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MBA em Formação de Executivos

Pós-Graduação Carga Horária: 360 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: MBA (Master in Business Administration)

Apresentação:

O MBA em Formação de Executivos forma agentes de criação e mudança capacitando os para liderar e gerenciar profissionalmente os Diversos Empreendimentos inseridos num ambiente que representam 25% do PIB e 1 em cada 4 pequenas e micro empresas fracassam antes mesmo de completarem dois anos de existência, ou seja, mesmo possuindo uma alta taxa de mortalidade as pequenas e micro empresas têm uma representação significativa no PIB do país, por isso esse setor necessita de fomento e contribuição para suas práticas de gestão empresarial  dessa maneira o curso vem ao encontro dessas necessidades.

Objetivo:

Atualizar conceitos e métodos de Gestão Empresarial aplicáveis a empresas de micro, pequeno e médio porte, desenvolver e aprimorar posturas da gerencia, capacitar os alunos para iniciar e participar dos processos empresariais, ampliar seu foco de visão em relação aos novos paradigmas de gestão empresarial e fornecer um ambiente interativo entre os participantes para discussão de temas atuais ligados ao seu cotidiano - Aprofundamento da capacidade analítica dos ambientes internos e externos;

Desenvolver uma visão integrada e eficiente de Gestão Empresarial ; analisar a dinâmica da sociedade, a fim de propor ações e estratégias; habilitar o participante a utilizar das ferramentas mais modernas da Gestão Empresarial a fim de desenvolver planos de ação para o crescimento da organização. 

Desenvolver nos participantes a habilidade de pensar e agir estrategicamente, voltada para a obtenção de resultados positivos, crescentes e sustentáveis;

Oferecer aos participantes conhecimentos que possam ser aplicados no seu dia-a-dia profissional e que contribuam para alavancar a sua carreira e/ou iniciar de forma correta uma atividade empresarial ou a desenvolver o próprio negócio.

Disciplinas:

FUNDAMENTOS MERCADOLÓGICOS - 20 horas 

Ementa:

  • Empreendedorismo e características de empreendedor. Importância do empreendedorismo para o desenvolvimento econômico. O empreendedorismo como gerador de inovações. Empreendedorismo corporativo (Intra-Empreendedor) Conceitos e classificação de inovação: inovação radical, incremental, aberta. Transformação de ideias em projetos. Metodologias de projeto e modelo de negócio. Etapas de projeto no desenvolvimento de produtos e serviços. Propriedade industrial. Estratégias de cópia. Instrumentos criativos: a criatividade não está (e não deve ser) condicionada a insights.

FUNDAMENTOS ESTRATÉGICOS - 20 horas 

Ementa:

  • O conceito de estratégia, histórico e definições. As escolas tradicionais de Planejamento Estratégico, Posicionamento Competitivo, Visão Baseada em Recursos, Capacitações Centrais e Gestão de Competências. O gerente e tomadas de decisões. O gerente como agente de mudança. O gerente e a cultura organizacional. Alianças estratégicas entre equipes.

FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - 20 horas 

Ementa:

  • Elaboração de um Planejamento Estratégico. Os níveis administrativos e suas funções. Competências duráveis do Administrador. Eficiência X Eficácia. Características do Planejamento Estratégico. Missão, Visão e Valores. Princípios existência da empresa éticos que organização quer chegar norteiam todas as ações Identidade Empresarial. Orientação para o Planejamento Estratégico. Diagnóstico. Direção Operacional. Fatores Críticos do Planejamento Estratégico. Planejamento Estratégico. Análise SWOT.

GERENCIAMENTO DO CLIMA E DA CULTURA ORGANIZACIONAL - 20 horas 

Ementa:

  • O indivíduo na organização. A questão do poder nas organizações, relações interpessoais, frustrações, administração de conflitos e inteligência emocional. Comportamento Humano nas Organizações; Psicologia Social na Empresa; Socialização e Aprendizagem Social, Comportamento organizacional. Cultura organizacional. Organizações de aprendizagem e conhecimento corporativo. Mudança e desenvolvimento organizacional. Administração da tecnologia e da inovação.

GERENCIAMENTO DE PESSOAS - 20 horas 

Ementa:

  • O novo papel do gerente de pessoas nas organizações. Centralização e descentralização das decisões com relação ao capital humano. Como o gerente se insere nos processos de gestão de pessoas (seleção, acompanhamento e avaliação de desempenho, gestão por competências, treinamento e desenvolvimento e demissão).

