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MBA em Gestão, Auditoria e Acreditação nos Serviços de Saúde

Pós-Graduação Carga Horária: 380 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Enfermagem

Apresentação:

O Curso de Especialização em Auditoria e Acreditação em Serviços de Saúde da Faculdade Redentor visa capacitar profissionais de nível superior em área de saúde, para o desempenho das funções de Auditores do Sistema de Saúde, atuando nas empresas do sistema (Planos, Cooperativas de Saúde, Empresas de Autogestão e Seguradoras). Capacitar profissionais de nível superior em área de saúde, para o desempenho das funções de Auditores Internos, Gestão da Qualidade e Avaliadores de Acreditação, em instituições prestadoras de serviços médicos e hospitalares (Hospitais, Clínicas, Laboratórios etc).

Disciplinas:

1.Metodologia da Pesquisa Aplicada a Auditoria e Acreditação em Saúde I - TCC (20h)
a.Revisão de literatura
b.Técnicas de pesquisa
c.Pesquisa em base de dados
d.Redação cientifica e
e.Metodologia para confecção de artigos científicos e projetos de pesquisa científica

2.Administração e Planejamento em Auditoria (30h)
a.As teorias administrativas: 
i.Visão crítica e
ii.Aplicabilidade em sistemas e serviços de saúde.
b.O desenvolvimento do pensar corporativo em saúde
c.O hospital como empresa: histórico evolutivo.
d.Visão contemporânea da indústria de serviços:
i.Indústria de saúde e seus subsistemas, como força geradora de mercado e bens. 
e.Desenvolvimento do pensamento estratégico e
f.Planejamento do trabalho e gestão estratégica competitiva.

3.Medicina e Saúde Baseadas em Evidências (20h)
a.Filosofia do conhecimento médico frente ao processo saúde-doença-cuidado, condições de vida, doença e saúde no Brasil na conjuntura atual
b.O profissional de saúde diante dos avanços tecnológicos
c.A busca de evidências seguras para aplicação de condutas e procedimentos médicos
d.Análise crítica da literatura médica e
e.Aplicabilidade de consenso e guidelines médicos em auditoria de sistemas de saúde.

4.Qualidade e Auditoria em Saúde (20h)
a.Qualidade: 
i.Conceituação e
ii.Consolidação do foco no cliente de serviços de saúde. 
b.O desenvolvimento dos sistemas de qualidade:
i.Normatização
ii.Certificação e
iii.Sua aplicação em serviços de saúde. 
c.Auditoria da qualidade: 
i.Conceituação e
ii.Objetivos. 
d.Classificação das auditorias de qualidade: 
i.Quanto às partes envolvidas
ii.Quanto à abrangência e
iii.Quanto à relação com o sistema de qualidade implantado.
e.Planejamento e programação de auditoria da qualidade
f.Métodos e técnicas de avaliação da excelência dos serviços prestados e nível de satisfação dos clientes
g.O Sistema Nacional de Acreditação Hospitalar Brasileiro, seu estudo e aplicabilidade em auditoria de sistemas de saúde e
h.Diagnóstico de sistemas localizados, identificação de problemas e definição de estratégias de intervenção.

5.Sistemas de Assistência em Saúde (10h)
a.Visão histórica da assistência à saúde no Brasil e seus sistemas
b.Análise dos processos evolutivos dos sistemas vigentes e seus impactos socioeconômicos
c.A busca de novos modelos para a solução da equação custo x benefício
d.Desenvolvendo um modelo crítico dos sistemas vigentes, seus pontos fortes e deficiências na assistência à saúde
e.O sistema SUS: 
i.Sua regulamentação,
ii.Órgãos reguladores e
iii.Níveis hierárquicos.
f.O Sistema Suplementar de Saúde: 
i.Regulamentação
ii.Órgãos reguladores e
iii.Fiscalizadores e de representatividade do setor.

6.Legislação e Ética em Saúde (20h)
a.Responsabilidade civil e penal dos profissionais de saúde
b.Os direitos do cidadão: o profissional de saúde frente ao código de defesa do consumidor
c.Lei 9656/98: Lei dos Planos de Saúde
d.Ética, deontologia e bioética: 
i.Evolução da Ética Médica até os dias atuais e
ii.Princípios fundamentais da Bioética. 
e.Deveres de conduta do Auditor:
i.Decálogo ético do auditor
ii.Dever de informação
iii.Dever de auto-informação
iv.Dever de vigilância e
v.Abstenção de abuso.
f.Normas relativas ao posicionamento entre: 
i.Auditor e auditado e
ii.Auditor e pacientes.
g.Os deveres de conduta das entidades prestadoras de serviços de saúde.

7.Auditoria no Sistema SUS (30h)
a.Avaliação da gestão operacional dos Sistemas de Serviços de Saúde Pública SIA/SUS, SIH/SUS, SIM, SINAN, SISVAM:
i.Estudo de sua regulamentação 
ii.Organização
iii.Níveis de competência e
iv.Ações desenvolvidas no controle e auditoria operacional da rede própria e credenciada.
b.O papel do auditor na mudança de abordagem nas ações de saúde e
c.Estudo dos programas específicos do MS (Farmácia Básica, PSF, Carências Nutricionais).

8.Auditoria de Enfermagem (20h)
a.Aspectos ético/legal da auditoria:
i.Importância na avaliação da qualidade dos serviços prestados
ii.Eficácia do tratamento
iii.Multidisciplinaridade
iv.Enfermagem baseada em evidencias
v.Fluxograma e
vi.Protocolos para análise de registros no prontuário.
b.Identificação e análise do uso eficiente de equipamentos e materiais médico-hospitalares e
c.Instrumentos de análise e controle da assistência de enfermagem.

