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MBA em Formação de Consultores

Pós-Graduação Carga Horária: 360 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: MBA (Master in Business Administration)

Apresentação:

Com o aumento da competitividade global, que impulsiona empresas a concentrar esforços no desenvolvimento de suas competências essenciais, a participação de um consultor empresarial neste processo torna-se cada vez mais necessária. Para atender a esta necessidade de mercado, buscando formar profissionais capazes de qualificar o processo de mudanças nas empresas ao implementar técnicas e ferramentas especializadas.

Objetivo:

O MBA Executivo em Formação de Consultores propõe  Capacitar profissionais para o exercício da consultoria organizacional com qualidade, possibilitando assim um melhor atendimento as demandas das empresas paraenses por estes serviços.

Disseminar as mais modernas metodologias utilizadas em projetos de consultoria, evidenciando as principais técnicas e habilidades necessárias à realização do papel do consultor. E Formar profissionais para atuar em consultoria como opção de profissão ou redirecionamento de carreira e trabalho;

  • Expor as etapas que compõem um processo de consultoria;
  • Ensinar como utilizar adequadamente um conjunto de técnicas para as diferentes etapas do processo;
  • Mostrar como perceber os fatores essenciais para a qualidade dos resultados da consultoria;
  • Desenvolver habilidades comunicacionais e analíticas essenciais para a consultoria;
  • Estruturar um projeto de consultoria

Disciplinas:

FUNDAMENTOS MERCADOLÓGICOS – 20 horas

Ementa: Empreendedorismo e características de empreendedor. Importância do empreendedorismo para o desenvolvimento econômico. O empreendedorismo como gerador de inovações. Empreendedorismo corporativo (Intra-Empreendedor) Conceitos e classificação de inovação: inovação radical, incremental, aberta. Transformação de ideias em projetos. Metodologias de projeto e modelo de negócio. Etapas de projeto no desenvolvimento de produtos e serviços. Propriedade industrial. Estratégias de cópia. Instrumentos criativos: a criatividade não está (e não deve ser) condicionada a insights.

FUNDAMENTOS ESTRATÉGICOS – 20 horas

Ementa:

O conceito de estratégia, histórico e definições. As escolas tradicionais de Planejamento Estratégico, Posicionamento Competitivo, Visão Baseada em Recursos, Capacitações Centrais e Gestão de Competências. O gerente e tomadas de decisões. O gerente como agente de mudança. O gerente e a cultura organizacional. Alianças estratégicas entre equipes.

FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – 20 horas

Ementa:

Elaboração de um Planejamento Estratégico. Os níveis administrativos e suas funções. Competências duráveis do Administrador. Eficiência X Eficácia. Características do Planejamento Estratégico. Missão, Visão e Valores. Princípios existência da empresa éticos que organização quer chegar norteiam todas as ações Identidade Empresarial. Orientação para o Planejamento Estratégico. Diagnóstico. Direção Operacional. Fatores Críticos do Planejamento Estratégico. Planejamento Estratégico. Análise SWOT.

GERENCIAMENTO DO CLIMA E DA CULTURA ORGANIZACIONAL – 20 horas

Ementa:

O indivíduo na organização. A questão do poder nas organizações, relações interpessoais, frustrações, administração de conflitos e inteligência emocional. Comportamento Humano nas Organizações; Psicologia Social na Empresa; Socialização e Aprendizagem Social, Comportamento organizacional. Cultura organizacional. Organizações de aprendizagem e conhecimento corporativo. Mudança e desenvolvimento organizacional. Administração da tecnologia e da inovação.

GERENCIAMENTO DE PESSOAS - 20 horas

Ementa:

O novo papel do gerente de pessoas nas organizações. Centralização e descentralização das decisões com relação ao capital humano. Como o gerente se insere nos processos de gestão de pessoas (seleção, acompanhamento e avaliação de desempenho, gestão por competências, treinamento e desenvolvimento e demissão).

GERENCIAMENTO DA LIDERANÇA – 20 horas

Ementa:

Gerenciando as pessoas com influências culturais e de gerações diferentes. Lidando com a diversidade. A gestão do conhecimento como fator de empresabilidade e empregabilidade. A filosofia do coaching, sua necessidade e suas aplicações. Diferenças entre intervenções: coaching versus mentoring versus outras intervenções e processos. O papel do líder Coach, suas competências e habilidades para o exercício do papel.