GERENCIAMENTO DA LIDERANÇA - 20 horas 

Ementa:

  • Gerenciando as pessoas com influências culturais e de gerações diferentes. Lidando com a diversidade. Liderança nas organizações contemporâneas: liderança, competências requeridas, modelos de competências, mudanças de cenário. Desenvolvimento de equipes: desenvolvimento de equipes, liderança em reuniões. Descoberta e gerência de talentos: descoberta de talentos, estilos pessoais, gerenciamento de talentos, ambiente de aprendizagem.

GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO - 20 horas 

Ementa:

  • Gestão do Conhecimento e T & D; Teoria da Criação do Conhecimento nas Organizações; Conhecimento Tático e Explícito; Elementos Constitutivos da Gestão do Conhecimento; Universidades Corporativas; E- Learning; Organizações de Aprendizagem; Diagnóstico e Avaliação de Programas de Treinamento. O fator humano como capital intelectual. Ciclo de vida de conhecimento. Conhecimento Tácito e Conhecimento Explícito. Invenção e Inovação. Criação de Conhecimento nas Organizações: aprendizagem Individual, aprendizagem em equipe, aprendizagem organizacional. Os processos de Compartilhamento e difusão do conhecimento nas organizações. Organização em Aprendizagem

GESTÃO DA COMUNICAÇÃO E TOMADAS DE DECISÃO - 20 horas 

Ementa:

  • Ética, relacionamento com clientes e outros públicos/ Relações com clientes Internos e gestão de crise/ Fundamentos da comunicação interpessoal / Eficácia na comunicação oral Toda liderança tem um poder muito forte nas mãos e, ao mesmo tempo muito frágil em suas mãos – o poder de decisão. Decisão é uma escolha entre alternativas ou possibilidades. As decisões são tomadas para resolver problemas ou aproveitar oportunidades. O processo de tomar decisão (processo decisório) é a sequência de etapas que vai da identificação de uma situação até a escolha e colocação em prática de uma ação ou solução.

GESTÃO DE CONFLITOS E NEGOCIAÇÃO - 20 horas 

Ementa:

  • Fatores Condicionantes da Decisão Organizacional; Estilos Decisórios; Conflitos e Técnicas de Negociação; Modelos para Análise de Problemas e Tomada de Decisão , O conflito na empresa. Formas de abordar conflitos. Negociação como instrumento de gestão de recursos humanos. Características de um bom gerente negociador. Ambientes de negociação - principais tipos e abordagens de negociação. Processo, planejamento e preparação. Estratégias e táticas de negociação. Modelo de partes em negociação

GESTÃO DA INOVAÇÃO E DA CRIATIVIDADE - 20 horas 

Ementa:

  • Fornecer conhecimentos teóricos e práticos que permitam aos pós-graduandos compreender os princípios do processo criativo e suas aplicações na área de uma gestão eficaz, bem como atuar estimulando a criatividade e a inovação em todos os setores da organização. Percepção, imaginação e criatividade. e o clima que favorece o comportamento criativo. A implantação de idéias  novas nas empresas e as resistências à mudança. Empreendedores internos e técnicas para estimular a criatividade.

GESTÃO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL APLICADA - 20 horas 

  • Ementa: Introdução; As inteligências múltiplas; A inteligência humana; Processos mentais; A teoria das inteligências múltiplas; As ‘inteligências’ identificadas por Gardner; Inteligência Linguística; Inteligência Musical; Inteligência Lógico-matemática; Inteligência Espacial; Inteligência Sinestésica; Inteligência Interpessoal; Inteligência Intrapessoal; A inteligência emocional; O que é?; Seus componentes; Como usar a inteligência emocional; Expandindo a inteligência emocional; A inteligência emocional no trabalho; Treinando pessoas; A importância do feedback; Aplicação da inteligência emocional em grandes projetos; Foco na equipe; Foco em projetos virtuais; Autoconsciência e Autogerenciamento.

GESTÃO DA PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA - 20 horas 

Ementa:

  • Introdução; A comunicação eficaz; Evolução da comunicação; Processo e objetivo da comunicação; os canais de comunicação; Sistemas representacionais; Visual; Auditivo; Sinestésico; A importância das palavras em neurolinguística; programação neurolinguistica (PNL); Conceito, origem e evolução; Pressupostos da PNL; Objetivos; As posições perceptivas; Técnicas e estratégias da PNL; Soletração; Rapport/empatia; Espelhamento; Ancoragem; Aplicações da PNL; No contexto educacional; No marketing pessoal; Na liderança; Nas vendas; Traduções em PNL; Glossário