9.Auditoria Odontológica (20h)
a.Biossegurança
b.Documentação odontológica
c.Análise de prontuário
d.Auditoria baseada em evidencias e
e.Auditoria em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial.

10.Auditoria Gerencial em Saúde (20h)
a.Dimensionamento da rede credenciada ideal para atender a população beneficiária de um sistema:
i.Por região
ii.Pelas características da população
iii.Por tipo de atendimento e
iv.Especialidades médicas.
b.Avaliação das capacidades técnica, física e funcional dos prestadores de serviço
c.Métodos de controle de demanda dos prestadores de serviço e dos usuários
d.Custos da assistência médica
e.O papel do auditor na identificação e monitoramento dos ofensores dos custos
f.Estabelecimento de controles e alarmes internos dos custos por subsistemas de assistência à saúde
g.Gerenciando a auditoria e a análise das contas médicas e
h.O papel do auditor como negociador e facilitador da assistência à saúde. 

11.Auditoria na Assistência Pré e Pós-Hospitalar (20h)
a.Assistência pré-hospitalar (Emergency Home and Rescue):
i.Regulamentação
ii.Classificação da atividade e
iii.Métodos e ferramentas de análise dos serviços prestados.
b.Assistência pós-hospitalar (Home Care):
i.Desenvolvimento de critérios de admissão e
ii.Alta de tratamento domiciliar. 
c.Métodos e ferramentas de análise dos serviços prestados e
d.O papel da família como co-auditora dos serviços prestados.

12.Metodologia da Pesquisa Aplicada a Auditoria e Acreditação em Saúde II TCC (10h)
a.Entrega e seminário de apresentação dos projetos de pesquisa.

13.Auditoria de Pequeno Risco em Saúde (10h)
a.Serviços Ambulatoriais e Serviços de Apoio ao Diagnóstico e Terapia (SADT):
i.Sua classificação e
ii.Análise do impacto sobre os custos dos sistemas.
b.Métodos de auditoria e análise dos serviços prestados
c.Implantação e auditoria em Central de Regulação de procedimentos de alta complexidade
d.Serviços de urgência/emergência médica: auditoria e análise dos procedimentos. 

14.Auditoria do Grande Risco em Saúde (10h)
a.A participação pró-ativa do auditor na avaliação dos procedimentos clínicos e/ou cirúrgicos prestados em ambiente hospitalar
b.A avaliação da procedência e pertinência das ações desenvolvidas:
i.Sua compatibilidade com os agravos à saúde
ii.A ética
iii.A boa prática médica e
iv.As relações contratuais. 

15.Auditoria Médico - Operacional (20h)
a.Papel do médico nos hospitais e operadoras de planos de saúde
b.Auditoria médica: um enfoque operacional
c.Instrumentos de análise
d.Composição das contas hospitalares e sistemas de cobrança
e.Prática do médico auditor e
f.Auditoria interna e externa.

16.Estatística e Informática em Auditoria em Saúde (20h)
a.Estatística em auditoria de saúde
b.Estatística aplicada a metas em auditoria de gerenciamento de custos assistenciais e
c.Informática aplicada a auditoria em saúde.

17.Processos de Auditoria e Prontuários Médicos (10h)
a.Irregularidades frequentes em processos de auditoria
b.Considerações gerais sobre o prontuário pela legislação vigente

18.Metodologia da Pesquisa Aplicada a Auditoria e Acreditação em Saúde III -TCC (10h)
a.Revisão dos Artigos de forma global e individualizada
b.orientação final
c.Determinação da Entrega Final do artigo científico dentro das normas da Revista Científica da AMIB com corfimação de recebimento do artigo científico por parte do periódico científico para avaliação.

19.Auditoria em Nutrição (10h)
a.Legislação pertinente a nutrição e planos de saúde
b.Papel do nutricionista como profissional de assistência em (hospitais, ambulatórios clinicas)
c.Multidisciplinaridade
d.Análise de registros de prontuário médico
e.Procedimentos de assistência nutricional
f.Agência Nacional de Saúde e
g.Tipos de dietas e suplementos.

20.Auditoria em Fisioterapia (10h)
a.Auditoria em fisioterapia contextualização
b.Princípios da execução
c.Multidisciplinaridade
d.Implicações da Agência Nacional de Saúde
e.Análise de registros em prontuário médico
f.Procedimentos especiais
g.Cálculos de impugnação e 
h.Glosas.

21.Auditoria em fonoaudiologia (10h)
a.Contextualização da auditoria em fonoaudiologia
b.Implicações da Agência Nacional de Saúde
c.Análise de registros em prontuário
d.Multidisciplinaridade e
e.Procedimento.

22.Acreditação em Serviços de Saúde (30h)
a.Reconhecimento de ferramentas e requisitos para competência de um Serviço de Saúde realizar suas atividades com segurança
b.As acreditações na área da saúde certificam as instituições que demonstram possuir ações/processos que priorizem a segurança e qualidade no atendimento ao paciente baseados nas melhores práticas internacionais vigentes
c.Contextualização da Joint Commission International (JCI), representada no Brasil pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) e a Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Pré-requisitos:

Nível Superior Completo

Público Alvo:

Profissionais de nível superior na área de saúde: médicos, odontólogos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, assistentes sociais, fisioterapeutas, biólogos, fonoaudiólogos, psicólogos e outros Profissionais de nível superior em administração geral, administração ou gestão hospitalar, gerente de qualidade, contadores e economistas.