facebook pixel code

MBA em Gestão de Pequenas e Médias Empresas

Pós-Graduação Carga Horária: 360 h Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Humanidades e Ciências Sociais

Apresentação:

Os pequenos negócios respondem por mais de um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Juntas, as cerca de 9 milhões de micro e pequenas empresas no País representam 27% do PIB, um resultado que vem crescendo nos últimos anos (SEBRAE, 2016). O número de micro e pequenas empresas no Brasil mais que dobrou entre 2007 e novembro de 2014, gerando uma fonte de recursos de extremo valor para a população, seja do lado empreendedor ou em postos de trabalho diretos ou indiretamente. Com o avanço do mercado e a competitividade, faz-se de suma importância a capacitação constante dos profissionais envolvidos neste setor, que por natureza precisa estar apto em todas as áreas do negócio.

Disciplinas:

MERCADO E ANÁLISE ECONÔMICA - 20 HORAS
Ementa:
  • Princípios básicos de economia, mercado e do setor. Oportunidades de crescimento. Contextualização do ambiente empresarial. O papel do gestor no processo de crescimento organizacional. 

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E GOVERNANÇA CORPORATIVA - 20 HORAS
Ementa:
  • Fundamentação de empresa. Profissionalização e sucessão em empresas familiares. Organização empresarial. Ciclo de vida da empresa.

GESTÃO ESTRATÉGICA - BALANCED SCORECARD E GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 20 HORAS
Ementa:
  • A importância da informação para tomada de decisões. Planejamento Estratégico: missão, visão, objetivos e metas. Princípios do Balanced ScoreCard. Definição de indicadores chave.

MATEMÁTICA FINANCEIRA E ANÁLISE DE INVESTIMENTOS - 20 HORAS
Ementa: 
  • Matemática Financeira Básico: princípios de capitalização. Taxas e Capital equivalentes. Sistema financeiro. Fluxos de caixa e análise de investimentos.

GESTÃO DE MARKETING PARA PME: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR - 20 HORAS
Ementa:
  • Princípios e estratégias de Marketing. Definição de perfil consumidor e público alvo. 

PLANO DE MARKETING E MARKETING DIGITAL - 20 HORAS
Ementa:
  • Mix de Marketing e Plano da Ação. Ferramentas do Marketing Digital. Redes sociais e mídias tecnológicas.
CONTABILIDADE COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO - GESTÃO DE CUSTOS PARA TOMADA DE DECISÃO E PRECIFICAÇÃO - 20 HORAS
Ementa:
  • Princípios contábeis para gestão. Contabilidade empresarial e gerencial. Rateio de custos e precificação

GESTÃO DE ESTOQUES E PREVISÃO DE DEMANDA - 20 HORAS
Ementa:
  • Métodos de análises de previsão de Demanda. Gestão de compras e Lote Econômico. Curva ABC e definição de níveis de estoque de segurança.

EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS - 20 HORAS
Ementa:
  • Relação empreendedor e negócio. Oportunidade de mercado, concepção e validação de ideias. Criação de Plano de Negócios.

METODOLOGIA CIENTÍFICA - 20 HORAS
Ementa:
  • Princípios metodológicos para artigos científicos. Preparação para trabalhos de conclusão de curso.

INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE -  ESTRATÉGIAS DE VANTAGENS COMPETITIVAS - 20 HORAS
Ementa:
  • Inovação em Pequenas e Médias empresas. Ferramentas e técnicas de inovação. Casos de inovação. Estratégia do Oceano Azul. Estratégia e Inovação.

GESTÃO DE CLIENTES (VENDAS E CRM) - 20 HORAS
Ementa:
  • Perfilização de usuários e clientes. Acompanhamento de atividades. Métricas de conversão. Relacionamento com clientes. Tecnologia e remarketing, ações de captação.

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E SERVIÇOS - 20 HORAS
Ementa:
  • Projetos de Produtos. Campanhas de valor agregado. Metodologias de testes e protótipos. Validação e produção em escala.
DIREITO EMPRESARIAL: LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL - TRABALHISTA - TRIBUTÁRIA - 20 HORAS
Ementa:
  • Princípios de Direito empresarial. Legislação e interpretação. Direitos e deveres.

ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS - GESTÃO DE PROCESSOS - 20 HORAS
Ementa:
  • Organização de Processos em partes. Gerenciamento de projetos. Escopo e áreas de atuação em projetos e aplicação em ferramentas eletrônicas.

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO - 20 HORAS
Ementa:
  • Organização e Layout. Planejamento de processos produtivos. Execução e Controle.

GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL - 20 HORAS
Ementa:
  • Princípios da Qualidade Total. Certificações. Ferramentas de qualidade aplicadas a processos. 

EMPRESAS DIGITAIS E E-COMMERCE - 20 HORAS
Ementa:
  • Empresas digitais. Estrutura de vendas online. Terceirização de serviços de tecnologia.

Pré-requisitos:

Profissionais com Graduação.

Público Alvo:

Empresários, Colaboradores, Empreendedores, Profissionais Liberais e Graduados de todas as áreas do conhecimento.