MÉTODOS E TÉCNICAS DE COACHING PESSOAL E MENTORING PARA EXECUTIVOS - 20 horas 

Ementa:

  • Introdução; Termos Básicos ao Coaching; Coaching; Origens e evolução; Definições e objetivos; Aspectos filosóficos; Aplicações do Coaching; Foco nas pessoas; Foco na aprendizagem; Foco nas competências; Foco no desempenho; Foco nos resultados; Foco no futuro; Foco na liderança renovadora; Coaching pessoal ou para a vida; Relacionamentos; Família; Espiritualidade; Equilíbrio emocional; Autoconhecimento; Mentoring; Conceitos; Exigências do mentoring; Origens; Benefícios do mentoring interno; Estratégias para desenvolver o mentoring externo; Múltiplos benefícios do coaching.

MÉTODOS  E TÉCNICAS DE COACHING PROFISSIONAL E ORGANIZACIONAL PARA EXECUTIVOS - 20 horas 

Ementa:

  • Introdução; Tipos e áreas de atuação; Tipos formal e informal ; Nichos de coaching; Coaching para as Necessidades Profissionais; Carreiras; Negócios e Executivos; Lideranças; Gestão de pessoas; Educacional; Equipes; Coaching para Performance; Coaching nas Organizações; O líder-coaching; As teorias e estudos sobre o Coaching organizacional; Código de conduta e ética.

MÉTODOS E TÉCNICAS PARA COACHING NA PRÁTICA PARA EXECUTIVOS - 20 horas 

Ementa:

  • Introdução; Perguntas eficazes – iniciando; Os elementos consciência e responsabilidade; A unção das perguntas; Preste atenção: às respostas, ao tom de voz, à linguagem corporal; Perguntas úteis; O questionamento e o estabelecimento de metas; Formal, informal, individual?; Metas para quê?; Objetivos de quem?; A realidade e a consciência – finalizando; Imparcialidade, discrição, sentidos; As escolhas e a classificação das opções; Finalizando; Algumas dinâmicas de coaching; AutoCoaching; Coaching de comunicação; Coaching multifocal; O modelo cíclico DADE e o método Team Power; O modelo CHA para seleção de pessoal; Coaching transcultural; Dessensibilização e Reprocessamento por Movimentos Oculares (EMDR); O Balanced Score Card (BSC) na avaliação de resultados do Coaching.

METODOLOGIA CIENTÍFICA - ESTRUTURAÇÃO DO ARTIGO - 20 horas 

Ementa:

  • Fundamentos da Ciência: divisão, métodos, leis e teorias; Problemas e hipóteses; Função da Metodologia Científica; Natureza do conhecimento; Requisitos preliminares: os instrumentos de trabalho e documentação. Modalidades de Pesquisa científica; Método científico.

TÓPICOS ESPECIAIS EM FORMAÇÃO DE EXECUTIVOS - GESTÃO POR COMPETÊNCIAS - 20 horas 

Ementa:

  • O processo de gestão de competências: do mapeamento à avaliação. Alocação eficaz de pessoas. Diferença entre equipes de trabalho e grupos. Papel do gerente desenvolvedor (coach). O papel do gestor no desenvolvimento do clima de trabalho adequado. Comunicação interpessoal. Administração de conflitos e promoção da cooperação. O que é competência. Modelo de gestão de competências. Competências organizacionais e individuais. Mapeamento e descrição de competências. A gestão de pessoas por competência. Ferramentas/subsistemas da gestão por competências.

LABORATÓRIO DE GESTÃO - ESTUDO DE CASO EM GESTÃO EMPRESARIAL - 20 horas 

Ementa:

  • Desenvolvimento das Competências do Executivo  e da Visão Holística adquirida no decorrer do Curso. Revisão e Integração dos Conceitos utilizados na Gestão Empresarial e  Inserir o aluno em uma série de Situações Práticas encontradas no mundo executivo das organizações permitindo-o Capacitar o aluno a desenvolver a habilidade crítica e analítica, estabelecer Estratégias em diversos aspectos organizacionais, assim como, implementar as diversas decisões visando atingir os objetivos e metas organizacionais.

Pré-requisitos:

Portadores de diploma de nível superior.

Público Alvo:

Este curso é destinado a todos os gestores de micro, pequenas e médias empresas, agentes financeiros, sucessores de empresas, que possuam ensino superior completo em qualquer área e ao menos um ano de experiência em qualquer setor administrativo que queiram aperfeiçoar seus conhecimentos sobre a gestão de pequenas e médias empresas. E profissionais graduados que desejam capacitar-se para seguir uma carreira corporativa de sucesso.