GESTÃO DO PLANO DE CARREIRA PARA ATUAR COMO CONSULTOR – 20 horas

Ementa:

 Planejamento estratégico Pessoal e Profissional; Autoconhecimento e percepção das competências e potencialidades; Competências necessárias ao consultor: papéis e habilidades; Visão das tendências e oportunidades; Ferramentas de Apoio a carreira; Identidade e Papéis do consultor; Capacidade de síntese; Maestria Pessoal; Personal Coach - Consultor Pessoal; Riscos e oportunidades no processo de Consultoria; Auto-coaching., Desafios da carreira de consultoria, Como ingressar no mercado, Definindo o seu foco em consultoria, Vantagens e Desvantagens de cada escolha, O que é ser um consultor, O papel do Consultor, A Ética da Consultoria, Limites de ação da Consultoria, Como ser e parecer Profissional, Linguagem & credibilidade. Como anda a sua Linguagem? Você escreve bem? Cuidando da imagem. Adequando a linguagem ao cliente. O uso da linguagem técnica. Controle das informações a serem prestadas. O que pode ser dito e como? Convencendo o cliente. Ser conciso é ser objetivo? Ética no texto? Falar menos e dizer mais? Os principais vícios e erros de linguagem.

GESTÃO DAS FUNÇÕES E HABILIDADES CONCEITUAIS/ HUMANAS E TÉCNICAS DO CONSULTOR – 20 horas

Ementa:

Modelos de Competências para Consultoria Experiência e Conhecimento para Consultoria Casos de Sucesso em Consultoria Empresarial, Principais Atribuições do Consultor Como fortalecer nossas habilidades; Comportamento do Consultor Entregas da Consultoria Riscos, Erros e Fraudes na Consultoria , Con­fltos Éticos: Clientes, Fornecedores e Consultores Código de Ética para Consultores Estudo de Casos Clássicos de Confl­itos de Interesses Negociação & negociação em consultoria. Fases da negociação em consultoria. Passos da negociação. Planejando a negociação. Estratégia em negociação: o uso do tempo, do poder e da informação. Estágios de uma negociação. Processo de escuta eficaz: linguagem verbal e não verbal, dito e omitido. Instrumento da gestão e liderança de equipes. Identificação das causas reais e emocionais do problema. Formas de abordar conflitos. Tomada de decisão.

GESTÃO DO CONTRATOS/PROPOSTAS/REMUNERAÇÃO E REGISTO DO CONSULTOR – 20 horas

Ementa:

Uso de contratos em consultoria. Convencimento do cliente. O que é um Contrato. Teoria geral das obrigações (efeitos, penalidades, correção, etc..), Princípios gerais dos contratos. Contrato: Características, elementos componentes, direitos e obrigações, limitações, nulidade, anulabilidade, revisão e imprevisão. Cuidados na elaboração de um contrato. Negociando o desejo entre as partes. Escrevendo de forma clara. Apreendendo a ler contratos. Proposta De Ação No Cenário Empresarial. Contrato. Formação e Remuneração do Consultor. Registro Do Consultor, O mercado de consultoria local; Remuneração dos serviços de consultoria;

FUNDAMENTOS DA GESTÃO DO PROCESSO -  CONSULTORIA – ELABORAÇÃO DO PROJETO – 20 horas

Ementa:

Prospecção de Mercados  Nicho de Mercados Venda de Projeto de Consultoria Empresarial Estruturação de Proposta de Consultoria  Estruturação de Relatórios de Consultoria Como Estruturar um Projeto de Consultor, Estruturação da Equipe , Business Plan para Criação de Consultoria , Modelos de Competências para Consultoria, Experiência e Conhecimentos para Consultoria Casos de Sucesso em Consultoria Empresarial , Como agir no primeiro encontro com o cliente e Acompanhamento do Projeto de Consultoria. Importância da apresentação na Consultoria. Tipos de apresentação e abordagens. Posições perceptivas. Ciclo de aprendizagem. Sistemas e estratégias representacionais. Postura e gestos na apresentação. Erros mais frequentes nas apresentações. Identificação de tiques, vícios de linguagem e comportamentos inadequados. Planejamento da apresentação. A utilização correta dos recursos audiovisuais. O domínio dos ouvintes.

FUNDAMENTOS DA GESTÃO DO PROCESSO - CONSULTORIA -  ELABORAÇÃO DE DIAGNÓSTICO – 20 horas

Ementa:

A necessidade do diagnóstico. O perfil do profissional para realizar o diagnóstico. A conquista da confiança. Tipos de diagnósticos. Levantamento das informações. A importância do diagnóstico para o planejamento de uma consultoria. Visão Sistêmica da Organização. Observação. Entrevistas. Aspectos relevantes na elaboração do relatório. Apresentação dos resultados da visita técnica; Elaboração da proposta técnica e contratos; Modalidades de contratação; Cuidados da contratação; Divisão das tarefas da consultoria; Trabalho em Equipe sobre a área específica; Formas de coletar dados; Métodos e instrumentos de pesquisa; Visita para coleta de dados; Formação do relatório.

FUNDAMENTOS DA GESTÃO DO PROCESSO - CONSULTORIA - ESTRATÉGIAS DE MARKETING – 20 horas

Ementa:

Marketing pessoal - como construir uma imagem positiva e verdadeira; Marketing Profissional; Mercado e posicionamento; Marketing de serviços; Como se relacionar com a imprensa; Contratantes: tradicionais e novos setores, demandas, necessidades e oportunidades; Redes de Contatos; O processo da venda de consultoria; Levantamento e análises de expectativas; O pós-venda, curto e longo prazo; Enxergando novas oportunidades no cliente; Elaboração da proposta para implementação dos processos; Construção da proposta para implementação da consultoria; Apresentação do projeto de consultoria (portfólio).

