a liderarem projetos seis sigma nas organizações.

EPV 290 - Gestão Financeira (20h)
A gestão financeira consiste na aplicação de análise econômica e matemática às decisões da engenharia.
Dessa forma serão apresentados os conceitos como: finanças, noções de contabilidade, análise de custos e análise de investimentos.
Essa competência é fundamental a um engenheiro, de forma que ele saiba realizar o planejamento financeiro, alocação de recursos e analisar a saúde financeira da empresa através de balanços patrimoniais, fluxo de caixa e DREs.

EPV 233 - Planejamento Estratégico (20h)
Com a competitividade do mercado atual, torna-se cada vez mais necessário atuar estrategicamente na busca de vantagem competitiva.
A disciplina apresenta os conceitos e ferramentas fundamentais do planejamento estratégico, com foco no processo de formulação, implementação e avaliação. Serão apresentados conceitos de diretrizes estratégicas, Matriz SWOT, BSC e Gerenciamento pelas Diretrizes de forma a estabelecer a estratégia a curto e longo prazo e tornar a gestão empresarial mais competitiva.

EPV 581 - Gestão para Resultados (20h)
A gestão para resultados consiste em um método para melhorar a manter o desempenho de qualquer organização, através de um sistema de gestão sustentável, fundamentado em uma liderança eficaz.
Serão apresentados de maneira detalhada os pilares da gestão para resultados, o método PDCA, SDCA e controle e gerenciamento da rotina.
Esse modelo tem sido cada vez mais difundido nas gestões modernas, gerando maior motivação aos colaboradores, melhorias na comunicação e coordenação, clareza de objetivos e aumento na produtividade.

EPV 590 - Liderança Gerencial (20h)
No cenário atual, as habilidades e competências de liderança são fundamentais na gestão de negócios.
O curso trata dos aspectos relacionados às dimensões da competência gerencial em uma abordagem sistêmica, considerando as principais teorias e conceitos que contribuem para a eficácia da liderança e gestão das organizações.
A disciplina irá apresentar conceitos tais como: líder coach, gestão de conflitos, desenvolvimento de equipes e cultura organizacional.

EPV 299 - Empreendedorismo (20h)
A disciplina tem por objetivo de estimular o espírito empreendedor e fundamentar o conceito de inovação através da identificação de oportunidades e aplicação de metodologias do empreendedorismo.
Serão apresentados de maneira interativa e dinâmica o estudo dos modelos de negócios e desenvolvimento de planos de negócios, bem como análise de viabilidade, comercialização e financiamento de projetos de inovação.

Pré-requisitos:

NÍVEL SUPERIOR COMPLETO.

Público Alvo:

Profissionais das áreas de Engenharias, Arquitetura, Economia, Administração, Médicos, ou qualquer outra categoria de nível superior, que desenvolvam atividades gerenciais em qualquer área de produção.