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MBA em Gestão de Negócios de Alimentação

Pós-Graduação Carga Horária: 360 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Gestão

Apresentação:

As rápidas transformações tecnológicas, econômicas e sociais vem resultando em um mundo dos negócios cada vez mais competitivo e exigente que traz uma demanda de melhoria contínua no processo de gestão fazendo com que as empresas estejam sempre em busca de ações inovadoras e de empreendedorismo para seu crescimento e/ou manutenção. Neste cenário estão os empreendimentos na área de alimentação com alta complexidade na sua operação e demanda de mercado, bem como, obrigações legais a serem atendidas que exigem cada vez mais o aprimoramento na prestação de serviços com a garantia da qualidade e o grande desafio de tornar o negócio economicamente viável. Atuando neste ramo de negócios, está o profissional nutricionista, formado para atuar em diversas áreas no campo da alimentação e nutrição, dentre elas, a área de Alimentação Coletiva que abrange o segmento de negócios de alimentação e nutrição, tendo como algumas de suas atribuições, a gestão e a garantia da qualidade na produção de alimentos (previsto na Lei 8.234/91). Este profissional se apresenta diante de um mercado de trabalho em transformação que vem exigindo o aprimoramento e desenvolvimento de novas competências profissionais, tanto técnicas quanto gerenciais.

Disciplinas:

Módulo I: Alimentação, Nutrição e Saúde - 30H
-  Políticas de Alimentação e Nutrição para coletividades
Estrutura mundial e nacional do sistema de políticas governamentais para alimentação e nutrição programas visando a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada Segurança e Insegurança Alimentar Estratégias públicas para alimentação e nutrição da OMS e MS Programa de Alimentação do Trabalhador, Educação Nutricional.
-  Nutrição e Gastronomia
Planejamento de cardápios e eventos para os diversos segmentos da área de alimentação técnicas de preparo alimentação para fins específicos (diversas patologias), gastronomia funcional e molecular.

Módulo II: Planejamento e Gestão de Negócios e Serviços - 90H
-  Administração, Marketing e Organização de Serviços
Teorias Gerais da Administração Planejamento estratégico: histórico, importância, principais conceitos (missão, visão, valores), cenários prospectivos, inteligência competitiva, metodologias e etapas do planejamento estratégico, plano estratégico (modelo SWOT, BSC BalanceScorecard)  Marketing como orientação da gestão empresarial. Marketing de serviços. Mercado global. Segmentação de mercado. Comportamento do consumidor. Interface do marketing com suprimentos de produção, logística, pessoas, finanças, tecnologia da informação. Desenvolvimento do mix de marketing e elaboração do planejamento de marketing. Empreendedorismo em negócios de alimentação.
-  Administração de Materiais
Noções de logística de abastecimento, previsão de compras, administração de estoques: sistemas de estocagem e manuseio, previsões logísticas, política de estoques, programação de suprimentos? níveis de estoque: Nível de ressuprimento, ponto de pedido? estoque mínimo e máximo? lote econômico: de compra (sem faltas, com faltas)? de produção (sem faltas, com faltas)? armazenamento de materiais: necessidades de espaço físico e localização de depósitos? avaliação de estoque: sistemas de custeamento? ficha de estoque, curva ABC (planejamento, aplicação e montagem)? inventário físico e relatórios de estoque.
-  Gestão Contábil-Financeira
Noções de finanças, indicadores financeiros e fundamentos da contabilidade. Demonstrações contábeis: DRE, balanço patrimonial, demonstração de fluxo de caixa, etc. Classificação de custos, despesas, gastos, investimentos, doações, perdas e tributos. Formas de custeamento de produtos e serviços nos segmentos de alimentação. Determinação e gerenciamento do lucro, mark up, margem de contribuição, ponto de equilíbrio, formação de preços. Previsão orçamentária e análise dos resultados da empresa.

Modulo III: Alimentação e Hospitalidade - 40H
- Hospitalidade em negócios de alimentação
Conceitos, histórico, princípios e aplicações da hospitalidade Aplicabilidade aos diversos segmentos da área de alimentos e bebidas.
- Cerimonial e etiqueta para eventos 
Cerimonial e regras de protocolos. Etiqueta social para relações no trabalho, nos diversos ritos, e para eventos. Tipos de serviços, organização e montagem de mesas e ambientes. 

Módulo IV: Gestão da Qualidade e do processo produtivo - 80H
-  Qualidade Nutricional e Sensorial no processo produtivo
Métodos de avaliação de qualidade nutricional (AQPC, IQR). Técnicas de preparo e sua interação com as modificações físico-químicas nos alimentos e saúde dos comensais. Apresentação dos alimentos, características organolépticas. A importância da gastronomia para a garantia da qualidade no preparo dos alimentos.
-  Planejamento Físico-Funcional
Noções de lay-out, planta física, dimensionamento de áreas e equipamentos, legislação aplicada ao planejamento físico de negócios de alimentação, tendências atuais de design e decoração.
-  Controle de Qualidade Higiênico-Sanitária
Microbiologia dos alimentos, doenças transmitidas por alimentos, boas práticas de fabricação, procedimentos operacionais padronizados, sistemas de controle APPCC e certificações ISO.
-  Indicadores para gestão do processo produtivo
Programas, métodos e técnicas para a criação de indicadores de gestão da produção visando a garantia da produtividade com eficiência e eficácia maximizando os recursos materiais, humanos e financeiros do empreendimento. 

Módulo V:  Gestão Estratégica de Pessoas - 80H
-  Aquisição de Desenvolvimento de RH
Estrutura e cultura organizacional. Processos de identificação da necessidade de pessoal, recrutamento, seleção, educação permanente e avaliação de desempenho. Gestão de equipes com foco na liderança de resultados, no empreendedorismo e formação de novos líderes. Modelo de gestão por competências com foco no negócio da empresa Política de remuneração e de carreira Saúde, segurança no trabalho e qualidade de vida.
-  Relações trabalhistas e Administração de Pessoal
Direito do trabalho: Conceito, origens e evolução, fontes e princípios do direito do trabalho Direito do Trabalho e Direitos Fundamentais do Trabalhador Relação de emprego: contrato de trabalho, empregado e empregador, jornada de trabalho, duração e intervalos, férias. Alteração, suspensão e interrupção do contrato de trabalho. Folha de pagamento e obrigações tributárias.

Módulo VI:  Gestão ambiental e Responsabilidade Social - 20H
-  Negócios Sustentáveis em Alimentação
Conceitos e princípios da sustentabilidade.  Dimensões da gestão sustentável em negócios de alimentação. Inovação tecnológica na produção de refeições e ferramentas para implantação de programas de inovação, responsabilidade social e consumo ético. Práticas para gestão ambiental.

Módulo VII:  Pesquisa científica - 20H
- Metodologia de Pesquisa
Estudo do conhecimento e investigação científica com ênfase nos modelos de pesquisa qualitativa e quantitativa e levantamento bibliográfico. Orientação para elaboração de trabalhos acadêmicos, projetos de pesquisa e monografias, inclusive do TCC para o curso.

Atividades Complementares 
Serão realizadas através de visitas externas, participação em eventos, workshops, palestras com convidados externos, dentre outras atividades.

Pré-requisitos:

Alunos Graduados

Público Alvo:

Profissionais graduados em nutrição que atuem ou desejem atuar na área de alimentação coletiva.