 FERRAMENTAS DE CONSULTORIA ORGANIZACIONAL -  GESTÃO DE PROJETOS – 20 horas

Ementa:

Introdução à Gestão de Projetos. Requisitos de um Projeto. Etapas de um projeto. Análise do mercado. Análise do Cliente. Análise de Recursos Necessários & Disponíveis, Planejamento e divisão de responsabilidades, Dimensão, cultura e clima Organizacional, Desafios impostos pela ambiência do projeto, Avaliação Equipe-Projeto (análise dos indicadores: operacionais, financeiros, empresariais e de cumprimento cronológico). Acompanhamento e Controle. Enriquecimento e Sistematização da consultoria, Condução do Projeto de Consultoria. Técnicas. Organização de Relatórios e informações.

FERRAMENTAS DA CONSULTORIA ORGANIZACIONAL -  GESTÃO DE PROCESSOS – 20 horas

Ementa:

O que é um processo; Dimensões dos processos; Ciclo de vida dos processos; Ciclo de vida dos processos; Consultoria de processos; Operacionalização dos processos introduzidos. Acompanhamento e Controle. Enriquecimento e Sistematização da consultoria Conceito de Processos. Gerência de processos. Principais Processos de uma empresa. Técnicas de gestão de processos. Mapeamento de Processos organizacionais. Análise e Modelagem de Processos. Método de avaliação de processos. Tecnologias para a integração de processos. Otimização de Processos.  Processo Decisório. Classificação e Elementos do processo de Tomada de Decisões.

FERRAMENTAS DA CONSULTORIA ORGANIZACIONAL -  GESTÃO DE SISTEMAS DE QUALIDADE – 20 horas

Ementa:

Conceitos e evolução da gestão da qualidade. Sistemas da qualidade na dimensão da Administração. Gestão integrada da qualidade e produtividade. Sistemas de qualidade normalização. Qualidade em projetos. A Evolução do Conceito e da prática da Qualidade. Custo da Qualidade e os efeitos do Gerenciamento da Qualidade sobre a Produtividade. Gerenciamento da Qualidade Total e Princípios da qualidade. Sistema de Qualidade: Histórico das normas ISO de sistemas de garantia da qualidade dos clientes, processos relacionados ao cliente e medição da satisfação do cliente; processos de análise crítica do sistema e de melhoria; gestão de recursos. Qualidade em Projetos. Sistemas de Qualidade. Tópicos Especiais. Qualidade e Controle da Qualidade Total: Conceitos básicos. Controle Estatístico de Processos. Elementos de Confiabilidade.

METODOLOGIA CIENTÍFICA - ESTRUTURAÇÃO DO ARTIGO – 20 horas

Ementa:

Fundamentos da Ciência: divisão, métodos, leis e teorias; Problemas e hipóteses; Função da Metodologia Científica; Natureza do conhecimento; Requisitos preliminares: os instrumentos de trabalho e documentação. Modalidades de Pesquisa científica; Método científico.

TÓPICOS ESPECIAIS EM CONSULTORIA - ELABORAÇÃO E CALCULO DE CONTRATOS / PROPOSTAS – 20 horas

Ementa:

O que é uma proposta técnica, Elementos de uma proposta, Tipos de propostas técnicas, Licitações Públicas e Contratos Administrativos, Requisitos básicos, Coleta de Informações, Escolha da equipe participante, Determinação de Etapas, Equilíbrio Econômico Financeiro, Montagem da Proposta, Precificação (quando e como cobrar) e Padronização de etapas da proposta.

LABORATÓRIO DE CONSULTORIA - ESTUDO DE CASO DE CONSULTORIA ORGANIZACIONAL – 20 horas

Ementa:

Desenvolvimento das Competências do Consultor e da Visão Holística adquirida no decorrer do Curso. Revisão e Integração dos conceitos utilizados na consultoria organizacional e inserir o aluno em uma série de Situações Práticas encontradas no mundo executivo das organizações permitindo-o capacitar o aluno a desenvolver a habilidade crítica e analítica, estabelecer Estratégias em diversos aspectos organizacionais, assim como, implementar as diversas decisões visando atingir os objetivos e metas organizacionais.

Pré-requisitos:

Portadores de diploma de nível superior

Público Alvo:

O curso destina-se a profissional de micro, pequena e média empresa, que necessitem enriquecer sua capacidade e qualidade de atendimento com metodologias e ferramentas de trabalho; profissionais que já vem atuando ou que intencionam ingressar no ramo da consultoria empresarial; empresas que trabalham com consultores internos e estudantes concluintes que pretendem se preparar para uma carreira alternativa.